Conheça a matriz SWOT, ferramenta de gestão estratégica de empresas que também pode ser usada no planejamento e desenvolvimento de carreira
Conheça a matriz SWOT, ferramenta de gestão estratégica de empresas que também pode ser usada no planejamento e desenvolvimento de carreiraFoto: Arte FolhaPE

A promoção no emprego é uma das metas mais buscadas no mundo corporativo, mas nem sempre esse reconhecimento chega de forma imediata. Muitos se perguntam porque não conseguem ser promovidos, apesar dos esforços empregados para esse objetivo. Para ajudar a aumentar as chances de crescimento na carreira, a Folha de Pernambuco apresenta uma ferramenta de planejamento muito usada na gestão de empresas que pode ser muito bem empregada para criar um plano de ação profissional focado no desenvolvimento profissional.



A matriz SWOT é utilizada para traçar o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). No Brasil, a técnica também é conhecida pela sigla “FOFA”. A técnica é atribuída a Albert Humphrey, pesquisadorda Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970. Consiste na avaliação de forças e deficiências que podem levar à oportunidades para a empresa ou abrir espaço para ameaças no mercado.

Trazendo a ferramenta para o campo pessoal dentro de uma empresa, podemos usar esse conhecimento de gestão estratégia para identificar o caminho que precisa ser percorrido até a promoção no emprego. Esse diagnóstico é difícil de ser feito, pois nem todos gostam ou sabem elencar as próprias fraquezas. Numa entrevista de emprego, por exemplo, para descrever os próprios defeitos, muitos apontam o "perfeccionismo", atributo que não é necessariamente negativo. É compreensível que as fraquezas não possam transparecer nas entrevistas de emprego, mas conhecê-las é o primeiro passo.

“A empresa que é atuante tem um plano de carreira. Antenado com isso, o colaborador precisa estar pronto para quando a oportunidade surgir. Porque ele tem a possibilidade de seguir esse plano de carreira e, ao logo desse período que está em um cargo abaixo, pode se preparar para quando surgir a oportunidade ele possa ser aproveitado e a empresa não precise buscar no mercado”, explica o consultor em Gestão de Pessoas e coach de carreiras, André Felipe Siqueira.

Segundo André, assim como as organizações, os profissionais também precisam ter um plano estratégico. “Quando a pessoa não sabe a necessidade do cargo nem tem um planejamento de carreira, não valoriza o seu capital intelectual e humano”, avalia.

“Além do plano de carreira, ele precisa ter um plano de capacitação. A própria empresa muitas vezes banca ou divide com o colaborador o custo para fazer cursos fora, e etc”, sugere André Felipe. Esse investimento é o que vai torná-lo apto a alcançar cargos mais elevados. “Qual é o desfaio para o profissional que deseja a promoção? É tornar os pontos fracos em pontos fortes”, diz o consultor.

Após identificar e listar os pontos fortes e fracos, é preciso trabalhar as deficiências fazendo um plano de ação. Com isso, as ameaças externas, ou seja, profissionais mais capacitados no mercado, ficam menores e aumentam as chances de atingir a promoção.

“quando a pessoa não sabe a necessidade do cargo nem tem um panejamento de carreira, não valoriza o seu capital intelectual e humano. o desafio é tornar pontos fracos em pontos fortes”

“quando a pessoa não sabe a necessidade do cargo nem tem um panejamento de carreira, não valoriza o seu capital intelectual e humano. o desafio é tornar pontos fracos em pontos fortes” - Crédito: Leo Malafaia / Folha de Pernambuco

 

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Crédito: Arte FolhaPE

 

 

Provas de concurso público estão agendadas em vários estados
Provas de concurso público estão agendadas em vários estadosFoto: creativecommons

A Prefeitura de Abreu e Lima abriu o edital do concurso para provimento de 196 (cento e noventa e seis) vagas imediatas, para cargos de nível superior, bem como a formação de cadastro de reserva. A remuneração varia entre R$ 1.893,00 a R$ 5.000,00 de acordo com cada área. O concurso tem vagas para procurador, médico, nutricionista, bibliotecário, biólogo, contador, enfermeiro, farmacêutico, professor, psicólogo e diversas outras especialidades.

As incrições podem ser feitas até o dia 24 de março de 2020, primeiro dia útil subsequente ao último dia do período destinado ao recebimento de inscrições via Internet. Após as 16h do dia 23 de março de 2020, não será mais possível acessar o formulário de requerimento de inscrição. O candidato somente poderá efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário emitido pela FGV, gerado ao término do processo de inscrição, disponível no endereço eletrônico https://fgvprojetos.fgv.br/concursos/pal2020. O boleto deverá ser impresso para o pagamento da taxa de inscrição após a conclusão do preenchimento do requerimento de inscrição.

Para os todos os cargos haverá prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Já para o cargo de Procurador, além da prova objetiva, será realizada prova escrita discursiva, de caráter classificatório e eliminatório. Os resultados serão divulgados na Internet, no seguinte endereço eletrônico: www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/pal2020.

Concurso
ConcursoFoto: Pixabay

A Prefeitura do Recife divulgou, nessa quinta-feira (13), os locais onde serão aplicadas as provas do concurso público que oferta 695 vagas de níveis médio, técnico e superior para cargos efetivos da Secretaria de Saúde (Sesau) do município. Os cerca de 80 mil inscritos podem conferir, de forma individual, os horários e endereços no site do Instituto AOCP, organizador do certame. As provas objetivas acontecerão no dia 1º de março.

O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados um dia após a aplicação da prova, no site do Instituto AOCP. Os candidatos aprovados nesta fase realizam prova de títulos no dia 25 do mesmo mês.

Para a maioria das vagas, o processo seletivo da Sesau Recife será realizado em duas etapas (provas objetivas e de títulos). Já para alguns cargos de níveis médio e técnico, a seleção será feita em etapa única. No caso do Asace, será exigida a realização de um curso introdutório. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Os cargos disponíveis são para médicos de diversas especialidades, enfermeiro e técnico de enfermagem, cirurgião dentista, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, profissional de educação física, auxiliar e técnico de saúde bucal, farmacêutico, fonoaudiólogo, biólogo, químico, sanitarista, Agente de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asace), entre outros. Os salários podem chegar a R$ 13.585,50, para médico com carga horária de 40 horas semanais.

Desde 2013, mais de dois mil profissionais de saúde foram chamados para reforçar o atendimento na rede municipal, sendo mais de 1.300 nomeados e 460 contratados temporariamente. Desse total, foram cerca de 400 médicos, mais de 150 enfermeiros, mais de 70 dentistas e mais de 300 Agentes Comunitários de Saúde, atuando junto à população na prevenção e no cuidado com a Saúde.

Agentes de saúde do Recife
Agentes de saúde do RecifeFoto: Andrea Rego Barros/PCR

Os candidatos ao concurso da Secretaria de Saúde do Recife já podem consultar os locais onde serão aplicadas as provas objetivas, que acontecem no dia 1º de março. Os endereços e horários das provas podem ser consultados no site do Instituto AOCP, responsável pela organização do concurso.

A seleção será realizada em duas etapas, a prova objetiva e a prova de títulos, que acontecem nos dias 1º e 25 de março, respectivamente. Para alguns cargos de níveis médio e técnico, o processo seletivo contará apenas com uma etapa.

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O concurso oferta 695 vagas de níveis médio, técnico e superior e, segundo a prefeitura, conta com mais de 80 mil inscritos. Entre os cargos disponíveis estão as vagas para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, cirurgiões dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, profissionais de educação física, sanitaristas, Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asace), entre outros cargos.

O concurso terá validade de dois anos.

Prefeitura de Sertânia
Prefeitura de SertâniaFoto: Reprodução/ Google Street View

O Governo Municipal de Sertânia realizou mais uma convocação do concurso público feito em 2019. Dessa vez, foram chamados 10 aprovados para o cargo de Guarda Civil Municipal; sendo convocados nove candidatos que disputaram as vagas na categoria ampla concorrência e um aprovado para a vaga destinada às pessoas com deficiência.

A lista completa com os nomes e documentação necessária foi publicada nos sites: www.sertania.pe.gov.br e www.admtec.org.br. É preciso comparecer ao Setor de Recursos Humanos da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, na sede da Prefeitura Municipal de Sertânia, situada na Praça João Pereira Vale, nº 20, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.

O prazo é de 30 dias corridos, contados a partir do recebimento da carta convocação para a posse, mas o candidato convocado que não deseja esperar o AR pode ir de forma espontânea no endereço acima citado. Esses aprovados estão sob investigação social e passarão por avaliação médica.

A remuneração para este ofício é de um salário mínimo. Mais de 5 mil pessoas se inscreveram no concurso, que tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. O certame ofereceu 164 vagas de emprego, em todos os níveis de escolaridade.

Carteira de trabalho
Carteira de trabalhoFoto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Confira o quadro de vagas de empregos nas Agências Estaduais do Trabalho referente a esta quinta-feira (12). As oportunidades foram divulgadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq). Há 298 oportunidades, das quais 48 são exclusivas para pessoas com deficiência e 2 temporárias. O quadro apresenta as oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais.

Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq


Concurso público
Concurso públicoFoto: Divulgação/Prefeitura de Olinda

O concurso Câmara de Salgueiro (PE) está com isncrições abertas para o preenchimento de 36 vagas distribuídas entre cargos de todas as escolaridades, sendo 18 imediatas e outras 18 para formação de cadastro reserva (CR). A taxa de inscrição varia de R$ 60,00 a R$ 130,00. Há oportunidades para os cargos de técnico, auxiliar e agente, para todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia de de R$ 998,00 a R$ 2600,00 e o concurso será realizado pela banca Consulpam. Inscrlições pelo site.

A carreira de auxiliar de serviços gerais (4 postos + 4 CR e salário de R$ 998) é opção para quem possui nível fundamental incompleto. Ensino médio é requisito para agente administrativo (6 + 6 CR - R$ 1.713,35), assistente de ouvidoria (1 + 1 CR - R$ 1.043,91), recepcionista (1 + 1 CR - R$ 1.356,66) e técnico em informática (4 + 4 CR - R$ 1.356,66). Há, ainda, oportunidades de nível superior para contador (1 + 1 CR - R$ 2.600) e procurador legislativo (1 + 1 CR - R$ 2.600).

Concurso
ConcursoFoto: Pixabay

Abertas inscrições para o concurso da Autarquia Educacional Salgueiro, situada no Estado de Pernambuco (PE). O certame preencherá 132 vagas, sendo 36 imediatas e 96 para formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades. O prazo para inscrições segue até o dia 15 de março de 2020, através do site da banca organizadora www.idib.org.br. As taxas custam R$ 100 (ensino médio) e R$ 130 (nível superior). Há vagas para professor, bibliotecario e agente, com salários que variam entre R$ 1996,00 Até R$ 3109,00. A avaliação será feita por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Vagas de emprego
Vagas de empregoFoto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Confira o quadro de vagas de empregos nas Agências Estaduais do Trabalho referente a esta quinta-feira (12). As oportunidades foram divulgadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq). Há 233 oportunidades, das quais 43 são exclusivas para pessoas com deficiência e 2 temporárias. O quadro apresenta as oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais.

Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq

Provas na Funase
Provas na FunaseFoto: Divulgação/Funase

Dez profissionais participantes de seleções simplificadas realizadas pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), estão sendo convocados a se apresentar, a partir desta quinta-feira (13), com a documentação necessária para a contratação. A lista, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), inclui agentes socioeducativos para quatro municípios do Interior – Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina.

A relação dos documentos necessários à contratação pode ser acessada no site www.funase.pe.gov.br. O período de chamamento segue até 19 de fevereiro, das 8h às 11h, mas os locais de apresentação variam conforme a região em que os selecionados vão trabalhar. Para Vitória de Santo Antão, na Mata Sul do Estado, por exemplo, estão sendo convocados dois agentes socioeducativos, que devem comparecer à sede da Funase, na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, 773, no bairro dos Aflitos, no Recife.

Já em Caruaru, seis agentes socioeducativos estão sendo chamados para assumir seus cargos e devem comparecer ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), situado na Estrada Carroçável, Sítio Lagoa dos Porcos, Boa Vista II, na zona rural do município. Em Garanhuns, o endereço de apresentação dos dois agentes convocados é a Avenida Bom Pastor, s/n, Boa Vista. Por fim, em Petrolina, uma agente socioeducativa está sendo chamada e deve comparecer à Rua Febronio de Souza, s/n, Palhinhas.

O não comparecimento será considerado desistência da vaga. Os convocados podem esclarecer dúvidas por meio dos telefones (81) 3184.5465/5471 (Vitória), (81) 3719.9432/9433 (Caruaru), (87) 3761.8476/8283 (Garanhuns) e (87) 3866.6790/6791 (Petrolina).

Advogada – Uma advogada do cadastro de reserva de uma seleção simplificada da Funase está sendo convocada para Caruaru, conforme publicação no DOE. Ela deve se apresentar até o próximo dia 18, das 8h às 11h, na sede da Funase, no Recife.

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