Uma Série de Coisas

Fernando Martins

ver colunas anteriores
A atriz Maggie Smith vive Violet Crawley na série "Downton Abbey"
A atriz Maggie Smith vive Violet Crawley na série "Downton Abbey"Foto: Divulgação

Séries biográficas ou baseadas em fatos tem conquistado cada vez mais a simpatia do público. Também cresceu o número de produções que fazem sua releitura de como a sociedade se comportava em determinada época ou como era os bastidores da administração de um governo diferente do que conhecemos.

Dá para notar esse crescimento nas premiações americanas. Das cinco minisséries indicadas ao Emmy Awards 2019, quatro eram baseadas em histórias que aconteceram na vida real, incluindo a vencedora “Chernobyl”. Pensando nisso, a coluna Uma Série de Coisas desta semana destaca alguns reinados que tiveram espaço na TV. Confira:

The Crown

Produzida pela Netflix, a série foca no reinado da rainha Elizabeth II desde quando ela ainda era princesa, sua monarquia, sua vida pessoal (incluindo o casamento com o príncipe Philip), o relacionamento com a família e as responsabilidades que a coroa carrega. “The Crown” já ganhou três prêmios Emmy: Melhor Elenco, Melhor Atriz (Claire Foy) e Melhor Ator Coadjuvante (John Lithgow). A terceira temporada estreia neste domingo (17) com a vencedora do Oscar Olivia Coleman (A Favorita) estrelando a versão mais velha da rainha.



Downton Abbey

A série narra a vida da aristocracia inglesa no início do século 20, mais especificamente dentro da família Crawley (nobreza britânica) e seus criados. A trama desenvolve as consequências da Primeira Guerra Mundial e nas mudanças para a nobreza da época. “Downton Abbey” teve seis temporadas, tendo sua conclusão com um filme de 2h. Em 20122, a produção entrou para o Guinness Book como o programa de televisão de língua inglesa mais aclamado pela crítica.



The Tudors

Ambientada em uma das dinastias mais populares do mundo, “The Tudors” conta a história de Henrique VIII, rei da Inglaterra que teve seis esposas, mandando duas delas para a guilhotina. A série se passa no século 16 e retrata a trajetória do pai da rainha Elizabeth I. “The Tudors” teve quatro temporadas focando nos embates políticos do rei e de seus vários relacionamentos amorosos.



*Fernando começou a assistir a séries de TV e streaming em 2009 e nunca mais parou. Atualmente ele acompanha mais de 280 produções e já assistiu mais de 7 mil episódios. A série mais assistida - a favorita - é 'Grey's Anatomy', à qual ele reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona. Facebook: Uma série de Coisas. Instagram: @umaseriedecoisas. Twitter: @seriedecoisas_. Portal: umaseriedecoisas.com.br.

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: