Emprego

Atendimento presencial para quem busca vagas de emprego retorna nas Agências de Trabalho

São 257 vagas de emprego para o público em geral em todo o estado de Pernambuco, sendo 144 para Santa Cruz do Capibaribe

Agências do Trabalho retomam serviço de intermediação de mão de obraAgências do Trabalho retomam serviço de intermediação de mão de obra - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

As unidades da Agência do Trabalho de Pernambuco retomaram, nessa segunda-feira (21), o atendimento presencial para quem está à procura de uma vaga de emprego.  O serviço de intermediação de obra precisa ser agendado pela internet, visando evitar aglomeração e o risco de contaminação pela Covid-19. 

“Ainda estamos em estado de pandemia. Por isso, mantemos as medidas de prevenção e combate ao coronavírus. O trabalhador deve vir com sua máscara e, com o serviço de intermediação, ele poderá atualizar os seus dados cadastrais, os perfis profissionais, seu município de interesse, consultar vaga e, se for o caso, já sair da agência com a carta de encaminhamento para o emprego”, explica o Secretário-executivo de Trabalho e Qualificação de Pernambuco, Álvaro Jordão.

Os agendamentos devem ser feitos através do Portal Cidadão ou do site através www.seteq.pe.gov.br. Na maior agência do Recife, localizada na Rua da Aurora, no Bairro da Boa Vista, a capacidade máxima de atendimento diário foi reduzida para 160 pessoas (100 para seguro desemprego, 50 para intermediação de mão de obra e 10 para intermediação de Jovem Aprendiz. 

De acordo com Álvaro Jordão, com a retomada de alguns setores da economia em Pernambuco, já é perceptível uma maior oferta de vagas de emprego. “No Recife, por exemplo, temos 40 vagas disponíveis no dia de hoje, sendo 10 para pedreiro. A gente espera que esse número aumente nos próximos dias”, apontou. São 257 vagas  para o público em geral em todo o estado de Pernambuco. A maior concentração está em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, com 144 vagas abertas. Há também 9 vagas exclusivamente para pessoas com deficiência e 32 para trabalhos temporários. 

O secretário-executivo reforça ainda que todos os serviços oferecidos pela Agência do Trabalho são gratuitos. “Se você encontrar algum site ou pessoa cobrando pelo agendamento não faça esse pagamento. Todo o processo é feito sem cobrança de taxa alguma”, alerta.  

Neste primeiro dia de retomada do serviço, a procura por vagas de emprego foi pequena na unidade da Rua da Aurora, sem aglomeração dentro ou do lado de fora da agência. A maior parte das pessoas atendidas estava em busca do seguro desemprego. É o caso do açougueiro Robson Cruz, de 31 anos. "Já estou há um mês desempregado, aguardando a provação do pagamento do seguro, que está em análise", relata. Já o estudante de administração Daniel Andrade, de 22 anos, aproveitou a retomada para tentra uma vaga pelo programa Jovem Aprendiz. "Estou em busca do meu primeiro emprego. Pode ser na área administrativa ou qualquer outra", conta.

Veja também

Retomada surpreende shoppings, que veem mais concorrência com comércio eletrônico
Comércio

Retomada surpreende shoppings, que veem mais concorrência com comércio eletrônico

Dólar se afasta de mínimas com foco em negociações nos EUA
BOLSA DE VALORES

Dólar se afasta de mínimas com foco em negociações nos EUA