As profissões que mais crescem no Brasil e no mundo são da área tecnológica ou tem relação com o universo digital. Saiba como buscar formação para aproveitar as oportunidades  trazidas por essa tendência de mercado
As profissões que mais crescem no Brasil e no mundo são da área tecnológica ou tem relação com o universo digital. Saiba como buscar formação para aproveitar as oportunidades trazidas por essa tendência de mercadoFoto: Arte FolhaPE

Em um mundo cada dia mais digital e interativo, o campo da tecnologia segue impulsionando o mercado de trabalho e criando novas demandas em todas as profissões. Até carreiras mais tradicionais como a de advogados, médicos ou engenheiros passaram a incorporar de forma crescente a tecnologia da informação em seus processos cotidianos. A Folha de Pernambuco buscou especialistas da área para falar desse universo e sugerir caminhos para quem deseja ingressar nesse setor.



Pesquisa recente da empresa LinkedIn revela que das 15 profissões que tendem a crescer em 2020, 13 são da área tecnológica. Em primeiro lugar, o gestor de mídia sociais crescerá, em média, 122% ao ano. Em seguida, o engenheiro de cibersegurança terá crescimento de 115%. Outras especialidades como a de cientista e engenheiro de dados, especialista em inteligência artificial e programador de Java Script também se destacaram entre as mais promissoras.

Entre os fatores que provocam essa alta demanda por profissionais de tecnologia estão o desenvolvimento da economia criativa, a consolidação e popularização dos aplicativos de entregas e outras inovações como o compartilhamento de caronas, hospedagens e a chamada tecnologia disruptiva, ou seja, produtos e serviços que rompem com os padrões estabelecidos nos diversos segmentos profissionais.

“O crescimento dessas profissões da área de tecnologia se deve, sobretudo, pela transformação digital que o mundo vem passando. Todos os processos hoje tem sido mediados pela tecnologia, do atendimento ao cliente ao estoque, toda parte de formação das empresas passam pela área. Isso requer que mais profissionais sejam formados e talvez explique o crescimento dessas profissões que foi feita pelo LinkedIn”, avalia Marcela Valença, gerente do Eixo de Pessoas do Porto Digital.

Ela conta que apesar da alta demanda, em Pernambuco ainda há carência de mão de obra qualificada e isso tem a ver com a falta de informação sobre esse segmento de mercado. “A gente precisa ter uma mudança de cultura porque as famílias tradicionalmente entendem que existem algumas profissões que dariam sucesso às pessoas”, diz Marcela.

Para mudar esse quadro, empresas como o Porto Digital tem atuado não só na formação de pessoas que já atuam na área como de profissionais que nunca tiveram contato com tecnologia, por meio de parcerias com outras empresas, escolas e universidades.
Flávia Brito, CEO da Bidweb, empresa de segurança digital, relata que não por acaso sua empresa cresceu três dígitos em 2018. Além de ser uma das especialidades mais demandadas, a segurança de dados é a mais bem paga. Esse crescimento acompanha a mudança nas leis em relação ao tema. Uma nova legislação foi regulamentada tanto na Europa quanto nos Estados Unidos e deve entrar em vigor no Basil em agosto deste ano, regulamentando a segurança e proteção e privacidade de dados. “Existe uma demanda crescente para aplicações a serem desenvolvidads de inteligência artificial, correlacionamento de dados e tudo isso precisa da mão de obra qualificada para se desenvolver”, afirma.

E para ajudar a recrutar profissionais, Porto Digital realizará, em 2020, uma ação na capital e interior do estado chamada Central de Pessoas. “Nós estamos juntando um conjunto de empresas e vendo quais são as necessidades por profissionais”, explica Marcela Valença.

Formação

O Porto Digital lançou, em junho de 2019, em parceria com instituições de ensino superior, cursos de formação e capacitação na área de desenvolvimento de software e negócios. As matrizes curriculares foram construídas com a participação do conjunto de empresários do parque para atender à demanda atual por profissionais e garantir o crescimento sustentável do polo tecnológico.

Entre os diferenciais desses cursos está a residência. A ideia, emprestada dos cursos de medicina, é que esses profissionais em formação já se integrem às empresas do parque por meio de imersão. “A gente entende que, em grande medida, os cursos que estão sendo ofertados estão desconectados com as necessidades do mercado. A ideia é que os alunos estejam imersos desde o primeiro momento nas empresas”, explica Marcela.

"O crescimento dessas profissões da área de tecnologia se deve, sobretudo, pela transformação digital que o mundo vem passando", avalia Marcela Valença, Gerente do Eixo de Pessoas do Porto Digital - Crédito: Artur Mota / Folha de Pernambuco

“Existe uma demanda crescente para aplicações a serem desenvolvidads de inteligência artificial, correlacionamento de dados e tudo isso precisa da mão de obra qualificada

“Existe uma demanda crescente para aplicações a serem desenvolvidads de inteligência artificial, correlacionamento de dados e tudo isso precisa da mão de obra qualificada", diz Flávia Brito, CEO da Bidweb, empresa de segurança digital - Crédito: Artur Mota / Folha de Pernambuco


 

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)Foto: Divulgação/UFPE

O Portal UFPE é um pré-vestibular gratuito vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE (PROEXC), integrado por estudantes de vários cursos da UFPE e de outras instituições, sendo mais de 100 voluntários, tendo como objetivo principal promover a educação como fator de transformação social.

O projeto, fundado em 2003, oferece há 17 anos ensino gratuito aos alunos e egressos da rede pública de ensino que possuem o interesse em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros vestibulares tradicionais no país.

Muitos alunos e alunas do projeto já ingressaram na universidade em diversos cursos e hoje já podem ver seus sonhos mais próximos de se realizarem. Ainda, o projeto obteve diversos avanços em sua estrutura física: dispõe da estrutura da universidade, as salas de aulas possuem ambiente climatizado e as aulas são ministradas com auxílio de recursos tecnológicos, com o uso de computadores e projetores.

As aulas acontecem de segunda a sexta, de 18h às 21h45, no NIATE CCS/CCB, aos sábados de 8h às 17h, no auditório Adélia Hatem e aos domingos (eventualmente) de 8h às 12h. O Portal UFPE oferece também apoio pedagógico e monitorias de todas as disciplinas em dias e horários variados, a fim de atender às necessidades individuais dos/das estudantes.

As inscrições para 2020 estão abertas e podem participar estudantes matriculados/as, em 2020, no 3ª ano do Ensino Médio ou que já concluíram os estudos, desde que sejam estudantes oriundos/as do sistema público de ensino, em qualquer uma de suas esferas (municipal, estadual ou federal). O ingresso acontece por meio de 2 (duas) fases: prova objetiva e entrevista, respectivamente. Serão ofertadas 140 vagas para o ano de 2020 e os interessados devem fazer as inscrições online ou presencial. As inscrições online acontecem desde do dia 20 (vinte) de dezembro e vão até o dia 20 (vinte) de janeiro, a qual pode ser realizada através do link: even3.com.br/portal2020.

No caso das presenciais, iniciaram no dia 06 (seis) e seguem até o dia 30 (trinta) de janeiro. Para realizar a inscrição o candidato precisará levar o RG e dirigir-se ao Centro de Ciências Sociais (CCS) – situado ao lado do Hospital das Clinicas – a partir das 08 horas às 17 horas. Para efetuar a inscrição será cobrada uma taxa de 20 (vinte) reais. A 1ª etapa acontecerá no dia 02/02/2020 no NIATE CCB/CCS (UFPE) das 08h15 às 12h15.

Para mais informações basta pesquisar as redes sociais do projeto no Instagram com o @portalufpe e na página PORTAL UFPE no Facebook, entrar em contato pelos seguintes números: (81) 98961-4699, (81) 99661-1285 e (81) 98809-8420 ou pelo E-mail: [email protected]

As matrículas podem ser feitas na sede da escola, na Rua Antônio Vidal – nº 68, Afogados da Ingazeira
As matrículas podem ser feitas na sede da escola, na Rua Antônio Vidal – nº 68, Afogados da IngazeiraFoto: Divulgação

A Escola Municipal de Música Bernardo Delvanir Ferreira abriu matrículas para diversos cursos, num total de 70 vagas, distribuídas entre os cursos de iniciação musical e instrumentos – violão, teclado, trombone, trompete, clarinete, violino clássico, viola clássica, violoncelo e bateria.

As matrículas podem ser feitas na sede da escola, na Rua Antônio Vidal – nº 68, nos horários de oito ao meio-dia e de duas às cinco da tarde. Para matrícula, são necessárias a declaração da escola regular em que o aluno está matriculado, xerox da certidão de nascimento ou RG e comprovante de residência. A matrícula e as aulas são gratuitas, ofertadas como política pública da Prefeitura de Afogados da Ingazeira.

As matrículas se encerrarão quando do preenchimento das vagas disponíveis. A previsão para início das aulas é no próximo dia 10 de Fevereiro.

Um bom desempenho no estágio pode representar a garantia de uma vaga como profissional na empresa ao término do seu curso
Um bom desempenho no estágio pode representar a garantia de uma vaga como profissional na empresa ao término do seu cursoFoto: Divulgação

2020 começou com oportunidade de ingresso no mercado de trabalho, em Caruaru, através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As seleções de estágio abertas são para Publicidade e Propaganda, Comunicação Social, Administração, Licenciatura em Letras ou Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Design, Ensino Médio e Design de Moda ou Marketing.

A oportunidade em Publicidade e Propaganda ou Comunicação Social é destinada para estudantes que estejam cursando partir do 3º período da graduação e disponibilidade de trabalhar de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. É necessário ter conhecimento em pacote Adobe e Design Gráfico. A remuneração oferecida é de R$ 400 + R$ 100 auxílio transporte.

Vaga em Comunicação Social para alunos a partir do 3º período. Exige-se conhecimento em Corel Draw, pacotes Adobe, Fotografia e Design Gráfico. O horário de trabalho é de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 17h30. A bolsa oferecida é de R$ 400 + R$ 100 auxílio transporte.

Estudantes cursando a partir do 1º período de Administração podem se candidatar para a vaga na área. É necessário ter conhecimento em pacote Office e disponibilidade para trabalhar de segunda a sábado, das 8h às 14h. A remuneração oferecida é de R$ 600 + R$ 100 auxílio transporte.



Seleção também em Licenciatura em Letras ou Jornalismo. Alunos a partir do 4º período da graduação podem participar. A bolsa oferecida é de R$ 600 + R$ 100 auxílio transporte. Disponibilidade de horário de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.

Vaga para alunos a partir do 3º período de Publicidade e Propaganda ou Design que tenham disponibilidade de segunda a sexta-feira, 12h30 às 17h30. Exige-se conhecimento em Corel Draw, pacotes Adobe, Fotografia e Design Gráfico. A remuneração oferecida é de R$ 400+ R$ 100 auxílio transporte.

Duas vagas para alunos do Ensino Médio. Ambas oferecem bolsa no valor de R$ 500 + 50 auxílio transporte e exigem conhecimento no pacote Office Básico e disponibilidade de seis horas diárias. Os horários de trabalho são diferentes, para uma das oportunidades é de 7h às 13h e para a outra é de 13h às 18h.

Oportunidade em Design de Moda ou Marketing. O candidato precisa cursar a partir do 3º período e ter conhecimento no pacote Office. A remuneração oferecida é de R$ 400 + R$ 100 de auxílio transporte. Exige-se disponibilidade para trabalhar de segunda a sexta, 8h às 13h.

Os interessados devem enviar seus currículos para o e-mail: [email protected] e especificar a vaga almejada no assunto da mensagem.

Ministério Público Militar abre concurso para promotor
Ministério Público Militar abre concurso para promotorFoto: Divulgação

O concurso para provimento de vagas de promotor de Justiça no Ministério Público Militar teve seu edital publicado. Um Promotor de Justiça Militar recebe o vencimento básico de R$ 33.689,11. As inscrições serão abertas ano dia 21 de janeiro e seguem até às 23h59min do dia 19 de fevereiro, no horário oficial de Brasília-DF.

De acordo com o Portal da Transparência, o vencimento de promotor é de R$ 33.689,11. Os servidores do órgão também recebem auxílio-alimentação, no valor de R$ 910,08 e outros benefícios. Para se inscrever é preciso acessar o site http://www.mpm.mp.br/12cpjm. A taxa custa R$ 250,00.

Serão preenchidas seis vagas de Promotor de Justiça Militar constantes nas Unidades do Ministério Público Militar, nas seguintes lotações: Procuradoria de Justiça Militar em Bagé (RS) – 02 vagas; Procuradoria de Justiça Militar em Belém (PA) – 01 vaga;Procuradoria de Justiça Militar em Manaus (AM) – 01 vaga;Procuradoria de Justiça Militar em Recife (PE) – 01 vaga e;5a Procuradoria de Justiça Militar no Rio de Janeiro (RJ) – 01 vaga.

Confira o edital:

http://www.mpm.mp.br/portal/wp-content/uploads/2019/10/resolucao-107-dispoe-sobre-as-normas-que-regulamentam-o-concurso-publico-revoga-as-resolucoes-75-77-e-93.pdf

Plataforma de educação à distância do Instituto TIM oferece 30 cursos de temas como empreendedorismo e programação de games
Plataforma de educação à distância do Instituto TIM oferece 30 cursos de temas como empreendedorismo e programação de gamesFoto: Divulgação

Resoluções de Ano Novo são muito comuns nesse período. Se estudar nas férias está entre elas, mas a grana está curta, você não precisa alterar seus planos. Para ajudar quem busca atualização ou mesmo recomeçar a vida profissional, o Instituto TIM oferece diversos cursos livres, gratuitos e à distância com o TIM Tec. O vasto conteúdo é voltado a diversas áreas como empreendedorismo, estruturação web, programação, produção de texto, programação em linguagem java, programação de games, entre outros.

Baseada em três pilares – software livre, produção de cursos e parcerias com instituições de ensino – o projeto começou em 2013 com o objetivo de desenvolver uma plataforma virtual que disponibilizasse cursos online, livres e gratuitos sobre tecnologia. A iniciativa está apoiada no conceito MOOC (Massive Open Online Course): qualquer pessoa pode acessar a ferramenta pelo site e fazer os cursos gratuitamente. Por ser um software livre, escolas, universidades e coletivos podem também instalar a plataforma de forma autônoma.

O TIM Tec conta, atualmente, com 30 cursos diferentes, desenvolvidos por especialistas selecionados pelo Instituto TIM a partir de diretrizes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). O conteúdo pode ser acessado por qualquer interessado pelo site cursos.timtec.com.br.

Sobre o Instituto TIM

O Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Define sua atuação em projetos focados em quatro pilares: Ensino (projetos educacionais para crianças e jovens); Aplicações (soluções em software livre); Inclusão (difusão do conhecimento) e Trabalho (novas oportunidades de atuação e capacitação).

Em parceria com diversas instituições federais e aproximadamente 70 secretarias municipais e estaduais, como de Educação, Cultura e Planejamento em todo o País, as ações do Instituto TIM já alcançaram cerca de 500 municípios, em todos os 26 estados e Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas, especialmente, crianças de 6 a 12 anos.

Mais de 124 mil pessoas se inscreveram para concorrer a uma das 695 vagas
Mais de 124 mil pessoas se inscreveram para concorrer a uma das 695 vagasFoto: Andrea Rego Barros / PCR

A Prefeitura do Recife prorrogou o prazo de inscrição no concurso público que que oferta 695 vagas de níveis médio, técnico e superior para cargos efetivos da Secretaria de Saúde (Sesau) do município. As inscrições, que se encerrariam nessa segunda-feira (13), poderão ser feitas até às 14h da próxima segunda (20). O prazo para pagamento da taxa de inscrição de R$ 50 a R$ 100 também foi prorrogado para o dia 20 - o vencimento seria nesta terça-feira (14).

Mais de 124 mil pessoas já se inscreveram no certame organizado pelo Instituto AOCP, mas cerca de 80 mil ainda faltam pagar o boleto bancário para validar a inscrição. As inscrições podem ser feitas no site do Instituto AOCP (https://www.institutoaocp.org.br/concurso.jsp?id=254), onde também é possível conferir o edital.

Os cargos disponíveis são para médicos de diversas especialidades, enfermeiro e técnico de enfermagem, cirurgião dentista, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, profissional de educação física, auxiliar e técnico de saúde bucal, farmacêutico, fonoaudiólogo, biólogo, químico, sanitarista, Agente de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asace), entre outros. Os salários podem chegar a R$ 13.585,50, para médico com carga horária de 40 horas semanais.

Para a maioria das vagas, o processo seletivo da Sesau Recife será realizado em duas etapas (provas objetivas e de títulos). Já para alguns cargos de níveis médio e técnico, a seleção será feita em etapa única. No caso do Asace, será exigida a realização de um curso introdutório. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

As provas objetivas acontecerão no dia 1º de março. O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados um dia após a aplicação da prova, no site do Instituto AOCP. Os candidatos aprovados nesta fase realizam prova de títulos no dia 25 do mesmo mês.

Dez por cento das vagas destinadas a cada cargo serão reservadas para pessoas com deficiência. A convocação dos aprovados será feita de acordo com as necessidades da Secretaria de Saúde do Recife. Os candidatos que não forem aprovados dentro do número de vagas ficarão no cadastro de reserva e poderão ser convocados de acordo com a necessidade da administração municipal, de acordo com a ordem de classificação.

Desde 2013, mais de dois mil profissionais de saúde foram chamados para reforçar o atendimento na rede municipal, sendo mais de 1.300 nomeados e 460 contratados temporariamente. Desse total, foram cerca de 400 médicos, mais de 150 enfermeiros, mais de 70 dentistas e mais de 300 Agentes Comunitários de Saúde, atuando junto à população na prevenção e no cuidado com a Saúde.

Ao todo, serão 28 vagas para os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Goiás e Pernambuco
Ao todo, serão 28 vagas para os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Goiás e PernambucoFoto: Divulgação/ Site Souza Cruz

Já se foi o tempo em que trabalhar em área Comercial significava apenas vender e bater metas. Com a constante mudança do mercado de trabalho, os novos profissionais do ramo agora são valorizados por habilidades e experiências diversificadas, que vão muito além da tradicional venda ou extração de pedidos. Pensando nisso, a Souza Cruz, líder do setor de tabaco no Brasil e parte do Grupo British American Tobacco, está lançando um programa de desenvolvimento exclusivo, que visa capacitar e formar futuros consultores comerciais da companhia.

O Commercial Academy, como é chamado o programa, terá a duração de até três anos e vai contemplar aulas virtuais e treinamentos práticos, além de mentoria especializada para o desenvolvimento dos recursos durante o seu dia a dia no trabalho. “Buscamos capacitar esses novos profissionais ambiciosos e comunicativos para que adquiram competências multidisciplinares, como estratégia comercial e pensamento digital, e aprendam na prática a atuar em uma empresa multinacional e de grande porte como é a Souza Cruz. Já durante o programa, os participantes serão fundamentais para multiplicar o conteúdo aprendido para outros vendedores”, explica Monique Stony, Gerente de Recursos Humanos da Souza Cruz.

Ao todo, serão 28 vagas para os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Goiás e Pernambuco. Os interessados em se juntar à Souza Cruz neste programa deverão ter formação superior, inglês avançado, CNH B definitiva, possibilidade de mobilidade e aderência ao perfil das vagas. As inscrições deverão ser realizadas até o dia 27 de janeiro pelo site da Souza Cruz.

O processo de seleção para o programa será composto de cinco etapas eliminatórias: inscrição online, entrevista inicial à distância, dinâmica de grupo, entrevista com gestor e teste de direção. As duas últimas etapas serão feitas presencialmente nas unidades da Souza Cruz, em oito cidades ao mesmo tempo. Os aprovados terão remuneração fixa e variável, além de benefícios.

Prefeitura de Caruaru fará novo processo de seleção simplificada
Prefeitura de Caruaru fará novo processo de seleção simplificadaFoto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Caruaru lançou mais uma seleção pública simplificada visando à contratação temporária de 112 profissionais, para a Secretaria Municipal de Saúde, com a exigência de ensino superior.

As inscrições serão realizadas até o dia 23 de janeiro. Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital, no site https://selecoes.caruaru.pe.gov.br. As inscrições serão feitas, através do endereço eletrônico já citado, ou presencialmente, das 8h às 16h na Secretaria de Administração (Praça Pedro de Souza, 30, Nossa Senhora das Dores, Caruaru-PE.

Carteira de trabalho
Carteira de trabalhoFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A Prefeitura Municipal de Caruaru lançou mais uma seleção pública simplificada visando à contratação temporária de 20 motoristas, para preenchimento de vagas nas Secretarias Municipais de Administração e Educação.

As inscrições serão realizadas até o dia 23 de janeiro. Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital, no site https://selecoes.caruaru.pe.gov.br. As inscrições serão feitas, através do endereço eletrônico já citado, ou presencialmente, das 8h às 16h na Secretaria de Administração (Praça Pedro de Souza, 30, Nossa Senhora das Dores, Caruaru-PE.

comece o dia bem informado: