Ambev vai transformar lixo do Carnaval em lixeiras
Além do Recife, projeto de economia circular da cervejaria acontece em mais quatro cidades polos do Carnaval
Você já imaginou como é grande a quantidade de lixo produzida pelos foliões durante o Carnaval? Um projeto de economia circular vai transformar o lixo em lixeiras para serem colocadas nas ruas do Recife futuramente.
Desenvolvido pela Cervejaria Ambev, o projeto vai ser desenvolvido no Recife e em mais quatro cidades que são principais polos do Carnaval, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Belo Horizonte.
Leia mais:
No Brasil, 76% das indústrias aplicam economia circular, diz pesquisa
Fiscalização apreende mais de mil produtos de Carnaval impróprios
De acordo com a Ambev, ao todo, 26 milhões de foliões das cinco cidades vão ser impactados.
Segundo o gerente regional da Ambev, Harry Racz, a empresa tem presado, cada vez mais, por projetos sustentáveis. “As empresas têm que estar disponíveis a desenvolver papéis com ciclo completo. Então pensamos em transformar o lixo do Carnaval de volta à sociedade, mas de uma forma sustentável”, disse Racz.
Para colocar a ação em prática, no Recife, a empresa está mobilizando 421 catadores em quatro dias de festa, em uma parceria com a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT). Três centrais de coletas serão instaladas para os materiais serem recebidos, separados e destinados para a reciclagem.
“Vamos dar estrutura e suportes com equipamentos de proteção para todos os catadores”, informou Racz, ao informar que depois do Carnaval, quando as lixeiras estiverem prontas, a Ambev entregará à prefeitura da cidade para que o órgão faça a distribuição.
“O retorno para a Ambev é poder promover a economia circular de maneira eficiente. E ainda oferecer benefício à sociedade com um Carnaval mais sustentável”, disse Racz.
Veja também

Economia
Pandemia pode impactar retomada do Brasil em 2021, diz Fitch
