Uma Série de Coisas

Fernando Martins

ver colunas anteriores
Detentas de "Orange Is The New Black" são confinadas separadamente em foto da sexta temporada
Detentas de "Orange Is The New Black" são confinadas separadamente em foto da sexta temporadaFoto: Netflix/Divulgação

Atenção: se você está atrasado ou ainda não começou a acompanhar “Orange Is The New Black”, esse texto contém spoilers das últimas temporadas.

The animals, the animals, trap trap trap till the cage is full”. Pela demora da estreia, a sensação é de que foi em outra vida que a música de abertura tocou e a quinta temporada de “Orange Is The New Black” transmitia os momentos finais da temporada. Quem está em dia com a série sabe que os últimos momentos da produção deixou um destino incerto para as detentas de Litchfield, mas a espera acabou: uma nova leva de episódios acaba de chegar ao catálogo da Netflix.

Para quem não lembra, durante a quarta e quinta temporada do show criado por ida por Jenji Kohan, Sara Hess e Tara Herrmann, as prisioneiras iniciaram uma rebelião no presídio exigindo melhor qualidade de vida no lugar – encorajada após a morte de Poussey Washington (Samira Wiley) pelas mãos de um policial – e algumas regalias. Com o caos instalado, personagens foram levados ao limite e, com a situação controlada pelas autoridades, resta às mulheres aguardar pelas consequências.

Leia mais:
Quais foram as primeiras séries de TV?
Netflix assina projetos de séries com criadora de 'Grey's Anatomy'

Agora, Piper Chapman (Taylor Schilling) e as outras mulheres enfrentam uma nova perspectiva e vão precisar se readaptar em um novo sistema penitenciário, como mostra o trailer do novo ano da série. No vídeo, podemos ver que a estrutura organizacional dos grupos, existente desde o início da história, acaba. Agora, as “panelinhas” não são distintas pela cor da pele. As latinas, por exemplo, não ficam isoladas em um grupo, nem as negras, nem as brancas.



Se você continua perdido e não quer voltar ao último episódio para lembrar como ficou a situação das personagens, o Uma Série de Coisas desta sexta-feira (27) reúne três pontos necessários para se ter em mente antes de maratonar a sexta temporada. Avante!

Adeus, Litchfield

Como dito inicialmente, após o fim da rebelião, parte das detentas são contidas do lado de fora da prisão e, pouco a pouco, encaminhadas em veículos para uma nova unidade. Como o trailer mostrou, as personagens devem ficar em celas separadas. Ao que parece, Litchfield deixa de ser o cenário principal da história, sendo substituído – inclusive na abertura – por um local de segurança máxima.

Casamento entre detentas

O principal casal da série que, embora tenham passado mais tempo separadas do que juntas, finalmente se casaram no final da quinta temporada. Estou falando, é claro, de Alex Vause (Laura Prepon) e Piper. As personagens passaram por muitos atritos durante o tempo em que ficaram juntas no presídio. A começar no início da história, onde o motivo principal da prisão de Piper foi por culpa da Alex. Desde então, houve términos e recomeços, resta saber se a nova fase desse relacionamento vai durar, uma vez que elas estão com maiores obstáculos em relação ao espaço físico.

Investigação e novas alianças

Enquanto se adaptam à nova rotina, as ameaças se fazem presente com as gangues barras-pesadas do local. Amizades antigas são deixadas de lado para dar lugar ao interesse pessoal da cada uma. Paralelamente, a polícia investiga o que aconteceu em Litchfield durante a rebelião, colocando novamente a lealdade das detentas à prova. Ainda, além dos tradicionais fardamentos na cor laranja e cáqui, o azul e o rosa entram no novo cenário. Resta saber qual é o mais seguro de usar.

Parte do núcleo da série está mais propensa em restaurar a paz, enquanto outras preferem cuidar de si mesmas, essa repercussão e as novas descobertas já podem ser vistas na Netflix. Comenta aí embaixo se você já viu, as primeiras impressões ou qual sua personagem favorita!

*Fernando começou a assistir a séries de TV e streaming em 2009 e nunca mais parou. Atualmente ele acompanha mais de 180 produções e já assistiu mais de 6 mil episódios. A série mais assistida - a favorita - é 'Grey's Anatomy', à qual ele reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona. Facebook: Uma série de Coisas. Instagram: @umaseriedecoisas.

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: