App de busca é ferramenta na pandemia

ExpoBiz permite o cadastramento de negócios e a localização de produtos e serviços no isolamento social

Rayan Costa, desenvolvedorRayan Costa, desenvolvedor - Foto: Divulgação

Desde o início da pandemia do covid-19, em meados de fevereiro, a sociedade observou, e, sofreu, uma abrupta transformação. Dos nossos hábitos, até o nosso padrão de consumo, muito mudou. E se antes, por padrão, nos deslocamos até os estabelecimentos, hoje isso não é mais possível. Nesse contexto, com o fortalecimento do e-commerce e delivery, bem como dos adoção de cuidados com higiene e saúde, novas formas de consumir estão sendo desenvolvidas.

Pensando nisso, a Nerd, uma empresa pernambucana de tecnologia da informação, desenvolveu o “ExpoBiz”, um aplicativo que permite aos empreendedores cadastrar os seus negócios e, aos consumidores, encontrar serviços e produtos, mesmo durante o isolamento social.

Leia também:
Google e Apple lançam tecnologia que notifica contato com contaminado por coronavírus
Coronavírus pode reduzir exportação brasileira para a China em até R$ 2,8 bi, diz agência da ONU

A proposta, segundo Ryan Costa, um dos diretores da empresa e desenvolvedor do aplicativo, tem como objetivo: eliminar uma locomoção por hora desnecessária e limitar as chances de uma possível aglomeração, além de dar mais visibilidade e incentivar o comércio local.

“Tivemos a ideia do aplicativo durante o mês de março, quando os números da pandemia começaram a crescer no País e notamos que a economia iria sofrer bastante com esse processo, principalmente os pequenos e médios comerciantes”, diz Rayan.

Ainda de acordo com o desenvolvedor, o empreendedor pode cadastrar o negócio e escolher até três categorias que se enquadrem nas suas atividades, para maximizar a possibilidade de ser encontrado por um eventual cliente. Além disso, o devem ser adicionados ao perfil do negócio os dados de contato e redes sociais (WhatsApp, Instagram, e-mail etc.) e o endereço.

Este endereço, que será cadastrado, é o que servirá de base para que o aplicativo mostre os negócios próximos ao domicílio cadastrado pelo consumidor, que poderá pesquisar também por categorias. “O app está disponível em todo o Brasil, no momento apenas para Android. Porém está sendo mais utilizado em Pernambuco. Ao todo são 332 negócios cadastrados até o momento, sendo 315 em Pernambuco, e os demais negócios distribuídos em Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Santa Catarina”, afirma Costa.

Apesar do anúncio, feito pelo Governo do Estado de Pernambuco, do processo de retomada gradual da economia, com o “plano de convivência e atividades econômicas”, a expectativa para o app é positiva. “A intenção é que o app se torne um aliado aos comércios e que incentive o consumidor a procurar o que precisa sem a necessidade de sair de casa”, argumenta Rayan.

Essa etapa, ele conclui, “vai ser fundamental para a adequação a esse "novo normal", já que continuaremos tomando cuidados e evitando sair de casa por muito tempo. Para os consumidores, o app oferece com praticidade praticamente tudo que ele precisa”.

Serviço:
Para baixar o app entre em https://play.google.com/store/apps/details?id=com.nerdtecnologia.expobizapp
Disponível apenas para Android

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

 

Veja também

'Devo, não nego; pagarei assim que puder', diz Guedes sobre precatórios
Economia

'Devo, não nego; pagarei assim que puder', diz Guedes sobre precatórios

Classic Hall recebe feira de moda e beleza em novembro
Economia

Classic Hall recebe feira de moda e beleza em novembro