A-A+

83 milhões de brasileiros têm ao menos uma compra parcelada, aponta CNDL

No País, 82,7 milhões de brasileiros fizeram alguma compra parcelada no cartão de crédito, cartão de loja, crediário ou cheque pré-datado

Maquininha de cartãoMaquininha de cartão - Foto: Pxhere

Comprar parcelado é um hábito comum a mais de metade (53%) dos brasileiros adultos. Entre os produtos que os consumidores mais adquirem a prazo são os eletrônicos (65%), roupas, calçados e acessórios (44%), remédios (32%), alimentação fora de casa e delivery (26%) e compras de supermercado (26%).

No País, 82,7 milhões de brasileiros fizeram alguma compra parcelada no cartão de crédito, cartão de loja, crediário ou cheque pré-datado no último mês de março. Entre os entrevistados, 39% disseram optar sempre pela menor quantidade de parcelas, enquanto que 34% preferem parcelar em mais vezes, no caso de não haver juros. 

Por sua vez, é preciso estar de olhos abertos e atentos às faturas para não entrar na lista de inadimplentes. A pesquisa é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e ainda mostra que as compras levarão, em média, cinco meses para serem totalmente quitadas. 

Leia também: 
Apenas 18% dos brasileiros pouparam em junho, diz indicador da CNDL
Brasileiros de todas as classes têm dificuldade para poupar, diz SPC


O estudo revela que os consumidores aproveitaram a oferta de crédito para fazer compras. Seis em cada dez disseram ter comprado por impulso. Entretanto, na avaliação do educador financeiro do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC-Brasil), José Vignoli, os instrumentos de crédito podem ser um aliado do consumidor, desde que utilizados de forma planejada.

“O crédito permite às pessoas ampliarem seu poder de compra adquirindo produtos que levariam anos para serem comprados à vista. O problema é que se ele for utilizado sem responsabilidade e planejamento, essa dívida pode ser nociva à vida financeira do consumidor”, explica. 

Veja também

Aeroporto Internacional do Recife é o 4º mais pontual do mundo, aponta relatório
Aviação

Aeroporto Internacional do Recife é o 4º mais pontual do mundo, aponta relatório

Combustível nas alturas: GNV promove economia de até 50%
Fmotors

Combustível nas alturas: GNV promove economia de até 50%