Os candidatos deverão passar, ao menos, por cinco etapas de seleção
Os candidatos deverão passar, ao menos, por cinco etapas de seleçãoFoto: Divulgação

O Sistema FIEPE está com as vagas abertas nas áreas administrativa e educacional, além de oportunidades de estágios, para as unidades da Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI-PE) e do Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE). Ao todo, são 151 vagas abertas com inscrições disponíveis até o dia 26 de fevereiro.

Segundo a gerente de Gestão de Pessoas do Sistema FIEPE, Milena Godoy, as inscrições devem ser realizadas por meio dos sites do SENAI (www.pe.senai.br) e do SESI (www.pe.sesi.br) na seção ‘Trabalhe conosco’ . “Lá, todas as vagas estão detalhadas com as respectivas orientações para candidatura, como cargo e forma de se inscrever para as oportunidades disponíveis em cada instituição”, destacou.

Os requisitos variam de acordo com as oportunidades, porém é preferível que os interessados tenham ensino superior completo e especialização em sua área de atuação. Os candidatos deverão passar, ao menos, por cinco etapas de seleção, como análise curricular, provas técnicas e práticas, avaliação didático-pedagógica e entrevistas.

Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, compareceu ao evento do SENAI
Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, compareceu ao evento do SENAIFoto: Divulgação

Uma solenidade alegre e de muita emoção marcou a noite desta terça-feira (18), durante a formatura de 211 alunos dos cursos técnicos do SENAI Petrolina, realizada na própria escola. O encontro, que apresentou os concluintes dos cursos de Administração, Alimentos, Eletromecânica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Refrigeração e Climatização ao mercado de trabalho regional, foi aberto pelo presidente do Sistema FIEPE, Ricardo Essinger.

“Sabemos o quanto o mercado de trabalho em Petrolina é concorrido, mas vocês, hoje, são profissionais de excelência e estão qualificados para aumentar a produtividade das indústrias regionais. Boa sorte e um futuro brilhante para cada um dos novos técnicos”, enfatizou Essinger.

O prefeito do município, Miguel Coelho, também chamou a atenção para o número de novos profissionais e a quantidade e qualidade dos cursos oferecidos na cidade. “Os cursos técnicos são uma das modalidades de qualificação mais demandadas no mercado de trabalho em todo País. Aqui não é diferente e Petrolina também prefere os alunos egressos dessa escola. Venham trabalhar conosco e ajudar a nossa cidade a crescer mais ainda”, convidou.

Após a leitura do juramento, feita pelo formando do curso técnico em Eletrotécnica, Welton Rodrigues, os concluintes receberam os certificados e a oradora das turmas, Ysla Raiane, relembrou momentos significativos na escola. “Foram tempos muito enriquecedores, momentos de construção, trocas e aprendizado. Aprendemos muito e estamos prontos para atuarmos nas nossas áreas”, ressaltou. Falaram, ainda, durante a solenidade a diretora regional do SENAI Pernambuco, Camila Barreto; a diretora de Educação, Carla Abigail; e o gerente da unidade e gestor regional do sistema FIEPE, Flávio Guimarães.

Também fizeram uso da palavra o patrono dos formandos, Valnei de Amorim, que atua como supervisor da Unidade de Manutenção de Subtransmissão do Interior da Celpe, e a paraninfa das turmas, a docente Bruna Nascimento. Um estudo realizado pelo SENAI revelou que, até 2023, a indústria pernambucana irá precisar de mais de 270 mil profissionais qualificados e que os cursos técnicos são uma das modalidades de qualificação que poderão atender à essa demanda.

Não há pré-requisitos para a candidatura
Não há pré-requisitos para a candidaturaFoto: Divulgação

Recife, fevereiro de 2020 - A Stone, fintech serviços financeiros, tem novas oportunidades de emprego abertas em Pernambuco, na região do Vale do São Francisco e nas cidades de Recife e Gravatá. As novas contratações visam acompanhar o ritmo acelerado de crescimento da companhia, que em 2018 duplicou sua carteira de clientes.

As vagas - para o time comercial - contam com salário a partir de R$ 3.254,00 (fixo + variável), relacionado ao cumprimento de metas. Além disso, a empresa oferece vale alimentação e refeição, vale transporte, seguro saúde e odontológico, seguro de vida, auxílio creche e auxílio academia.

“Pernambuco é um polo estratégico para a companhia. Por isso estamos investindo em oportunidades de emprego na região que nos permita continuar crescendo e atendo bem aos nossos clientes”, explica Augusto Lins, Presidente da Stone.

“Nosso modelo de atuação da Stone é diferenciado, pois sabemos que o Brasil vai muito além das capitais. Somos movidos por empreendedores espalhados por todo o País. Precisamos reforçar ainda mais nossos times locais para atender com excelência nossos clientes pernambucanos”, completa.

Para se candidatar e descobrir as vagas com as quais mais se identifica e a cidade mais próxima de você, é só acessar bit.ly/StoneVagas. Não há pré-requisitos para a candidatura. No entanto, já ter atuado na área desejada é um diferencial. A Stone está em busca de pessoas alinhadas à sua cultura e que queiram transformar o setor de meios de pagamentos no Brasil.

Um dos primeiros unicórnios brasileiros, a Stone abriu capital na bolsa eletrônica Nasdaq, em Nova York, em outubro de 2018. A companhia tem como propósito facilitar a vida do empreendedor brasileiro, permitindo-o vender mais, gerir melhor seu negócio e crescer sempre, com uma oferta diferenciada de soluções de pagamento e gestão, além de atendimento personalizado.

Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação estadual, Alberes Lopes, um dado que ainda é precisa ser melhor avaliado é o número de pessoas trabalhando por conta própria
Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação estadual, Alberes Lopes, um dado que ainda é precisa ser melhor avaliado é o número de pessoas trabalhando por conta própriaFoto: Divulgação

O Estado ficou em quarto lugar no ranking nacional, mostrando queda na quantidade de pessoas sem qualquer tipo de trabalho Os dados da PNAD de 2019 mostram que Pernambuco teve uma das melhores taxas do Brasil no tocante à desocupação, caindo de 15,5 pontos percentuais (p.p) para 14 p.p em relação ao ano passado.

O Estado está entre os sete do País que tiveram queda no número de trabalhadores desocupados, destacando-se na quarta posição do ranking positiva do ranking nacional. Ou seja, em relação a 2018, das 27 unidades da federal, houve queda na desocupação em sete unidades da federação, incluindo o Distrito Federal: Amapá (-4,1 p.p.), Alagoas (-2,3 p.p.), Maranhão (-1,9 p.p.), Pernambuco (-1,4 p.p.), Rio de Janeiro (-1,1 p.p.), São Paulo (-0,9 p.p.) e Santa Catarina (-1,0 p.p.). Na análise por região, entre os nove estados nordestinos, Pernambuco ficou em terceiro lugar na queda do número de desocupados, dados que incluem o trabalho com carteira assinada e sem carteira assinada, medindo também a quantidade de informais. O Estado atingiu 48,8 pontos percentuais no número de pessoas no mercado informal, uma variação de 0,6 p.p em relação ao ano passado. "Ainda temos o melhor resultado entre os estados do Nordeste no tocante às pessoas que estão no mercado de trabalho informal", declarou o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação estadual, Alberes Lopes. Para o secretário, os dados do Brasil mostram o impacto da Reforma Trabalhista e da Reforma da Previdência.

"Em Pernambuco, o número da informalidade cresceu 0,6 p.p em relação ao ano passado, mas, ao mesmo tempo, Pernambuco foi um dos Estados que mais reduziu a taxa de desocupação. Estamos em 4º lugar no ranking nacional no tocante à redução da taxa de desocupação, que envolve trabalhadores com empregos formais e informais. Em relação ao ano passado, reduzimos a informalidade de 15,5 pontos percentuais para 14 pontos percentuais, uma variação positiva de 1,5 pontos", destacou.

Segundo o secretário, um dado que ainda é precisa ser melhor avaliado é o número de pessoas trabalhando por conta própria, cujo recorte da PNAD revela que, no quarto trimestre de 2019, Pernambuco ficou em 11º lugar. "Acredito que esta seja uma forma positiva que o pernambucano encontrou para enfrentar a crise. É por isso que nossos cursos de qualificação preparam para o mercado de trabalho com carteira assinada, mas, ao mesmo tempo, apostam no empreendedorismo, na força de reação dos nossos trabalhadores", declarou. "Tivemos 14 programas em 2019 que apostaram na força criativa do pernambucano, entre eles o Fortalece Talentos e o Crédito Popular", frisou.

Carteira de trabalho
Carteira de trabalhoFoto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Confira o quadro de vagas de empregos nas Agências Estaduais do Trabalho referente a esta terça-feira (18). As oportunidades foram divulgadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq). Há 203 oportunidades, das quais 53 são exclusivas para pessoas com deficiência e 1 temporárias. O quadro apresenta as oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais.

Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq

Vagas de emprego
Vagas de empregoFoto: Pixabay

A MRV está com duas vagas abertas para o cargo de gerência de vendas e credenciando 55 corretores autônomos até o próximo dia 20 para atuação no Grande Recife e na cidade de Caruaru. Os interessados podem enviar o currículo, sinalizando o cargo, para o email [email protected] e [email protected]

Para ocupar a gerência, os interessados devem ter concluído o curso de Ensino Superior em qualquer área e ter experiência em gestão comercial. Após a seleção, o gerente vai atuar na liderança com os corretores autônomos, acompanhando os indicadores da área comercial e de produtividade, realizando treinamento das equipes e avaliando resultados diariamente.

Para atuar como corretor autônomo, é preciso estar cursando a formação superior e já ter trabalhado com vendas em quaisquer segmentos. A carga horária é flexível e o aprovado recebe incentivos para obtenção do credenciamento do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Pernambuco. Além disso, receberá treinamentos sobre vendas e imersão na empresa.

Abreu e Lima
Abreu e LimaFoto: Divulgação/Prefeitura de Abreu e Lima

A Prefeitura de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, abre inscrições nesta segunda (17), para um novo concurso público no município. O edital traz um total de 1.408 vagas, incluindo cadastro de reserva, para cargos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração inicial é de até R$ 5 mil. As inscrições seguem até 23 de março.

A seleção oferece 1.408 vagas totais, sendo 523 imediatas e 885 de cadastro de reserva, que são distribuídas entre cargos de níveis fundamental, médio e superior em diversas áreas. Confira todas as vagas nos editais dos níveis fundamental e médio e do nível superior.

A inscrição custa R$ 40 para nível fundamental, R$ 50 para nível médio e R$ 70 para nível superior. As provas objetivas serão aplicada em 24 de maio para os níveis fundamental e médio e 31 de maio para o nível superior. Os interessados devem se inscrever no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora do certame, mediante o pagamento da taxa.

Outras informações podem ser vistas através do site da prefeitura de Abreu e Lima.

Aulas irão ocorrer na Sala da Mulher Empreendedora, no Espaço Cidadania, localizado no Mercado das Mangueiras, em Prazeres.
Aulas irão ocorrer na Sala da Mulher Empreendedora, no Espaço Cidadania, localizado no Mercado das Mangueiras, em Prazeres.Foto: Chico Bezerra/Prefeitura de Jaboatão

A Secretaria Executiva da Mulher da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes abre inscrições, nesta segunda-feira (17), para cinco cursos gratuitos de qualificação profissional nas áreas de Corte e Costura, Design de Sobrancelhas, Cupcake, Sobremesas Geladas e Hambúrguer Gourmet. Ao todo, serão ofertadas 200 vagas.

As aulas serão ministradas no Espaço Cidadania, localizado no primeiro andar do Mercado das Mangueiras, em Prazeres, um equipamento que reúne diversos setores da administração pública para prestar serviços à população.

As inscrições poderão ser realizadas diretamente no site da prefeitura até a próxima quarta-feira (19). As aulas terão início em 9 de março. Os cursos são voltados a mulheres residentes no município do Jaboatão dos Guararapes, sendo, portanto, necessário apresentar identidade, CPF, comprovante de residência e escolaridade.

Agendão de concursos e seleções
Agendão de concursos e seleçõesFoto: Lehi Henri / Arte FolhaPE

Pernambuco
Autarquia Educacional de Salgueiro
Vagas: 132 (professor, bibliotecário e agente)
Remuneração: R$ 1996,00 a R$ 3109,00
Nível: médio e superior
Prazo: até 15 de março
Taxa: R$ 100,00 a R$ 130,00
Inscrições: www.idib.org.br
________________________________________
Câmara Municipal de Salgueiro
Vagas: 36 (técnico, auxiliar e agente)
Remuneração: R$ 998,00 Até R$ 2600,00
Nível: fundamental, médio, técnico e superior
Prazo: até 19 de fevereiro
Taxa: R$ 60,00 a R$ 130,00
________________________________________
Prefeitura do Recife
Vagas: 72
(agente comunitário de saúde)
Remuneração: R$ 1.250,00
Nível: médio
Inscrições: 3 de março
Taxa: R$ 33,40
Inscrições: www.upenet.com.br
________________________________________
Prefeitura do Recife
Vagas: 301 (analista e assistente em diversas especialidades na Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos. Para nível superior, poderão concorrer profissionais com formação em Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Letras)
Remuneração:
R$ 1.166,01 a R$ 2.221,77
Nível: médio e superior
Prazo: até 14h de 3 de março
Taxa: R$ 86 a R$ 120
________________________________________
Prefeitura de Lajedo
Vagas: 107 (professor, guarda municipal e agente)
Remuneração: R$ 998,00
a R$ 1841,41
Nível: médio e superior
Prazo: até 28 de fevereiro
Taxa: De R$ 85,00 a R$ 105,00
________________________________________
Prefeitura de Palmares
Vagas: 147
(diversos cargos para atuar nas secretarias de Saúde, Finanças, Educação e Administração)
Remuneração: não informado
Nível: fundamental,
médio e superior
Prazo: até 8 de março
Taxa: R$ 70,00 (fundamental), R$ 82 (médio) e R$ 115 (superior)
Inscrições: www.upenet.com.br
________________________________________
norte/ Nordeste
Conselho Regional de Farmácia do Maranhão
Vagas: 31 e cadastro de reserva (analista em várias áreas)
Remuneração: R$ 2.508 a R$ 5.287
Nível: médio e superior
Prazo: até 28 de abril
Taxa: R$ 100,00
Inscrições: www.fsadu.org.br
________________________________________
Universidade Federal do Ceará
Vagas: professor efetivo,substituto, temporário e visitante
Remuneração: R$ 6.684,19
Nível: superior
Prazo: 12 de março
Taxa: R$ 513,00
Inscrições: www.ufc.br ou www.progep.ufc.br
________________________________________
Outras regiões/ Nacional
Agência de Defesa Agropecuária do Paraná - Adapar
Vagas: 80 (técnico de manejo em meio ambiente e médico veterinário)
Remuneração: R$ 2.671,97 a R$ 6.679,93
Nível: técnico e superior
Prazo: até 2 de abril
________________________________________
Força Aérea Brasileira
Vagas: 150 (farmacêutico, engenheiro, dentista, oficial de apoio e capelão)
Remuneração: R$ 7.490,00 Até R$ 8.245,00
Nível: superior
Prazo: até 27 de fevereiro
Taxa: R$ 130,00
________________________________________
Ministério Público Militar
Vagas: 06 (promotor de Justiça nas Procuradorias do Recife, Rio de Janeiro, Bajé/RS, Manaus/AM e Belém/PA.
Remuneração: R$ 33.689,11
Nível: superior (Direito)
Taxa: R$250,00
Prazo: até às 23h59min do dia 19 de fevereiro, no horário oficial de Brasília-DF.
Inscrições: www.mpm.mp.br/12cpjm
________________________________________
Marinha do Brasil
Vagas: 966 (900 marinheiros, 44 médicos, 25engenheiros, 4 quadros técnicos e 4 dentistas)
Remuneração:
R$ 1.303,00 a R$ 9.070,00
Nível: médio e superior
Prazo: até 23 de março
Taxa: R$ 25,00 a R$ 126,00
________________________________________
Conselho Regional de Química do Ceará - 10ª Região
Vagas: 24 (auxiliar administrativo e agente fiscal)
Remuneração:
R$ 2.100,00 a R$ 3.300,00
Nível: médio e superior
Prazo: até 20 de fevereiro
Taxa: R$ 50,00 e R$ 55,00
Inscrições:
________________________________________

Procuradoria Geral do DF
Vagas: 100 (57 para analista jurídico e 43 para técnico)
Remuneração:
R$ 4.720,00 a R$ 7.300,00
Nível: médio e superior
Prazo: até 20 de fevereiro
Taxa: R$ 54 (técnico)
e R$ 78 (analista).
________________________________________
Seleções e Estágios
Comissão Nacional de Residência Médica
Vagas: 141 (residência médica)
Remuneração: R$ 3.330,43
Nível: superior (Medicina)
Taxa: R$ 490,00
Prazo: até 27 de fevereiro
________________________________________
Hospital Veterinário (PCR)
Vagas: 2 (estudantes do 6º período de medicina veterinária)
Bolsa: R$ 350,00 + R$ 77,00 de alimentação)
Nível: superior incompleto
Prazo: até 19 de fevereiro
Taxa: não.
Inscrições: Os interessados devem levar o currículo impresso para a sede da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife (Seda), localizada no 5º andar do edifício-sede da Prefeitura, localizada na Avenida Cais do Apolo, n° 925, Bairro do Recife.
________________________________________
Neoenergia
Vagas: estágio (quantidade não informada). Vagas destinadas para BA, PE, RJ, RN e SP.
Bolsa: não informada.
Nível: estudantes universitários
com formação entre Julho de 2021 e Dezembro de 2022.
Prazo: até 28 de fevereiro
________________________________________
Concursos Previstos
Vários órgãos já solicitaram abertura de concurso ao Governo Federal e aguardam aprovação, entre eles:
- Reciprev
- AGU
- Polícia Federal
- Polícia Rodoviária Federal
- INSS
- Banco Central
- Banco do Brasil
- Caixa Econômica Federal
- Conselho Nacional do MP

Conheça a matriz SWOT, ferramenta de gestão estratégica de empresas que também pode ser usada no planejamento e desenvolvimento de carreira
Conheça a matriz SWOT, ferramenta de gestão estratégica de empresas que também pode ser usada no planejamento e desenvolvimento de carreiraFoto: Arte FolhaPE

A promoção no emprego é uma das metas mais buscadas no mundo corporativo, mas nem sempre esse reconhecimento chega de forma imediata. Muitos se perguntam porque não conseguem ser promovidos, apesar dos esforços empregados para esse objetivo. Para ajudar a aumentar as chances de crescimento na carreira, a Folha de Pernambuco apresenta uma ferramenta de planejamento muito usada na gestão de empresas que pode ser muito bem empregada para criar um plano de ação profissional focado no desenvolvimento profissional.



A matriz SWOT é utilizada para traçar o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). No Brasil, a técnica também é conhecida pela sigla “FOFA”. A técnica é atribuída a Albert Humphrey, pesquisadorda Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970. Consiste na avaliação de forças e deficiências que podem levar à oportunidades para a empresa ou abrir espaço para ameaças no mercado.

Trazendo a ferramenta para o campo pessoal dentro de uma empresa, podemos usar esse conhecimento de gestão estratégia para identificar o caminho que precisa ser percorrido até a promoção no emprego. Esse diagnóstico é difícil de ser feito, pois nem todos gostam ou sabem elencar as próprias fraquezas. Numa entrevista de emprego, por exemplo, para descrever os próprios defeitos, muitos apontam o "perfeccionismo", atributo que não é necessariamente negativo. É compreensível que as fraquezas não possam transparecer nas entrevistas de emprego, mas conhecê-las é o primeiro passo.

“A empresa que é atuante tem um plano de carreira. Antenado com isso, o colaborador precisa estar pronto para quando a oportunidade surgir. Porque ele tem a possibilidade de seguir esse plano de carreira e, ao logo desse período que está em um cargo abaixo, pode se preparar para quando surgir a oportunidade ele possa ser aproveitado e a empresa não precise buscar no mercado”, explica o consultor em Gestão de Pessoas e coach de carreiras, André Felipe Siqueira.

Segundo André, assim como as organizações, os profissionais também precisam ter um plano estratégico. “Quando a pessoa não sabe a necessidade do cargo nem tem um planejamento de carreira, não valoriza o seu capital intelectual e humano”, avalia.

“Além do plano de carreira, ele precisa ter um plano de capacitação. A própria empresa muitas vezes banca ou divide com o colaborador o custo para fazer cursos fora, e etc”, sugere André Felipe. Esse investimento é o que vai torná-lo apto a alcançar cargos mais elevados. “Qual é o desfaio para o profissional que deseja a promoção? É tornar os pontos fracos em pontos fortes”, diz o consultor.

Após identificar e listar os pontos fortes e fracos, é preciso trabalhar as deficiências fazendo um plano de ação. Com isso, as ameaças externas, ou seja, profissionais mais capacitados no mercado, ficam menores e aumentam as chances de atingir a promoção.

“quando a pessoa não sabe a necessidade do cargo nem tem um panejamento de carreira, não valoriza o seu capital intelectual e humano. o desafio é tornar pontos fracos em pontos fortes”

“quando a pessoa não sabe a necessidade do cargo nem tem um panejamento de carreira, não valoriza o seu capital intelectual e humano. o desafio é tornar pontos fracos em pontos fortes” - Crédito: Leo Malafaia / Folha de Pernambuco

 

infográfico

Crédito: Arte FolhaPE

 

 

comece o dia bem informado: