AD Diper convoca empresas para Programa Desenvolve.AI!

Os aprovados pela iniciativa vão receber time de especialistas em tecnologia com a missão de ajudar a resolver desafios e apoiar na transformação digital para melhorar sua competitividade no mercado

Jaime Alheiros destaca a importância de uma organização por parte dos empresáriosJaime Alheiros destaca a importância de uma organização por parte dos empresários - Foto: Eduardo Cunha/CCQ

A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) lançou nesta sexta-feira (14) o edital de chamamento público do Programa Desenvolve.Aí!. O projeto tem o objetivo de recrutar empresas que estejam precisando de desenvolvimento de soluções tecnológicas em Pernambuco. Nesta etapa serão credenciadas e selecionadas as empresas interessadas em realizar consultoria técnica indústrias instaladas no Estado.

Para o projeto, a AD Diper está fazendo um aporte de R$ 1 milhão para mapear as empresas do ecossistema de inovação do Estado. As inscrições para o programa podem ser efetuadas no site www.addiper.pe.gov.br, e seguem até às 17h do dia 06 de março. O resultado com as empresas selecionadas será divulgado no dia 31 de abril.

Leia também:
AD Diper divulga resultado do chamamento público para os APLs
AD Diper lança edital investindo R$ 1,5 milhão para produtores locais


O Desenvolve.Aí! tem vagas destinadas para as empresas que fazem parte dos programas de incentivos fiscais do Estado, como o Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Prodepe), Programa de Estímulo à Indústria do Estado de Pernambuco (Proind) e o Programa de Desenvolvimento do Setor Automotivo do Estado de Pernambuco (Prodeauto). Ao participar desses programas, as empresas tem obrigação de investir em inovação por meio do Inovar PE. Para participar, as empresas devem realizar uma contrapartida sobre uma fração (0,1% a 0,5%) dos incentivos fiscais concedidos pelo Prodepe, Proind e Prodeauto.

No programa serão classificadas dez empresas por ordem de pontuação dos critérios e objetivos previstos no edital. Elas vão receber um grupo de especialistas para avaliar seus processos e lançar desafios públicos para que instituições científicas, empresas de tecnologia, startups e grupos de pesquisa possam solucionar.

Segundo o diretor de fomento e inovação da AD Diper, Jaime Alheiros, o objetivo é fazer com que a tecnologia e a inovação estejam presentes nas indústrias. “O projeto é voltado para a transformação digital e competitividade da indústria no estado. Ele cria esse elo com as industrias tradicionais. São as industrias que tem necessidade no Inovar Pernambuco. Estamos focando nessas industrias com recurso para inovação, mas que não estão conseguindo desenvolver esse trabalho da inovação”, disse.

O diretor, conta ainda que as empresas que tiverem interesse em desenvolver uma solução, poderão fazer isso a partir de rodadas de negociação, semelhante a um Match Day. “Em breve vai ter um chamamento por meio dos representantes do setor, como Porto Digital, Softex, Assespro, Manguezal, onde iremos apresentar as demandas das indústrias e as empresas vão concorrer para ver quem melhor se enquadra”, explicou.

Veja também

Venda de livros pela internet cresce 44% em 2020
Economia

Venda de livros pela internet cresce 44% em 2020

Zara fechará lojas menores no Brasil e focará em vendas online
Economia

Zara fechará lojas menores no Brasil e focará em vendas online