Uma Série de Coisas

Fernando Martins

ver colunas anteriores
A atriz Viola Davis já ganhou um Emmy por interpretar a advogada Annalise Keating
A atriz Viola Davis já ganhou um Emmy por interpretar a advogada Annalise KeatingFoto: Reprodução

Recentemente foi anunciado que o fim de “How to Get Away With Murder” chega na sexta temporada, que estreia no próximo dia 26 de setembro. A série é uma das queridinhas da produtora Shondaland, empresa fundada pela escritora Shonda Rhimes, responsável por outras séries amadas pelo grande público, como “Grey’s Anatomy” (2005-presente) e “Scandal” (2012-2018). Para quem não estava em dia com a trama, a Netflix adicionou a quinta temporada em seu catálogo.

A série acompanha a vida pessoal e profissional de Annalise Keating, uma professora de direito e advogada criminal na Filadélfia que vê sua vida virar de cabeça para baixo quando percebe que ela e alguns alunos estão relacionados ao assassinato de uma jovem. A produção foi bastante elogiada por dar voz a causa LGBTQI+ e levantar a bandeira contra o racismo.

Em 2015, a atriz Viola Davis - intérprete da protagonista - foi a primeira mulher negra a ganhar o emmy de Melhor Atriz. Este ano ela aparece novamente indicada na mesma categoria e com a mesma personagem. O Emmy Awards nomeia os vencedores das principais categorias televisivas neste domingo (22).

Leia também:
Sexta-feira 13: dia de maratonar séries de terror!
‘Mindhunter’: conheça os serial killers reais da segunda temporada

Com os últimos episódios ficando cada vez mais próximos, teremos a conclusão da história da advogada e de seus alunos, que a cada temporada foram se enrolando em crimes e assassinatos cada vez mais complexos. A coluna desta sexta-feira faz aquele velho resumão da temporada anterior (a quinta HTGAWM) para você refrescar a memória para os episódios que estão por vir. Spoilers à frente!

Volta às aulas

Connor, Michaela, Asher e Laurel começam o terceiro ano na faculdade de direito. Annalise começa, aos poucos, a retomar sua vida. Ela consegue voltar a lecionar por meio período para alunos de uma turma avançada, incluindo seus antigos estagiários e o novato Gabriel Maddox.

Após vitória na Suprema Corte, a professora selecionará 24 estudantes para ajudá-la na missão de rever antigos casos de sua ação coletiva, além disso, aceita uma proposta de emprego na Caplan & Gold, antigo escritório do pai de Laurel. Lá, Annalise conhece o novo gerente Emmett Crawford e passa a conviver por mais tempo com Tegan.

Bonnie desconfia que está havendo alguma investigação dos crimes antigos de Annalise e seu grupo. Por isso, se aproxima do promotor Ronald Miller para tentar descobrir o que ele sabe. Paralelamente, Nate recebe uma pista de que o filho morto de Bonnie, na verdade, pode estar vivo.

Annalise escolhe os 24 alunos que irão ajudar em sua ação coletiva, entre eles o novato Gabriel e todos seus antigos estagiários, com exceção de Asher. Oliver, Connor, Michaela e Laurel vão morar juntos para ajudar com o bebê.

Investigações

Annalise e Michaela se preparam para defender o primeiro cliente da ação coletiva. Emmett descobre que Laurel está trabalhando na clínica e Tegan começa a ter receio de que Michaela e Laurel descubram que foi ela quem expôs Jorge Castillo.

Laurel diz a Emmet que acha que a pessoa quem delatou Jorge foi sua mãe, já que ela desapareceu depois da prisão de seu pai. Asher passa na seleção do escritório da promotoria com intenção de prestar mais atenção em Bonnie e Miller. Já Frank desconfia de que Gabriel não chegou à cidade por acaso e persegue ele. Durante a investigação, Frank entende que o novato se mudou para o antigo apartamento de Rebecca.

Nate pesquisa e descobre que no dia do parto de Bonnie, uma mulher parecida com ela saiu do hospital carregando o bebê.

A irmã

A governadora Lynne Birkhead continua tentando deter a ação coletiva de Annalise e obriga todos os alunos a fazer um exame de ética. Durante a investigação de Frank, ele descobre que Gabriel tem uma identidade falsa e um disco rígido escondido entre suas coisas. Oliver percebe que Frank está investigando Gabriel.

Nate encontra a enfermeira que trabalhou no dia em que Bonnie teve o bebê. Ela confirma que a mulher que levou a criança foi a própria Bonnie. Nate leva todas as informações para Annalise, incluindo uma fotografia em que a tal mulher aparece carregando um recém-nascido, mas a advogada esclarece que a moça da foto é a irmã de Bonnie.

