Banco do Nordeste vai selecionar 21 startups para coworkings

Do total das vagas, dez são destinadas para o Recife, onde funcionará o o Coworking Hub de Inovação, no Porto Digital

Porto DigitalPorto Digital - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco/arquivo

Leia também

• MPF pede à Justiça suspensão do Sisu, Fies e Prouni por erros no Enem

• Temporal em Minas Gerais deixa ao menos dois mortos

• Bloco das Flores: lirismo é coroado no Carnaval do Recife

O Banco do Nordeste (BNB) vai movimentar o ecossistema de inovação de Recife, Salvador e Fortaleza. Estão abertas 21 vagas para que startups atuem em espaços de coworking, áreas compartilhadas, da instituição. Serão selecionadas dez empresas da capital pernambucana, seis no Ceará e mais cinco para a Bahia.

No Recife, o Coworking Hub de Inovação do Banco do Nordeste fica sediado no Porto Digital, e de acordo com o banco, o espaço é pensado para o trabalho autônomo e networking com grandes empresas e atores de diferentes áreas da inovação, facilitando a troca de experiências entre as empresas.

Leia também:
Serviço de coworking cresce 114% no País
Coworking lucra R$ 130 milhões e vira promessa


As inscrições para atuar em algum dos espaços estão abertas até o dia 6 de março e podem ser feitas pela internet. O edital com todas as condições de participação e o formulário para preenchimento estão disponíveis no site www.bnb.gov.br/inovacao/editais. O resultado será divulgado no dia 13 de março.

Podem participar do processo empresas de todos os estados nordestinos, norte de Minas Gerais ou do Espírito Santo. Porém, é preciso que as empresas desenvolvam soluções para temas como agronegócios; concessão, administração e recuperação de crédito; economia criativa; educação; energias renováveis; espaços inteligentes; finanças; microfinanças e inclusão financeira para microempreendedores; negócios de impacto social; saúde; serviços e processos de gestão para micro e pequenas empresas.

Além da atuação em uma dessas áreas, o modelo de negócio da startup deve ser aplicável na área de atuação do BNB. As empresas selecionadas poderão usar como endereço fiscal os espaços de coworking e usufruir de todas as vantagens que os equipamentos oferecem, como possibilidades de participações em eventos de fomento ao ecossistema de inovação, newtworking, compartilhamento de experiências e conhecimentos e redução de custos de salas de reuniões e internet.

De acordo com o superintendente estadual do Banco do Nordeste em Pernambuco, Ernesto Lima Cruz, o hub de inovação em Pernambuco será inaugurado já no dia 13 de fevereiro, e uma grande concorrência pelas vagas é esperado pelo banco. “O hub será inaugurado no dia 13 de fevereiro que será no Porto Digital. A expectativa é muito boa, deve ser uma concorrência grande. Tecnologia é algo que precisamos ter sintonia em um ambiente de transformação digital. Além disso as empresas podem ser financiadas ainda pelo nosso FNE Startup”, disse.

Veja também

Cidadão poderá contestar via Dataprev negativa do auxílio emergencial
Auxílio

Cidadão poderá contestar via Dataprev negativa do auxílio emergencial

Semana Brasil terá edição 2020 e deve ajudar na retomada da economia
Economia

Semana Brasil terá edição 2020 e deve ajudar na retomada da economia