BALANÇO DO IBGE

Atividades turísticas em Pernambuco superam nível pré-pandemia pela primeira vez

Mercado público de GravatáMercado público de Gravatá - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Em agosto, Pernambuco registrou alta de 3,9% no volume de atividades turísticas segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O resultado fez o Estado superar, pela primeira vez, o nível registrado imediatamente antes do início da pandemia de Covid-19. O índice é 2,6 pontos percentuais acima do registrado em fevereiro de 2020 - a pandemia foi declarada em março de 2020. 

De acordo com o IBGE, Pernambuco ficou em sexto lugar entre as 12 localidades pesquisadas em agosto.

Os outros dois representantes do Nordeste no levantamento, a Bahia e o Ceará, também tiveram índices positivos, de 5,1% e 1,4%, respectivamente. Já a média brasileira foi de 4,6%, superior à pernambucana.

Em comparação a agosto de 2020, Pernambuco teve o segundo maior aumento do País, com 118,8%, atrás apenas da Bahia (151,2%). No Brasil como um todo, a recuperação foi menos intensa, de 53,8%. 

Na variação acumulada de janeiro a agosto, Pernambuco ficou em terceiro lugar, com avanço de 40,9%, atrás da Bahia (42,9%) e Goiás (42,2%). O Brasil teve um aumento menos expressivo, de 17,7%. 

Já na variação acumulada dos últimos 12 meses, Pernambuco foi um dos quatro estados, junto com Goiás, Bahia e Espírito Santo, que contabilizou aumento nas atividades turísticas.

A alta foi de 7,1%, em contraste com o resultado negativo do Brasil (-5,7%).

Veja também

Governo publica medida provisória que prorroga Desenrola até 20 de maio
DÍVIDAS

Governo publica medida provisória que prorroga Desenrola até 20 de maio

País cria 306.111 vagas com carteira assinada em fevereiro, diz Caged
BRASIL

País cria 306.111 vagas com carteira assinada em fevereiro, diz Caged

Newsletter