#
A nova sede da EsmapeFoto: Anderson Stevens



Curso acontece em 14 de outubro na Esmape/TJPE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) abre inscrições para a primeira capacitação do programa Mãos Empenhadas Contra a Violência. O objetivo é capacitar profissionais da área de beleza como cabeleireiros, manicures, depiladores e esteticistas de modo geral para atuarem como multiplicadores de informações sobre a violência contra a mulher e dar orientações de como se deve agir para denunciar. A apresentação do programa e o curso acontecem no dia 14 de outubro, às 9h, na Escola judicial de Pernambuco (Esmape). A inscrição é gratuita e pode ser feita através do link: https://forms.gle/nPWKbN9U7GjgwNkb7. Podem participar donos de salão de beleza e profissionais da área em geral.

A iniciativa, promovida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação Doméstica e Familiar de Pernambuco, foi originalmente lançada pelo Poder Judiciário do Mato Grosso do Sul e apresentada, em Pernambuco, no mês de agosto deste ano, com a participação da embaixadora do programa, a modelo, atriz e ativista Luiza Brunet. O ''Mãos emPENHAdas Contra a Violência'' propõe a capacitação de profissionais da área da beleza para que sejam agentes multiplicadores de informação no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, identificando e orientando as clientes como combater e denunciar os abusos. O projeto já foi implantado em Tribunais de Justiça do Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Os estabelecimentos que aderirem ao “Mãos Empenhadas” recebem um “Selo” para identificação de sua parceria. A ideia do selo é de que o cliente possa identificar um salão que apoia o combate à violência contra a mulher, proporcionando uma maior visibilidade junto aos seus clientes para fortalecer a atuação no programa.

No Estado, a iniciativa conta com o apoio do Instituto Maria da Penha (IMP) e do SinBeleza Pernambuco. Na ocasião, também serão capacitadas as Defensoras dos Direitos da Cidadania, que atuam em conjunto com o poder público na criação de mecanismos técnico-pedagógicos para, conforme o artigo 1º da Lei 11.340/2006, que é coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Serviço

Primeira capacitação do projeto Mãos Empenhadas Contra a Violência

Quando: 14 de outubro de 2019
Hora: 9h
Onde: Escola judicial de Pernambuco (Esmape/TJPE), localizada na Rua Desembargador Otílio Neiva Coêlho, s/n, Ilha Joana Bezerra, no Recife.

O mindfullness deixou de ser apenas uma prática de meditação restrita e passou a ganhar mais espaço no ambiente de trabalho
O mindfullness deixou de ser apenas uma prática de meditação restrita e passou a ganhar mais espaço no ambiente de trabalhoFoto: Lehi Henri / Arte FolhaPE

Manter o foco total no presente para alcançar o equilíbrio e, por fim, a paz interior. Para além disso, mindfulness - ou na tradução literal, “atenção plena” - deixou de ser uma prática de meditação restrita às religiões orientais e, devido ao sucesso e comprovações científicas de eficácia, ganhou espaço no mercado de trabalho. Ao contrário do que muitos pensam, sua origem não é recente. Os primeiros registros da prática remontam a 2.000 anos A.C, nos Vedas, textos sagrados indianos. Também podem ser encontrados apontamentos desse processo precursor na China e Japão.



No entanto, como explica o empresário, instrutor de mindfulness formado pelo Mindfulness Training International (MTI), Felipe Lapa, somente no início da década de 70, a meditação ganhou sua 'roupagem ocidental', graças à popularização da meditação transcendental, conquistada através da fama de praticantes como os garotos de Liverpool, George Harrison e Paul McCartney, e outros ícones da música e cinema.

A academia, porém, conheceria a meditação por intermédio do psicólogo Jon Kabat-Zinn. Que com a ajuda de outros dois colegas de trabalho, montou uma clínica experimental para utilizar as práticas budistas no tratamento de dores crônicas. A experiência se mostrou um sucesso e daí em diante, a busca pela atenção plena se tornou uma febre no mundo corporativo.

Com benefícios práticos comprovados, como: tratamento de insônia, estresse, dores crônicas, o Mindfulness não relaxa ao ponto de reduzir a produtividade, "é justamente o oposto, com o uso da pleno da atenção, o indivíduo pode e - de fato - melhora o processo de tomada de decisão, aumentando - assim - a satisfação, produtividade pessoal e, por consequência, o rendimento de suas atividades", concluiu Felipe Lapa.

Outras duas áreas beneficiadas pela prática são a criatividade e a comunicação. Com o mindfulness, o praticante passa a ouvir melhor a si mesmo e os outros. “Isso repercute diretamente na melhora do ambiente laboral e relacionamento com os pares. E o melhor: os benefícios se intensificam e diversificam conforme a repetição dos exercícios”, descreve Felipe.

“A busca pelo benefício não é o principal foco da prática. A gente pratica e o benefício acontece. Eu costumo dizer que é como ir pra uma academia de ginástica. Quando você faz a musculação, faz a atividade física, os benefícios são os mais variados, mas não apenas tonificar os músculos”, diz o especialista.

Para José Rodrigues, servidor do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), o mindfulness é uma válvula de escape. “Vivemos numa sociedade opressora, somos tão programados a agirmos e sermos de uma forma padrão que internalizamos que somos nossos pensamentos e sentimentos, mas não somos [...] é através destas técnicas de meditação e respiração que aprendemos a parar, mesmo que por um minuto, para tomar consciência do momento presente e assumirmos o controle”, diz.

Ainda segundo Rodrigues, uma vez que você trabalha com a concentração voltada para o momento presente, atua “com um imenso prazer. O mesmo vale para comer; para conversar e interagir com o ambiente. Isso tem sido o melhor para mim”, afirma. A prática, a qual ele se refere nada mais é do que uma parada diária para sentar e observar a respiração com toda a atenção. Quem já provou afirma que é como “resetar” o nosso computador interno e reiniciar com mais resolução, memória e fluidez. Não custa tentar.

Para José Rodrigues, servidoir do TCE, meditar é válvula de escape

Para José Rodrigues, servidoir do TCE, meditar é válvula de escape - Crédito: Leonardo Malafaia / Folha de Pernambuco

info - mindfullness

Crédito: Lehi Henri / Arte FolhaPE

Vagas de emprego
Vagas de empregoFoto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Secretaria do Emprego, Trabalho e Qualificação divulgou o quadro de vagas das Agências Estaduais do Trabalho para a próxima segunda-feira, 7 de outubro de 2019. Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq. Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065.

Confira o quadro de vagas ou veja nas imagens abaixo: 


Os estudantes dos municípios como Poção, Sanharó, Sertânia, Flores, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim e Quixaba, terão gratuitamente aulões de história e redação
Os estudantes dos municípios como Poção, Sanharó, Sertânia, Flores, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim e Quixaba, terão gratuitamente aulões de história e redaçãoFoto: Divulgação

Agora é a vez de Arcoverde receber o Prepara Jovem, projeto idealizado pelo Governo do Estado para alunos em processo preparatório para o Enem e que é realizado através das Secretarias de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e de Educação e Esportes. O aulão será realizado, neste sábado (05/10), no Arcoverde CEDEC - Santuário da Divina Misericórdia. No domingo, o encontro será em Serra Talhada, na Escola Methódio de Godoy Lima.

A expectativa dos estudantes locais é grande, tendo em vista que falta menos de um mês para o primeiro domingo de aplicação do Enem. “Ao todo já são quase 10 mil beneficiários do programa. Com a proximidade do Enem, esse número deverá aumentar. Só em Arcoverde esperamos 2.500 estudantes”, disse o secretário da SDSCJ, Sileno Guedes.

Os alunos contemplados neste sábado (05/10) serão dos municípios de Alagoinha, Arcoverde, Betânia, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Itaíba, Manari, Pedra, Pesqueira, Poção, Sanharó, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa. Já o Prepara deste domingo (06/10) vai atender os estudantes de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão, Tabira, Triunfo e Tuparetama, com expectativa de receber 800 alunos.

Os educadores envolvidos no projeto são voluntários a cada edição abrange determinadas áreas do conhecimento. Neste final de semana, as aulas serão de história com professor Gerardo Neto e de redação com o professor Diogo Didier.

Em 2018, foram 10 aulões e esse ano expandiu para todas as 16 gerências regionais de Pernambuco. A expectativa é que 22 mil estudantes participem do projeto, o dobro de jovens que participaram no ano passado.

Serviço:

Prepara Jovem Aulão gratuito preparatório para o Enem
Data: Arcoverde (05/10) e Serra Talhada (06/10)
Hora: 8h30

São 250 vagas ofertadas para diferentes áreas da companhia e todas as regiões do Brasil
São 250 vagas ofertadas para diferentes áreas da companhia e todas as regiões do BrasilFoto: Divulgação

A Cervejaria Ambev, dona de marcas como Skol, Budweiser e Bohemia, recebe inscrições até domingo (6) para o seu Programa de Estágio. Estudantes que estejam cursando nível superior com formação prevista entre 2020 e 2021 podem se cadastrar pelo site www.estagioambev.com.br e concorrer a uma das vagas. São mais de 250 oportunidades para diferentes áreas da companhia e para todas as regiões do Brasil.

Como diferencial, os estudantes selecionados vão contar com uma experiência que possibilita o desenvolvimento da autonomia e uma visão 360º dos negócios da empresa. “Queremos que os talentos vejam na prática o impacto de seu trabalho no dia a dia. Por isso, é importante que sejam, de fato, donos dos projetos e iniciativas que conduzirem aqui dentro”, diz Renato Biava, diretor de Gente e Gestão da Cervejaria Ambev.

Os aprovados terão ainda a oportunidade de participar de uma iniciativa 100% gerenciada por estagiários, que pensam juntos em soluções e oportunidades para a companhia. A LEAGUE – Liga dos Estagiários é uma iniciativa complementar que desenvolve habilidades como comunicação, trabalho em equipe e gestão de pessoas.

Depois das inscrições, o processo seletivo passa para as etapas online de testes e vídeo e, em novembro, a seletiva presencial em data específica a depender de cada localidade. Os aprovados iniciam suas atividades na companhia em janeiro de 2020.

Sobre a Cervejaria Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, são mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhar juntas para garantir momentos de celebração e diversão. A Ambev é uma cervejaria inovadora e tem o consumidor no centro das decisões e iniciativas.

O portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro.

Somente nos últimos cinco anos, investiu R$ 17,5 bilhões no país e deixou um legado com uma ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros.

Hacker Cidadão 7.0
Hacker Cidadão 7.0Foto: Divulgação

A Maratona de Programação Hacker Cidadão chega à sua 7a edição dentro do Festival Rec´n´Play. Promovido pela Empresa Municipal de Informática da Prefeitura do Recife - Emprel, com apoio das Secretarias Municipais de Saúde e de Planejamento e Gestão, da ATI, da Secretaria Estadual de Saúde e do Governo do Estado, o evento está com inscrições esgotadas e acontece das 9h da sexta (04) até as 17h do sábado (05), no Porto Mídia, rua do Apolo 181.

Os temas deste ano são: “Redução de Acidentes em Transportes Terrestres” e “Melhorar a Vacinação da População”. As premiações podem chegar a R$32 mil, sendo 5 mil para as equipes vencedores e até 27 mil para pagamento de bolsas por um período de 3 meses para o grupo que queira dar continuidade às soluções desenvolvidas no evento.

O Hacker Cidadão 7.0 propõe que participantes desenvolvam soluções inovadoras que proporcionem a redução de acidentes em transportes terrestres. O desafio consiste em propor soluções para coleta, integração, compatibilização, complementação, georreferenciamento e disponibilização dos dados referentes aos acidentes de transportes terrestres, desde o atendimento da vítima no local do acidente até sua entrada na rede hospitalar, tanto na cidade do Recife, como na região Metropolitana, facilitando o acesso e gerando informações qualificadas de modo que seja possível subsidiar os gestores públicos na proposição de intervenções e na orientação da população.

Já o tema “Melhorar a vacinação da população” desafia os participantes a desenvolverem soluções de enfrentamento à atual crise de reaparecimento de doenças, antes extintas, devido ao crescimento de movimentos anti-vacinas. O desafio, é propor soluções para conscientização da população, apoio no processo e nas políticas públicas de vacinação, ampliação de percentual de cobertura de vacinação da população, divulgação das ações de vacinação e engajamento da população nas ações de vacinação.

A partir das temáticas apresentadas, as equipes terão que desenvolver de aplicativos mobile para Android e/ou IOS utilizando os dados do Portal Dados Abertos da PCR. Pode se fazer uso de computação cognitiva, inteligência artificial, design thinking, mineração de dados, entre outros métodos para criar as soluções.


Serviço

Hacker Cidadão 7.0

04/10/2019 (sexta-feira)- 9h- Abertura do Hacker Cidadão e início dos trabalhos
05/10 - Julgamento iniciando às 14h30 e definição dos vencedores.

Vagas de emprego
Vagas de empregoFoto: Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil/Agência Bras

A Secretaria do Emprego, Trabalho e Qualificação divulgou o quadro de vagas das Agências Estaduais do Trabalho para esta quinta-feira, 3 de outubro de 2019. Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq. Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065.

Confira o quadro de vagas ou veja nas imagens abaixo:


Segundo Mapa do Trabalho Industrial, do SENAI, áreas de metalmecânica e energia e telecomunicações demandarão técnicos capacitados em quatro anos
Segundo Mapa do Trabalho Industrial, do SENAI, áreas de metalmecânica e energia e telecomunicações demandarão técnicos capacitados em quatro anosFoto: Divulgação

O estado de Pernambuco terá de qualificar 270.982 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e divulgado nesta segunda-feira (30).

Segundo o coordenador de Economia da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Cezar Andrade, a ocupação das vagas abertas depende da qualificação dos trabalhadores. “A maior dificuldade dos empresários, tanto da indústria quanto fora dela, é justamente a mão de obra qualificada. Não faltam pessoas procurando emprego. Não falta emprego. O que falta é gente qualificada para assumir as funções”, avalia.

Para Andrade, o SENAI está preparado para capacitar trabalhadores em diversas áreas, inclusive metalmecânica, que está entre as áreas que mais precisarão de profissionais qualificados nos próximos anos.

“A gente tem uma demanda bem alta nos cursos de metalmecânica, alimentos, confecção e vestuário, construção civil. O SENAI está preparado para ofertar esses cursos para capacitar esses profissionais”, completou.

Qualificação profissional

O setor da construção civil terá a maior demanda por formação de cursos de educação profissional com carga horária inferior a 200 horas. Nos próximos quatro anos, 37.836 trabalhadores precisam estar capacitados para atuarem no estado.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon-PE), José Antônio Simón, explica que as empresas investem na capacitação dos trabalhadores da área da construção civil no estado para que a cadeia produtiva do setor se mantenha atualizada.

“Temos uma atuação muito grande com a capacitação da mão de obra por meio de cursos e de programas. Estamos investindo maciçamente. Com isso, esperamos promover a especialização de toda a cadeia que produz dentro do setor”, explicou. Na avaliação do deputado federal Sebastião Oliveira (PL-PE), a educação técnica é uma ferramenta fundamental na geração de oportunidades para a população mais pobre.

“É fundamental essa excelência de conhecimento para inserção da juventude no mercado de trabalho. Isso é feito por meio da capacitação, de cursos técnicos. Esses instrumentos são fundamentais na capacitação para o mercado de trabalho, para a indústria e para a área de serviços, por exemplo. Aqui em Pernambuco, foi o que alavancou o crescimento do estado”, pontua.

O Mapa do Trabalho Industrial mostra ainda que entre as ocupações que exigem cursos de qualificação e que mais vão demandar profissionais capacitados, estão as de operadores de máquinas para costura de peças do vestuário (7.254); e pedreiros, confeiteiros e afins (4.125).

Para quem tiver interesse em saber mais sobre alguma dessas áreas, é só acessar pe.senai.br ou comparecer a uma das unidades do SENAI. Mais informações podem consultadas pelo telefone 0800 600 9606.

*Com informações da Agência do Rádio Mais

arte
arte

O projeto visa capacitar 10.732 pernambucanas de forma gratuita
O projeto visa capacitar 10.732 pernambucanas de forma gratuitaFoto: Diego Galba/Divulgação

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco se engaja, a partir desta sexta-feira (4), no maior programa de capacitação de mulheres do País, desenvolvido pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora - com apoio do Google. O evento de capacitação desta semana terá oito horas, será realizado no auditório da Uninassau, no Shopping Patteo, em Olinda, e oferecerá conteúdos sobre liderança, comunicação, networking, marca pessoal, negociação, finanças e ferramentas digitais para mulheres a partir de 16 anos. O projeto visa capacitar 10.732 pernambucanas de forma gratuita e também tem o apoio institucional da Secretaria da Mulher estadual.

De acordo com a assistente técnica da Secretaria Executiva de Trabalho e Qualificação, Lúcia Costa, que é uma multiplicadora do Ela Pode, o objetivo da capacitação é fazer com que a mulher se sinta mais preparada para ter seu próprio negócio ou emprego. “As capacitações vão beneficiar mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou risco social”, destacou Lúcia Costa.

Segundo  o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, o Ela Pode é um estímulo ao empreendedorismo feminino, com troca de conhecimento entre mulheres que possuem ou buscam o próprio negócio. “Fico feliz que a Secretaria do Trabalho esteja participando, junto com a Secretaria da Mulher, e o empenho da nossa vice-governadora Luciana Santos, junto com o governador Paulo Câmara. Nós estamos incentivando também as mulheres a ter sua própria renda e a entrar no mercado de trabalho porque entendemos que a mulher tem um papel fundamental nas famílias”, declarou o secretário do Trabalho, Alberes Lopes.


"Infelizmente temos um mercado de trabalho ainda muito desigual em relação a gênero. Então investir na capacitação de mulheres é um passo muito importante para reverter esse quadro, ajudando na inserção delas no mundo produtivo. Compreendemos que a a autonomia econômica pode ser um fator de transformação para as mulheres, pois ela contribui diretamente para o empoderamento e o combate à violência de gênero e ao machismo. E a questão do trabalho e da renda das mulheres, além de ter impacto direto na qualidade de vida das famílias, ainda possui um peso importante para a economia. Por isso, em Pernambuco, tratamos esse tema como prioritário”, destacou a vice-governadora Luciana Santos, ao comentar o projeto.

Faça a inscrição no link  para obter o certificado no dia:

Data: 04/10/2019
Horário: 9h - 12h (intervalo) 13h às 18h
Local: Olinda (PE) - Shopping Patteo no auditório da Uninassau
Para mulheres a partir de 16 anos
Entrada gratuita 

eríodo de inscrições iniciou em 23 de setembro e encerra na próxima quinta-feira (4)
eríodo de inscrições iniciou em 23 de setembro e encerra na próxima quinta-feira (4)Foto: Divulgação

Encerram-se na próxima quinta-feira (4), as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de médicos, em regime CLT, para a UPAE Garanhuns, Unidade de Atendimento Especializado da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob Gestão IMIP, em Garanhuns, Agreste do Estado.

Neste processo, serão selecionados médicos para as seguintes áreas:
– Cardiologista, com experiência em Ecocardiografia
– Neurologista
– Reumatologista

É necessário que os candidatos às vagas tenham residência médica na área de atuação ou especialização em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação, pelas Sociedades Médicas ou Título de Especialista concedido pelo respectivo Conselho de Classe. Os interessados devem cadastrar seus dados no campo “Trabalhe Conosco” no site do IMIP. Os selecionados serão convidados para as etapas seguintes, devendo aguardar contato da instituição. As inscrições para este processo seletivo específico devem ser feitas no período de 23 de setembro a 04 de outubro, quando será iniciada a análise curricular.

A UPAE Garanhuns e a Gestão IMIP mantém contínuo processo seletivo para contratações, e os interessados devem inserir seus currículos para cadastro de reservas, que serão analisados e selecionados à medida que surjam vagas na Unidade de Saúde.


Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000

comece o dia bem informado: