Bares e restaurantes

Abrasel-PE critica prorrogação de restrições em Pernambuco: 'Sobrevivência cada vez mais difícil'

Estabelecimentos podem funcionar entre 10h e 20h durante a semana e das 9h às 17h ou das 10h às 18h nos finais de semana

RestauranteRestaurante - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE) criticou a nova prorrogação de restrições do Plano de Convivência com a Covid-19, anunciada pelo Governo do Estado, nessa quinta-feira (20).

O novo decreto estende as medidas restritivas até 6 de junho. Com isso, bares e restaurantes seguem com funcionamento permitido entre 10h e 20h durante a semana e das 9h às 17h ou das 10h às 18h nos finais de semana.

Para a Abrasel-PE, a decisão do Governo de Estado de prorrogar as medidas restritivas 'condena o setor a uma espécie de lockdown, tornando a sobrevivência dos estabelecimentos cada vez mais difícil'.

A associação afirma que a prorrogação era esperada diante do atual percentual de ocupação de leitos no Estado - o último boletim, de quinta-feira, indica 91% de taxa média na rede pública e 85% na rede privada.

O presidente da Abrasel em Pernambuco, André Luiz Araújo, afirma que o horário de funcionamento estabelecido não atende à demanda de clientes.

"Manter uma empresa funcionando durante poucas horas por dia não gera os resultados necessários para tornar o negócio viável, as contas não fecham. Sabemos que os índices estão altos há quase dois meses", diz André.

A expectativa do setor é de abertura de mais leitos hospitalares. "Essa é a forma do percentual de ocupação diminuir para que as flexibilizações que nós precisamos para sobreviver sejam retomadas", completou o presidente.

Por meio de nota, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco informou que "os dados epidemiológicos não permitem ampliar o funcionamento das atividades econômicas em Pernambuco, inclusive o de bares e restaurantes".

Segundo a pasta, o diálogo com os setores segue em andamento para "buscar possibilidade seguras de funcionamento da economia em todo o Estado".

Confira a nota na íntegra:

 

O Governo de Pernambuco informa que os dados epidemiológicos não permitem ampliar o funcionamento das atividades econômicas em Pernambuco, inclusive o de bares e restaurantes. 

O diálogo com os setores produtivos segue permanente, na busca por possibilidades seguras de funcionamento da economia em todo o Estado. 

Vale ressaltar que o plano de convivência das atividades econômicas com a Covid-19 é dinâmico e, em análise dos dados da pandemia, pode flexibilizar ou aumentar as restrições.

Veja também

Concurso Unificado: novas regras com proibição para candidatos saírem com provas e coleta de digital
Enem dos concursos

Concurso Unificado: novas regras com proibição para candidatos saírem com provas e coleta de digital

Conselho da Light aprova novo plano de recuperação judicial, com previsão de aumento de capital
negócios

Conselho da Light aprova novo plano de recuperação judicial, com previsão de aumento de capital

Newsletter