Ressentimento

Nate e Annalise discutem a melhor maneira de abordar Bonnie sobre seu passado. Enquanto isso, ela tenta convencê-lo de tratar o caso do pai dele, rosto da ação coletiva, como uma questão de insanidade. Tegan testa a competência de Michaela no escritório.

Connor acusa Annalise de ter interferido na decisão da faculdade em aceitá-lo de volta. Ela se irrita e troca Connor por Gabriel como braço direito no caso do pai de Nate. Oliver e Laurel começam a investigar Gabriel por conta própria. Annalise conta para Bonnie sobre seu passado. Annalise leva o caso do Sr. Lahey para o tribunal, enquanto seus alunos descobrem possíveis estratégias. Bonnie, envolvida romanticamente com o promotor Miller, conta parte de seus traumas para ele e vai até a casa de sua irmã conseguir respostas.

Parceria perigosa

A governadora Lynne Birkhead oferece à Annalise um emprego ao seu lado para que ela trabalhe em um projeto de defesa justa, mas para isso ela terá que deixar seu posto na Caplan & Gold. Julie, irmã de Bonnie, assume que realmente levou o bebê do hospital, mas que o enterrou na floresta.

Os preparativos para o casamento de Connor e Oliver dão continuidade e suas mães fazem uma visita, dando a oportunidade de Oliver confessar que é HIV positivo. Annalise aceita a proposta da governadora em troca que ela conceda o perdão ao pai de Nate e que ele fique fora de uma clínica mental, deixando Emmett furioso.
Quando está prestes a ser libertado da prisão, o pai de Nate é baleado e morre.

Descobrindo tudo

A morte do Sr. Nate é considerada homicídio justificável, pois ele teria atacado um policial durante seu transporte. Annalise acredita que a governadora armou para ela e isso se prova quando ela diz à advogada que o projeto de defesa justa não está dando certo. Tegan ajuda Annalise em um plano para conseguir voltar à Caplan & Gold. Gabriel e Michaela se envolvem romanticamente.

O casamento

Connor e Oliver se casam e os convidados seguem comemorando na festa. Annalise, Nate e Michaela investigam a morte do Sr. Nate e descobrem que o promotor Miller fez uma ligação para o diretor da prisão na noite do tiro. Eles presumem que Miller fez a ligação sob as ordens da governadora.

Do lado de fora do casamento, Nate confronta Miller e o espanca brutalmente. Bonnie vê a cena e termina o trabalho sufocando o promotor até a morte, pedindo para que Nate se livre do corpo. Frank descobre tudo sobre Gabriel e conta para Annalise que ele é filho de seu ex-marido Sam com outra mulher. Annalise dá um tapa no rosto de Frank e volta para seu apartamento, onde descobre Gabriel escondido.

Limpando os rastros

Depois de mandar Nate se livrar do corpo de Miller, Bonnie vai ao banheiro com o Christopher (bebê de Laurel). Michaela encontra ela e percebe uma mancha de sangue em sua perna, ficando desconfiada de que ela tenha feito algo contra Gabriel.

Gabriel confessa à Annalise que chegou na cidade para conhecer mais sobre seu pai e sobre sua morte. Eve, antiga amiga e namorada de Annalise, visita a advogada. Mais tarde, Gabriel faz uma ligação e diz “ela sabe”.

Flashback de 2005

Quando Annalise perde seu bebê, o relacionamento dela com Sam entra em uma fase de muitas brigas. Sam tenta entrar em contato com Vivian Maddox para conhecer seu filho fora do casamento, enquanto Annalise fica depressiva e de luto. Para encontrar algum sentido na vida, Annalise tenta dar entrada na adoção de Wes, mas Sam não aprova.

Como escapar de um assassinato

Bonnie e Nate planejam envolver Asher na questão da morte de Miller, já que ele foi o último a ver o promotor vivo. A dupla pede para que Asher não conte nada para seus colegas. Alguns dias se passam e Miller é declarado desaparecido. Nate, Bonnie e Asher são interrogados pelo FBI.

Annalise, Frank e Eve armam um plano de manipulação para que Gabriel desista de procurar a verdade sobre Sam. Gabriel confronta os alunos de Annalise sobre seu pai e diz a eles que é filho de Sam. Nesse mesmo dia, Connor, Laurel, Oliver e Michaela descobrem que Nate matou Miller.

Bonnie encontra a gravação de um telefonema de Miller dando a entender que ele é inocente do assassinato do pai de Nate.

Culpado?

Depois que Bonnie mostra a ligação para Nate e Annalise, ele decide provar que Miller é culpado. O FBI continua a investigar e começa a suspeitar de Nate, mas ele afirma que Miller e a governadora Birkhead estavam conspirando para assassinar seu pai. A agente Telesco, do FBI, abre uma investigação sobre Miller e descobre que as evidência que ele apresentou no tribunal eram falsas.

Laurel briga com Bonnie por matar Miller na frente de Christopher. Michaela tenta convencer Tegan a não pesquisar sobre o caso de Nate, mas Tegan desconfia e liga para a agente Telesco. O FBI prende Gabriel Maddox e ele liga para Annalise para ajudá-lo.

Acusado injustamente

Gabriel é processado por terrorismo doméstico. Annalise pede para que seus alunos investiguem o passado de Gabriel para que nenhuma informação incriminadora seja usada contra ele. Quando o grupo investiga as câmeras instaladas no apartamento de Maddox, descobrem que o FBI plantou evidências para construir o caso. Gabriel é solto logo em seguida.

Usando uma conta falsa, Michaela envia um e-mail para Tegan informando que ela sabe que ela entregou o pai de Laurel, na tentativa de distraí-la da investigação contra Nate. O corpo de Miller é encontrado e Asher encontra uma foto do dia do casamento, postada no Instagram, que mostra Nate e Miller juntos.

Feliz Natal

Enquanto cozinha para seus convidados na véspera de Natal, Annalise recebe uma ligação de Telesco propondo um acordo de imunidade para tudo. Nate avisa que é uma armadilha. Bonnie vai para o funeral de Miller e sua mãe pede para que ela encontre o assassino.

O FBI invade o jantar e confisca o computador de Oliver para encontrar evidências de que Miller esteve no casamento de Connor e Oliver. Tegan arma um plano e consegue tirar a agente Telesco do caso de Miller. Laurel liga para Telesco pedindo ajuda, pois recebeu uma ligação estranha e acha que é sua mãe.

A governadora Birkhead pede para se encontrar com Annalise e diz a ela que o verdadeiro culpado pela morte do pai de Nate é seu chefe Emmet Crawford.

Operação Bonfire

Annalise pede ajuda a Tegan para tentar descobrir se Emmet é culpado. Para ajudar a encontrar sua mãe, Telesco oferece imunidade para Laurel, que decide perdoar Bonnie pelo acontecido no casamento. Connor e Oliver recuperam o computador no tribunal. Emmet confessa para Annalise que está concorrendo ao escritório do promotor.

Oliver encontra uma foto tirada no escritório do FBI que mostra uma placa indicando uma investigação denominada de “Operação Bonfire”. A investigação envolve todos os crimes de Annalise e de seus alunos. Eles contam o que encontraram para advogada, mas ela só pede para que eles hajam naturalmente.

Laurel recebe um pacote que contém algo parecido com o couro cabeludo de sua mãe. Bonnie, Frank e Nate encontram uma gravação na prisão antes da morte de Sr. Nate. Frank descobre que o advogado, que no início eles pensavam que era Emmett, é na verdade Xavier Castillo (irmão de Laurel) que tentou roubar Lahey da ação coletiva de Annalise.

Onde está Laurel?

Laurel tem certeza de que seu pai está por trás de tudo que aconteceu com eles nos últimos meses. Frank segue investigando sobre a morte do pai de Nate e se Miller realmente estava envolvido. Ao perseguir o guarda que estava a serviço durante aquela noite, Frank descobre que Xavier Castillo e Miller estavam em contato, mas que ambos desistiram do plano no último momento.

Annalise e Frank decidem contar para Bonnie e Nate a versão errada da história, para que eles não fiquem com a culpa de terem matado uma pessoa inocente. Emmet é preso pelo FBI, acusado de matar o pai de Nate, mas Annalise prova sua inocência e o liberta da prisão. Mais tarde ele é visto sufocando em seu escritório.

Annalise e Laurel saem do escritório de Xavier após uma discussão séria. Enquanto andam na rua, Laurel desaparece do lado da advogada. O bebê Christopher, que estava sob os cuidados de Connor, Oliver, Asher e Michaela, também some da casa.

Confira o teaser da sexta e última temporada!



*Fernando começou a assistir a séries de TV e streaming em 2009 e nunca mais parou. Atualmente ele acompanha mais de 280 produções e já assistiu mais de 7 mil episódios. A série mais assistida - a favorita - é 'Grey's Anatomy', à qual ele reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona. Facebook: Uma série de Coisas. Instagram: @umaseriedecoisas. Twitter: @seriedecoisas_ YouTube: Uma Série de Coisas. Podcast: Pocbuster. Portal: umaseriedecoisas.com.br.

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: