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Estudantes secundaristas
Estudantes secundaristasFoto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) divulgou nesta segunda-feira (16) uma seleção de estágio para alunos que estejam cursando o ensino médio para ocupar uma vaga em Caruaru. É necessário ter conhecimentos sobre o pacote Office e disponibilidade de trabalhar quatro horas por dia, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. A remuneração oferecida é de R$ 400 + auxílio transporte no valor de R$ 100. Os interessados devem enviar o currículo para o e-mail [email protected] especificando a série e o turno.

[910] App 99
[910] App 99Foto: Gustavo Glória / Folha de Pernambuco

A 99, empresa de tecnologia em mobilidade urbana, e o Nexo Jornal se unem em uma parceria inédita e criam o Lab 99 + Nexo de Jornalismo Digital.

Com o tema “A cidade como pauta: desafios e soluções de mobilidade urbana”, a oficina acontecerá em São Paulo, nos dias 12 e 13 de outubro, e contará com exposições, palestras e atividades ministradas por especialistas em mobilidade urbana e novos formatos do jornalismo digital, como podcasts e infográficos.

“Falar sobre mobilidade urbana é bastante complexo e requer um entendimento profundo sobre as diversas questões que impactam a maneira como nos relacionamos com as cidades. Nesse sentido, queremos apoiar o aperfeiçoamento de jovens jornalistas de todo o país, para que estejam cada vez mais preparados para cobrir os desafios das cidades, aprofundar as discussões e se conectar a seus leitores para promover transformações reais”, explica Pâmela Vaiano, Diretora de Comunicação da 99.

COMO SE INSCREVER

O Lab 99 + Nexo de Jornalismo Digital é gratuito e voltado para recém-formados (a partir de dezembro de 2017) e estudantes de graduação do último ano de Jornalismo ou Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo.

Para se inscrever, é preciso preencher um formulário e submeter uma pauta relacionada ao tema. Serão 30 selecionados para participar do Lab. No processo de seleção, será considerada a representatividade de participantes de todas as regiões brasileiras, além de observada a diversidade de gênero e de raça/cor do grupo. A organização custeará os gastos de viagem e hospedagem dos participantes de fora da cidade de São Paulo.

“Todos os dias temos o desafio de trazer para os leitores histórias inspiradoras e relevantes para pensar o Brasil e o mundo. Novos formatos narrativos junto a outras possibilidades do jornalismo digital permitem fazer isso de maneira cada vez mais criativa. Contribuir para a formação de jovens profissionais a partir dos aprendizados que o Nexo acumula desde a sua fundação faz parte da visão do jornal sobre o que é fazer um jornalismo realmente transformador”, explica Paula Miraglia, CEO e fundadora do Nexo Jornal.

Ao final do curso, os participantes produzirão conteúdos para uma série especial sobre mobilidade urbana, que será publicada no Nexo Jornal. Além disso, os autores dos melhores conteúdos serão premiados na categoria Jovens Jornalistas do Prêmio 99 de Jornalismo 2019. Serão R$ 5 mil para o primeiro lugar, R$ 3 mil para o segundo e R$ 2 mil, para o terceiro.

As inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 22 de setembro, pelo site http://www.premio99dejornalismo.com.br/#processoseletivo

Sobre a 99

A 99, empresa brasileira de tecnologia que conecta passageiros e motoristas através de seu aplicativo, faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”). O aplicativo conecta mais de 600 mil motoristas a 18 milhões de passageiros em mais de 1.600 cidades no Brasil.

Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a startup oferece cinco tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas e grandes cidades; 99Taxi, categoria que cobre todo o país; 99Top, serviço de táxis de luxo oferecido em São Paulo; 99Compartilha, serviço de corridas compartilhadas disponível em Belo Horizonte MG); e o 99Comfort, que reúne comodidade de carros novos e espaçosos a um preço acessível em Porto Alegre (RS).

Sobre o Nexo

Jornal digital, lançado em novembro de 2015, com o objetivo de trazer contexto às notícias e ampliar o acesso a dados e estatísticas. Sempre de forma inovadora e a partir de conteúdos amplos e instigantes, sua produção editorial privilegia o rigor e a qualidade da informação. Desde a sua fundação, o Nexo tem como principal motivação produzir um jornalismo que contribua para um debate público qualificado e plural, e que seja capaz de fortalecer a democracia brasileira.

Iniciativa independente, financiada com recursos próprios, e tem três cofundadores: Paula Miraglia, Renata Rizzi e Conrado Corsalette. Com sede em São Paulo, sua equipe é constituída por pessoas com diferentes formações e habilidades, incluindo jornalismo, ciências sociais, estatística, ciência de dados, design, tecnologia, marketing e negócios.

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)Foto: Divulgação/UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai realizar um concurso público para preencher 19 vagas de professor adjunto, nos campi Recife e Caruaru. As inscrições começam no dia 23 deste mês e seguem até 22 de outubro. Para participar da seleção é necessário ter doutorado. A remuneração é de R$ 9.616,18 (regime de dedicação exclusiva) e de R$ 3.522,21 (regime de trabalho de 20 horas).

Há 18 vagas para o campus Recife. São elas: Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) – três vagas; Centro de Ciências da Saúde (CCS) – uma vaga; Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) – uma vaga; Centro de Artes e Comunicação (CAC) – três vagas; Centro de Ciências Médicas (CCM) – oito vagas; e Centro de Biociências (CB) – duas vagas. No Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, no Agreste pernambucano, há uma vaga para o Núcleo de Formação Docente.

Os documentos obrigatórios para a inscrição estão listados no edital do concurso, disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) da UFPE. As inscrições podem ser feitas, de forma presencial, nas secretarias das diretorias dos centros acadêmicos que oferecem as vagas. Serão admitidas inscrições por procuração e por via postal. 

A taxa de inscrição tem valor de R$ 239,00, com pagamento exclusivamente no Banco do Brasil por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU/Simples). É isento do pagamento da taxa o candidato amparado pelos Decretos nº 6.593/2008 e nº 6.135/2007 ou pela Lei nº 13.656/2018. A solicitação da isenção deve ser feita, até o dia 18 deste mês, por meio do preenchimento do formulário eletrônico.

O concurso contará com prova escrita; provas didática, prática e defesa de memorial; e prova de títulos. As provas escrita, didática, prática e defesa de memorial serão realizadas sucessivamente, no prazo de até 120 dias a contar da data de encerramento das inscrições.

O prazo de validade do concurso será de um ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União (DOU), podendo ser prorrogado por igual período, a critério exclusivo da UFPE.

Empregabilidade de LGBTs
Empregabilidade de LGBTsFoto: Hugo Carvalho / Arte FolhaPE

O preconceito é uma das maiores barreiras para a emprega­bilidade da população LGBT e quase sempre é originado pe­la própria família. No mercado de trabalho também há um longo caminho para a inclusão em empresas e ambientes profissionais. Aprovei­tando o momento da Parada da Diver­si­dade, que será realizada em Recife com concentração no Parque Do­na Lindu, às 9h, neste domingo (15), a Folha de Pernambuco traz o assun­to à discussão e apresenta uma iniciativa promissora promovida em Pernambuco para esse público.



Atualmente, a população LGBT representa quase 9% dos brasileiros, o que equivale a cerca de 18 milhões de pessoas. Segundo estudo da rede social LinkedIn, apenas metade dos profissionais LGBT do país já assumiu sua orientação sexual no trabalho abertamente. A pesquisa foi feita com mais de mil profissionais LGBTs e heterossexuais de vários segmentos e regiões do país e faz parte da campanha #ProudAtWork. Quando o assunto é preconceito no ambiente de trabalho, 35% dos entrevistados LGBT afirmaram já ter sofrido algum tipo de discriminação velada ou direta. A maior parte de colegas de profissão.

Cerca de 12% dos entrevistados afirmaram ter sofrido este tipo de preconceito dos líderes da empresa, incluindo gestores. O estudo revelou que piadas e comentários homofóbicos foram os mais citados entre as formas de discriminação. O levantamento apontou, ainda, que 25% dos profissionais LGBT já contaram a alguns de seus colegas sobre sua orientação sexual, enquanto os outros 25% ainda não falaram a ninguém. E os quatro principais motivos de não revelar a orientação sexual são: não ver necessidade (51%), não gostar de falar sobre a vida pessoal (37%), ninguém saber sobre a orientação sexual dentro e fora do trabalho (32%) e medo de represália por parte dos colegas (22%).


Lorena Diógenes, mulher trans de 28 anos, compartilhou sua história de vida

Lorena Diógenes, mulher trans de 28 anos, compartilhou sua história de vida - Crédito: Leo Malafaia / Folha de Pernambuco



Mas para entender os desafios impostos pelo preconceito, é preciso entender que ele começa dentro da própria casa. É o caso de Lorena Diógenes da Silva, mulher trans, 28 anos, enfrentou essa rejeição dos familiares. Ela começou sua transição aos 15 anos de idade. Quando resolveu assumir a transexualidade não foi aceita pela família e decidiu, aos 18 anos, sair de casa sem concluir o ensino médio. Foi morar e se prostituir na Itália. Quando voltou, quatro anos depois, já estava com a transição completa. Passou dois anos tentando convencer a família a aceitá-la. Aos 25, correu atrás do tempo perdido: concluiu o ensino médio e passou a fazer cursos técnicos básicos, mas ainda não conseguiu se inserir no mercado. “Eu acho que se minha família tivesse me dado um apoio não tinha atrapalhado tanto minha vida profissional. Não consegui nenhum emprego por conta da qualificação”, afirma Lorena.

Lorena participou recentemente de um projeto promovido pelo Governo de Pernambuco, através da Coordenadoria de Política LGBT da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH). No último dia cinco de setembro, em parceria com a empresa O Boticário, foi realizada uma seleção de currículos para concorrer a vagas na empresa nas funções de atendente, vendedor, estoquista e caixa. Foram 100 currículos entregues, dos quais 35 foram acolhidos para a segunda fase da seleção. O resultado ainda será divulgado. A ideia é sensibilizar outras empresas para abrir processos similares. Em outubro está prevista outra seletiva, com uma empresa nacional ainda não divulgada.

“A sociedade precisa entender que essas pessoas também são sujeitas de direito e merecem todo o respeito, até porque tem a mesma contribuição de qualquer outra identidade de gênero. Então é preciso que se abram oportunidades. Se o mercado de trabalho, nesse momento do país, tem dificuldade grandiosa para todas as pessoas, para esse segmento é ainda mais restrito, até porque o preconceito ainda é grande”, sensibiliza a secretária executiva de segmentos sociais da SDSDH, Laura Gomes.

O Governo do Estado obedece ao requisito do chamado tripé da cidadania LGBT, que é composto pela coordenadoria de Políticas para a População LGBT, o Plano Estadual e o Conselho Estadual dos Direitos da população LGBT. “O mercado de trabalho é a dignidade de qualquer ser humano, então há uma preocupação de que a gente consiga incluir essas pessoas LGBT no mercado de trabalho para que elas tenham dignidade, independência e consigam sobreviver no nosso Estado”, explica a coordenadora da política LGBT da SDSDH, Poliny Aguiar.


A secretária executiva de segmentos sociais da SDSDH, Laura Gomes e Poliny Aguiar, coordenadora da política LGBT da SDSDH, apresentaram iniciativa do Governo de Pernambuco

A secretária executiva de segmentos sociais da SDSDH, Laura Gomes e Poliny Aguiar, coordenadora da política LGBT da SDSDH, apresentaram iniciativa do Governo de Pernambuco - Crédito: Leo Malafaia / Folha de Pernambuco



Para o coordenador do Fórum LGBT e um dos organizadores da Parada da Diversidade, Thiago Rocha, o aspecto profissional é apenas um dos desafios da população LGBT. “O preconceito vai interferir diretamente em todos os aspectos da vida dessa pessoa. Na saúde, na educação, na família, e na questão da empregabilidade não é diferente. Antes de tudo, existe o empoderamento de cada cidadão, de cada pessoa. O reconhecimento de que a orientação sexual não interfere na prática de trabalho”, afirma.

“Acho que as barreiras nessa questão do emprego se remetem ao preconceito social. Muitas empresas deixam de contratar os LGBTs, principalmente as pessoas trans, pois é mais visível a questão da identidade de gênero, que é relacionada a um preconceito cotidiano. Por isso há um alto índice de mulheres trans e travestis se prostituindo”, lembra Thiago Rocha. 


Thiago Rocha, representante do Fórum LGBT

Thiago Rocha, representante do Fórum LGBT - Crédito: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Outras informações pelo e-mail: selecao@procenge.com.br
Outras informações pelo e-mail: [email protected]Foto: Filipe Cadena

A Procenge, empresa de TI provedora de soluções, âncora do Porto Digital e especializada em desenvolvimento de softwares de gestão integrados e personalizados, está com vagas abertas para Engenheiro de Software Júnior, UX Designer Pleno e Engenheiro da Qualidade Júnior. Os interessados podem se inscrever para se candidatar às vagas no www.procenge.com.br/trabalhe-conosco até o dia 30 de setembro.

A empresa procura engenheiros de software para atuar nos processos de desenvolvimento e manutenção do ERP Pirâmide, principal produto da Procenge. Entre os requisitos é preciso ter ensino superior em andamento ou concluído na área de tecnologia; experiência em integração de sistemas e conhecimentos sobre PL/SQL, Cristal Report, Oracle, C#, SQLServer, MySql, HTML5, e Angular.

Para a vaga de UX Designer, é preciso ter curso superior nas áreas de Design ou TIC e experiência prévia na função, além de ser desejável ter conhecimentos em métodos de Design, Design Thinking, outras técnicas de resolução de problemas e metodologias ágeis; ferramentas para mockups navegáveis e wireframes (Adobe XD, Sketch, Marvel, ProtoPie ou outras), Adobe Illustrator e Adobe Photoshop.

Já para a vaga na área de qualidade, é preciso ter no mínimo ensino superior em andamento nas áreas de TIC e Administração e conhecimentos em modelos de Qualidade e Gestão: Série ISO 9001, MPS.BR, CMMi, CERTICS, Itil, Cobit; gerenciamento de Projetos com PMBok; gerenciamento de Processos com BPM; Métodos ágeis: Scrum, Kanban;

Entre os benefícios oferecidos pela Procenge aos seus colaboradores estão Plano de Saúde e Odontológico Sul América, Vale Refeição e/ou Alimentação, Vale Transporte e Auxílio Creche, entre outros. Outras informações pelo e-mail: [email protected]

A PROCENGE é uma empresa de TI provedora de soluções, âncora do Porto Digital e especializada em desenvolvimento de softwares de gestão empresarial integrados e personalizados. Com sede no Recife e filial em São Paulo e 150 colaboradores, a companhia tem uma atuação focada em eficiência operacional e inovação, com soluções já consolidadas no mercado nacional, capazes de atender demandas específicas de cada negócio. Seus serviços contemplam desde o desenvolvimento de soluções personalizadas, até implantação, consultorias e treinamentos na área de ERP e gestão. Sua principal solução é o Pirâmide 360, evolução tecnológica e conceitual do ERP Pirâmide.

A Procenge também oferece soluções de BI e sistemas para verticais como Saúde, Saneamento, Gás, Manufatura, Educação, Logística, Serviços, Governo e Terceiro Setor. Saiba mais em www.procenge.com.br.


Os interessados podem se inscrever para se candidatar às vagas no www.procenge.com.br/trabalhe-conosco até o dia 30 de setembro

Os interessados podem se inscrever para se candidatar às vagas no www.procenge.com.br/trabalhe-conosco até o dia 30 de setembro - Crédito: Divulgação

As entrevistas serão feitas por ordem de chegada, e os candidatos devem levar um documento de identidade oficial com foto
As entrevistas serão feitas por ordem de chegada, e os candidatos devem levar um documento de identidade oficial com fotoFoto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Foi divulgado, nesta quinta-feira (12), o resultado da primeira etapa do processo seletivo para estagiários da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife. Os estudantes dos níveis médio e superior que foram aprovados na avaliação curricular deverão ficar atentos ao cronograma de entrevistas, que acontece da próxima segunda-feira (16) até o dia 20. Esta será a fase final da seleção.

No dia e horário agendados para as entrevistas de cada área, os universitários deverão comparecer ao auditório do setor de Regulação da Sesau, que fica na Rua do Veiga, n° 270, em Santo Amaro. As entrevistas serão feitas por ordem de chegada, e os candidatos devem levar um documento de identidade oficial com foto.

Essa fase valerá 100 pontos e, a esse resultado, será atribuído peso seis. Aqueles que não se apresentarem no local serão eliminados do processo seletivo. Os candidatos também deverão apresentar a comprovação das informações indicadas no currículo (certificados, declarações, entre outros). O resultado final da seleção será divulgado no próximo dia 25, no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).

O processo seletivo oferta 129 vagas de estágio não obrigatório, sendo 28 para estudantes de nível médio e 101 são direcionadas a universitários dos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva e Serviço Social. O edital, que está disponível no site da PCR, reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência.


Os estágios são para os turnos da manhã ou da tarde, com carga horária de 20 horas semanais. O valor da bolsa auxílio para alunos de nível médio é de R$ 300 e, para nível superior, de R$ 350. O valor do auxílio-transporte é de R$ 77 para todos os níveis.

Confira aqui o resultado da 1ª fase. 

Curso de Barbeiro é um dos mais procurados
Curso de Barbeiro é um dos mais procuradosFoto: Divulgação

A conquista do primeiro emprego não é nada fácil. Para aqueles profissionais acima dos 45 anos pode ser ainda mais difícil. Para alguns com essa faixa de idade, essa é uma oportunidade para se reinventar e voltar com uma nova atividade. Já para os iniciantes, o momento é de qualificação e disputa por um local de trabalho. Com a ideia de oportunizar todos os públicos, o Matriz Cursos Cidadania abriu 450 vagas em 33 cursos gratuitos.

A inscrição é apenas presencial e pode ser feita até o período de fechamento das turmas, na sede do Matriz, localizado no Centro do Recife, na Av. Dantas Barreto, nº 315, Santo Antônio, 12º andar do Edifício JK. No momento da inscrição o interessado deve realizar o pagamento da taxa de expediente, no valor de R$50. É necessário apresentar cópias de documento de Identidade, CPF e comprovante de residência. O curso tem a duração de 16h. Mais informações pelos telefones: (81) 3039.4621 e WhatsApp: (81) 9 8914.5009.


De acordo com Neide Ferreira, psicóloga do Trabalho do grupo Matriz, o mercado necessita de profissionais preparados, não importa a idade. “Quando abrimos as vagas em agosto, tivemos um registro significativo do público adulto, cerca de 52% dos inscritos tinham entre 45 e 60 anos”, revelou a psicóloga.

Neide disse ainda, que além da qualificação, os alunos poderão ter um auxílio em seus empreendimentos e trocar experiências com os profissionais. O Curso vai oferecer a oportunidade para pessoas a partir dos 14 anos e acima dos 45.

Relação dos cursos:

Barbeiro
Libras
Cuidador de idosos
Marketing digital
Redes Sociais
Auxiliar administrativo
Eletricista
Refrigeração
Designer de sobrancelha
Estética
Depilação
Escovista
Primeiros socorros
Mecânico de moto e de bicicleta

Dança:

Jazz
Sapateado
Neoclássico
Jazz infantil (dos 6 aos 13 anos)

Teatro:

Interpretação
Bioenergética da construção do personagem
Teatro musical
Teatro infantil (dos 6 aos 13 anos)

Cantor:

Canto (Corpo, Voz e Movimento)

senai
senaiFoto: Divulgação


Um projeto inovador que oferta um currículo integrado por áreas de conhecimento ao invés de disciplinas específicas, e inclui formação técnica que possibilitará aos jovens iniciarem mais cedo a vida profissional. Essa é a proposta do Novo Ensino Médio do SESI-PE, que disponibilizará 160 vagas para estudantes cursarem, gratuitamente, o Ensino Médio e um curso técnico em Eletrotécnica, simultaneamente, no SENAI Ipojuca.

A seleção será realizada por meio de um edital público, que será aberto em outubro. Serão aplicadas provas de Língua Português e Matemática, com 10 questões de múltipla escolha cada. Para concorrer à vaga, o candidato deve cursando o último ano do Ensino Fundamental, ser dependente de trabalhador da indústria do Estado e ter no máximo 17 anos completos até 31 de dezembro de 2019.

Conforme determinação da organização curricular da Base Nacional Comum Curricular, a nova metodologia será composta pelas áreas de conhecimento Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e itinerários de formação técnica e profissional. Os alunos serão avaliados pelo desenvolvimento de competências e habilidades. No caso do SESI/SENAI Ipojuca, o foco será exclusivamente na formação técnica em Eletrotécnica.

As populações dos munícipios de Ipojuca e do Cabo de Santo Agostinho foram estrategicamente escolhidas porque viveram a época de ouro dos empregos do Complexo Industrial Portuário de Suape, mas hoje amargam altos índices de desemprego: só de janeiro a julho deste ano, foram desligadas mais de 7 mil pessoas, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Para a superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo, o Novo Ensino Médio é uma boa oportunidade para quem deseja se inserir no mercado de trabalho e driblar uma concorrência cada vez mais acirrada. “É ideal para os moradores das regiões se capacitarem, pois, quando a região voltar a gerar novos postos de trabalho, elas estarão preparadas para atuar no setor industrial”, comentou.

O Novo Ensino Médio também contribuirá na formação de cidadãos com capacidade de pensar de forma crítica diante dos desafios do mundo corporativo e poderá ser difundido como um projeto educacional para os sistemas públicos de educação. “O projeto será possível através de um acordo de cooperação técnica firmado entre o SESI-PE e o SENAI-PE. As aulas serão ministradas em um ambiente escolar moderno, com laboratórios recém-inaugurados, em uma área de, aproximadamente, 7,5 mil metros quadrados. Ao final do curso, todos receberão certificado de Técnico em Eletrotécnica. Temos a certeza que a iniciativa ajudará na formação de profissionais qualificados para atuar no setor produtivo, ajudando a impulsionar o crescimento da competitividade das indústrias”, destacou Cartaxo.

Vagas de emprego
Vagas de empregoFoto: Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil/Agência Bras

ASecretaria do Emprego, Trabalho e Qualificação divulgou o quadro de vagas das Agências Estaduais do Trabalho para esta quinta-feira, 11 de setembro de 2019. Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq. Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065. 


Confira o quadro de vagas ou veja nas imagens abaixo:

O pré-requisito para participar do curso é ser maior de 18 anos.
O pré-requisito para participar do curso é ser maior de 18 anos.Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), está ofertando 25 vagas, no curso de formação de garçom, com o intuito de qualificar e gerar mais oportunidades de emprego no mercado de trabalho. Além das aulas teóricas que serão realizadas na cozinha didática do Senac, que fica localizado na Travessa Maria Ramos, 22, no bairro Heliópolis, também haverá aulas práticas nos bares e restaurantes de Garanhuns. O curso tem início no dia 17 de setembro, das 8 às 12h, de segunda a sexta-feira e tem uma carga horária de 100h. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das Escolas Municipais de Garanhuns também terão a oportunidade de participar do curso, além dos demais jovens e adultos com habilidade para a área.

O pré-requisito para participar do curso é ser maior de 18 anos. Os interessados na qualificação deverão estar portando cópias dos seguintes documentos: Identidade, CPF, comprovante de residência e escolaridade e se dirigir à sede da Prefeitura Municipal de Garanhuns, que fica localizada na Av. Santo Antônio, 126, no centro de Garanhuns. No 1º andar, um servidor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico estará realizando as inscrições a partir de amanhã (12), das 09 às 13h.

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