Ambev vai transformar lixo do Carnaval em lixeiras

Além do Recife, projeto de economia circular da cervejaria acontece em mais quatro cidades polos do Carnaval

Lixo do Carnaval será transformado em lixeirasLixo do Carnaval será transformado em lixeiras - Foto: Ambev/Divulgação

Você já imaginou como é grande a quantidade de lixo produzida pelos foliões durante o Carnaval? Um projeto de economia circular vai transformar o lixo em lixeiras para serem colocadas nas ruas do Recife futuramente.

Desenvolvido pela Cervejaria Ambev, o projeto vai ser desenvolvido no Recife e em mais quatro cidades que são principais polos do Carnaval, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Belo Horizonte.

Leia mais:
No Brasil, 76% das indústrias aplicam economia circular, diz pesquisa
Fiscalização apreende mais de mil produtos de Carnaval impróprios

De acordo com a Ambev, ao todo, 26 milhões de foliões das cinco cidades vão ser impactados.

Segundo o gerente regional da Ambev, Harry Racz, a empresa tem presado, cada vez mais, por projetos sustentáveis. “As empresas têm que estar disponíveis a desenvolver papéis com ciclo completo. Então pensamos em transformar o lixo do Carnaval de volta à sociedade, mas de uma forma sustentável”, disse Racz.

Para colocar a ação em prática, no Recife, a empresa está mobilizando 421 catadores em quatro dias de festa, em uma parceria com a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT). Três centrais de coletas serão instaladas para os materiais serem recebidos, separados e destinados para a reciclagem.

“Vamos dar estrutura e suportes com equipamentos de proteção para todos os catadores”, informou Racz, ao informar que depois do Carnaval, quando as lixeiras estiverem prontas, a Ambev entregará à prefeitura da cidade para que o órgão faça a distribuição.

“O retorno para a Ambev é poder promover a economia circular de maneira eficiente. E ainda oferecer benefício à sociedade com um Carnaval mais sustentável”, disse Racz.

Veja também

Pandemia pode impactar retomada do Brasil em 2021, diz Fitch
Economia

Pandemia pode impactar retomada do Brasil em 2021, diz Fitch

Vazamento pode ter exposto na internet 220 milhões de dados pessoais de brasileiros
Internet

Vazamento pode ter exposto 220 milhões de dados de brasileiros