Economia

Água do Projeto São Francisco está na última estação do Eixo Leste

Em direção à Paraíba, ‘Velho Chico’ avançou 176,7 km de canais e estruturas

Transposição do Rio São FranciscoTransposição do Rio São Francisco - Foto: Divulgação

O Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco está em fase final de obras, faltando 40,3 quilômetros para que alcance o açude Poções, em Monteiro (PB). Esse é o trecho que vai beneficiar os estados de Pernambuco e Paraíba, segundo informou, nesta quarta-feira (1), o Ministério da Integração Nacional. Após passar pela última Estação de Bombeamento (EBV-6) na noite da última terça-feira (28), as águas estão enchendo o reservatório Campos, em Sertânia (PE), desde a manhã desta quarta (1), totalizando 176,7 quilômetros.

Na etapa seguinte, a Transposição passará pelo reservatório Barro Branco, Túnel Engenheiro Giancarlo e, em seguida, pela adutora Monteiro, que já estão aptas a operação. Ainda nos primeiros dias de março, Monteiro (PB) começará a ser beneficiado pelo projeto; em seguida, a água vai percorrer o rio Paraíba até o reservatório Boqueirão para reforçar o abastecimento em Campina Grande (PB).

O Eixo Leste é composta por cinco aquedutos, um túnel, uma adutora e 12 reservatórios, que captam água do ‘Velho Chico’ no reservatório de Itaparica, em Floresta (PE), atravessam três municípios pernambucanos (Betânia, Custódia e Sertânia), e terminam na cidade paraibana de Monteiro.

A Transposição do Rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do País. Na última previsão, o projeto tinha garantidos R$ 1 bilhão e previsão para entregar 100% da obra até dezembro de 2016 e água nos canais ainda no primeiro trimestre deste ano.

Veja também

ANEEL aprova Reajuste Tarifário Anual 2024 da Neoenergia Pernambuco
Neoenergia

ANEEL aprova Reajuste Tarifário Anual 2024 da Neoenergia Pernambuco

'Estamos preparando aumento de salário para todas as carreiras', afirma Lula
negociação

'Estamos preparando aumento de salário para todas as carreiras', afirma Lula

Newsletter