Comunicação

As mudanças da comunicação nas empresas durante a pandemia

Muitas empresas adotaram formas remotas de trabalho, com isso, a comunicação interna também sofreu alterações

Foto: Divulgação/ Pixabay

Com o crescimento dos trabalhos remotos, devido à pandemia da Covid-19, as relações humanas tornaram-se ainda mais distantes, principalmente no meio corporativo. Com isso, as empresas viram a necessidade de se adaptar à novas formas de comunicação, além do meio físico e do contato direto. O digital tornou-se a principal ferramenta de interação entre os colaboradores para um melhor funcionamento de toda a corporação e um fortalecimento na comunicação interna - que ganhou extrema importância com a pandemia.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria BTA, o modelo de trabalho home office se tornou o padrão para ao menos 43% das empresas brasileiras, por conta da pandemia.

Para o especialista em comunicação e comportamento humano, Julio Pascoal, as relações interpessoais ficaram mais distantes devido à pandemia. “Quando a gente fala de empresa, estamos falando de um organismo vivo, que tem missões, visões, valores e propósitos. A pandemia afetou o funcionamento lógico, estratégico e todo o planejamento traçado. A primeira coisa que as empresas precisam pensar é como fazer para resgatar as pessoas que foram perdidas por conta do afastamento, porque o contato e a proximidade tornaram-se mais difíceis. As empresas tiveram problemas, porque o distanciamento literalmente afastou em questão de empatia, comportamento e de relacionamento interpessoal”, explica.

As empresas podem utilizar diversas ferramentas digitais, mas é necessário saber gerir de forma eficiente para aproximar os seus funcionários. “Existem várias formas dentro da tecnologia de comunicação, mas é necessário saber como utilizá-las. Não adianta eu ter uma ferramenta para fazer reuniões diárias, para entrar em contato com o colaborador, se eu não utilizo isso de maneira eficiente, não tenho um cronograma, e não tenho um funcionamento lógico, de como eu vou cuidar do meu colaborador a distância. O gestor precisa criar uma cultura digital, trazer aquilo que ele fazia na empresa, para o digital”, destaca ainda o especialista.  

Foto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco 

O cientista do Marketing da V4 Company, Wemmerson Seixas, atua na assessoria de marketing e vendas da empresa de forma remota. A empresa, no entanto, já funciona remotamente, independente da pandemia, sem um local físico. Para Wemmerson, algumas ferramentas são importantes meios para um melhor diálogo com a empresa. “Para gestão de maneira geral do trabalho, temos um software interno que controla a produtividade. Todo projeto que entra, alimentamos o software na matriz com as informações pertinentes, como o cliente e o projeto. Além disso, as reuniões são gravadas e neste caso, já entram outras plataformas que ficaram conhecidas, como Zoom, Google Meet, Skype e o próprio WhatsApp. A ferramenta WhatsApp cresceu muito na questão de gerir um negócio, por conta da agilidade e da segurança”, relata.

Além de uma maior produtividade por parte da equipe, a comunicação interna também interfere diretamente em como a corporação é vista pelo público. Os dois pontos precisam estar alinhados para um bom desenvolvimento da empresa. “Uma empresa que tem um bom endomarketing, tem colaboradores bem informados e engajados, porque sabe o que a empresa é e como funciona. Quando vai para o mercado, para o marketing, já tem uma força maior, pelo fato de termos defensores da marca, que são os colaboradores. É um alinhamento, se eu tenho uma comunicação interna funcionando, eu tenho uma comunicação externa com potência”, ressalta Julio Pascoal.

A pandemia do novo Coronavírus mudou as relações pessoais de forma drástica, e dentro das empresas não foi diferente. Saber adaptar-se aos novos cenários, com comunicação e proximidade entre os colaboradores, mesmo à distância, auxilia para um melhor desenvolvimento das empresas e nas relações de trabalho. 

Confira as dicas do especialista em comunicação e comportamento humano, Julio Pascoal: 

 

Veja também

Projeto que muda impostos de aplicações será enviado a Casa Civil
TRIBUTAÇÃO

Projeto que muda impostos de aplicações será enviado a Casa Civil

Magazine Luiza reverte prejuízo e tem lucro líquido ajustado de R$ 101,5 mi no 4º trimestre
Magazine Luiza

Magazine Luiza reverte prejuízo e tem lucro líquido ajustado de R$ 101,5 mi no 4º trimestre