Turismo

Aeroporto do Recife terá movimentação 11% maior em julho

Serão mais de 6,5 mil voos, entre pousos e decolagens, ligando a capital pernambucana diretamente a 39 destinos.

Aeroporto Internacional do RecifeAeroporto Internacional do Recife - Foto: Divulgação

O Aeroporto Internacional do Recife - Gilberto Freyre deve receber 11% a mais de voos neste mês, em comparação com o mês de junho. O levantamento da Unidade de Pesquisa da Empetur, feito a partir de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), aponta que, entre pousos e decolagens, serão 6.553 voos.

Em comparação com o mesmo período em 2019, antes da pandemia da Covid-19, há recuperação de 100% da malha aérea. Já em relação a julho de 2021, o crescimento é de 8%.

Já quando analisada a relação da média diária do Recife com a de outras capitais do Nordeste, o terminal segue apresentando bons números: são 211 voos diários em média, enquanto Salvador opera 147 voos; Fortaleza, 115, e Maceió, 53.

“É com muito entusiasmo que temos acompanhado o crescimento expressivo da malha aérea em Pernambuco. Ficamos extremamente contentes em ver que os visitantes estão escolhendo Pernambuco como destino seguro, seja a lazer ou negócios”, disse a secretária de Turismo e Lazer, Milu Megale.

Ainda de acordo com Milu, a expectativa é de que o crescimento continue, já que voos internacionais vão voltar a ser operados. “Na malha aérea internacional também há boas notícias com a volta do voo direto para Buenos Aires, pela Gol, a partir de dezembro. Seguimos negociando frequências internacionais com outras companhias para incrementar cada vez mais a atividade turística em nosso Estado”, destaca a secretária.

39 destinos
Neste mês, a Anac autorizou que o aeroporto recifense opere voos para 39 destinos, sendo 38 nacionais e um internacional, que é a conexão com Lisboa.

Julho, marca ainda o início das operações no aeródromo de Garanhuns. O equipamento, operado pelo Governo do Estado, contará com três frequências semanais de embarques e desembarques pela Azul Linhas Aéreas. Em outubro, o voo se tornará diário. 

O voo inaugural será no dia 15 de julho, na abertura do Festival de Inverno de Garanhuns. A aeronave, um Cessna Grand Caravan, partirá do Aeroporto do Recife às 12h30, pousando no Agreste às 13h35. O primeiro dia de operação da frequência para passageiros será em 18 de julho com saída do Recife às 13h45 e chegada às 14h50. O voo sai de Garanhuns no mesmo dia às 15h15 com desembarque no Recife às 16h15.

Demais terminais crescem
O Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, também apresentou um crescimento de operação. Neste mês de julho, o terminal vai ter 355 frequências, entre pousos e decolagens, o que resulta num crescimento de 7% em relação ao mesmo período em 2019. O número diário de voos permanece o mesmo do mês anterior com 11 chegadas e partidas.

Já o terminal do Arquipélago de Fernando de Noronha deverá operar, neste mês, 364 voos entre pousos e decolagens, com uma média diária prevista de 12 chegadas e partidas.

Veja também

Mega-Sena 2.748: prêmio acumula pela terceira vez e chega a R$ 21 milhões
loteria

Mega-Sena 2.748: prêmio acumula pela terceira vez e chega a R$ 21 milhões

Lei que padroniza índices de correção e juros ainda gera dúvidas a especialistas
padrão

Lei que padroniza índices de correção e juros ainda gera dúvidas a especialistas

Newsletter