Vida Saudável

Ney Cavalcanti e Solange Paraíso

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Uma dica é fazer um mix com frutas secas e desidratadas e levar porções em saquinhos para a folia
Uma dica é fazer um mix com frutas secas e desidratadas e levar porções em saquinhos para a foliaFoto: Da editoria de Arte

Preocupar-se com a segurança alimentar durante o carnaval traz à lembrança os cuidados do dia-a-dia (todos eles aplicáveis a este período), mas é bom se lembrar de algumas peculiaridades...

Se a pessoa vai cair na folia, quer seja em ambiente mais privativo como camarotes, bares ou clubes, ou ao ar livre (na praia, na rua, nos blocos, etc.), deve primeiro pensar em se manter hidratado.

Todo mundo já sabe que a água é o mais nobre dos meios para repor o que se perde com o suor; este é produzido, aliás, com o objetivo de resfriar a pele quando a temperatura corporal aumenta. A água pura deve ser tomada de vez em quando, na temperatura fria ou gelada.

E nada de usar gelo de procedência duvidosa ou sem embalagem higiênica!
Sucos de frutas naturais, picolés de frutas e a nossa originalíssima água de coco devem ser usadas à vontade, ao invés de bebidas gaseificadas - que fornecem apenas calorias vazias, além de aditivos e outras substâncias nocivas à saúde.

Bebidas isotônicas e energéticas devem ser consumidas com moderação, porque seus teores de açúcar e minerais são elevados e contraindicados para pessoas diabéticas, hipertensas e outras.

É bom que os usuários de cervejas e afins ingiram alternadamente água pura, para diluir o álcool na corrente sanguínea. Nesta intenção de redução dos danos, devem lembrar-se, ainda, de ingerir outros alimentos líquidos - e sólidos também; assim, o efeito prejudicial do álcool no sistema digestivo é menor, bem como a absorção e a chegada ao sistema nervoso central.

Os alimentos que contêm muita gordura (como as frituras) devem ser ingeridos em quantidades mínimas ou mesmo evitados, porque o tempo necessário à sua digestão é maior do que o requerido para carboidratos e proteínas e, a depender da quantidade, pode levar a desconforto. Além do mais, embora a gordura também seja fonte de calorias, é ao carboidrato que o organismo recorre primeiro para a produção da energia a ser gasta na folia.

Os alimentos priorizados para consumir antes e durante os festejos são as frutas, de preferência frescas, por conterem elevado teor de água, vitaminas, sais minerais, açúcares simples e fibras. Se há possibilidade de o folião levar de casa, é melhor recorrer a frutas com casca, por serem mais práticas de transportar e menos susceptíveis de se estragar.

Caso haja no local da folia uma estrutura que as disponibilize já tratadas ou em forma de sucos, é bom verificar a higiene do ambiente e dos utensílios. As frutas desidratadas (passas, ameixas, tâmaras, damascos, etc.), as castanhas de caju e do Pará (ou do Brasil, como adotado mais recentemente), as amêndoas e nozes são também uma boa opção como fonte de carboidrato, proteína, fibra, minerais, vitaminas e gordura monoinsaturada (aquela que é “do bem” para o sistema circulatório). Uma dica é fazer um mix com estes alimentos e levar porções em saquinhos para servir de lanche na hora em que a fome apertar.

Além desses lanches rápidos e fáceis de consumir, alguns blocos de carnaval preparam cafés da manhã fartos ou servem preparações tradicionais como o munguzá, o angu (servido aos Papangus, em Bezerros), caldo de mocotó ou de feijão (ou a própria feijoada), e aí a farra é completa - não se esquecendo de preservar a natureza recolhendo todos os resíduos!

*É nutricionista e atua no Tribunal de Justiça de Pernambuco no Núcleo do Saúde Legal e escreve quinzenalmente neste espaço.

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