Economia

BC limitou a tarifa de uso do cartão de débito para reduzir custos no comércio

A taxa de intercâmbio é paga pelo credenciador do estabelecimento comercial ao emissor do cartão de débito do portador

As dívidas com cartão de crédito estão entre as que mais atingem os brasileirosAs dívidas com cartão de crédito estão entre as que mais atingem os brasileiros - Foto: Arquivo / Agência Brasil

A partir de 1º de outubro de 2018, a tarifa de intercâmbio média de cartões de débito será de 0,50% do valor da transação e a tarifa máxima ficou limitada a 0,80%. A taxa de intercâmbio é paga pelo credenciador do estabelecimento comercial ao emissor do cartão de débito do portador, determinante para o preço cobrado do estabelecimento comercial (taxa de desconto). A regulação dessa tarifa específica é praticada internacionalmente, disse o Banco Central (BC).

Segundo o BC, nos últimos oito anos, a taxa de intercâmbio dos cartões de débito aumentou de 0,79% da transação para 0,82% , enquanto a taxa de desconto caiu de 1,60% da transação para 1,45%. Para garantir que haja reduções adicionais nessas tarifas, o BC decidiu limitar o nível da tarifa de intercâmbio.

Leia também:
BC pede juros menores para quem compra com cartão de crédito
Maioria dos brasileiros compra mais com cartão de crédito


"Com a medida, a expectativa é que essa redução seja repassada pelo credenciador ao estabelecimento comercial e deste para o consumidor, por meio da concorrência e, também, da possibilidade de diferenciação de preços", diz o BC.

Veja também

Governo fez trabalho muito criterioso em decisão sobre aço, afirma Alckmin
Alckmin

Governo fez trabalho muito criterioso em decisão sobre aço, afirma Alckmin

Malásia habilita 4 frigoríficos do Brasil para exportação de carne de frango halal
Malásia

Malásia habilita 4 frigoríficos do Brasil para exportação de carne de frango halal

Newsletter