Economia

BC anuncia plataforma de educação financeira de bancos para outubro de 2021

Projeto piloto será entregue em janeiro de 2021

Banco Central do BrasilBanco Central do Brasil - Foto: Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou que os bancos vão oferecer uma plataforma de educação financeira a partir de outubro de 2021. Com a ferramenta, as instituições participantes poderão criar programas de recompensas semelhante ao de milhagens, com acúmulo de pontos.
 
"Essas recompensas serão desenhadas por cada instituição financeira", explicou o presidente do BC na abertura da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira nesta segunda-feira (23).
 
O projeto piloto, segundo Campos Neto, será entregue em janeiro do próximo ano. A plataforma, feita em parceria com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), permitirá que o cliente faça um diagnóstico de sua saúde financeira. Além disso, terá informações e cursos personalizados sobre o tema.
 
A iniciativa foi anunciada pela autarquia em janeiro deste ano e a expectativa era que a plataforma fosse lançada até junho.
 
"Um dos primeiros passos para a construção de uma plataforma inovadora é a criação de um indicador de saúde financeira do brasileiro, para o qual está sendo realizada uma pesquisa de campo com 10 mil brasileiros", afirmou o presidente do BC.
 
Além disso, a autoridade monetária anunciou um projeto que tem o objetivo de levar educação financeira ao ensino fundamental das escolas públicas, chamado de Aprender Valor. "O projeto está em sua etapa piloto, com a participação em seis unidades da Federação [Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Paraná]", disse Campos Neto.


"Com a expansão para os demais estados, a partir do segundo semestre de 2021, o Aprender Valor tem o potencial de chegar aos cerca de 21 milhões de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas de todo o país", completou.
 
Para as famílias que perderam renda com a pandemia da Covid-19, o BC disponibilizou em seu site uma página sobre "educação financeira em tempos de coronavírus", com informações para auxiliar na reorganização financeira.

 

Veja também

Campos Neto: Respeitamos todas as críticas, mas missão do BC é trazer inflação para meta
INFLAÇÃO

Campos Neto: Respeitamos todas as críticas, mas missão do BC é trazer inflação para meta

BC: Posição cambial líquida está em US$ 238,373 bilhões
BRASIL

BC: Posição cambial líquida está em US$ 238,373 bilhões

Newsletter