Hacker Cidadão 7.0
Hacker Cidadão 7.0Foto: Divulgação

A Maratona de Programação Hacker Cidadão chega à sua 7a edição dentro do Festival Rec´n´Play. Promovido pela Empresa Municipal de Informática da Prefeitura do Recife - Emprel, com apoio das Secretarias Municipais de Saúde e de Planejamento e Gestão, da ATI, da Secretaria Estadual de Saúde e do Governo do Estado, o evento está com inscrições esgotadas e acontece das 9h da sexta (04) até as 17h do sábado (05), no Porto Mídia, rua do Apolo 181.

Os temas deste ano são: “Redução de Acidentes em Transportes Terrestres” e “Melhorar a Vacinação da População”. As premiações podem chegar a R$32 mil, sendo 5 mil para as equipes vencedores e até 27 mil para pagamento de bolsas por um período de 3 meses para o grupo que queira dar continuidade às soluções desenvolvidas no evento.

O Hacker Cidadão 7.0 propõe que participantes desenvolvam soluções inovadoras que proporcionem a redução de acidentes em transportes terrestres. O desafio consiste em propor soluções para coleta, integração, compatibilização, complementação, georreferenciamento e disponibilização dos dados referentes aos acidentes de transportes terrestres, desde o atendimento da vítima no local do acidente até sua entrada na rede hospitalar, tanto na cidade do Recife, como na região Metropolitana, facilitando o acesso e gerando informações qualificadas de modo que seja possível subsidiar os gestores públicos na proposição de intervenções e na orientação da população.

Já o tema “Melhorar a vacinação da população” desafia os participantes a desenvolverem soluções de enfrentamento à atual crise de reaparecimento de doenças, antes extintas, devido ao crescimento de movimentos anti-vacinas. O desafio, é propor soluções para conscientização da população, apoio no processo e nas políticas públicas de vacinação, ampliação de percentual de cobertura de vacinação da população, divulgação das ações de vacinação e engajamento da população nas ações de vacinação.

A partir das temáticas apresentadas, as equipes terão que desenvolver de aplicativos mobile para Android e/ou IOS utilizando os dados do Portal Dados Abertos da PCR. Pode se fazer uso de computação cognitiva, inteligência artificial, design thinking, mineração de dados, entre outros métodos para criar as soluções.


Serviço

Hacker Cidadão 7.0

04/10/2019 (sexta-feira)- 9h- Abertura do Hacker Cidadão e início dos trabalhos
05/10 - Julgamento iniciando às 14h30 e definição dos vencedores.

Vagas de emprego
Vagas de empregoFoto: Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil/Agência Bras

A Secretaria do Emprego, Trabalho e Qualificação divulgou o quadro de vagas das Agências Estaduais do Trabalho para esta quinta-feira, 3 de outubro de 2019. Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq. Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065.

Confira o quadro de vagas ou veja nas imagens abaixo:


Segundo Mapa do Trabalho Industrial, do SENAI, áreas de metalmecânica e energia e telecomunicações demandarão técnicos capacitados em quatro anos
Segundo Mapa do Trabalho Industrial, do SENAI, áreas de metalmecânica e energia e telecomunicações demandarão técnicos capacitados em quatro anosFoto: Divulgação

O estado de Pernambuco terá de qualificar 270.982 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e divulgado nesta segunda-feira (30).

Segundo o coordenador de Economia da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Cezar Andrade, a ocupação das vagas abertas depende da qualificação dos trabalhadores. “A maior dificuldade dos empresários, tanto da indústria quanto fora dela, é justamente a mão de obra qualificada. Não faltam pessoas procurando emprego. Não falta emprego. O que falta é gente qualificada para assumir as funções”, avalia.

Para Andrade, o SENAI está preparado para capacitar trabalhadores em diversas áreas, inclusive metalmecânica, que está entre as áreas que mais precisarão de profissionais qualificados nos próximos anos.

“A gente tem uma demanda bem alta nos cursos de metalmecânica, alimentos, confecção e vestuário, construção civil. O SENAI está preparado para ofertar esses cursos para capacitar esses profissionais”, completou.

Qualificação profissional

O setor da construção civil terá a maior demanda por formação de cursos de educação profissional com carga horária inferior a 200 horas. Nos próximos quatro anos, 37.836 trabalhadores precisam estar capacitados para atuarem no estado.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon-PE), José Antônio Simón, explica que as empresas investem na capacitação dos trabalhadores da área da construção civil no estado para que a cadeia produtiva do setor se mantenha atualizada.

“Temos uma atuação muito grande com a capacitação da mão de obra por meio de cursos e de programas. Estamos investindo maciçamente. Com isso, esperamos promover a especialização de toda a cadeia que produz dentro do setor”, explicou. Na avaliação do deputado federal Sebastião Oliveira (PL-PE), a educação técnica é uma ferramenta fundamental na geração de oportunidades para a população mais pobre.

“É fundamental essa excelência de conhecimento para inserção da juventude no mercado de trabalho. Isso é feito por meio da capacitação, de cursos técnicos. Esses instrumentos são fundamentais na capacitação para o mercado de trabalho, para a indústria e para a área de serviços, por exemplo. Aqui em Pernambuco, foi o que alavancou o crescimento do estado”, pontua.

O Mapa do Trabalho Industrial mostra ainda que entre as ocupações que exigem cursos de qualificação e que mais vão demandar profissionais capacitados, estão as de operadores de máquinas para costura de peças do vestuário (7.254); e pedreiros, confeiteiros e afins (4.125).

Para quem tiver interesse em saber mais sobre alguma dessas áreas, é só acessar pe.senai.br ou comparecer a uma das unidades do SENAI. Mais informações podem consultadas pelo telefone 0800 600 9606.

*Com informações da Agência do Rádio Mais

arte
arte

O projeto visa capacitar 10.732 pernambucanas de forma gratuita
O projeto visa capacitar 10.732 pernambucanas de forma gratuitaFoto: Diego Galba/Divulgação

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco se engaja, a partir desta sexta-feira (4), no maior programa de capacitação de mulheres do País, desenvolvido pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora - com apoio do Google. O evento de capacitação desta semana terá oito horas, será realizado no auditório da Uninassau, no Shopping Patteo, em Olinda, e oferecerá conteúdos sobre liderança, comunicação, networking, marca pessoal, negociação, finanças e ferramentas digitais para mulheres a partir de 16 anos. O projeto visa capacitar 10.732 pernambucanas de forma gratuita e também tem o apoio institucional da Secretaria da Mulher estadual.

De acordo com a assistente técnica da Secretaria Executiva de Trabalho e Qualificação, Lúcia Costa, que é uma multiplicadora do Ela Pode, o objetivo da capacitação é fazer com que a mulher se sinta mais preparada para ter seu próprio negócio ou emprego. “As capacitações vão beneficiar mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou risco social”, destacou Lúcia Costa.

Segundo  o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, o Ela Pode é um estímulo ao empreendedorismo feminino, com troca de conhecimento entre mulheres que possuem ou buscam o próprio negócio. “Fico feliz que a Secretaria do Trabalho esteja participando, junto com a Secretaria da Mulher, e o empenho da nossa vice-governadora Luciana Santos, junto com o governador Paulo Câmara. Nós estamos incentivando também as mulheres a ter sua própria renda e a entrar no mercado de trabalho porque entendemos que a mulher tem um papel fundamental nas famílias”, declarou o secretário do Trabalho, Alberes Lopes.


"Infelizmente temos um mercado de trabalho ainda muito desigual em relação a gênero. Então investir na capacitação de mulheres é um passo muito importante para reverter esse quadro, ajudando na inserção delas no mundo produtivo. Compreendemos que a a autonomia econômica pode ser um fator de transformação para as mulheres, pois ela contribui diretamente para o empoderamento e o combate à violência de gênero e ao machismo. E a questão do trabalho e da renda das mulheres, além de ter impacto direto na qualidade de vida das famílias, ainda possui um peso importante para a economia. Por isso, em Pernambuco, tratamos esse tema como prioritário”, destacou a vice-governadora Luciana Santos, ao comentar o projeto.

Faça a inscrição no link  para obter o certificado no dia:

Data: 04/10/2019
Horário: 9h - 12h (intervalo) 13h às 18h
Local: Olinda (PE) - Shopping Patteo no auditório da Uninassau
Para mulheres a partir de 16 anos
Entrada gratuita 

eríodo de inscrições iniciou em 23 de setembro e encerra na próxima quinta-feira (4)
eríodo de inscrições iniciou em 23 de setembro e encerra na próxima quinta-feira (4)Foto: Divulgação

Encerram-se na próxima quinta-feira (4), as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de médicos, em regime CLT, para a UPAE Garanhuns, Unidade de Atendimento Especializado da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob Gestão IMIP, em Garanhuns, Agreste do Estado.

Neste processo, serão selecionados médicos para as seguintes áreas:
– Cardiologista, com experiência em Ecocardiografia
– Neurologista
– Reumatologista

É necessário que os candidatos às vagas tenham residência médica na área de atuação ou especialização em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação, pelas Sociedades Médicas ou Título de Especialista concedido pelo respectivo Conselho de Classe. Os interessados devem cadastrar seus dados no campo “Trabalhe Conosco” no site do IMIP. Os selecionados serão convidados para as etapas seguintes, devendo aguardar contato da instituição. As inscrições para este processo seletivo específico devem ser feitas no período de 23 de setembro a 04 de outubro, quando será iniciada a análise curricular.

A UPAE Garanhuns e a Gestão IMIP mantém contínuo processo seletivo para contratações, e os interessados devem inserir seus currículos para cadastro de reservas, que serão analisados e selecionados à medida que surjam vagas na Unidade de Saúde.


Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000

Vagas de emprego
Vagas de empregoFoto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Secretaria do Emprego, Trabalho e Qualificação divulgou o quadro de vagas das Agências Estaduais do Trabalho para a esta quarta-feira, 2 de outubro de 2019. Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq. Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065.

Confira o quadro de vagas ou veja nas imagens abaixo:

Concurso público
Concurso públicoFoto: Divulgação/Prefeitura de Olinda

Está disponível no site da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) um checklist elaborado pela Procuradoria Consultiva para balizar a elaboração de editais de concurso público. O material contém uma lista de elementos essenciais que devem constar nesses editais, com o objetivo de garantir mais segurança jurídica aos certames. Acesse o novo checklist aqui.

O cheklist foi elaborado a partir das dúvidas jurídicas que o Núcleo de Processos em Matéria de Pessoal da Procuradoria Consultiva costuma receber em relação a cláusulas ou à integralidade de editais. O documento foi discutido com a Secretaria de Administração, responsável por trabalhar junto aos órgãos estaduais a elaboração das regras dos certames, informa a procuradora-chefe da Procuradoria Consultiva, Suely Barros.

“A Consultiva tem como prática a publicação de checklists de instrumentos jurídicos utilizados na administração pública como forma de colaborar com a segurança jurídica e uniformização dos atos da Administração Estadual.”, enfatiza a procuradora, lembrando que todo o material de orientação está disponível no site da PGE-PE. Há checklists de editais, atas de registro de preços, contratos, convênios e aditivos, entre outros.

O procurador do Estado Flávio Germano, coordenador do Núcleo de Processos em Matéria de Pessoal da Procuradoria Consultiva, destaca que o checklist de edital de concurso público traz uma diretriz importante porque menciona aspectos e elementos fundamentais dos editais, espelhando a legislação estadual e a jurisprudência. “O objetivo é facilitar a elaboração do edital e evitar a ausência de cláusulas que possam comprometer a validade do certame ou ensejar dificuldades na sua realização. Quanto mais claro e adequado à legislação o edital, menores as possibilidades de judicialização do certame e retardamento na realização do concurso”, explica.

A Procuradoria Consultiva é a especializada da PGE-PE responsável pela consultoria jurídica e pelo exame dos atos, termos e contratos administrativos dos órgãos estaduais.

Vagas de emprego
Vagas de empregoFoto: Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil/Agência Bras

A Secretaria do Emprego, Trabalho e Qualificação divulgou o quadro de vagas das Agências Estaduais do Trabalho para a esta terça-feira, 1º de outubro  de 2019. Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq. Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065.

Confira o quadro de vagas ou veja nas imagens abaixo:


Todas as atividades do Fab Lab Recife dentro da programação do Rec’n’Play - de 02 a 05 de outubro - terão um ponto de convergência: empoderar as mulheres
Todas as atividades do Fab Lab Recife dentro da programação do Rec’n’Play - de 02 a 05 de outubro - terão um ponto de convergência: empoderar as mulheresFoto: Divulgação

Todas as atividades do Fab Lab Recife dentro da programação do Rec’n’Play - de 02 a 05 de outubro - terão um ponto de convergência: empoderar as mulheres para que se envolvam com tecnologia. Isso porque elas sempre estiveram presentes na ciência, pesquisa e inovação - cerveja, geladeira elétrica, algoritmo de programação e wi-fi são algumas das invenções femininas - mas hoje, no Brasil, são apenas 20% da força de trabalho no mercado de tecnologia. Estudos do Fórum Econômico Mundial apontam que caso nenhuma política de equidade de gênero seja aplicada no mercado até 2020, a cada novo emprego criado pela Transformação Digital, 20 empregos convencionais de mulheres serão eliminados. O abismo social vai aumentar.

No Rec’n’Play, o Fab Lab oferece gratuitamente palestras, cursos e oficinas alinhados com o Movimento Mulheres Makers (MMM), uma iniciativa e a maior parte das atividades abrirá vagas exclusivas para mulheres. “A gente quer contar a história da participação da mulher na evolução tecnológica da humanidade para resgatar a autoestima perdida durante tanto tempo em que nos foi dito que ali não era lugar de mulher. Sempre foi.”, afirma Letícia Falcão, Coordenadora de Produção e Projetos do Fab Lab Recife.

As atividades exclusivas são: 04 oficinas básicas de capacitação técnica em fabricação digital; 01) oficina ágil para prototipagem rápida de soluções para nossas cidades a partir da experiência da mulher, o Prototyping Sprint Fab City e 01) open day especial às empreendedoras. Todas as sextas, o Fab Lab abre as portas gratuitamente, mediante agendamento, para quem quer usar os equipamentos. Mas nesta semana vai ser diferente. “A gente vai ter um dia especialíssimo voltado para as empreendedoras porque 5 de outubro é o Dia Nacional do Empreendedor e a gente vai fazer uma programação voltada para as mulheres. Estamos selecionando marcas locais lideradas por mulheres para usarem nosso espaço gratuitamente. E vamos organizar uma venda especial só de produtos feitos por mulheres aqui”, detalha Cris Lacerda, coordenadora de Ciência e Tecnologia do Fab Lab Recife.

Algumas outras atividades são abertas para todos e todas: 02 Fab Talks (palestras), o primeiro com as estudantes de engenharia do "Tech Is For Women" que vai marcar também o lançamento da cerveja do Fab Lab Rec, a Gambi e o segundo encontro que vai juntar convidadas locais, nacionais e internacionais para compartilharem conosco suas experiências à frente de "Grandes Festivais Mundiais de Economia Criativa", como o SXSW, o FAB 16, o RIO2C e o Porto Musical. Para a criançada, 02 oficinas Fab Kids.

As atividades serão facilitadas por uma equipe composta, também em sua maioria, de mulheres. A programação Fab Lab Recife no Rec'n'Play faz parte do Calendário Petrobras, uma agenda de atividades gratuitas realizadas com o patrocínio da Petrobras, que vai possibilitar durante um ano uma programação maker mais acessível ao público.

Invenções de mulheres

De marceneiras a cientistas espaciais, o lugar da mulher é onde ela quiser. Na Mesopotâmia, as mulheres inventaram a cerveja, aproximadamente em 7.000 a.c. Ada Lovelace criou o primeiro algoritmo de programação do mundo, em 1843. Florence Parpart inventou a geladeira elétrica em 1914. E Hedy Lamarr, que também era atriz de Hollywood, criou a tecnologia que serviu de base para o celular, o bluetooth e o Wi-Fi.

Fab Lab Recife

O Fab Lab Recife nasceu em 2014 e faz parte de uma rede mundial de laboratórios de fabricação digital criada pelo MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que hoje conta com mais de 1.800 laboratórios em mais de 100 países, sendo 82 deles no Brasil. Mais que um laboratório de fabricação digital, é uma empresa de design e inovação que materializa ideias e cria oportunidades de aprendizagem para transformar pessoas, escolas, negócios e cidades. De várias formas: criando experiências voltadas para a resolução de problemas e prototipagem de soluções. Democratizando o acesso às máquinas e ferramentas de fabricação digital. Compartilhando conhecimentos e processos. Facilitando o surgimento de soluções inovadoras. Criando conexões entre o mundo digital e a vida real.

Movimento Mulheres Makers

O Movimento Mulheres Makers (MMM) é uma iniciativa tecnofeminista em rede criada com o intuito de empoderar e incentivar mais mulheres na atuação em Ciência, Tecnologia & Inovação, em especial no universo do Movimento Maker, do Tecnofeminismo e do Empreendedorismo a partir de técnicas DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesma) e DIT (Do It Together – Façamos Juntas). Assim, o objetivo do MMM é capacitar mulheres e democratizar o acesso técnico e financeiro às novas tecnologias exponenciais de Fabricação Digital, despertando o interesse, desenvolvendo habilidades e criando mais oportunidades de geração de renda a mulheres cis ou trans, profissionais ou amadoras, jovens ou em situação de vulnerabilidade, com o uso e ocupação do Fab Lab Recife.

REC’n’Play

A terceira edição do REC’n’Play, festival de tecnologias e economia criativa do Porto Digital e da Ampla Comunicação, vai ocupar o Bairro do Recife de 02 a 05 de outubro de 2019.


Confira a programação Fab Lab Recife no Rec'N'Play (02 a 05 de outubro):
https://www.fablabrecife.com/movimento-mulheres-makers-no-recnplay/

fab lab


Prefeitura do Recife
Prefeitura do RecifeFoto: Reprodução/Google Street View

A Prefeitura do Recife prorrogou as inscrições da seleção simplificada para contratação de sete médicos psiquiatras. As inscrições gratuitas, que se encerrariam no último sábado (28), podem ser feitas até o próximo sábado (5). O edital está disponível no site da Prefeitura.

A seleção da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife será realizada em etapa única, através de avaliação curricular, com avaliação de títulos e experiência profissional comprovados. O salário é de R$ 5.911,99, mais gratificações, para psiquiatras diaristas com carga horária de 20 horas semanais. O contrato será de um ano, podendo ser renovado por mais um, assim como também pode ser rescindido, a qualquer momento, de acordo com as necessidades da Prefeitura do Recife ou preenchimento das vagas por candidatos aprovados em concurso público.

Serão destinadas cinco vagas para psiquiatras, uma para psiquiatra especialista em infância e adolescência, além de uma vaga para especialista em perícia médica. Uma vaga é reservada para pessoa com deficiência. Os novos profissionais atuarão nas unidades da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde do Recife e na área de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador.

Os interessados em participar da seleção da Secretaria de Saúde do Recife devem preencher o formulário de inscrição e o caderno de apresentação de documentos disponíveis no site da Prefeitura e enviá-los, junto com a cópia da documentação, para a Diretoria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, situada na Rua Alfredo de Medeiros, n° 71, Espinheiro. O resultado preliminar da avaliação curricular será divulgado no dia 26 de outubro, no Diário Oficial.

comece o dia bem informado: