Aeroporto do Recife é o 10º em qualidade no País

Terminal da capital pernambucana perdeu pontos na pesquisa de satisfação dos passageiros, segundo o Ministério dos Transportes

Aeroporto do RecifeAeroporto do Recife - Foto: Divulgação

Responsável por uma grande movimentação de passageiros no Nordeste, o Aeroporto Internacional do Recife teve uma queda na média da satisfação geral do passageiro. Divulgada pelo Ministério dos Transportes, Portos de Aviação Civil, a pesquisa de satisfação geral dos passageiros em relação aos principais terminais do Brasil apresentou no quarto trimestre do ano passado uma pontuação de 4,29 para o aeroporto pernambucano. No trimestre anterior, o tinha recebido 4,42 pontos. Com esse resultado, o terminal ocupou a décima posição no ranking geral, uma queda de quatro posições em relação à pesquisa anterior.

Nacionalmente, o aeroporto de Curitiba foi o melhor avaliado, ocupando a primeira posição com nota 4,77, seguido do aeroporto de Viracopos com 4,76. No Nordeste, o terminal de Natal foi o que apresentou a maior pontuação com 4,48.

Aeroporto com mais voos internacionais entre os nordestinos, o Recife obteve notas menores em qualidade de sinalização, com 4,09, e disponibilidade de assentos na sala de embarque, com 4,19. Em alguns pontos, Recife teve uma avaliação abaixo da média 4, como a disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos, com 3,44, a qualidade da internet (wi-fi) disponibilizada, com 3,52, a limpeza dos sanitários, com 3,81, e a disponibilidade de tomadas, com 3,96.

Leia também:
Anac autoriza reajuste de tarifas de aeroportos da Infraero
Voo da Latam vai ligar Recife a São Paulo via aeroporto de Congonhas

Em nota, a Infraero, que administra o Aeroporto do Recife, informou que considera a pesquisa válida para aprimorar os processos nos aeroportos sob sua administração, como é o caso do principal terminal de Pernambuco. Ainda na nota, destacaram que “a Infraero teve a maioria dos aeroportos apontados como os melhores pelos passageiros.” Por sua vez, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, comunicou que apesar da pasta ser parceira da administração do aeroporto, estabelecendo uma relação estreita para ações de fomento ao turismo, a secretaria não realiza a gerência nas questões operacionais.

Entre os quesitos de destaque do terminal estão a cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança, com 4,51, e o tempo de fila na inspeção de segurança, com 4,43.

A média do índice geral de satisfação para os aeroportos foi de 4,35. Entre os meses de outubro e dezembro, foram entrevistados 13.908 pessoas em 15 terminais envolvidos no Brasil. Os entrevistados atribuem notas de 1 a 5 a cada um dos itens em análise.

Veja também

Não dá para ficar muito tempo mais com auxílio, diz Bolsonaro
Auxílio Emergencial

Não dá para ficar muito tempo mais com auxílio, diz Bolsonaro

INSS define como comprovar vida de beneficiário que mora no exterior
Benefício

INSS define como comprovar vida de beneficiário que mora no exterior