O público alvo são jovens, de 18 a 24 anos, que já concluíram o ensino médio em escolas públicas e não ingressaram em uma universidade nem no mercado de trabalho
O público alvo são jovens, de 18 a 24 anos, que já concluíram o ensino médio em escolas públicas e não ingressaram em uma universidade nem no mercado de trabalhoFoto: Clóvis Santiago

A Junior Achievement, organização sem fins lucrativos que atua na educação empreendedora de jovens, em parceria com o Google, pela primeira vez, vai oferecer curso profissional de suporte de TI e habilidades para entrar no mercado de trabalho nesta área, que tem muitas oportunidades, mas pouca gente qualificada. O público alvo são jovens, de 18 a 24 anos, que já concluíram o ensino médio em escolas públicas e não ingressaram em uma universidade e não estão no mercado de trabalho.

O programa faz parte do “Cresça com o Google”, iniciativa para ajudar a população a desenvolver habilidades digitais para encontrar uma oportunidade de trabalho. Projetado para preparar os alunos para um trabalho de nível básico em suporte de TI, a aplicação do curso terá duração de oito meses e os participantes saem prontos para atuar no mercado. Sendo aplicado em várias regiões do país, Pernambuco é o único estado do Nordeste a receber a oportunidade. Os interessados já podem se inscrever através do site https://www.jabrasil.com/google.

Depois de preencher o formulário com todas as informações pessoais, a organização irá avaliar os perfis e selecionar os candidatos que se encaixam nas exigências e garantir o acesso dessas pessoas ao conteúdo do curso. Para participar, os candidatos precisam querer descobrir os mistérios sobre como os computadores funcionam, querer iniciar uma carreira na área de TI, que é uma das áreas que mais cresce no país e no mundo, ter ensino médio completo no momento de começar o programa e morar na cidade que o programa irá ser aplicado.

Ao final das aulas, os alunos podem optar por compartilhar suas informações diretamente com grandes empregadores que aceitaram considerar esses profissionais para a área de TI de suas corporações. Outros detalhes sobre o curso serão divulgados a partir do dia 10 de julho. Informações: (81) 3421.2277.

Junior Achievement

É uma ONG voltada para preparar os jovens para o mundo do trabalho e para o empreendedorismo. Há 100 anos a JA oferece experiências práticas em educação financeira, preparação para o trabalho e empreendedorismo. A metodologia utilizada nos programas da Junior Achievement é única e registrada internacionalmente pela Junior Achievement Worldwide e desenvolvida em mais de 100 países. Em Pernambuco, atua desde 2003.

O objetivo é oferecer educação econômica-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas públicas de ensino fundamental e médio e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos. Ensinar empreendedorismo significa levar a compreensão de que cada indivíduo possui as habilidades e características necessárias para fazer o seu futuro acontecer. Empreender é o pensamento seguido da atitude de fazer acontecer.

Serviço:

Curso de suporte em TI do Google e Junior Achievement

Inscrições: gratuitas, através do site https://www.jabrasil.com/google
Informações: (81) 3421.2277
Facebook: https://www.facebook.com/ongjape
Instagram: https://www.instagram.com/japernambuco/

[1250] Trabalho
[1250] TrabalhoFoto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação divulgou o quadro de  vagas das Agências Estaduais do Trabalho para esta quinta (20). Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq.

Confira: 

vagas1
vagas2

Carteira de Trabalho
Carteira de TrabalhoFoto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) divulgou os expedientes das Agências do Trabalho em todo o Estado no feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (20).

Confira:

Bezerros - Expediente normal

Igarassu - Expediente normal

São Lourenço – Expediente normal

Vitória – Feriado (decreto do prefeito)

Garanhuns – Fechada

Petrolina – Fechada

Escada - (Fechada, devido ao serviço de manutenção no telhado do salão de atendimento)

Salgueiro- Expediente normal

Boa Vista – Expediente normal

Arcoverde - Feriado

Serra Talhada - Expediente normal

Ipojuca - Feriado

Paudalho - Expediente normal

Araripina - Expediente normal

Nazaré da Mata – Fechada

Camaragibe – Expediente normal

Goiana – Expediente normal

Paulista – Expediente normal

Palmares – Expediente normal

Santa Cruz: Expediente normal, o feriado é só pra prefeitura, não pro município

Cabo: Expediente normal, o feriado é só pra prefeitura, não pro município

Belo Jardim: Expediente normal

Caruaru: Expediente normal, o feriado do corpus christi é transferido pro dia 29/06

Pesqueira: Expediente normal, a prefeitura que vai até meio dia.

Vagas disponíveis para assistente de Recursos Humanos em Caruaru
Vagas disponíveis para assistente de Recursos Humanos em CaruaruFoto: Educa Mais Brasil

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) está selecionando profissionais para vaga de emprego de assistente de RH em Caruaru. Os candidatos devem ter concluído o ensino superior em Psicologia e ter vivência na área de R&S e treinamentos. A remuneração é de R$ 1.478, para trabalhar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A empresa também oferece auxílio transporte e assistência médica e odontológica. Os interessados podem enviar seus currículos para o e-mail seleçã[email protected] com o assunto “Assistente RH Caruaru” ou cadastrá-los pelo site ielpe.org.br/.

Os cursos serão voltados ao empreendedorismo
Os cursos serão voltados ao empreendedorismoFoto: Arquivo/ Agência Brasil

As festas juninas estão a todo vapor, trazendo boas oportunidades aos profissionais que desejam empreender e ganhar mais espaço no mercado de trabalho. Pensando nas várias possibilidades, os Expressos Empreendedores de Pernambuco e a Agência do Empreendedor do Recife vêm oferecendo palestras gratuitas, com temas importantes que possibilitam ter mais conhecimento para empregar em seus negócios.

As palestras são direcionadas aos que possuem interessem pela área, seja iniciante ou atuante. Formalização MEI (Microempreendedor Individual), é um dos temas que será abordado. A Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação disponibiliza a programação de mais uma semana de palestras.


Expresso Empreendedor - Recife - FONE: 3182.2801
17 (Seg) 08 às 13 CONSULTORIA: Contábil e Financeira CRC/SABRAE Aberto
19 (Qua) 09 às 11 PALESTRA: Lei Geral do MEI Luiz Alencar Rolin (SEBRAE) Aberto


Agência de Empreendedorismo - FONE: 3183.7232
17 (Seg) 10 às 12 Palestra Como se tornar um empreendedor de sucesso Murilo Nóbrega (SEMPEE) FENEARTE
18 (Ter) 9 às 11 PALESTRA: Lei Geral do MEI Bruna (AGEM) Aberto
19 (Qua) 9 às 11 PALESTRA: O Poder do Cliente Kaic (SETEQ) Aberto
20 (Qui) 9 às 12 RODA EMPREENDEDORA: Gestão do Tempo para Equilibrar A Vida Pessoal e Profissional Carine Sobreira (Voluntária) Aberto


Expresso Empreendedor/ Casa - Ipojuca
18 (Ter) 09 às 11 PALESTRA: Formalização MEI SEBRAE Aberto

Expresso Empreendedor - Ipojuca - FONE: 3561.1946
19 (Qua) 09 às 11 PALESTRA: Formalização MEI Eduardo Bohn (EE-Ipojuca) Aberto

Expresso Empreendedor - Caruaru - FONE: 3725.7603
19 (qua) 14 às 16 PALESTRA: Lei Geral do MEI Anselmo/SEBRAE Aberto
20 (qui) 8 às 17 Orientação Contábil e Financeira Bruno/SEBRAE Aberto

Expresso Empreendedor - Petrolina - FONE: 3561-1946
18 (Ter) 09 às 11 PALESTRA: Lei Geral do MEI Ranna Rodrigues (EE-Petrolina) Aberto

Estudo On-line
Estudo On-lineFoto: Divulgação

Fazer uso da tecnologia e da rede mundial de computadores pode elevar bastante o nível de preparação de quem está buscando aprovação em concursos públicos. Contudo, é preciso ter cuidado com a qualidade da informação para não acabar prejudicando o aprendizado pela falta de cuidado com o conteúdo acessado nessas ferramentas digitais. A Folha de Pernambuco separou algumas dicas para o concurseiro conseguir tirar melhor proveito dos recursos disponíveis na web.



O professor de matemática para concursos, Josemar Martins, dá algumas sugestões para usar a internet e as mídias digitais em benefício do aprendizado. Ele alerta para a importância de checar a confiabilidade das informações acessadas em sites e blogs de concursos. Segundo o professor, é preciso garantir a boa reputação das empresas e veículos que oferecem esses conteúdos, fazendo uma comparação com referências bibliográficas, checando a avaliação de outros usuários e pedindo sugestões para professores.

Além disso, um detalhe muito importante é saber se o material a se estudar está atualizado. “Imagine só você baixar um conteúdo, passar horas lendo ou assistindo videoaulas e quando chegar na prova descobrir que a lei que você estudou foi revogada há dois, três anos. Isso vai te acabar num concurso. Então, a atualização dos conteúdos é muito importante”, orienta. Sobre a atualização de leis, eles recomenda aos concurseiros que se certifiquem sobre a legislação estudada no site Imprensa Nacional, portal oficial do Congresso, no endereço www.in.gov.br

Separamos, abaixo, algumas ferramentas de estudo que podem ser exploradas pelos concurseiros, com dicas de como usá-las de forma eficiente.

PDF

É um formato de arquivo bastante procurado por concurseiros. As apostilas em pdf podem ser encontradas em sites especializados que oferecem pacotes pagos, mas também é possível acessar bastante material gratuito. Essa ferramenta é importante, pois pode ser baixada e acessada de seu computador ou tablet e acessada em outro momento, sem internet. Também é recomendável a impressão desses materiais, sempre com o cuidado de checar se o conteúdo é confiável e atualizado. “Nem sempre você tem a disponibilidade da internet. Então é importante ter também um conteúdo off-line”, sugere o professor.

Videoaula

É um recurso que transporta o aluno para sala de aula sem que necessariamente ele precise sair de casa. Nesses vídeos, o professor aborda os diversos conteúdos do edital, com teoria e resolução de questões. O diferencial para uma boa videoaula, assim como numa aula comum, é a didática do professor, por isso é preciso levar em conta a qualidade da aula, bem como se ela está atualizada. É recomendado usar as videoaulas naqueles conteúdos que a simples leitura de apostilas em pdf não foi suficiente para a fixação do conteúdo.

Audioaula

Ferramenta que pode ser útil para quem não tem muito tempo para dedicar aos estudos, pois pode ser ouvida no trânsito ou numa simples caminhada matinal. Assim como a videoaula, deve ser encarada como um complemento ao estudo mais aprofundado do conteúdo com a leitura de apostilas em pdf.

Redes Sociais

Existem grupos de estudos especializados em concursos no Facebook e WhatsApp. Procure esses grupos, se cadastre e comece a trocar informações com outras pessoas. Esses fóruns são uma importante fonte de informação não só sobre disciplinas cobradas como pa­ra ficar sabendo de novos editais.

Questões online

Existem sites voltados exclusivamente para resolução de questões de concursos. Entre os mais famosos, o QConcursos e Banca de Estudo. Esses sites oferecem planos pagos, mas também a possibilidade de resolução gratuita de questões. A vantagem de aderir ao plano é acessar comentários de professores e fazer uma avaliação do desempenho em cada disciplina do seu concurso. Nesses sites é possível, inclusive, resolver simulados com o tempo real, com o mesmo conteúdo cobrado em seu edital.

Vagas para o Censo de 2020
Vagas para o Censo de 2020Foto: Reprodução/ Internet

Último dia de inscrição para Censo Experimental 2019 do IBGE

A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recebe até esta sexta-feira (14) as inscrições para o processo seletivo do Censo Experimental de 2019. O concurso oferece 209 vagas temporárias, lotadas em Poços de Caldas, Minas Gerais. O candidato deve efetuar o cadastro no site do Istituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo. As taxa de inscrição varia de R$ 25 a R$ 42,50.

Há vagas para agente censitário municipal experimental, agente censitário supervisor e recenseador, com salários de R$ 1,7 mil a R$ 2,1 mil. Além disso, os contratados receberão benefícios, como auxílio-alimentação, auxílio-transporte, férias e 13º salário proporcionais.

Outros concursos do IBGE

Também é aguardado o concurso para a contratação de 400 pessoas para o cargo de analista censitário, para atuar no Censo Demográfico de 2020. Os cargos são para ensino superior, e os contratados serão lotados em diversas cidades do Brasil. No dia 11 de junho foi divulgada, no Diário Oficial da União, a informação de que o certame será organizado pelo Instituto AOCP.

In Loco, empresa inovadora no Recife.
In Loco, empresa inovadora no Recife.Foto: Arthur de Souza / Folha de Pernambuco

Apontada como uma das empresas mais promissoras do Porto Digital, a In Loco vai abrir 100 novas vagas de trabalho no Recife nos próximos 12 meses. A ampliação do quadro de pessoal será possível porque, nesta quinta-feira (13), a startup pernambucana mostrou que virou um gigante da tecnologia e captou um aporte de US$ 20 milhões – cerca de R$ 80 milhões – em uma rodada de investimentos em São Paulo.

O recurso vem de investidores nacionais e internacionais e vai permitir que a empresa lance novos produtos e amplie seus negócios, inclusive nos Estados Unidos. “É a maior rodada de investimento. Antes disso, tínhamos captado por volta de US$ 5 milhões nos quatro anos de empresa”, comemorou o CEO da In Loco, André Ferraz, destacando que, para dar suporte a essa ampliação, a empresa vai fazer novas contratações na sede, no Recife.

Leia também:
Porto Digital lança plano para graduação
Parceria do Porto Digital com iFood deve gerar contratações no Estado

“Vamos abrir várias vagas no Recife. Já no curtíssimo prazo, serão de 40 a 50 vagas para engenharia de software, cientista de dados e segurança da informação. Mas, no total, nos próximos 12 meses, serão mais de 100 vagas”, adiantou o CEO, lembrando que todas as informações sobre todas as novas oportunidades de trabalho ficam disponíveis no site da empresa.

Com a expansão dos negócios, a empresa, que também está presente em São Paulo e no Rio de Janeiro, ainda projeta a abertura de novos escritórios em Brasília e no Sul do País, possivelmente em Porto Alegre. Por isso, é possível que outras 40 novas vagas de trabalho sejam abertas pelo Brasil nos próximos 12 meses. Quando o escritório dos Estados Unidos estiver pronto, outras 30 oportunidades de trabalho devem ser criadas. “A gente quer dobrar o faturamento da empresa no Brasil esse ano. Vamos passar dos R$ 100 milhões”, projeta Ferraz.

Investimentos
Antes dessa rodada de investimento, o maior apoiador financeiro da In Loco era o fundo de investimentos sul-africano Nasper, que também está por trás da operação de empresas como a OLX e a Movile (dona do iFood) no Brasil. Agora, porém, a In Loco também receberá investimentos do fundo americano Valor Capital Group e do brasileiro Unbox Capital, cujo maior financiador é a família Trajano do Magazine Luiza.

“Conseguimos trazer investidores muito bons para o negócio. São duas visões diferentes, mas que vão nos ajudar bastante. O Valor Capital vai contribuir com a nossa expansão para os Estados Unidos. Já o Unbox Capital tem um conhecimento gigante sobre varejo, que é hoje o nosso principal segmento”, comentou Ferraz.

Carteira de Trabalho
Carteira de TrabalhoFoto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) divulgou o quadro de vagas das Agências Estaduais do Trabalho para esta sexta-feira, 14 de junho 2019. Há oportunidades dividas em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. As vagas de Recife e Petrolina não foram atualizadas para o dia de amanhã, devido ao cancelamento dos expedientes por conta das chuvas.

Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq.

Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065

vagas1
vagas2

Projeto de Lei é de autoriua do deputado Paulo Dutra (PSB)
Projeto de Lei é de autoriua do deputado Paulo Dutra (PSB)Foto: Divulgação / Alepe

Doadores de livros podem ficar isentos da taxa de inscrição em concursos públicos promovidos pelo Estado de Pernambuco. Isso é o que prevê o Projeto de Lei nº 310/2019, de autoria do deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB), publicado no Diário Oficial.

Caso a lei seja aprovada na Assembleia Legislativa, o cidadão garante o benefício ao doar ao Banco do Livros de Pernambuco, 50 exemplares, sejam novos ou usados em bom estado de conservação, dentro de um período de 12 meses antes da publicação do edital do concurso, tornando-se assim um verdadeiro agente arrecadador de obras. O “Banco do Livro”, que funciona junto à Biblioteca Pública Estadual, tem por finalidade receber doações de livros e distribuí-los às bibliotecas públicas e escolares.

"A doação é um ato de racionalização dos recursos. Enquanto muitos livros permanecem guardados em armários, represando o conhecimento neles contidos, nossas crianças e adolescentes seguem com acesso escasso a livros e outros conteúdos educacionais e culturais. Ou seja, na doação de livro ganha quem doa, ganha a administração pública, ganham as nossas crianças e ganha a sociedade", justifica o Professor Paulo Dutra.

O Projeto de Lei segue agora para apreciação nas comissões permanentes de Constituição, Legislação e Justiça; Administração Pública; Educação e Cultura; além de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular.

comece o dia bem informado: