Economia

Aumentam empresas habilitadas a ofertar área de exploração de petróleo

Nove empresas foram habilitadas a apresentar propostas na oferta permanente de áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural

Plataforma da Petrobras no Campo de Lula, na Bacia de SantosPlataforma da Petrobras no Campo de Lula, na Bacia de Santos - Foto: Tânia Rego / Agência Brasil

A Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou a aprovação da inscrição de mais nove empresas habilitadas a apresentar propostas na oferta permanente de áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural nas bacias sedimentares do país.

Com a decisão, anunciada na terça-feira (4), a oferta permanente já conta com um total de 19 empresas inscritas e aptas a apresentar declaração de interesse. O modelo consiste na oferta contínua de campos devolvidos (ou em processo de devolução) e de blocos exploratórios ofertados em licitações anteriores realizados pela ANP e não arrematados ou devolvidos à agência.

De acordo com a ANP, foram selecionados para a primeira etapa 884 blocos em 14 bacias sedimentares e 14 áreas com acumulações marginais, sendo cerca de 80% em bacias terrestres e 20% em bacias marítimas.

Leia também:
Guedes cogita desistir de mudar lei do pré-sal
Projetos de partilha no pré-sal demandarão investimentos de US$ 144 bi
Plataforma no pré-sal da Bacia de Santos inicia produção


“Dos 884 blocos, 158 já estão disponíveis, com a publicação do edital, para declaração de interesse pelas empresas inscritas na Oferta Permanente”, ressalta a ANP.

Esses 158 blocos atendem ao disposto na Resolução CNPE (Conselho de Política Energética) de nº 17/2017, que determina que as áreas ofertadas nas rodadas de licitações promovidas pela ANP devem ser previamente analisadas quanto à viabilidade ambiental pelos órgãos ambientais estaduais e pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Atividades de Exploração e Produção de Óleo e Gás (GTPEG), além de já ter sido objeto de autorizações de parte do CNPE em licitações anteriores.

“Os blocos e áreas previstos para a primeira etapa da oferta permanente serão incluídos no edital à medida que os demais pareceres ambientais forem emitidos e após a realização de audiência pública específica sobre a inclusão das áreas”, esclarece a ANP.

Segundo ainda a agência, até o momento, 34 empresas apresentaram documentação para participação na oferta permanente.

Veja também

ANEEL aprova Reajuste Tarifário Anual 2024 da Neoenergia Pernambuco
Neoenergia

ANEEL aprova Reajuste Tarifário Anual 2024 da Neoenergia Pernambuco

'Estamos preparando aumento de salário para todas as carreiras', afirma Lula
negociação

'Estamos preparando aumento de salário para todas as carreiras', afirma Lula

Newsletter