Sebrae Pernambuco
Sebrae PernambucoFoto: Reprodução / Google

“Empreender é viver o futuro hoje”. Esse será o tema da 12ª edição da Semana Global de Empreendedorismo (SGE), que acontece de 18 a 24 de novembro, em todos os estados do país. O evento é um movimento mundial que inspira, conecta e capacita jovens e adultos que se interessem por empreendedorismo. Em vários países, durante sete dias, são realizadas palestras, workshops, oficinas, feiras, cursos, debates, competições online. No Brasil, a programação vai além – se estendendo ao longo de todo o mês de novembro. No estado de Pernambuco, será realizado em várias cidades, do litoral ao sertão, com foco no desenvolvimento do digital e no aumento da inovação nas micro e pequenas empresas.

"A escolha do tema é muito feliz. Espelha com fidelidade o engajamento do Sebrae com a inovação, sua luta por um país mais empreendedor e seu compromisso com a construção permanente de futuros melhores para os pequenos negócios. Pernambuco fará sua parte nesse movimento, dedicando o período de 18 a 24 de novembro à difusão massiva de novas práticas de negócio, suportadas pelas tecnologias digitais apropriadas aos microempreendedores individuais (MEI) e às micro e pequenas empresas (MPE)", pontua Francisco Saboya, superintendente do Sebrae Pernambuco.

Na programação de Pernambuco, o Sebrae elencou entre os destaques atividades como Estratégias de Marketing Digital, Direito do Consumidor no E-commerce, Instagram Avançado, Gestão 4.0 por Trás das Empresas Inovadoras, Transformação Digital e Adequação às Novas Exigências do Consumidor 4.0, entre outras. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), a maior parte das atividades serão realizadas no Sebraelab, que fica na sede do Sebrae Pernambuco, no bairro da Ilha do Retiro. O Sebraelab completa um ano em Pernambuco e vem aplicando o “Go Digital”, conjunto de métodos para desenvolver o lado digital dos pequenos negócios.

O presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, ressalta que o evento vai abordar o empreendedorismo do futuro com uma visão inclusiva. “É fundamental tratar a inovação como um processo de inserção transversal nos negócios. Iremos trabalhar quais comportamentos empreendedores e competências são necessários para que os donos de pequenos negócios possam enfrentar os desafios que encontrem pela frente”, destaca Melles.

O Sebrae é a instituição host do evento no Brasil, sendo o responsável pela coordenação nacional,com o apoio do Conselho da SGE – composto pela Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Junior, CONAJE, Endeavor e Junior Achievement, além de órgãos do poder público, empresas, organizações não governamentais, incubadoras, aceleradoras, entre outros agentes da sociedade civil.

Semana Global de Empreendedorismo
Criada em 2007 com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, a ação começou nos 18 países fundadores da iniciativa e se espalhou para mais de 170. O movimento chegou no Brasil em 2008 e, desde então, apresentou desenvolvimento incomparável, atingindo em 2014, 5.811 atividades, nos 26 dos estados e no Distrito Federal, contando com mais de 1 milhão e 600 mil participantes. Em 2018, primeiro ano em que a SGE ficou sob a coordenação do Sebrae, foram realizados 8.296 eventos, em 1.161 cidades, com 670 instituições, alcançando mais de 1 milhão de participantes.

PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira, 18
- As redes sociais a favor do negócio de alimentação
- Estratégias de marketing digital
- Instagram para iniciantes
- Transformação digital e adequação as novas exigências do consumidor 4.0
- Como formar comunidades por meio de Plataforma Digital
- Direito do consumidor no e-commerce
- Instagram avançado
- Turbine seu site com o Google
- Encontro da Comunidade de Empretecos
- Produção de conteúdo digital
- Gestão 4.0 por trás das empresas inovadoras
- MEI - Como emitir sua Nota Fiscal Eletrônica
- Pensou em Obras.com - Construtoras e Arquitetos
- Inovação e tecnologia para salões de beleza
- Como a internet pode ajudar os pequenos negócios do segmento de beleza

Terça-feira, 19
- Como construir uma loja virtual
- Como criar uma página empresarial no Facebook
- Marketplaces: Comece a vender online!
- Soluções Digitais de Startups para Pequenos Negócios
- Como a internet pode alavancar os pequenos negócios
- Marketing Digital para empreendedores
- MEI Digital - Na Palma da Mão
- Como utilizar as Redes Sociais a favor do seu Negócio – Móveis
- Marketing para serviços póstumos
- Digital branding e ecossistema de marcas de moda: como crescer sem depender só de você

Quarta-feira, 20
- Responda ao seu cliente com eficácia e eficiência
- WhatsApp Business
- Consumidor 4.0
- Estratégias de Vendas para Comércio Eletrônico
- Jump Sessions - Como Obter Alta Performance no e-commerce
- Marketing Digital para empreendedores
- Fintech Day - Meios de Pagamento Digitais
- Óticas - Transformação digital do varejo: Você e seu time estão preparados?
- Oficina Canvas de Conteúdo Digital para Moda
- Gestão 4.0 por trás das empresas inovadoras

Quinta-feira, 21
- Afrotecnology impulsionando vendas
- Como vender por um site de E-commerce
- Como a experiência do usuário pode alavancar o seu negócio
- Marketing digital para vender pela internet
- Geomarketing – Utilizando mapas para alavancar suas vendas
- Marketing Digital para empreendedores
- MEI Digital - Na Palma da Mão
- Oficina de inovação e transmídia para Marcas de Moda: Indo além das mídias sociais

Sexta-feira, 22
- Técnicas para aprimorar o seu comércio eletrônico
- Imersão Internet Que Vende
- Instagram avançado
- Marketing Digital para empreendedores
- Ela Pode: ferramentas digitais do Google
- MEI - Como emitir sua Nota Fiscal Eletrônica
- Prepare-se para a Black Friday

Sábado, 23
- Imersão Internet Que Vende
- Médicos e suas clínicas - Mídias digitais a favor do seu negócio

Segunda-feira, 25
- Aplicativos e vendas – Uma combinação que dá certo para o setor de alimentação

SERVIÇO
Semana Global de Empreendedorismo 2019
Quando: de 18 a 23 de novembro
Onde: Sebraelab | Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro
Inscrições: loja.pe.sebrae.com.br
Outras informações: 0800 570 0800

Com apoio do Governo do Estado, todas as regiões de Pernambuco vão receber o programa de capacitação de mulheres
Com apoio do Governo do Estado, todas as regiões de Pernambuco vão receber o programa de capacitação de mulheresFoto: Divulgação

O Ela Pode já traçou um cronograma para atender a vários municípios até o mês de dezembro. O programa que visa capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade em Pernambuco e tem multiplicadoras da secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação vai passar pelos municípios de Ipojuca, Abreu e Lima, Recife, Nazaré da Mata, Vicência e Chã de Alegria. (Veja o calendário abaixo).

A ação existe em todos os estados do País e tem, em Pernambuco, o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação e da Secretaria da Mulher. Cerca de 11 mil mulheres vão ser capacitadas no Estado. A iniciativa oferece, no momento presencial de oito horas, conteúdos sobre liderança, comunicação, networking, marca pessoal, negociação, finanças e ferramentas digitais para mulheres a partir de 16 anos. Estes, porém, são alguns exemplos.

O nome do programa já mostra o impacto que pretende exercer nas mulheres pernambucanas nestes próximos meses. Ele foi desenvolvido pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora - com apoio do Google.

Todas as inscritas recebem certificado e, quem não puder se inscrever pela internet para garantir a vaga, pode fazer a inscrição presencial. A oportunidade, dizem as mulheres que já participaram, é emocionante. O caminho empreendedor também dá acesso a mais de 60 vídeo-aulas gratuitas, sem falar nas oportunidade de contato e troca de informações entre as profissionais.

De acordo com assistente técnica da Secretaria Executiva de Trabalho e Qualificação, Lúcia Costa, que é uma multiplicadora do Ela Pode, as capacitações favorecem às mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou risco social. “O Ela Pode vem também como uma ação de empoderamento das mulheres e tem o desafio de encorajar as mulheres a tomarem suas próprias decisões de vida e negócios – como o próprio nome diz: ELA PODE!”

Entusiasta do programa, o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, diz que o intuito é fazer com que a mulher se sinta mais segura para gerar sua própria renda e, ao se fortaleça financeiramente, aumente a autoestima. “Ninguém enfrenta os desafios sozinho. São as pessoas que nos cercam que nos ajudam. No Ela pode, todas podem!”, disse Alberes.

VEJA TODO O CALENDÁRIO DO ELA PODE

IPOJUCA
18, 19, 20 e 21/11/2019 – 13h às 17h – ELA PODE IPOJUCA
Endereço da Capacitação: Auditório do Centro de Formação NADIR COSTA MONTEIRO, localizado às margens da PE60 na entrada da cidade
Link de Inscrição: qrco.de/elapodeipojuca


RECIFE
19 e 21/11/2019 - 18:30h – ELA PODE CORES DO AMANHÃ - Inscrições no Local
Multiplicadoras Jouse, Veronica e Débora
Endereço da Capacitação: Sede do Cores do Amanhã - Av. Garota de Ipanema - Sancho, Recife

ABREU E LIMA
21/11/2019 – ELA PODE Abreu e Lima – 08h as 17h – Multiplicadoras Lúcia Costa (@luciacostaadm) e Maria José do Lago (@m.dolago)
Endereço da Capacitação: Escola Municipal Prof. Valdeci Damásio Avenida D, nº 255, Caetés I
Link de Inscrição: qrco.de/elapodeabreuelima

RECIFE
22/11/2019 – ELA PODE Recife – Sebrae – Ilha do Retiro - Multiplicadoras Lúcia Costa (@luciacostaadm) e Jackeline Queiroz
Programação Especial da Semana do Empreendedorismo
Endereço da Capacitação: Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro
Link de Inscrição: qrco.de/elapoderecife

NAZARÉ DA MATA
26/11/2019 – ELA PODE Nazaré da Mata - Multiplicadoras Lúcia Costa (@luciacostaadm) e Maria José do Lago (@m.dolago)
Endereço da Capacitação: CREFAS - Rua Barão de Tamandaré, 73 Nazaré da Mata
Link de Inscrição: qrco.de/elapodenazaredamata

VICÊNCIA
10/12/2019 – ELA PODE Vicência - Multiplicadoras Lúcia Costa (@luciacostaadm) e Maria José do Lago (@m.dolago)
Endereço da Capacitação: Salão Diodax Rua Arthur Estelita, s/n, Centro
Link de Inscrição: https://forms.gle/AH4E81zQkSE45K8HA

CHÃ DE ALEGRIA
12/12/2019 – ELA PODE Chã de Alegria - Multiplicadoras Lúcia Costa (@luciacostaadm), Maria José do Lago (@m.dolago) e Virgínia Krauss
Endereço da Capacitação: Rua Severina Francisca da Silva, nº 18, Bairro Maria Doralice
Link de Inscrição: https://forms.gle/dNo5JFWLgnKrwk1MA


O programa visa capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade em Pernambuco e tem multiplicadoras da secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação

O programa visa capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade em Pernambuco e tem multiplicadoras da secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação - Crédito: Divulgação

Livraria Jaqueira do Bairro do Recife
Livraria Jaqueira do Bairro do RecifeFoto: Rafael Furtado / Folha de Pernambuco

Tendo como foco principal as tendências no mercado de consultoria que, de acordo com a Federação Brasileira das Empresas de Consultoria e Treinamento (Febraec), é o que mais cresce nos últimos anos superando, inclusive, o crescimento da economia brasileira, o Recife sedia nesta segunda-feira (18), das 9h às 11h, no auditório da Livraria Jaqueira, no Paço Alfândega, a I edição do Talk Show Consultor 4.0.

O evento realizado pela WorkBrand Consulting reúne especialistas em áreas distintas do conhecimento para promover interação, cooperar e debater sobre o atual cenário da consultoria no Brasil. Para garantir a vaga, os interessados em participar do Talk Show precisam efetuar sua inscrição através do app Sympla e levar 1kg de alimento não perecível que será doado para o Instituto AGIR, que presta assistência social básica a crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o idealizador do evento e diretor executivo de inteligência de mercado, marketing e negócios da WorkBrand, Robertson Alves, o país ainda necessita de profissionais especializados para atender as diversas demandas. “Há uma tendência das empresas e instituições públicas utilizarem cada vez mais os serviços de consultoria especializada. O setor estima que, em poucos anos, cerca de 15% dos profissionais que atuam nas empresas serão consultores especializados, contratados sob demanda”, enfatiza.

As palestras irão destacar os vários elementos que compõem a cadeia produtiva na área da consultoria, ocasionando ao final um debate sobre os principais pontos apresentados sobre o tema. Entre os participantes estão o secretário executivo de licitações e contratos da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Thiago Fernandes, que falará sobre a Contratação de Consultoria no Setor Público para a Gestão da Inovação; a coordenadora de design e soluções do Sebrae-PE, Roberta Andrade, que abordará o tema Tendências e Oportunidades de Consultoria Empresarial no Mercado de Varejo, o co-fundador e diretor executivo da Work Avanti Soluções, Juliano Arruda, que apresentará painel sobre o Business Inteligência como Ferramenta de Análise de Resultados na Consultoria Empresarial, e o diretor executivo de inteligência de mercado, marketing e negócios da WorkBrand, Robertson Alves, que fechará o ciclo de debates falando sobre a Presença Digital do Consultor e o Marketing de Entrada para Prospecção de Clientes.

“O conceito 4.0 implica que estaríamos vivendo uma quarta revolução, que é caracterizada por um uso massivo de novas tecnologias como sistemas ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem para a realização do que ficou conhecido como “fábricas inteligentes”, explica o consultor Robertson Alves, da WorkBrand, que irá destacar, em sua palestra, a questão do saber aproveitar as oportunidades de negócios, de modo que os consultores e futuros consultores estejam sempre atentos aos novos rumos do milênio para que possam transformar o seu conhecimento em lucro.

PROGRAMAÇÃO:

9h00 - Abertura - Robertson Alves
9h15 - Tiago Fernandes - 1° Tema - CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA NO SETOR PÚBLICO PARA A GESTÃO DA INOVAÇÃO.
9h35 - Roberta Andrade - 2° Tema - TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES DE CONSULTORIA EMPRESARIAL NO MERCADO DE VAREJO
9h55 - Juliano Arruda - 3° Tema - B.I.- BUSINESS INTELLIGENCE COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DE RESULTADOS NA CONSULTORIA EMPRESARIAL.
10h15 - Robertson Alves - 4° Tema - PRESENÇA DIGITAL DO CONSULTOR E INBOUND MARKETING PARA PROSPECÇÃO DE CLIENTES.
10h35 - Debates e Perguntas - Tiago Fernandes, Roberta Andrade, Juliano Arruda e Robertson Alves
11h00 - Encerramento

SERVIÇO:

I TALK SHOW – CONSULTOR 4.0
Quando: 18 de Novembro, das 9h às 11h
Local: Auditório da Livraria Jaqueira, no Paço Alfândega
Rua Madre de Deus, 11 – Recife Antigo
Acesso: 1kg de alimento não perecível + inscrição através do app Sympla.

Vagas de emprego
Vagas de empregoFoto: Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil/Agência Bras

A Secretaria do Emprego, Trabalho e Qualificação divulgou o quadro de vagas das Agências Estaduais do Trabalho para a próxima segunda-feira, 18 de novembro de 2019. Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq. Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065.

Confira o quadro de vagas:


Empregabilidade de LGBTs
Empregabilidade de LGBTsFoto: Hugo Carvalho / Arte FolhaPE

Para garantir o acesso do segmento LBGT ao mercado de trabalho, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) oferece cursos e oficinas gratuitas de capacitação profissional para representantes da comunidade. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), serão abertas turmas para Metrologia, Técnica de Montagem e Desmontagem de Rolamentos, Desenho Técnico, Gestão de Pessoas, Metrologia Dimensional e Informática Básica.

As inscrições são limitadas e acontecem nesta quinta-feira (14), das 8h às 12h, na Coordenadoria de Políticas LGBT do Estado, no bairro da Boa Vista. Os interessados devem levar cópia de RG, CPF e comprovante de residência.

Além disso, o órgão abre ainda inscrições para oficinas de elaboração de currículo e encaminhamento para cadastramento na Agência de Trabalho de Pernambuco. As matrículas acontecem também na quinta-feira, das 8h às 17h, na sala da Coordenadoria de Políticas LGBT. As aulas acontecem nos dias 20 de novembro, das 09h às 12h, e 21 de novembro, das 13h às 15h.

“Essa ação faz parte de uma série de iniciativas da Coordenadoria estadual LGBT, que nos últimos meses têm promovido parcerias com empresas privadas para viabilizar a empregabilidade das pessoas do segmento. O mercado de trabalho ainda é difícil para população LGBT e nosso maior objetivo é quebrar as barreiras do preconceito, promovendo a inclusão. Esse momento de qualificação faz parte desse conjunto de propostas que estamos desenvolvendo nesse sentido”, afirma o secretário da SDSCJ, Sileno Guedes.

SERVIÇO

Inscrições para cursos de qualificação profissional


Quando: Quinta-feira, 14 de novembro, das 08h às 12h

Onde: Na Coordenadoria LGBT do Governo de Pernambuco

Endereço: Rua Gervásio Pires, 399, prédio do PRORURAL, Boa Vista (por trás da nova etapa do Shopping Boa Vista), 1° Andar, na Secretaria de Segmentos Sociais (SESES)

Informações pelo Telefone: (81) 3183.0785.


Inscrições para oficinas de elaboração de currículo


Quando: Quinta-feira, 14 de novembro, das 08h às 17h

Onde: Na Coordenadoria LGBT do Governo de Pernambuco

Endereço: Rua Gervásio Pires, 399, prédio do PRORURAL, Boa Vista (por trás da nova etapa do Shopping Boa Vista), 1° Andar, na Secretaria de Segmentos Sociais (SESES)

Informações pelo Telefone: (81) 3183.0785.

Algumas habilidades podem ser o diferencial em uma seleção de emprego
Algumas habilidades podem ser o diferencial em uma seleção de empregoFoto: Divulgação

Com a alta competitividade do mercado de trabalho atual, é imprescindível que a atualização técnica do colaborador de uma empresa seja constante, uma vez que isso o favorece e o mantém em disputa para vagas de mais altas importâncias dentro de sua carreira.

Mas, fica a pergunta: o que priorizar ao estudar pensando no cenário atual brasileiro, em que novas ferramentas e métodos surgem quase que diariamente, fornecendo novas possibilidades profissionais? Um dos maiores benefícios da Udemy é justamente apresentar os temas mais em alta, com uma preocupação de manter seu catálogo sempre atualizado.

Pensando nisso, a plataforma de cursos online apresenta abaixo alguns tópicos que se mantiveram em destaque ao longo deste ano, com base nos cursos mais procurados e melhor avaliados:

Hiper-memória e Hiper-aprendizagem

O curso de hiper-aprendizagem tem, como função principal, a ideia de desenvolver a capacidade mental do aluno. O foco é de apresentar formas de estudar, ler, analisar, planejar, prever e memorizar diferentes conteúdos, passando por temas como a mnemônica e Mapa Mental.

Microsoft Excel

É um dos mais conhecidos e mais procurados cursos em toda a plataforma. Atualmente, é essencial que as pessoas - sejam profissionais ou acadêmicos - saibam como montar planilhas e desenvolver as diversas utilidades que o programa oferece, como, por exemplo, as funções aritméticas.

Programação – C e C++

Ainda que essa seja uma vertente de um nicho mais específico, os cursos de programação C e C++ estão crescendo no mercado constantemente. Com esses cursos, é possível aprender como utilizar diferentes tipos de variáveis (Int, Float, Char, Boolean); usar conectivos lógicos (AND, OR, NOT); definir constantes e vetores, entre outros.

Design Gráfico

Com o rápido aumento da tecnologia e a necessidade cada vez maior da utilização de recursos visuais, é essencial que o profissional tenha conhecimento prático em design gráfico e saiba como desenvolver essas áreas, nem que de forma básica. Cursos como esses oferecem aulas de Photoshop, InDesign, Illustrator, Lightroom, além de outros programas fundamentais na montagem de um novo design.

Fotografia

Ainda no mercado de imagens, antes de saber como editar, colorir e arrumar uma imagem, é importante saber como tirá-la. Seja fotografia de paisagem, de pessoas, fotojornalismo, fotografia de marketing, o profissional atual deve saber como o seu mercado de atuação funciona em relação às imagens e aos produtos visuais existentes dentro daquele contexto.

Fast MBA

Uma das maneiras de entrar no mercado atualmente é com a criação da sua própria empresa. Para isso, é necessário que o criador do negócio pense como um verdadeiro empreendedor e CEO. Cursos como este ensinam todos os passos para que um iniciante se torne em um grande executivo.

HTML

Existem diversas maneiras de se montar uma página na internet, mas há uma no mercado que cresce cada vez mais, já que tem um conceito programático e científico maior, além de possibilitar a criação com seu próprio estilo: criar sites do início através do HTML.

Produtividade

Por conta da velocidade atual da troca de informações, o ser humano acaba por se perder dentro das tarefas do dia a dia facilmente. Procrastinar se tornou algo comum entre os profissionais, fato que preocupa o crescimento individual e de negócios. Esse curso ajuda a desenvolver maneiras de focar e de planejar sua agenda para que consiga, dentro de 24 horas, realizar as tarefas do trabalho e ter sua vida social.

Desenvolvimento Web

Criar sites do início, participando de todas as etapas. É o desenvolvimento de construção para testes de softwares para a web, com o intuito de colocar uma empresa ou um negócio em destaque no mundo online. A ideia, em geral, é de unir eficiência e aparência na internet e alavancar o nome da companhia.

Soft Skills: Inteligência Emocional

As soft skills estão em alta no mercado. Essas, por sua vez, tratam o lado mais subjetivo e psicológico do negócio, como gestão de conflitos, produtividade pessoal, entre outros. Com esses fatores mentais estáveis no cotidiano, fica mais fácil de se desenvolver e crescer na carreira.

Sobre a Udemy:

Com a missão de melhorar vidas através da aprendizagem, a Udemy é o destino para aprendizado online que ajuda estudantes, empresas e governos a adquirir as habilidades necessárias para competir na economia atual. Mais de 40 milhões de estudantes estão dominando novas habilidades por meio de 50.000 instrutores especializados, ensinando mais de 130.000 cursos online em assuntos que vão desde Javascript e Ciência de Dados até Photoshop e Python. A Udemy é uma empresa privada e está sediada em San Francisco, Califórnia, com escritórios em Denver, Brasil, Índia, Irlanda e Turquia.

Além disso, a Udemy está presente em português nos seguintes canais:

Facebook: @UdemyBrasil
Twitter: @Udemy_Brasil

José Humberto Cavalcanti - presidente da Escola do Legislativo da Alepe
José Humberto Cavalcanti - presidente da Escola do Legislativo da AlepeFoto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) fecha parceria com a Universidade Católica (Unicap), nesta quarta-feira (13), para promoção de estágios de vivência no ambiente legislativo a alunos do curso de Direito. A assinatura do termo de cooperação técnica acontece às 14 horas no Plenário da Alepe. Entre outros pontos, o documento especifica que as duas partes envolvidas irão se dividir no acompanhamento pedagógico e na capacitação dos estudantes.
  
O estágio terá duração de 20 horas para cada grupo. Ao longo do primeiro ano de atividades, cerca de 330 universitários serão beneficiados com a iniciativa. Os estudantes acompanharão de perto as atividades desenvolvidas na Casa Joaquim Nabuco, em especial nas comissões parlamentares e reuniões plenárias.

A ação será direcionada aos alunos do primeiro período do curso de Direito e funcionará como uma extensão da disciplina Teoria Política e do Estado, ministrada pelo professor Manoel Moraes.

“As visitas à Assembleia Legislativa já faziam parte da dinâmica dos meus alunos há cerca de dois anos. Com este projeto, poderemos ampliar essa experiência prática”, informou o professor.

Segundo Moraes, o estágio permitirá aos estudantes conhecer a estrutura da Assembleia, acompanhar audiências públicas das comissões, entrevistar deputados e desenvolver uma série de outras atividades. “Ao propiciar esta vivência, estaremos atuando diretamente na defesa do estado democrático de direito”, destacou Moraes.

O superintendente da Escola do Legislativo, José Humberto Cavalcanti, informou que “esta é uma experiência inédita de integração entre a universidade e o Poder Legislativo”. “É muito importante que haja essa transferência de conhecimento do processo legislativo de forma mais profunda”, acrescentou.

Cemitério Morada da Paz
Cemitério Morada da PazFoto: Divulgação

O Panorama de Treinamento no Brasil, divulgado neste ano, mostra que em 2018 empresas brasileiras investiram R$ 2,21 milhões em capacitações de colaboradores. O estudo revela que 49% dessas formações foram dedicadas à atividade-fim das empresas. Outros 23% focaram no comercial e 28% no administrativo. Um exemplo local que tem focado na capacitação dos colaboradores dentro da sua área de atuação é o Grupo Vila, que reúne marcas do segmento funerário.

Dentro da visão de atuação, o Grupo realiza capacitação sobre luto para que seus representantes saibam lidar com os clientes, que em sua maioria são pessoas enlutadas. “Antes, cargos como cerimonialistas e agentes funerários eram o foco do treinamento, mas sentimos a necessidade de ampliar o público e capacitar também para as lideranças, para que, assim, o conhecimento seja multiplicado e os funcionários do Grupo se sintam profissionais do luto”, conta Mariana Simonetti, psicóloga do Luto do Grupo Vila.

A abrangência da capacitação está em conformidade com uma das principais missões do Grupo, como conta o diretor Ibsen Vila. “O futuro da nossa atuação é buscar entender esse cliente enlutado e começamos com uma mudança de pensamento quando notamos que todos na empresa somos profissionais do luto, seja qual cargo for. Existe um terreno muito grande a crescer e estamos nessa missão, que está só começando", destaca.

Para o gerente de Recursos Humanos, Eudes Rocha, que foi um dos participantes da capacitação, o momento é um marco para a empresa. “O programa de capacitação em Psicologia do Luto pode ser considerado um divisor de águas na história da nossa empresa. O que nós já fazíamos muito bem, agora podemos fazer em um nível total de excelência. O programa possibilitou a todos os colaboradores entender o que é o processo de luto e, assim, compreender melhor a visão e os sentimentos do enlutado. Isso é fundamental para podermos servir melhor aos nossos clientes”, diz.

De acordo com a supervisora do Cemitério e Crematório Morada da Paz, em Paulista, Paulyana Beltrão, a ideia de se tornar um profissional do luto foi muito bem aceita por todos os colaboradores da unidade. “Eles perceberam que o fato de se especializarem na área do luto é primordial para desenvolverem suas atividades na empresa e na vida pessoal”, ressalta ela. “Entender o processo do luto e seu significado ajudou cada colaborador a ser um facilitador para a família enlutada durante o processo. Hoje o olhar de todos os profissionais do luto do Morada da Paz é de profundo respeito, pois conhecemos as reações que o enlutado pode apresentar durante o processo. Entendemos que quando validamos o luto de alguém estamos ajudando o enlutado a se sentir acolhido e amparado”, frisa a supervisora.

Teclado de computador
Teclado de computadorFoto: Reprodução

A Alura, plataforma para os experts em tecnologia como programadores, designers e outros profissionais, realizou um levantamento que apontou os cursos mais procurados pelos profissionais do setor. Entre os mais buscados, a pesquisa constatou que 3 do top 5 são relacionados às tecnologias de construção das páginas web, o que chamamos de Front-end: HTML, CSS e JavaScript. Angular JS. Ainda figuram neste segmento os cursos de jQuery, que também estão relacionados com as páginas web.

Na lista, aparecem ainda 3 linguagens que são utilizadas comumente para desenvolver a parte de trás dos web sites, o chamado back-end: Java da Oracle, o C# da Microsoft e o PHP. De acordo com Paulo Silveira, são três linguagens extremamente populares e que possuem muitas vagas de emprego. “Todas as grandes empresas de tecnologia costumam contar com esse tipo de profissional”, afirma o CEO da Alura.Para Silveira, esses temas de cursos refletem a realidade do mercado de vagas em TI atualmente no Brasil.

Outros dois cursos, de Linux e MySQL, mostram que a busca por conhecimento de infraestrutura continua em alta. O primeiro é um sistema operacional e o segundo é um dos bancos de dados mais populares do mundo, comumente usado, por exemplo, com o Wordpress. “Logo abaixo dos top 10 temos os cursos de mobile, como Android, iOS, Cordova e Ionic.

Silveira ainda diz que existe uma grande busca pelo curso de lógica de programação. “É um dos primeiro passos para alguém entrar no mundo do desenvolvimento de software. É preciso aprender raciocinar e traduzir esse pensamento em procedimentos e algoritmos, para que você possa comandar o computador e programá-lo, independente da linguagem de programação”, completa.



Confira a lista dos cursos mais buscados:

HTML5 e CSS3 I: Suas primeiras páginas da Web

JavaScript: Programando na linguagem da web

Java I: Primeiros passos

Lógica de Programação

jQuery I: Introdução à biblioteca campeã de JavaScript

C# I: Fundamentos da linguagem

MySQL I: Iniciando suas consultas

Linux I: Conhecendo e utilizando o terminal

AngularJS: crie webapps poderosas

PHP e MySQL I: Fundamentos para criar um sistema na Web


A missão da Alura é atingir os profissionais de TI, que atualmente já são mais de 1,7 milhão no país, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). “O especialista de TI é todo profissional que respira tecnologia, seja ele programador, marketing digital, responsável por redes, banco de dados, entre outros. A Alura tem como principal propósito ajudar estas pessoas a se desenvolverem profissionalmente e, em especial, resolver suas dúvidas e problemas técnicos. Para isso, oferecemos cursos de alta qualidade em um ambiente diferenciado do já manjado ensino à distância”, finaliza Silveira.

Sobre a Alura

A Alura é a principal instituição de ensino de tecnologia do país, oferecendo mais de 250 cursos em todas as áreas tecnológicas, como programação de sistemas, front-end, desenvolvimento mobile, infraestrutura e design, além de outros voltados a empreendedorismo, como marketing digital, startups e business. Ao todo, são mais de 1.600 aulas e quase 8 mil exercícios disponíveis aos seus alunos. Um curso costuma ter 2 horas de vídeo aulas com 20 exercícios no total. A mediana do tempo de conclusão de um curso é de 2 semanas, ou 20 horas de estudo corrido.






Carteira de Trabalho
Carteira de TrabalhoFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A Secretaria do Emprego, Trabalho e Qualificação divulgou o quadro de vagas das Agências Estaduais do Trabalho para a próxima quarta-feira, 13 de novembro de 2019. Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq. Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065.

Confira o quadro de vagas:


comece o dia bem informado: