Home office
Home officeFoto: Pixabay

Além de redobrar a atenção na higienização das mãos, nesse momento de combate à pandemia do novo coronavírus, os estudantes e concurseiros, usuários frequentes de equipamentos digitais, precisam tomar cuidados especiais na limpeza de aparelhos como celulares, tablets e computadores. A Folha de Pernambuco consultou um médico infectologista para trazer orientações importantes sobre essas precauções.

"Cada empresa de telefone tem feito um vídeo para tentar orientar a forma mais adequada de limpeza do aparelho, pois cada um tem uma estrutura bem peculiar. Alguns são de vidro, outros têm película. As próprias películas podem ser limpas com produtos diferentes , dependendo do tipo, o que acaba gerando cuidados diferenciados", explica o Infectologista e professor da UPE, Felipe Prohaska.

O ideal é que você busque essa informação na empresa fabricante do seu celular. Há sim produtos para ser usados para limpeza de lentes de óculos que podem ser usados para a limpeza de celulares com efetividade. "O importante não é só a tela, pois nossas mãos manuseiam também a capa e outras partes do aparelho. Então, deve ser feita a limpeza da capa e do celular, em separado. Depois é que junta-se os dois, limpos", orienta o especialista.

Segundo o infectogista, a frequência de limpeza deve ocorrer muito em função da maneira que você usa o celular. "Se você sempre coloca o celular em mesas quando sai de sua casa, você tem que fazer uma limpeza sempre que retornar para sua residência. Até porque suas mãos viram uma forma de contágio, Por isso é importante não colocar as mãos nos olhos, na boca ou próximo ao nariz, pois essa é uma forma de levar e disseminar a doença. E o celular acaba sendo um veículo de infecção", alerta.

Em relação aos computadores e laptops, o cuidado não deve diminuir. "Computador e teclado é um grande desafio. Eu tenho orientado a fazer a limpeza sempre que chega ao final do uso. Se eu estou usando o computados, não devo tocar em outros lugares além do teclado e do mouse. Se eu precisar tocar em alguma outra coisa que não seja o computador, eu devo higienizar as mãos", aconselha dr. Felipe

Bolsas de Mestrado na Espanha e Reino Unido estão com vagas abertas
Bolsas de Mestrado na Espanha e Reino Unido estão com vagas abertasFoto: Divulgação

Os interessados em bolsas de estudo em universidades de excelência do Reino Unido e da Espanha podem aproveitar esse momento em que estão exercendo suas atividades em casa para preparar a documentação e tirar dúvidas sobre a inscrição para o Programa Internacional de Bolsas de Mestrado 2020 da Neonergia. O prazo termina no próximo dia 31 de março, às 11 horas da manhã (horário de Brasília)

A iniciativa, que tem como objetivo desenvolver e capacitar talentos e buscar estudantes brasileiros ou residentes no país interessados em realizar pós-graduação em universidades da Espanha e do Reino Unido, em cursos voltados para o setor de energia nas áreas de meio ambiente, energias renováveis e TI, oferecendo bolsas de estudos e auxílio financeiro.

As inscrições podem ser realizadas por meio do site www.iberdrola.com/talentos. O Programa é oferecido por todas as empresas do Grupo Iberdrola, do qual a Neoenergia faz parte, e está alinhado com o compromisso em promover excelência em formação e pesquisa, além de desenvolver áreas estratégicas, inovações tecnológicas e desenvolvimento sustentável. Os interessados devem seguir alguns pré-requisitos, indicados no edital e, em caso de dúvidas, as informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]

Interessados podem aproveitar momento em que estão exercendo suas atividades de casa para preparar documentação e tirar dúvidas sobre inscrição, que termina no dia 31 de março

Governador Paulo Câmara autorizou abertura do processo seletivo
Governador Paulo Câmara autorizou abertura do processo seletivoFoto: Aluísio Moreira /SEI


Estão abertas as inscrições para o processo que selecionará 670 profissionais de saúde para atuar no complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE). Os interessados têm somente até o próximo sábado (28/03) para efetivarem suas inscrições no site (www.upenet.com.br). Segundo o Governo de Pernambuco, os profissionais serão utilizados no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), centro de referência em Pernambuco para o atendimento de casos da Covid-19.

Estão sendo oferecidas vagas para os seguintes cargos: Enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, biomédicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos intensivistas, clínicos, infectologistas e pediatras, além de técnicos em enfermagem e flebotomistas.

As inscrições gratuitas são feitas, exclusivamente, pelo site www.upenet.com.br.

O processo seletivo será realizado em uma única etapa eliminatória e classificatória em avaliação curricular, com validade de 12 meses, podendo ser prorrogável por igual período. A convocação para as contratações será através de publicação no Diário Oficial do Estado e através de e-mail dirigido ao endereço eletrônico constante na ficha de inscrição do candidato classificado.

O resultado final será divulgado no dia 04 de abril. O certame, executado pela Universidade de Pernambuco - UPE, está regido por meio do Decreto N° 48.840 assinado pelo governador Paulo Câmara e pela Portaria Conjunta SAD/UPE Nº 036, de 24 de março de 2020.

O Complexo Hospitalar da UPE é composto pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), pelo Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) e pelo Pronto Socorro Cardiológico Universitário (Procape). O candidato que não atender à convocação para a sua contratação, no prazo máximo de três dias úteis, juntamente com a apresentação dos documentos para a comprovação dos requisitos para a contratação, citados no Edital, será considerado desistente, sendo automaticamente excluído do processo seletivo simplificado e será imediatamente convocado outro candidato, respeitadas a classificação geral dos candidatos aprovados.

Hospital Oswaldo Cruz, no Recife
Hospital Oswaldo Cruz, no RecifeFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O Governo de Pernambuco abriu, nesta quarta-feira (25), inscrições gratuitas para processo seletivo com 670 vagas para profissionais de saúde de níveis médio e superior. Os selecionados irão trabalhar no complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE) e receberão salários de até R$ 7.514,74. As inscrições devem ser feitas pela internet, no site da UPE, e seguem até o próximo sábado (28).

Na terça-feira (24), o governo abriu uma primeira seleção com 2.077 vagas para profissionais de saúde que atuarão na Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Os dois processos seletivos fazem parte dos esforços do Estado para conter o avanço do novo coronavírus. Além dos selecionados nesses dois processos, outros 1.982 profissionais aprovados no último concurso serão contratados.

Leia também:
Para conter coronavírus, Pernambuco abre seleção com 2.077 vagas para profissionais de saúde
Pernambuco anuncia contratação de 4.729 profissionais de saúde e novas restrições para enfrentar coronavírus

A seleção da UPE, assim como a da SES-PE, será realizada em etapa única, de caráter classificatório e eliminatório, que consistirá em análise curricular. A divulgação do resultado está marcada para o dia 4 de abril. Há vagas para enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, biomédicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos clínicos, médicos intensivistas, médicos infectologistas, médicos pediatras, técnicos em enfermagem e flebotomistas.

Segundo o edital [confira na íntegra ao final do texto], todas as novas vagas têm caráter temporário, com contratos de 6 meses. A depender da calamidade pública na saúde em Pernambuco, no entanto, as vagas podem ser prorrogadas por até 2 anos. Interessados nas vagas devem enviar cópias de documentos - RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de requisito para a função. Candidatos de sexo masculino também precisam encaminhar cópia do certificado de reservista militar.

O Complexo Hospitalar da UPE é composto pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), pelo Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) e pelo Pronto Socorro Cardiológico Universitário (Procape).

Leia o edital:

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Abreu e Lima
Abreu e LimaFoto: Divulgação/Prefeitura de Abreu e Lima

O concurso público da Prefeitura de Abreu e Lima, que está na fase de inscrições, foi adiado devido aos problemas gerados pela pandemia do coronavírus. A decisão foi tomada em conjunto pela Prefeitura de Abreu e Lima e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame. O Decreto nº 022/2020 assinado pelo prefeito Marcos José, no dia 23/03, suspende também o concurso para Agente Comunitário de Saúde (ACS) na fase em que se encontra.

A retomada dos concursos em andamento estará vinculada à normalização da situação ocasionada pela pandemia do novo coronavírus e será regulamentada por intermédio de novo decreto.

Segue abaixo o comunicado oficial da PMAL e FGV:

A Prefeitura Municipal de Abreu e Lima e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), considerando a pandemia de COVID-19 e no intuito de adotar medidas de proteção da saúde e da segurança dos candidatos e colaboradores envolvidos, em cumprimento ao Decreto 022/2020 para mitigar a propagação da doença, resolvem adiar a aplicação da prova do concurso público, agendada inicialmente para os dias 24 e 31 de maio de 2020, para todos os cargos dispostos no edital de abertura, publicado em 13 de fevereiro de 2020 no site da FGV. Neste momento de incertezas, a saúde e a segurança devem ser prioridade de todos. Oportunamente, serão disponibilizadas, no site da FGV e da Prefeitura de Abreu e Lima, informações complementares sobre a reabertura das inscrições e nova data da aplicação da prova.

Abreu e Lima, 24 de março de 2020

Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE)
Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE)Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) abriu, nesta terça-feira (24), inscrições para processo seletivo para preencher 2.077 vagas de níveis médio e superior em todas as gerências regionais de saúde do Estado. Os salários são de até R$ 7.514,74. As inscrições seguem até a próxima sexta-feira (27) e devem ser feitas exclusivamente na internet, no site da SES-PE.

A seleção será realizada em etapa única, de caráter classificatório e eliminatório, que consistirá em análise curricular. A divulgação do resultado está marcado para o dia 3 de abril. Segundo o edital [confira na íntegra ao final do texto], todas as novas vagas têm caráter temporário, com contratos de 6 meses. A depender da calamidade pública na saúde em Pernambuco, no entanto, as vagas podem ser prorrogadas por até 2 anos.

Leia também:
Pernambuco anuncia contratação de 4.729 profissionais de saúde e novas restrições para enfrentar coronavírus


O anúncio da seleção foi feito pelo Governo do Estado na segunda-feira (23), como uma das medidas para conter o avanço do novo coronavírus. Além dos selecionados neste processo, outros 1.982 profissionais aprovados no último concurso serão chamados, bem como uma seleção da Universidade de Pernambuco (UPE) para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc).

Interessados nas vagas devem enviar cópias de documentos - RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de requisito para a função. Candidatos de sexo masculino também precisam encaminhar cópia do certificado de reservista militar.

Há vagas para médicos, analistas em saúde, assistentes em saúde, enfermeiros diaristas e plantonistas, nutricionistas, farmacêuticos, biomédicos e fisioterapeutas. O quadro com todas as vagas está disponível no edital, publicado na edição desta terça-feira do Diário Oficial do Estado.

Confira o edital da seleção na íntegra:

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Agendão de concursos e seleções
Agendão de concursos e seleçõesFoto: Lehi Henri / Arte FolhaPE

Pernambuco

Câmara Municipal de Goiana
Vagas: 30 (técnico, m otorista e assistente)
Remuneração: R$ 1.100,00 a R$ 4.235,00
Nível: fundamental, médio, técnico e superior
Prazo: até 5 de abril
Taxa: R$ 55
Inscrições: www.upenet.com.br
________________________________________
Prefeitura de Abreu e Lima
Vagas: 1.408 (diversas áreas)
Remuneração: até R$ 5.000,00
Nível: fundamental, médio e superior
Taxa: R$ 40 (fundamental) R$ 5o (médio) e R$ 70 (superior)
Prazo: 16h de 23 de março
Inscrições:
 http://abreuelima.pe.gov.br/prefeitura-divulga-concurso-publico-para-mais-de-1400-cargos-de-nivel-fundamental-medio-e-superior/
_______________________________________
Prefeitura de Araçoiaba
Vagas: 352 (várias áreas)
Remuneração: até R$ 7.500,00
Nível: fundamental, médio e superior
Prazo: até 31 de março
Taxa: De R$ 80,00 a R$ 120,00
Inscrições:
https://site.admtec.org.br/prefeitura-de-aracoiaba-pe/downloads
________________________________________
Norte/ Nordeste
Prefeitura de Delmiro Gouveia (AL)
Vagas: 200 (professor, técnico e enfermeiro)
Remuneração: R$ 1045,00 a R$ 3880,00
Nivel: médio, técnico e superior
Prazo: até 30 de março
Taxa: R$ 80,00 a R$ 120,00
________________________________________
Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (RN)
Vagas: 10 (assistente e agente)
Remuneração: R$ 1547,81 Até R$ 2177,92
Nível: médio e superior
Taxa: De R$ 80,00 a R$ 100,00
Prazo: 23 de março
Inscrições:
http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/concursos/creci_202001/informacoes.php
________________________________________
Assembleia Legislativa do Ceará
Vagas: 100 (técnico e analista)
Remuneração: R$ 2224,00 Até R$ 4455,00
Nível: médio e superior
Taxa: R$ 80,00 a R$ 120,00
Prazo: 30 de abril
Inscrições: https://www.cebraspe.org.br/concursos/AL_CE_20
________________________________________

Conselho Regional de Corretores de Imóveis do RN
Vagas: 10 + CV (assistente administrativo e fiscal )
Remuneração: R$ 1.547,81 a R$ 2.177,92
Nível: médio e superior
Prazo: até 23 de março
Taxa: R$ 80 (ensino médio) e
R$ 100 (superior).
________________________________________

Conselho Regional de Farmácia do Maranhão
Vagas: 31 e cadastro de reserva (analista em várias áreas)
Remuneração: R$ 2.508 a R$ 5.287
Nível: médio e superior
Prazo: até 28 de abril
Taxa: R$ 100,00
Inscrições: www.fsadu.org.br
________________________________________

Conselho Regional de Administração da Bahia
Vagas: 39 (administrador e fiscal)
Remuneração: R$ 3.044,90 a R$ 4.476,01
Nível: superior
Taxa: R$ 42,00
Prazo: 7 de abril
Inscrições:
http://www.quadrix.org.br/todos-os-concursos/inscricoes-abertas/craba.aspx
________________________________________
Outras Regiões/Nacional
Tribunal de Contas do DF
Vagas: 10 (auditor)
Remuneração: R$ 16673,00 a R$ 16673,00
Nível: superior
Prazo: 27 de abril
Taxa: R$ 140,00
_______________________________________

Aeronáutica
Vagas: 180 (cadetes do ar)
Remuneração: não informada
Nível: fundamental
Taxa: R$ 60,00
Prazo: 21 de abril
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO
Inscrições:
http://ingresso.afaepcar.aer.mil.br/
_______________________________________

Marinha do Brasil
Vagas: 966 (900 marinheiros, 44 médicos, 25engenheiros, 4 quadros técnicos e 4 dentistas)
Remuneração:
R$ 1.303,00 a R$ 9.070,00
Nível: médio e superior
Prazo: até 23 de março
Taxa: R$ 25,00 a R$ 126,00
_______________________________________

Marinha do Brasil
Vagas: 26 (oficial e capelão)
Remuneração: não informado
Nível: superior
Prazo: até 31 de março
Taxa: R$ 126,00a R$ 127,00
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO
_______________________________________

Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF
Vagas: 75 (técnico, regulador)
Remuneração: R$ 4.300,00 Até R$ 10.000,00
Nível: médio e superior
Prazo: 19 de maio
Taxa de inscrição: R$ 65,00
Inscrições:
http://www.iades.com.br/inscricao/ProcessoSeletivo.aspx?id=cd44333a
_______________________________________

Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais
Vagas: 24 (técnico e oficial)
Remuneração: R$ 3692,61 Até R$ 5782,78
Nível: médio e superior
Prazo: até 29 de abril
Taxa: R$ 70,00 a R$ 90,00
_______________________________________
 
Conselho Regional de Farmácia do Maranhão
Vagas: 31 e cadastro de reserva (analista em várias áreas)
Remuneração: R$ 2.508 a R$ 5.287
Nível: médio e superior
Prazo: até 28 de abril
Taxa: R$ 100,00
Inscrições: www.fsadu.org.br
_______________________________________
Conselho Regional de Farmácia do Amapá
Vagas: 48 (motorista, contador e farmacêutico)
Remuneração:R$ 1580,00 a R$ 5270,00
Nível: médio
Prazo: até 23 de março
Taxa: R$ 45,00 a R$ 52,00
Inscrições:
http://www.quadrix.org.br/todos-os-concursos/inscricoes-abertas/crfap.aspx
_______________________________________

Agência de Defesa Agropecuária do Paraná - Adapar
Vagas: 80 (técnico em meio ambiente e veterinário)
Remuneração: R$ 2.671,97 a R$ 6.679,93
Nível: técnico e superior
Prazo: até 2 de abril
Inscrições:
https://www.cebraspe.org.br/concursos/ADAPAR_PR_20

Agência do Trabalho na Rua da Aurora
Agência do Trabalho na Rua da AuroraFoto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

As Agências do Trabalho de Pernambuco, tanto as localizadas na Região Metropolitana do Recife, como no interior do Estado, vão suspender o atendimento por tempo indeterminado, a partir de segunda-feira (23), em mais um esforço para evitar a transmissão do coronavírus (COVID-19). O motivo para a tomada desta decisão foi que, mesmo com todo o esforço dos órgãos de saúde e das orientações nas agências para que as pessoas não se aproximassem, nem sempre o sucesso foi de 100%, até mesmo pela sociabilidade do pernambucano e do brasileiro.

Inicialmente, houve uma decisão de manter o funcionamento destas unidades das 9h às 12h (na RMR) e de 7h às 10h (no interior), porém nem sempre foi possível evitar aglomeração na chegada das pessoas aos locais. Portanto, para evitar filas que se formam em frente a algumas agências e risco para a saúde dos trabalhadores e dos servidores que estão na ponta desta jornada, no atendimento às pessoas, a melhor opção de segurança agora é suspender as atividades, na certeza de que a melhor a escolha a fazer neste momento é pedir que as pessoas fiquem em casa.

A decisão foi tomada após o diálogo com os servidores que fazem o atendimento nas agências e de mais uma rodada de conversas entre o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, e o secretário executivo do Trabalho e Qualificação, Álvaro Jordão.

O secretário executivo Álvaro Jordão sugeriu que o trabalhador faça o cadastro para vagas de emprego no Portal Emprega Brasil – o primeiro acesso pode ser pelo link https://acesso.gov.br/acesso/#/primeiro-acesso. O cadastro para vagas de emprego neste site é bem intuitivo. Já para o acesso ao Seguro Desemprego, o mais fácil, por enquanto, é entrar no celular e baixar o aplicativo de Carteira Digital do trabalho, que tem uma aba específica para Seguro Desemprego. Quem já tem o aplicativo do SINE FÁCIL baixado no celular, também pode receber encaminhamento de vagas por ele. Mas, atenção: O SINE FÁCIL só serve para quem já é cadastrado.

“Pedimos a compreensão dos trabalhadores, mas a gente entende que a preservação da vida, neste momento em que há riscos grandes de transmissão do COVID-19, é prioridade. Quando toda esta fase passar, voltaremos a dar suporte nas agências aos trabalhadores com todo o empenho de sempre”, disse o secretário Alberes Lopes.

No tocante ao servidores das agências, a orientação da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação é que todos fiquem em casa com seus parentes mais próximos e de sobreaviso para o caso de necessidade de trabalho home office ou de retorno às atividades normais.

Computador
ComputadorFoto: Agência Brasil/EBC

Para diminuir a circulação de pessoas nas ruas, devido à prevenção ao Coronavirus, a Prefeitura de Petrolina vem tomando diversas medidas restritiva, através de decretos. Pensando nisso, a Agência Municipal do Empreendedor (AGE) estará, a partir desta sexta-feira (20) intensificando seus serviços online.

A instituição também irá reduzir o atendimento ao público. A agência funcionará das 8h às 12h e a quantidade de pessoas dentro da instituição também será controlada.

De acordo com o diretor presidente da AGE, Sebastião Amorim, serão adotados dois canais de comunicação com os empreendedores: o 'Alô AGE' através do WhatsApp (87)98819-3854 e pelo e-mail [email protected]

"Nós entendemos que essa é uma situação crítica e precisamos da ajuda e compreensão de todos. Nossa intenção é continuar auxiliando os pequenos empreendimentos de Petrolina, principalmente nesse momento de crise. Através dos nossos canais as pessoas poderão tirar dúvidas sobre nossas linhas de crédito, e para aqueles que já estão com processos encaminhados, eles poderão enviar suas documentações via e-mail", frisou

Prefeitura do Recife
Prefeitura do RecifeFoto: Reprodução/Google Street View

Como parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19, a Prefeitura do Recife publica, nesta quinta-feira (19), decretos que autorizam a realização de duas seleções simplificadas para contratação temporária de 194 profissionais de saúde, sendo 15 médicos para a Atenção Básica e 179 profissionais para as UTIs e leitos de retaguarda para atenção aos pacientes com Covid-19. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o próximo domingo (22), de forma exclusivamente eletrônica. Os editais completos com todas informações serão disponibilizados no site da Prefeitura (www.recife.pe.gov.br) e em uma edição extraordinária do Diário Oficial do Município.

As seleções da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife e da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP) serão realizadas em etapa única, através de avaliação curricular, com comprovação de títulos e experiência profissional. São 15 vagas para médicos da Atenção Básica e 179 profissionais para as UTIs e leitos de retaguarda para atenção aos pacientes com Covid-19, sendo 14 para médicos intensivistas, infectologistas e pneumologistas; 50 enfermeiros intensivistas; 100 técnicos de enfermagem e 15 fisioterapeutas respiratórios).

Para concorrer às vagas, os candidatos devem ter, no ato da inscrição, no máximo 59 anos e devem apresentar declaração de que não se encontram no grupo de risco da Covid-19. O processo seletivo reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência, desde que sejam compatíveis com as funções pretendidas.

Os salários podem chegar a R$ 12.061,64, para médicos da Atenção Básica com carga horária de 40 horas, além das gratificações e adicional por desempenho. O contrato temporário será de um ano, podendo ser renovado por mais um, assim como também pode ser rescindido, a qualquer momento, de acordo com as necessidades da Prefeitura do Recife.

Os interessados em participar da seleção da Secretaria de Saúde do Recife devem preencher o formulário de inscrição e o caderno de apresentação de documentos disponíveis no edital e enviá-los por e-mail. O resultado final das seleções será divulgado no dia 26 de março, e a expectativa é que os profissionais comecem a trabalhar já em abril.

Os profissionais vão trabalhar nas unidades da Atenção Primária à Saúde e nos novos leitos de UTI e de retaguarda para atendimento de pacientes infectados com o novo coronavírus. A criação de 400 novos leitos de UTI e 600 vagas de leitos de retaguarda em todo o Estado foram anunciadas pelo prefeito Geraldo Julio e pelo governador Paulo Câmara, nessa quarta-feira (18). Dessas vagas, 150 são da rede municipal e filantrópica do Recife, sendo 50 de UTI e 100 de leitos de retaguarda.

SUSPENSÃO DAS CIRURGIAS ELETIVAS - Para liberar o maior número possível de leitos para o tratamento dos pacientes infectados com o novo coronavírus, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife vai cancelar cirurgias eletivas (procedimentos agendados previamente, que não precisam ser realizados em caráter de urgência) e vai suspender algumas consultas ambulatoriais, a partir de sexta-feira (20), para que os leitos estejam vazios, caso necessário.

A medida afetará o Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, e também as unidades filantrópicas da rede, como o Hospital Evangélico, Hospital Maria Lucinda, Instituto Materno Infantil de Pernambuco e Santa Casa de Misericórdia (Hospital Santo Amaro). A Sesau também suspendeu parcialmente os atendimentos ambulatoriais de algumas unidades da rede própria, entre elas a Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) Arruda e o HMR, e da rede complementar. Já as consultas nas Unidades de Saúde da Família (USF/Upinhas), Centros de Saúde e policlínicas continuarão sendo realizadas normalmente.


comece o dia bem informado: