Economia

AIE: coronavírus terá consequências significativas na demanda de petróleo

As previsões de demanda para 2020 caíram para 825.000 barris ao dia, 365.000 a menos que na estimativa anterior, o menor nível desde 2011

CoronavírusCoronavírus - Foto: ROMEO GACAD / AFP

A Agência Internacional de Energia (AIE) reduziu drasticamente as previsões de demanda mundial de petróleo, pelas consequências "significativas" do novo coronavírus.

As previsões de demanda para 2020 caíram para 825.000 barris ao dia, 365.000 a menos que na estimativa anterior, o menor nível desde 2011. A AIE prevê ainda uma contração da demanda no primeiro trimestre, pela primeira vez em mais de 10 anos, em 435.000 barris ao dia.

"As consequências do COVID-19 (nome oficial da doença provocada pelo novo coronavírus) para a demanda mundial de petróleo serão significativas", afirma a AIE em seu relatório mensal. A agência aponta "uma importante desaceleração do consumo de petróleo e da economia da China em seu conjunto" enquanto persiste o impacto mundial da epidemia.

Leia também:
Em ano de recordes de produção de petróleo, Petrobras mantém refinarias ociosas
EUA podem ajudar Brasil a rever regras para petróleo, diz ministro
Coronavírus: total de mortos sobe para 1.310 em Hubei

A AIE destaca que a epidemia de Sars de 2003 não é comparável com a atual porque a China é um país muito diferente. Em 2003 a demanda de petróleo chinesa era de 5,7 milhões de barris ao dia (mbd). No ano passado foi mais que o dobro, de 13,7 mbd.

Em 2019, a China representou mais de 75% do crescimento da demanda de petróleo. "Hoje (a China) está no centro das redes de abastecimento mundiais e as viagens com destino e procedentes do país aumentaram muito, o que eleva as possibilidades de propagação do vírus", afirma a AIE.

A Organização de Países Produtores de Petróleo (OPEP) reduziu na quarta-feira (12) a previsão de demanda mundial e destacou o impacto na China do coronavírus, em particular nos combustíveis usados para a aviação.

Veja também

Fonte solar no Brasil já equivale a três hidrelétricas de Itaipu, diz Absolar
Hidrelétricas

Fonte solar no Brasil já equivale a três hidrelétricas de Itaipu, diz Absolar

Governo de Pernambuco firma acordos com província chinesa de Sichuan
Acordo

Governo de Pernambuco firma acordos de cooperação técnica com província chinesa de Sichuan

Newsletter