Escola Técnica Estadual
Escola Técnica EstadualFoto: Divulgação

Foram abertas nesta segunda-feira (30) inscrições para mais de 56 mil vagas em cursos técnicos gratuitos ofertadas pela Secretaria de Educação e Esportes. As oportunidades são para nove cursos em 60 municípios do Estado. As inscrições são feitas exclusivamente no site da secretaria até o dia 9 de outubro. [Confira o edital do concurso abaixo]

A pré-matrícula será realizada entre 30 de setembro e 11 de outubro e as aulas começam de 14 a 18 de outubro, conforme calendário do curso escolhido. Segundo o edital do concurso, são ofertadas 7.700 vagas na modalidade semipresencial e 48.660 a distância.

Leia também:
Chegou o dia da prova. E agora?
UPE divulga concorrência do Processo de Ingresso 2020 da instituição

As vagas são para os cursos técnicos de Administração, Biblioteconomia, Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Logística, Multimeios didáticos, Secretaria Escolar e Segurança do Trabalho. O candidato deve realizar o cadastro no ato da inscrição e validar o mesmo por e-mail. As informações devem ser complementadas e a documentação exigida deve ser enviada de forma eletrônica.

Os cursos são nas modalidades EAD (totalmente a distância com provas presenciais no final do módulo); Semipresencial (a distância, mas com encontros semanais) e Profuncionário (destinado a profissionais da educação) e têm duração de um a dois anos. Os alunos devem estar cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou apresentar certificado de conclusão do mesmo.

Confira o edital na íntegra:

Dicas para o dia da prova de concurso
Dicas para o dia da prova de concursoFoto: Greg Vieira / Arte FolhaPE

Quem é concurseiro sabe o quanto de dedicação e empenho nos estudos é empregado para conquistar a aprovação no cargo público que se deseja. Ao longo de meses e até de anos, várias horas por dia são comprometidas, muitas vezes em feriados e finais de semana, tudo para se destacar em meio a uma concorrência acirrada. E todo o sacrifício é posto em avaliação no momento mais esperado para quem está nessa caminhada: o dia da prova. Para ajudar a prevenir imprevistos e melhorar o desempenho na prova, a Folha de Pernambuco entrevistou um professor especialista em cursos preparatórios e uma concurseira, que trouxeram dicas valiosas.



O professor de português para concursos, Tiago Xavier, adverte que o cuidado já deve começar um dia antes da prova. “Muita gente esquece que tem que dormir cedo no dia anterior. Se você chega ao seu local de prova cansado não vai conseguir fazer a prova de forma satisfatória”, afirma. “Uma boa alimentação no dia anterior e antes de sair para a prova também é fundamental, pois qualquer desarranjo que você tiver vai atrapalhar na hora da avaliação”, alerta Tiago. Além dos cuidados com o descanso e com a alimentação, há outros fatores importantes para observar. Em primeiro lugar, conhecer o edital de seu concurso.

“Acontece de chegar na hora da prova e o aluno nem sabe que disciplina será cobrada. Isso é absurdo, é preciso ler detalhadamente o edital, principalmente para saber informações sobre o local de prova, pois chegar atrasado não é admissível”, orienta Tiago. “Em língua portuguesa, que é a minha disciplina, você deve ficar atento porque envolve tanto a parte de gramática quanto a de compreensão, você deve saber de que na hora da prova vai se deparar com muitos textos e a paciência vai ser fundamental”, completa.

Para Patrícia Pereira, 45 anos, que estuda para concursos de tribunais e universidades há dois anos e meio, trabalhar a mente também é indicado, além de conhecer as regras do concurso. “No dia anterior você tem que estar muito tranquilo. Eu mesma procuro não estudar. É relaxar e pensar positivo para fazer a prova bem. O edital é muito importante. Você precisa aprender a ler as informações, principalmente o horário e as coisas que são necessárias para fazer a prova, tipo caneta preta e azul, se é possível usar lápis e borracha, etc”, sugere.

O professor de português Tiago Xavier adverte que o cuidado deve começar um dia antes

O professor de português Tiago Xavier adverte que o cuidado deve começar um dia antes - Crédito: Leo Malafaia / Folha de Pernambuco

Para a concurseira Patrícia Pereira, é importante saber ler o edital e conhecer as regras da prova

Para a concurseira Patrícia Pereira, é importante saber ler o edital e conhecer as regras da prova - Crédito: Leo Malafaia / Folha de Pernambuco

info

Crédito: Greg Vieira / Arte FolhaPE

Universidade de Pernambuco, UPE
Universidade de Pernambuco, UPEFoto: Arquivo Folha de Pernambuco

A Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE) divulgou, nesta sexta-feira (27), a concorrência do seu Processo de Ingresso 2020 da instituição. Os números referem-se a procura de candidatos por vaga entre cotistas e não-cotistas (universal). Para esse ano, 28.963 candidatos se inscreveram para a terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), concorrendo a 1.740 vagas, de 54 cursos de graduação distribuídas em 11 campi, distribuídos nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão.

O curso de medicina, ofertado no campus da UPE em Serra Talhada, é o mais concorrido do SSA 3 da UPE, no sistema universal, com 34,38 candidatos na disputa de uma vaga. Em segundo lugar vem direito no campus Benfica, com 29,75 candidatos por vaga e, em terceiro, medicina, no campus de Garanhuns, com 25,38.

No sistema de cotas do sistema o mais disputado foi o curso de fisioterapia em Petrolina com 34 feras concorrendo a uma vaga, seguido do curso de medicina no campus de Serra Talhada com 29 candidatos por vaga e, em terceiro, o de medicina no campus de Garanhuns com 25,50.

O presidente da CPCA/UPE, professor Ernani Martins, lembrou que os candidatos devem ficar atentos ao período de divulgação do cartão informativo contendo os locais de prova, que serão liberados a partir do dia 05/11. O documento poderá ser emitido através do endereço: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

As provas da 3a fase do SSA serão realizadas nos dias 17 e 18/11 pela manhã. Já as provas da 1a e 2a fases da seleção acontecem nos dias 01 e 02/12, pela manhã e a tarde, respectivamente. O resultado da 3a fase do SSA/UPE pode ser divulgado até o dia 17/01/2020.

Outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 e 3183-3791, no e-mail: [email protected] ou ainda no endereço eletrônico: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

Confira a concorrência de todos os cursos:


 


Vagas de emprego
Vagas de empregoFoto: Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil/Agência Bras

A Secretaria do Emprego, Trabalho e Qualificação divulgou o quadro de vagas das Agências Estaduais do Trabalho para a esta sexta-feira, 25 de setembro de 2019. Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq. Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065.

Confira o quadro de vagas ou veja nas imagens abaixo:


libras
librasFoto: Divulgação

Respeito à inclusão e à diversidade são valores fundamentais para a 99, empresa de transporte por aplicativo que integra a global DiDi Chuxing. O aplicativo tem sido uma oportunidade acessível de geração e complemento de renda, também, para as pessoas com deficiência auditiva. Levantamento da empresa aponta que Recife tem o maior percentual entre as capitais do Nordeste.

Para promover a inclusão, a 99 criou identificações personalizadas que estão dentro e fora dos carros destes motoristas. Eles receberam adesivos internos, cabide de retrovisor e encosto de cabeça com as frases “Motorista Deficiente Auditivo. Sinalize para conversar comigo” e “Converse comigo por mensagem”.

O objetivo desta ação realizada nas principais cidades do país é facilitar a comunicação entre o passageiro e o condutor e surgiu após a empresa identificar o comportamento de alguns passageiros que não sabiam que o condutor era uma pessoa surda. O IBGE estima que existem mais de 10 milhões de pessoas surdas no país.

“Começamos a perceber que as pessoas falavam, tentavam interagir com o motorista e, por não obter resposta, faziam uma avaliação negativa da corrida ou mesmo se sentiam pouco acolhidas. E, claramente, não queremos proporcionar uma experiência ruim para o passageiro e muito menos para o motorista. A 99 tem em seus valores viver e respeitar a diversidade, por isso adotamos esta nova política e tem dado bons resultados”, explica Pedro Gomes, gerente regional da 99 para o Rio de Janeiro, Norte e Nordeste.

Além da sinalização, a empresa implementou atendimento em Libras em seu centro de atendimento aos motoristas, conhecido por Casa 99. No espaço os condutores podem tirar dúvidas sobre a plataforma, fazer o cadastro para serem parceiros da empresa ou mesmo ter um ponto de apoio para um café ou descanso.

Sobre a 99

A 99, empresa brasileira de tecnologia que conecta passageiros e motoristas através de seu aplicativo, faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”). O aplicativo conecta mais de 600 mil motoristas a 18 milhões de passageiros em mais de 1.600 cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a startup oferece cinco tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas e grandes cidades; 99Taxi, categoria que cobre todo o país; 99Top, serviço de táxis de luxo oferecido em São Paulo; 99Compartilha, serviço de corridas compartilhadas disponível em Belo Horizonte MG); e o 99Comfort, que reúne comodidade de carros novos e espaçosos a um preço acessível.

Mercado de Trabalho
Mercado de TrabalhoFoto: Pixabay

Quem está em busca de oportunidades no mercado de trabalho deve ficar atento às vagas de emprego disponíveis através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE). Estão abertas seleções para os cargos de auxiliar comercial, assistente de RH e comprador para atuação em Caruaru. Os currículos devem ser enviados para o e-mail: [email protected] com a vaga que almeja identificada no assunto da mensagem.

Para concorrer à função de auxiliar comercial, é necessário que o candidato esteja cursando o ensino superior em Administração e que tenha experiência com atividades administrativas. Exige-se também conhecimento intermediário em Excel, habilidades com o pacote Office e boa comunicação. Vivência com vendas será um diferencial na seleção. A remuneração oferecida é de R$ 1.088 + ticket refeição de R$ 60 ao mês e auxílio transporte para trabalhar de segunda a sábado, em horário comercial.

O cargo de assistente de RH é destinado para pessoas que tenham concluído ou estejam cursando a graduação em Administração, Psicologia ou Gestão de RH. O candidato deve ter experiência na área de recursos humanos e departamento de pessoal, habilitação do tipo A/B, disponibilidade para viagens, conhecimento intermediário em Excel e boa comunicação. O salário será de R$ 1.480 com os benefícios de ticket refeição e auxílio transporte para trabalhar de segunda a sábado, em horário comercial.

Estudantes de Administração podem participar da seleção para comprador. Entre os pré-requisitos para ocupar a vaga estão: experiência com atividades administrativas, boa comunicação, poder de persuasão, conhecimento intermediário em Excel e disponibilidade para trabalhar de segunda a sábado, em horário comercial. A remuneração é de R$ 1.088 + ticket refeição de R$ 60 ao mês e auxílio transporte.

Vagas de emprego
Vagas de empregoFoto: Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil/Agência Bras

ASecretaria do Emprego, Trabalho e Qualificação divulgou o quadro de vagas das Agências Estaduais do Trabalho para a próximaquarta-feira, 25 de setembro de 2019. Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq. Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065.


Confira o quadro de vagas ou veja nas imagens abaixo:


Vagas de emprego
Vagas de empregoFoto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Nota da Agência do Trabalho da Boa Vista:

"Os atendentes da Agência de Trabalho da Boa Vista ficaram surpresos, hoje, com a quantidade de pessoas que foram procurar vagas de emprego em virtude de notícias divulgadas a respeito da abertura de 7 mil vagas temporárias de trabalho. A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco informa que este número é uma estimativa do comércio, mas não significa que as vagas vão aparecer todas no mesmo dia, de uma vez só. As vagas são divulgadas pela Gerência de intermediação das Agências do Trabalho e são postadas diariamente no nosso Instagram, no final da tarde (apenas um resumo), e no site oficial da Secretaria do Trabalho no endereço www.seteq.pe.gov.br (o quadro completo com todos os municípios).

A nossa dica para os leitores/telespectadores/trabalhadores é a seguinte: se você está interessado numa vaga de emprego temporária, vá com calma à Agência do Trabalho mais perto de sua casa. As Agências funcionam de segunda a sexta-feira, abrem às 7h, e faça o seu cadastro. Leve documento com foto, CPF, identidade, comprovante de residência e Carteira do Trabalho.

Chegue bem cedinho para pegar a ficha, de modo que você possa ser atendido sem se estressar. Existem dias que o fluxo é menor, como na sexta-feira. Depois de realizar o cadastro, não esqueça de um detalhe importante. Peça uma senha na própria Agência do Trabalho para conseguir acessar ao aplicativo do Sine Fácil. A acompanhe as vagas de forma mais ágil pelo próprio celular, diretamente do aplicativo. As vagas mudam todos os dias. Quem tem o aplicativo, pode ser encaminhado com mais rapidez.

Receba os encaminhamentos diretamente pelo aplicativo do Sine Fácil. Caso você não saiba usar o aplicativo, será necessário que você realmente compareça a uma agência para obter um encaminhamento por lá, se o seu perfil bater com aquele determinado pelo empregador.

Se ligue: o aplicativo do Sine Fácil só pode ser acessado se você se cadastrar na Agência do Trabalho e receber uma senha, ok?

Desejamos para vocês boa sorte!"

As vagas são para turmas que vão do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e o quantitativo disponível depende da infraestrutura da unidade pretendida.
As vagas são para turmas que vão do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e o quantitativo disponível depende da infraestrutura da unidade pretendida.Foto: Rafael Medeiros

O Sesi-PE, a maior rede de ensino privado do Estado, abriu as pré-inscrições das matrículas para o ano letivo de 2020 das suas 12 unidades situadas na capital, no Agreste e no Sertão pernambucano. As vagas são para turmas que vão do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e o quantitativo disponível depende da infraestrutura da unidade pretendida.

Os pais ou responsáveis de novos estudantes devem comparecer à unidade mais próxima, portando as cópias do RG e CPF, e solicitar a inclusão do nome do aluno na lista de espera. Com média de 70% de aprovação em unidades e faculdades do país, o Sesi-PE é referência em direcionar os jovens para o mercado de trabalho. Seus alunos têm sido destaque nas Olimpíadas Brasileiras de Robótica, de Astronomia e Astronáutica, Biologia, Matemática e em torneios de marcas multinacionais, como LEGO® e Fórmula 1. Além de cobrar mensalidades de custo mais acessível em relação às outras escolas particulares concorrentes.

Atualmente, a instituição conta com unidades em Paulista, Ibura, Moreno, Vasco da Gama, Goiana, Cabo de Santo Agostinho, Escada, Belo Jardim, Camaragibe, Caruaru, Petrolina e Araripina. Todas as escolas possuem infraestrutura diferenciada, com salas climatizadas, bibliotecas, serviço de atenção psicológica, quadras poliesportivas, além de laboratórios de ciências, informática e robótica. A metodologia da Rede de Educação do Sesi-PE é baseada no modelo de ensino STEAM, que une Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A aprendizagem significativa acontece de forma interdisciplinar e as aulas são dinâmicas com uso de metodologias ativas que estimulam a formação integral dos estudantes.

Concurso do IBGE
Concurso do IBGEFoto: Divulgação/IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou nesta quarta-feira (25) edital para preenchimento de 2.658 vagas temporárias do Censo Demográfico 2020. As oportunidades são para Coordenador Censitário de Subárea - com salário de R$ 3,1 mil - e Agente Censitário Operacional - cuja remuneração é de R$ 1,7 mil. [Confira o edital na íntegra abaixo]

As inscrições começaram nesta quarta e seguem até as 16h de 15 de outubro, exclusivamente no site da Fundação Getulio Vargas (FGV). A taxa inscrição custa R$ 58 para coordenador censitário e R$ 42,50 para agente censitário. Segundo o edital, são 1.343 vagas para coordenador e 1.315 para agente.

Leia também:
5 dicas de sobrevivência para trabalhar com criatividade
Pressão no trabalho e saúde mental

Para coordenador, é exigido ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de categoria B, no mínimo. Já para as vagas de agente censitário, os candidatos devem ter ensino médio completo. A previsão de duração do contrato é de até 12 meses, com possibilidade de prorrogação em caso de necessidade do IBGE. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.

Confira o edital:

comece o dia bem informado: