Aplicativo promete agilizar atendimento em hospitais

Check-in da Saúde, desenvolvido pela empresa MV, espera reduzir em até 80% o tempo de espera nas unidades de saúde

O novo app ajuda o paciente a encontrar atendimento hospitalar de urgência O novo app ajuda o paciente a encontrar atendimento hospitalar de urgência  - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Nos aeroportos, o check-in online é uma prática corriqueira para quem viaja, para evitar filas e economizar tempo antes do voo. Pensando nisso, a MV, empresa que desenvolve softwares de gestão e saúde, criou o Check-in da Saúde, um recurso voltado para pessoas que buscam atendimento em hospitais, com o objetivo de agilizar os processos relacionados a cadastro de pacientes, reduzindo em até 80% o tempo de espera para o atendimento.

Anualmente a empresa investe cerca de R$ 50 milhões em inovação tecnológica, estando o aplicativo dentro desse investimento. A tecnologia da MV é cedida a instituições de saúde que tem a flexibilidade de aplica-lá ao seu modelo de negócio com o objetivo de agilizar os serviços prestados. O aplicativo já está sendo usado na urgência do Hospital LeForte, em São Paulo. 


Leia também:
'Unicórnios' invadem o mundo dos negócios
No Estado, aposta de US$ 1 bi é da startup In Loco

A ideia do recurso surgiu em 2016, a partir de pesquisas para identificação de soluções a serem criadas, com o objetivo de garantir o atendimento para as pessoas, com a consequente redução do tempo de espera, propiciando um aumento no fluxo de atendimento.

O aplicativo - feito pelo Núcleo de Inovação da empresa em Recife - possibilita ao usuário já cadastrado no programa uma procura por um hospital de urgência, disponibilizando uma lista de centros de saúde próximos de sua localização. O sistema informa o tempo de espera para atendimento em cada unidade, ficando a cargo da pessoa a escolha pelo local desejado. No programa, é necessário informar ainda a sua queixa principal, e selecionar o plano de saúde já cadastrado, que irá autorizar o seu atendimento, finalizando o seu check-in online.

Segundo o diretor do Núcleo de Inovação da MV, Emerson Zarour, o recurso possibilita uma maior duração da consulta, evitando que o paciente perca tempo com confirmação de dados na recepção. “Ele foi criado para cuidar da jornada do paciente, desde que localiza a unidade, até a realização de todo o atendimento. Em uma primeira visita, você reduz em quase 80% o tempo da sua consulta”, destacou.

O diretor explicou ainda que o sistema realiza operações automáticas e armazena em uma nuvem informações sobre a consulta. “O sistema responde diversas perguntas, e cuida de entrar em contato com o plano de saúde. Chegando ao local você só confere os dados e apresenta a tela do aplicativo. Após a consulta, sai com dados sobre o atendimento, registrado na nuvem pelo aplicativo para acesso do paciente, e até mesmo do médico, se for autorizado”, disse Zarour.

Além de consultas médicas de urgência, o Check-in da Saúde oferece ainda a possibilidade de agendamento de consultas e exames, podendo ser utilizado em clínicas e laboratórios, onde o usuário realiza processo semelhante ao de consulta de urgência.

Veja também

Pernambuco inaugura acesso viário ao polo empresarial de Limoeiro, no Agreste
Economia

Pernambuco inaugura acesso viário ao polo empresarial de Limoeiro, no Agreste

Dívida bruta vai passar de 100% do PIB em 2025, diz Ministério da Economia
dívida pública

Dívida bruta vai passar de 100% do PIB em 2025, diz Ministério da Economia