Economia

Banco Mundial pede prudência a Trump

Trump anunciou nesta quinta que vai encontrar produtores de aço americanos e se comprometeu a mostrar "grande flexibilidade e cooperação com amigos verdadeiros"

Diretora do Banco Mundial, Kristalina GeorgievaDiretora do Banco Mundial, Kristalina Georgieva - Foto: Friends of Europe

A diretora do Banco Mundial, Kristalina Georgieva, advertiu nesta quinta-feira (08) o presidente americano Donald Trump contra uma guerra comercial e aconselhou-o a "avaliar cuidadosamente as consequências de sua decisão" de taxar as importações de aço e alumínio.

"Se você toma uma decisão, deve avaliar as consequências e depois informar sobre essas consequências", declarou durante uma entrevista coletiva em Bruxelas ao lado do vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen.

"As guerras comerciais não têm vencedor", advertiu Katainen, lembrando as "centenas de milhares de empregos perdidos nos Estados Unidos" quando o presidente George W. Bush impôs impostos sobre as importações de aço.

Leia também:
UE se prepara para anúncios protecionistas de Trump
Conselho Europeu adverte Trump que "guerras comerciais são ruins e fáceis de perder


"Quando o comércio encolhe, tem consequências para as pessoas mais pobres nos países ricos", alertou. "Os bens estão se tornando mais caros e isso tem um impacto nos orçamentos dos mais pobres", ressaltou.

"Nós não sabemos se o presidente Donald Trump vai assinar e ainda há alguma esperança de que não assine o que anunciou em sua conta no Twitter", disse Katainen. "É muito preocupante que o presidente Trump esteja tentando resolver o problema do déficit comercial erguendo barreiras alfandegárias. A história mostra que esse remédio não funciona", lamentou.

Trump anunciou nesta quinta que vai encontrar produtores de aço americanos e se comprometeu a mostrar "grande flexibilidade e cooperação com amigos verdadeiros que nos tratam justamente". O presidente republicano anunciou há uma semana sua intenção de impor 25% de taxas sobre as importações de aço e 10% sobre o alumínio.

Veja também

Apesar de preços mais altos, Páscoa movimenta comércio na Região Metropolitana do Recife
Páscoa

Apesar de preços mais altos, Páscoa movimenta comércio na Região Metropolitana do Recife

Campos Neto: Respeitamos todas as críticas, mas missão do BC é trazer inflação para meta
INFLAÇÃO

Campos Neto: Respeitamos todas as críticas, mas missão do BC é trazer inflação para meta

Newsletter