Economia

Agência do Trabalho abre na quarentena nas cidades com isolamento reforçado

Unidades de Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e São Lourenço atenderão quem agendou pela internet para pedir o seguro-desemprego

Agência do TrabalhoAgência do Trabalho - Foto: Léo Malafaia

As Agências do Trabalho de Pernambuco vão manter as suas atividades em funcionamento durante o período de isolamento mais rigoroso nas cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, entre os dias 16 e 31 de maio. As unidades destes municípios vão ficar abertas para atender especificamente às pessoas que já fizeram o agendamento pela internet para dar entrada no seguro-desemprego por meio do site www.seteq.pe.gov.br. Os atendimentos nas agências serão realizados das 7h às 13h.

O decreto 49.017, estabelece um isolamento social mais rigoroso nas cinco cidades em questão, estabelece que a circulação de pessoas fica mais restrita para conter a disseminação do novo coronavírus, assim como a criação de um rodízio de veículos por 15 dias. O funcionamento das agências se encaixa no artigo 3º, parágrafo 1, inciso III, em prestação ou utilização de serviços bancários ou atividades análogas.

Leia também:
Crise do coronavírus leva 1,5 milhão de brasileiros ao seguro-desemprego
Serviços têm queda de 6,9% em março, primeiro mês sob a pandemia do coronavírus


Para agendar o atendimento, a pessoa deve acessar o site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq), o www.seteq.pe.gov.br, selecionar a opção ‘Atendimento on-line da Agência do Trabalho’ e posteriormente escolher o atendimento do seguro-desemprego. Após isso, o cidadão preenche as informações necessárias para agendar o atendimento, e precisa salvar o comprovante para ter uma garantia do atendimento presencial.

Segundo a Secretaria, as pessoas que estiverem se dirigindo para o atendimento entre os dias 16 e 31 de maio, durante a quarentena, precisam apresentar o comprovante do agendamento do serviço, seja pela tela do celular ou em papel.

A pasta, informa ainda que as vagas de atendimentos são limitadas por agências e faltar aos agendamentos já programados pode prejudicar a entrada no seguro-desemprego, que tem um prazo de até 120 dias para ser retirado a partir da data da demissão.

Já os funcionários das agências, serão pegos em casa no carro oficial da secretaria. Cada veículo levará três pessoas, incluindo o motorista, respeitando o decreto do governo estadual.

Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, Pernambuco foi o primeiro estado do Nordeste a abrir as agências para atendimento presencial para dar suporte às pessoas que não conseguiram dar entrada. "As agências são importantes neste momento porque o trabalhador pode dar entrada num direito fundamental, que é o Seguro Desemprego. É muito importante mantermos as portas das agências abertas", destacou Alberes.

Seguro-desemprego
Cerca de 1,5 milhão de trabalhadores brasileiros formais foram demitidos em março e abril deste ano por conta da crise do novo coronavírus e passaram a ter direito ao seguro, sendo um número 31% maior em comparação com o mesmo período de 2019

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Economia, na última segunda-feira, as demissões aconteceram mesmo após a implementação do programa do governo que autoriza a redução temporária de contrato para evitar os desligamentos. Foram 537 mil pedidos do seguro-desemprego em março deste ano, e 748 mil no mês passado. Existe ainda um represamento estimado de 250 mil pessoas que perderam seus empregos ao longo dos dois meses e estão aptas ao auxílio, mas ainda não fizeram a solicitação.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Parlamento Europeu aprova novas regras para conter gastos públicos
europa

Parlamento Europeu aprova novas regras para conter gastos públicos

Previsão de alta do IGP-M no Focus do BC segue em 2,00% para 2024, mas sobe para 2025
ECONOMIA

Previsão de alta do IGP-M no Focus do BC segue em 2,00% para 2024, mas sobe para 2025

Newsletter