ANP vai fazer consulta para substituir GNL importado por gás doméstico

O prazo para contribuições vai até o dia 24 de outubro

Gás naturalGás natural - Foto: Divulgação

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promovem desta segunda (24) até o dia 24 de outubro, a Tomada Pública de Contribuições (TPC) sobre os mecanismos de substituição do Gás Natural Liquefeito (GNL) importado pelo gás natural de produção nacional (gás doméstico) nos contratos de fornecimento de gás.

Segundo nota da ANP, a tomada de contribuições tem por objetivo coletar dados, informações e evidências que contribuam para a análise da necessidade de mecanismos de substituição de GNL por gás doméstico.

“[A disposição é] contribuir para a redução dos custos de geração de energia elétrica, incluindo eventuais benefícios econômicos aos consumidores de energia”, informa a agência reguladora no comunicado. Na última sexta-feira (21) a iniciativa foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Leia também:
Gasolina e etanol registram alta na semana, segundo pesquisa da ANP
ANP aprova R$ 878 milhões em subvenção para óleo diesel
Preço da gasolina bate recorde e chega ao maior valor em dez anos


A TPC é um instrumento que tem o objetivo de tornar público determinado assunto e colher sugestões da sociedade e dos demais entes públicos a respeito de temas de grande relevância.

Ainda segundo a ANP, a consulta é aberta a órgãos e entidades dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, a todo mercado petrolífero, gaseífero e do setor elétrico, a consumidores, a segmentos técnicos, e aos diversos segmentos da sociedade civil.

Os documentos relacionados a esta TPC, assim como os procedimentos para participação estarão disponíveis, na íntegra, no site da ANP e as contribuições deverão ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]

Veja também

Confiança na economia é central para superar crise da Covid-19, diz Davos
Economia

Confiança na economia é central para superar Covid-19, diz Davos

Grupo farmacêutico Roche anuncia fechamento de fábrica no Brasil
Medicamentos

Grupo farmacêutico Roche anuncia fechamento de fábrica no Brasil