Economia

Aeroporto do Recife retoma voos domésticos a partir de junho

Com a pandemia do coronavírus, houve redução drástica no número de voos nos aeroportos de Pernambuco

Aeroporto Internacional do RecifeAeroporto Internacional do Recife - Foto: Jose Britto/Folha de Pernambuco

Aeroportos brasileiros estão retomando gradualmente os voos no País depois que a pandemia do coronavírus reduziu drasticamente o número de voos. A partir do mês de junho, o Aeroporto Internacional do Recife vai receber acréscimos de rotas de forma paulatina para destinos domésticos, seguindo recomendações das autoridades de saúde. A programação dos voos está sendo organizada por cada companhia aérea. Nos aeroportos pernambucanos, as empresas Gol, Azul e Latam anunciaram as rotas que serão retomadas a partir do próximo mês.

Administrado pela Aena Brasil desde 3 de março, o Aeroporto do Recife teve suas operações bem menores desde a pandemia. De acordo com a Aena, seguindo a média nacional, suas operações foram reduzidas em cerca de 90% desde o início da pandemia do coronavírus. Não foram divulgados os dados de expectativa na movimentação de junho, mas a administradora informou que entre os dias 1º e 16 de maio, o terminal pernambucano teve 362 voos de passageiros, frente aos quase três mil do mesmo período do ano passado.

Muitas medidas sanitárias para prevenir o contágio da Covid-19, orientadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foram adotadas para o equipamento. Por decisão própria, a Aena também está realizando desinfecção total dos terminais.

Leia também:
Alepe estuda suspensão do recesso de julho
Coronavírus faz Brasil pedir 20 vezes mais dinheiro a agências internacionais em 2020 
 

A companhia Gol, a partir de 10 de junho, retornará as decolagens do Recife para Congonhas (SP), com saídas todos os dias, exceto aos sábados. Retomará também do Recife para o Aeroporto Internacional de Brasília, com cinco decolagens por semana. Além desses, a empresa vai operar três decolagens por semana do Aeroporto de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, para o de Guarulhos (SP). E, a partir de 15 de junho, os voos serão operados todos os dias, com exceção dos sábados, do Recife para Salvador (BA). As passagens estão disponíveis para compra.

A Azul anunciou que a partir de 15 de junho, Recife ganhará voos diários da companhia para Congonhas (SP). Operados pela Azul, a capital pernambucana também retomará voos para Aracajú (SE) e Natal (RN), com cinco voos semanais, exceto terças e quintas-feiras. As passagens estão disponíveis para compra.

A partir de junho, a Latam informou que retomará gradualmente voos do Recife para Guarulhos (SP) e Brasília.

Veja também

Presidente descarta taxar compra por meio de aplicativos estrangeiros
Taxas de importação

Presidente descarta taxar compra por meio de aplicativos estrangeiros

Especialista dá dicas para escolher um celular 5G
Tecnologia e Games

Especialista dá dicas para escolher um celular 5G