Fernando de Noronha

Azul e Gol suspendem venda de passagens para Noronha após Anac restringir aeronaves a jato

Para mitigar os problemas da restrição, Azul terá voos com aeronaves turboélice

Modelo turboélice ATR72 será usado pela Azul para seguir com a operação na ilhaModelo turboélice ATR72 será usado pela Azul para seguir com a operação na ilha - Foto: Divulgação

As companhias Azul e Gol anunciaram a suspensão da venda de passagens aéreas para Fernando de Noronha, em Pernambuco. A alteração na operação vem após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciar a restrição de pousos e decolagens de aeronaves a jato no aeroporto da ilha. A restrição vale a partir desta quarta-feira (12).

As duas companhias operam cinco voos diários - todos com aviões a jato - entre a capital pernambucana e a ilha, sendo três pela Azul e dois pela Gol. Segundo a Anac, não estão incluídas na restrição aeronaves turboélice como os modelos ATR72 e Caravan.

"A medida deve-se à verificação de risco à segurança das operações, dos passageiros e tripulantes e será mantida até que o operador aeroportuário demonstre o cumprimento das determinações definidas no âmbito dos requisitos de segurança operacional", explicou a Anac ao determinar a restrição.

A agência disse ainda que estudos "indicaram o comprometimento funcional da superfície do pavimento" do aeroporto de Noronha. 

Em comunicado à imprensa, a Azul afirmou que as vendas de novos bilhetes estão suspensas até 31 de janeiro de 2023. Para mitigar os efeitos da restrição, a companhia irá usar aeronaves do modelo ATR72-600, que estão permitidas pela Anac, uma vez que as aeronaves a jato tendem a ter os motores danificados em razão das condições da pista, sobretudo nas turbinas. 

"A desagregação extrema do material utilizado nos reparos pode causar ingestão e danos aos motores, sobretudo em turbinas, além de possíveis danos na fuselagem e pneus das aeronaves", explicou a Anac. 

Entre os dias 12 e 31 de outubro, diz a Azul, a companhia manterá, com o ART72-600, suas três operações diárias regulares em cada sentido e outras duas ligações extras, que estão programadas para minimizar os impactos da restrição.

O embarque de clientes com bilhetes emitidos é a principal prioridade da Azul no momento, o que fez a companhia decidir por não vender novas passagens. "Após o atendimento de todos os clientes com bilhetes em mãos, os assentos remanescentes serão disponibilizados para comercialização", explicou a Azul.

No mais, a Azul informou que apoia a decisão da Anac e que "segue trabalhando com o Governo de Pernambuco, administração da Ilha e do aeroporto, para garantir apoio a todos os esforços que já estão em curso para a melhoria da infraestrutura no local". 

A Azul informou que, em breve, deverá anunciar uma nova malha para os próximos meses, com capacidade adicional.

Os voos da Azul do Recife a Fernando de Noronha serão com saídas às 8h, 9h10, 12h, 12h55 e 14h. No sentido contrário, às 11h20, 12h30, 15h20, 16h15 e 17h20.

Voos com embarques a partir de 1º de fevereiro seguem sendo comercializados normalmente pela Azul.

A Gol, que opera com dois voos diários entre o Recife e a ilha, também suspendeu a comercialização de passagens, mas não terá uma operação com outras aeronaves. 

A companhia disse que entrará em contato com clientes e moradores da ilha com passagens emitidas com destino ou partida de Fernando de Noronha "para as tratativas de acomodação, crédito ou cancelamento". A central de Atendimento da Gol, através do 0300 115 212 está à disposição. 

"A Gol informa ainda que está trabalhando com a Anac e com a administração do aeroporto para normalizar as operações assim que possível", finalizou a companhia.

O que diz o Governo do Estado
Por meio de nota, a Administração de Fernando de Noronha alegou estar "em constante entendimento com a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos e com a concessionária do aeroporto, DIX".

A administração presta "todo apoio necessário no sentido de garantir a manutenção das operações aéreas na ilha, enquanto a obra de requalificação da pista do aeroporto é realizada".

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) informou que as operações de pousos e decolagens de aeronaves em Fernando de Noronha não serão paralisadas.

"Para garantir a continuidade e a segurança das operações aéreas na ilha, as empresas irão adaptar suas operações, passando a operar com aeronaves mais leves, com motores altos e a hélice, invés de turbinas. A adequação atende à medida acautelatória publicada pela Anac", cita comunicado da Seinfra. Esse expediente, no entanto, não será adotado pela Gol, como citado pela companhia.

Além disso, a pasta disse que o Governo do Estado está investindo mais de R$ 60 milhões na requalificação completa do Aeroporto de Fernando de Noronha para adequá-lo aos modelos atuais e futuros de movimentação das aeronaves na ilha.

"A recuperação preliminar da pista de pouso e decolagem foi iniciada na quinta-feira (6) com a mobilização de materiais e equipamentos necessários para a execução de reparos. Esta obra tem duração prevista de 60 dias e, após a conclusão dessa fase, está prevista uma nova vistoria da Anac no equipamento", continuou a Seinfra.

As demais intervenções, que incluem a readequação de capacidade da pista; requalificação do pavimento; sistema de drenagem e implantação de sinalização, devem ser finalizadas em 12 meses.

Veja também

Lula diz que Petrobras tem ''crise de crescimento'' e diz que desentendimentos fazem parte
ESTATAL

Lula diz que Petrobras tem ''crise de crescimento'' e diz que desentendimentos fazem parte

''Tenho toda paciência do mundo'', diz Lula sobre troca do comando do Banco Central
MANDATO

''Tenho toda paciência do mundo'', diz Lula sobre troca do comando do Banco Central

Newsletter