Economia

Atividade no comércio tem aumento de 2,9% em outubro, diz Serasa

As vendas do setor de veículos, motos e peças foram a que tiveram elevação mais expressiva em outubro, de 5,2%, em comparação com o mesmo mês de 2018

CarrosCarros - Foto: Agência Brasil/EBC

O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian registrou aumento de 2,9% em outubro, em comparação ao mesmo mês do ano passado. Os dados, divulgados nessa terça-feira (3), mostram que o resultado foi influenciado principalmente pelas vendas de veículos, motos e peças. Supermercados, alimentos e bebidas também tiveram papel de destaque.

“Apesar de ser uma das menores variações dos últimos meses, no geral, alguns segmentos – como supermercados –, apresentaram bom desempenho graças ao gradativo aumento da renda da população. Já as menores taxas de juros continuam influenciando o acesso a crédito, potencializado nos últimos meses”, disse o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Leia também:
Faturamento do comércio eletrônico com a Black Friday foi de R$ 3,2 bilhões em 2019
Confiança do Comércio recua 0,6 ponto em novembro
Guedes avançou o sinal ao falar de livre-comércio com a China

As vendas do setor de veículos, motos e peças foram a que tiveram elevação mais expressiva em outubro, de 5,2%, em comparação com o mesmo mês de 2018, seguido por supermercados, alimentos e bebidas (3%), material de construção (2,9%), móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática (2,7%), e tecidos, vestuário, e calçados (2,7%). Já as vendas do setor de combustíveis e lubrificantes tiveram queda de 6%.

No acumulado do ano, de janeiro a outubro, a variação do indicador da Serasa é positiva em 1,4%, em relação ao mesmo período de 2018.

Veja também

Pague mais, leve menos: para driblar inflação, embalagens encolhem, mas preços sobem assim mesmo
REDUFLAÇÃO

Pague mais, leve menos: para driblar inflação, embalagens encolhem, mas preços sobem

Agências do Trabalho de Pernambuco ofertam 650 vagas nesta quinta-feira (11); confira
Oportunidades

Agências do Trabalho de Pernambuco ofertam 650 vagas nesta quinta-feira (11)