ibge

Apenas cinco municípios pernambucanos não cobravam nenhum tributo da população em 2019

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou, nesta quarta-feira (2), a Pesquisa Básica de Informações Municipais (Munic) 2019. O levantamento revelou, entre outras coisas, que dos 185 municípios do Estado, apenas cinco não cobravam nenhum tributo da população. Também foi observado que o número de servidores municipais chegou a quase 300 mil.

Os cinco municípios que não cobravam tributo dos seus moradores não foram divulgados pelo IBGE. Entre as 180 cidades que cobram, a taxa de iluminação pública é a mais recorrente, estando presente em 163 municípios. Em seguida, estão a taxa de coleta de lixo, encontrada em 114 cidades e a taxa de limpeza pública, cobrada em 111 localidades.

As taxas de imóveis também são cobradas em praticamente todos os municípios. No Estado, há 3,8 milhões de imóveis cadastrados e, das 185 cidades pernambucanos, apenas três não tinham cadastro imobiliário e somente uma não cobrava IPTU. Além disso, 129 municípios possuíam Planta Genérica de Valores, instrumento legal que estabelece valores de metro quadrado dos terrenos e ajuda no cálculo do IPTU.

O número de servidores municipais também foi levantado pelo IBGE. De acordo com o instituto, os municípios pernambucanos têm, no total, 288.455 pessoas ocupadas nas administrações das cidades. Destas, 275.490 pessoas estão alocadas na administração direta. A maioria desses servidores, 147.976, é composta por servidores estatutários. Já na administração indireta, são 12.965 servidores distribuídos em 83 municípios. A maior parte deles, 4.261, não tem vínculo permanente (cedidos por outros órgãos públicos, prestadores de serviços autônomos, voluntários, entre outros). Os servidores estatutários estão em segundo lugar, com 4.032 pessoas.

Veja também

Justiça suspende pagamento do IPVA 2021 para pessoas com deficiência em SP
São Paulo

Justiça suspende pagamento do IPVA 2021 para pessoas com deficiência em SP

Celpe abre nova loja de atendimento para Jaboatão dos Guararapes e Zona Sul do Recife
Atendimento

Celpe abre nova loja de atendimento para Jaboatão dos Guararapes e Zona Sul do Recife