Porto Digital
Porto DigitalFoto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco/arquivo

Na próxima segunda-feira (1º), serão encerradas as inscrições na chamada do Mind The Bizz - programa do Porto Digital e SEBRAE/PE de apoio ao empreendedorismo inovador com oficinas, mentoria e coaching para startups. A segunda seleção de 2019 contará com turmas no Recife e em Garanhuns, no Agreste pernambucano. Para participar, os empreendedores interessados devem consultar a chamada e preencher o formulário de inscrição.


O Mind the Bizz é um programa que abrange startups e empreendimentos criativos que tenham o propósito de desenvolver inovação em produtos ou serviços nas áreas de Serviços, Cidades, Economia Criativa, Comércio, Indústria, Agronegócio, Serviços Públicos, Saúde, Finanças e Impacto Social. Composto por duas etapas, o processo seletivo se divide em qualificação das propostas e o pitch day. O resultado final será divulgado no dia 9 de julho para a seletiva no Recife e 16 de julho para a de Garanhuns.


Como forma de dar oportunidade de novos acessos ao programa e garantir sua diversidade e pluralidade, até três startups estarão isentas de 80% da taxa de pagamento. Para se enquadrar, é necessário que toda equipe seja formada exclusivamente por mulheres ou pelo menos 60% da equipe seja de empreendedores com renda familiar de, no máximo, dois salários mínimos.

Como funciona o Mind The Bizz

Durante as 10 semanas de duração do programa, os empreendedores irão construir o Plano de Desenvolvimento do Negócio, que irá orientar o enfoque a ser dado nas capacitações e acompanhamentos (consultoria e mentoria) para inserir o negócio no mercado e buscar as condições para o seu desenvolvimento após o Mind the Bizz. O programa está baseado em metodologias apropriadas para o desenvolvimento de negócios inovadores, como o Business Model Canvas, Customer Development e Design Thinking.

Serviço

Chamada do Mind the Bizz

Inscrições até 1º/07
Divulgação dos Projetos Selecionados (Recife): 09/07
Divulgação dos Projetos Selecionados (Garanhuns): 16/07
Início do Programa Mind the Bizz (Recife): 12/07/2019
Início do Programa Mind the Bizz (Garanhuns): 19/07/2019
Formulário de inscrição: http://bit.ly/MTB2019_Inscricao
Chamada: http://bit.ly/Chamada_MTB2019

Pessoas de todas as idades podem se inscrever no curso, que será dividido em três turmas: Kids, de 8 a 13 anos; jovens, de 14 a 29 anos; e a informática para a terceira idade, que atende os maiores de 60 anos.
Pessoas de todas as idades podem se inscrever no curso, que será dividido em três turmas: Kids, de 8 a 13 anos; jovens, de 14 a 29 anos; e a informática para a terceira idade, que atende os maiores de 60 anos.Foto: Divulgação

As inscrições para o curso de informática na Casa das Juventudes do Paulista serão abertas na próxima segunda-feira (1°). Ao todo, 100 vagas serão disponibilizadas, divididas em três turmas: Kids; Jovens e adultos; e informática para terceira idade. Os interessados podem garantir uma das oportunidades até o dia 12 de julho. A Casa das Juventudes fica localizada na Rua Setenta e Sete, em Maranguape II.

Para se candidatar, os interessados devem comparecer ao local, com os seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência e número do NIS. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 pela manhã; e das 14h às 17h no turno da tarde. O curso tem duração de três meses e meio e é totalmente gratuito.

Confira as idades por modalidade

Pessoas de todas as idades podem se inscrever no curso, que será dividido em três turmas: Kids, de 8 a 13 anos; jovens, de 14 a 29 anos; e a informática para a terceira idade, que atende os maiores de 60 anos. O curso é presencial e todos os participantes receberão certificado.

Mais oportunidade

Outra oportunidade para quem deseja realizar cursos, no Paulista, é a Estação da Cidadania, localizada na Rua Cidade Universitária, nº 84, no Janga. No espaço são oferecidos diversos cursos gratuitos voltados para qualificação profissional, artesanato e atividades esportivas. Estão sendo oferecidas aulas de judô, kickboxing, aikidô e jiu jitsu. Para se inscrever, os interessados devem ter a partir de 10 anos de idade. As inscrições também estão abertas para artesanato com 75 vagas disponíveis. Para mais informações sobre as vagas disponibilizadas na Estação da Cidadania, os interessados devem ligar para o telefone 3436. 5188.

Refinaria Abreu e Lima
Refinaria Abreu e LimaFoto: Divulgação/Suape

Circulou pelas redes sociais, na noite desta quinta-feira (26), um card com a informação falsa de que a Prefeitura de Ipojuca estaria recebendo currículos para as vagas de empregos abertas para a Refinaria Abreu e Lima, contendo logomarca da Prefeitura. A gestão municipal divulgou nota esclarecendo que não está realizando nenhum tipo de processo seletivo nem recebendo currículos, pois as vagas oferecidas são da empresa privada Engecampo engenharia Industrial, única responsável pelo recrutamento.

As vagas de fato existem, mas os interessados devem procurar informações sobre processos seletivo através da divulgação das vagas nas redes sociais, site e comunicados oficiais da Emgecampo. Segundo a assessoria de imprensa, graças à mobilização da Prefeitura em desmentir a notícia, poucas pessoas compareceram para entregar currículos nesta sexta (28).

Para investigar os responsáveis pela produção e divulgação do material, que configura crime, foi aberto um inquérito junto à Polícia Civil.

Confira o comunicado da Prefeitura de Ipojuca:

"Nota à imprensa

A Prefeitura do Ipojuca comunica a todos que não está realizando nenhum processo seletivo sobre as obras da Refinaria Abreu e Lima, nem de nenhuma empresa privada. Infelizmente está circulando nas redes sociais um comunicado falso, com a logomarca da Prefeitura do Ipojuca, levando as pessoas a acreditarem que a gestão municipal receberá currículos para as vagas que serão abertas na Refinaria. Reafirmamos: não é verdade! É lamentável que existam pessoas que brinquem com o desconhecimento do povo em um momento tão delicado de desemprego. A Prefeitura do Ipojuca vai continuar lutando para atrair empresas e fazer parcerias para gerar mais oportunidade para o nosso povo".

Carteira de Trabalho
Carteira de TrabalhoFoto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A criação de empregos com carteira assinada teve saldo positivo em maio, com a criação de 32.140 vagas, informa o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (27) pelo Ministério da Economia.

O indicador mede a diferença entre contratações e demissões. O saldo positivo em maio foi resultado de 1.347.304 admissões contra 1.315.164 desligamentos ocorridos no período.

É o terceiro ano seguido em que o mês de maio apresenta saldo positivo, apesar de uma ligeira queda no volume total de novas vagas na comparação com o mesmo mês nos anos de 2017 (34,2 mil) e 2018 (33,6 mil).

Para o secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, o resultado do mês está em sintonia com o desempenho da economia, mas ainda abaixo do desejado.

"A geração de emprego está em linha com o que a economia vem demonstrando, da mesma forma que, nos últimos anos, o crescimento não foi tão grande quanto se gostaria", afirma Dalcolmo. Apesar de a criação de empregos ter diminuído no mês passado, na comparação com anos anteriores, Dalcolmo não vê tendência de queda.

"Não há tendência nem de subida, nem de descida [na geração de empregos]. Significa uma economia que está um pouco em compasso de espera, a ser definido por outros pontos importantes como a reforma da Previdência."

Do acumulado do ano, foram criados mais 351.063 postos de trabalho, o que elevou para 38,761 milhões o estoque de empregos formais no país. É o maior estoque desde 2016, quando o Caged registrou 38,783 milhões de empregados com carteira assinada.

Destaques

O crescimento do número de vagas em maio foi impulsionado pela agropecuária, setor que registrou, sozinho, a abertura de 37.373 empregos. O cultivo do café e da laranja responde pela maior parte das contratações, cerca de 33 mil. Também aparecem com destaque atividades de apoio à agricultura e a criação de bonivos.

"Esse resultado se explica também, como nos outros anos, pelo bom desempenho de café e laranja. São empregos que têm importância sazonal nesse mês, especialmente em Minas Gerais e em São Paulo", explica o subsecretário de Políticas Públicas e Relações de Trabalho do Ministério da Economia, Matheus Stivali.

Na construção civil, foram abertos 8.459 empregos, principalmente em obras de construção de rodovias e ferrovias, projetos para geração e distribuição de energia elétrica e instalações elétricas. Em seguida, aparece o setor de serviços, com saldo positivo de 2.533 novas vagas, destaque para serviços médicos e odontológicos, ensino, comercialização e administração de imóveis e instituições de crédito e seguros. Administração pública (1.004) e extração mineral (627) também registraram resultado positivo.

No comércio, tanto varejista quanto atacadista, porém, houve mais demissões do que contratações, com o fechamento de 11.305 postos de trabalho. Em seguida, aparece a indústria de transformação, que fechou 6.136 empregos. Segundo Stivali, o resultado no comércio explica -se pelo fechamento de duas grandes empresas de terceirização em São Paulo, que demitiram um grande número de empregados.

O salário médio de admissão no mês de maio foi de R$ 1.586,17, e o salário médio de quem foi demitido, de R$ 1.745,34 no mesmo período.

Regiões

No recorte geográfico, quatro das cinco regiões do país tiveram saldo positivo na geração de empregos, com destaque para o Sudeste, que respondeu por 29.4 mil empregos, seguido por Centro-Oeste (6.148), Norte (4.110) e Nordeste (3.319). A exceção foi a Região Sul, que terminou o mês com o fechamento de 10.935 vagas formais de emprego.

Emprego: quais cuidados devem ser tomados em uma seleção?
Emprego: quais cuidados devem ser tomados em uma seleção?Foto: Educa Mais Brasil/Divulgação

A empresa de auditoria KPMG está com as inscrições abertas para o processo de seleção de trainee. São 300 vagas distribuídas pelos escritórios em diversas cidades brasileiras. A inscrição pode ser feita até sábado, dia 29 de junho. As etapas da seleção são inscrição, testes online e dinâmica em grupo.

Em Recife, as vagas são para a área de auditoria e os candidatos devem estar cursando a partir do 3° período de bacharel ou até quatro anos depois de formado, além de ter inglês fluente e disponibilidade para trabalhar 40h semanais em horário comercial, como profissional efetivo (8 horas por dia).

O contrato é CLT e os benefícios são os seguintes: reembolso graduação, benefício Idioma, órgão de classe, subsídio academia, convênio farmácia, auxílio creche, assistência médica, assistência odontológica, vale transporte, vale refeição e seguro de vida.

O link para inscrição é www.kpmg.com.br/carreiras/trainees

AUDITORIA:

Cursos - Administração, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia de Produção.

Cidade – Recife, São Paulo, Osasco, Rio de Janeiro, Fortaleza, Campinas, Uberlândia, São José dos Campos, Ribeirão Preto, São Carlos, Belo Horizonte, Cuiabá, Belém, Manaus, Salvador, Florianópolis, Joinville, Curitiba, Porto Alegre e Londrina.

Início na KPMG - setembro deste ano.

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.

Twitter: www.twitter.com/@kpmgbrasil
Site: kpmg.com.br
Linkedin: www.linkedin.com/company/kpmg-brasil
Facebook: facebook.com/KPMGBrasil

Inscrições devem ser feitas pela internet
Inscrições devem ser feitas pela internetFoto: Marcos Santos/USP Imagens

Para atender a alta demanda de novos projetos de empresas e instituições bancárias que estão repensando sua estratégia digital e regulatória, a GFT Brasil, empresa referência em tecnologias exponenciais digitais e projetos ágeis, está com 100 vagas para profissionais de TI em suas unidades em Barcelona e Madri, na Espanha.

Nesta edição, as vagas estão voltadas para especialistas em desenvolvimento front e back-end e arquitetos com bons conhecimentos em tecnologias como Java. O processo seletivo contará com uma pré-seleção feita no Brasil, sendo as etapas posteriores conduzidas pelo RH da Espanha. Para ajudar nas despesas de viagem, os candidatos selecionados receberão um crédito de 3000 euros e terão o visto pago pela GFT. Os requisitos para concorrer às vagas são formação na área da Tecnologia da Informação, Computação ou áreas correlatas.

Essa é a terceira vez que a companhia abre oportunidades de recrutamento e seleção de brasileiros para o país europeu, já tendo contratado mais de 150 profissionais estrangeiros para atuação na Espanha nas campanhas dos anos anteriores. Segundo Carlos Eres, managing director da GFT Espanha, o crescimento da demanda por profissionais de TI vem acontecendo por causa do aumento da quantidade de projetos ligados à transformação digital, especialmente aqueles direcionados ao setor financeiro, área em que a empresa atua com pioneirismo.

"Na GFT Espanha, os projetos relacionados à transformação digital têm aumentando muito e precisamos incorporar cada vez mais profissionais. Além da contratação de novos colaboradores espanhóis, também estamos procurando candidatos no Brasil, um país que conta com excelentes profissionais de TI, com muito conhecimento e rápida adaptação aos projetos. A GFT Espanha oferece oportunidades de carreira e programas de incentivo a todos os seus colaboradores", explica o executivo.

Para Marco Santos, managing director da GFT Brasil e América Latina, as vagas em aberto são excelentes oportunidades para alavancar a carreira de profissionais que já atuam em tecnologia da informação. "Experiências internacionais são sempre enriquecedoras. E, quando você entra em uma empresa com a cultura global e ambiente de inovação da GFT, as oportunidades são ainda mais gratificantes. Os profissionais selecionados encontrarão toda uma estrutura para recepção, integração e estímulo ao desenvolvimento pessoal e profissional", complementa o executivo. Os candidatos podem se inscrever para as vagas em questão enviando um e-mail com os respectivos currículos para [email protected] até o dia 30/07.

Sobre a GFT

GFT tem conduzido a transformação digital das principais instituições financeiras do mundo. Outros setores, como indústria e seguros, também se beneficiam das sólidas habilidades de consultoria e implementação da GFT em todos os aspectos de tecnologias pioneiras, como cloud engineering, inteligência artificial, Internet das Coisas para Indústria 4.0 e blockchain.

Com sua expertise tecnológica, sólidas parcerias e soluções de TI escaláveis, a GFT aumenta a produtividade no desenvolvimento de software. Isso proporciona aos clientes acesso mais rápido a novas aplicações de TI e modelos de negócios inovadores, além de reduzir os riscos.

Fundada em 1987, a GFT conta com uma equipe global de aproximadamente 5.000 colaboradores que estão distribuídos em 13 países, garantindo maior proximidade junto a seus clientes. No Brasil, a expertise em tecnologias exponenciais da GFT permite que seus clientes sejam lean-agile e lancem seus projetos digitais em um melhor time to market.

Vagas são para pessoas com deficiência
Vagas são para pessoas com deficiênciaFoto: Divulgação

A B2W Digital - maior plataforma digital da América Latina e dona das marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato - oferece oportunidades de emprego para pessoas com deficiência (PcD) no Recife (PE).

As vagas fazem parte do Programa Somar, porta de entrada da companhia que tem como objetivo promover a inclusão social e desenvolver a carreira de PcD. A B2W possui vagas abertas para os cargos de auxiliar operacional, assistente administrativo e para o Programa Novos Talentos.

Podem concorrer aos cargos de auxiliar operacional e assistente administrativo candidatos que possuírem ensino médio completo, conhecimentos de informática (pacote Office) e disponibilidade para trabalhar de segunda a sábado. Para as vagas de Novos Talentos, que busca desenvolver recém-formados dentro da companhia, é pré-requisito ter se formado há no máximo dois anos nos cursos de Engenharia, Administração, Ciências da Computação, Matemática ou Estatística.

Os contratados receberão remuneração compatível com o mercado e benefícios como plano médico e vale transporte.

O Programa Somar foi lançado pela B2W em 2014, refletindo a preocupação da companhia em, além de gerar empregos, promover a diversidade e a inclusão e buscar a igualdade de oportunidades.

Os interessados podem se inscrever pelo site http://somos.b2wdigital.com/programa-somar/.

Sobre a B2W Digital

A B2W Digital é líder em e-commerce na América Latina e tem como propósito conectar pessoas, negócios, produtos e serviços em uma plataforma digital. A companhia possui as maiores e mais queridas marcas da internet (Americanas.com, Submarino e Shoptime) e uma operação de marketplace em rápido crescimento. A plataforma construída ao longo dos últimos anos permite que a B2W também ofereça serviços de tecnologia, logística, distribuição, atendimento ao cliente e pagamentos.

A companhia, signatária do Pacto Global da ONU e associada do Instituto Ethos, desenvolve todas as suas iniciativas socioambientais pautadas na agenda global 2030. Em prol da mudança por um mundo mais sustentável, a B2W Digital possui há dez anos o Comitê Companhia Verde, que define as diretrizes da empresa de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

[1250] Trabalho
[1250] TrabalhoFoto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) divulgou as vagas das Agências Estaduais do Trabalho para esta quarta-feira (26). Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq.

Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065

vagas 1
vagas2

Campus Caruaru
Campus CaruaruFoto: Divulgação/ IFPE

Está aberta a seleção para contratação de professores substitutos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). São oferecidas seis vagas, sendo três no Campus Barreiros e outras três no Campus Caruaru. A remuneração poderá chegar a R$ 5.786,68, a depender da titulação e da carga-horária assumida pelo selecionado.

A distribuição de vagas ocorre da seguinte forma:

Campus Barreiros: profissionais da área de Música (Saxofone), Informática, Letras e/ou Pedagogia com especialização ou habilitação em Libras.

Campus Caruaru: profissionais da área de Engenharia Mecânica, com pós-graduação na área de Térmica, Segurança do Trabalho e Arquitetura/Engenharia/Licenciatura em Desenho.

As inscrições para o Campus Barreiros podem ser feitas presencialmente até o dia 1º de julho, no próprio Campus, de acordo com as especificações do edital. A taxa de inscrição custa R$ 55. A seleção será feita por meio da análise de títulos e prova prática (apenas para a área de Música).

Leia também:
Funase e IFPE firmam acordo para incluir socioeducandos em cursos de extensão
Aberta seleção para mais de 4,5 mil vagas em cursos técnicos gratuitos


Já no Campus Caruaru, o prazo para inscrição termina no dia 28 de junho. Está sendo cobrada uma taxa no valor de R$ 70, e o processo seletivo inclui análise de títulos e prova prática para todos os cargos.

Os editais, assim como outras informações, estão disponíveis no site: ifpe.edu.br

Valores da indenização não foram definidos
Valores da indenização não foram definidosFoto: Marcos Santos/USP

A violência afeta mulheres de todas as etnias, classes sociais e regiões, de forma silenciosa em casa, na rua, no transporte público e no trabalho. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a taxa de feminicídios no Brasil é a quinta maior do mundo: chega a 4,8 para cada 100 mil mulheres. Para propiciar a reflexão e levar informação aos trabalhadores pernambucanos sobre todas as formas de violência contra a mulher – seja física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial – o Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) oferece palestra de sensibilização sobre o tema para empresas situadas no Grande Recife até o Agreste.

Ministrada pela facilitadora e analista do SESI-PE Maria José da Silva, a palestra dura aproximadamente uma hora, conta com roda de conversas e é realizada na sede da organização contratante. “Nós democratizamos a informação para todo o público industrial. O conteúdo aborda o conceito de violência, a importância da aplicação da Lei Maria da Penha, as diversas formas de violência, bem como apresenta dados estatísticos sobre homicídios e feminicídios e o papel social das empresas no enfrentamento à violência contra a mulher”, antecipou.

Dados do relatório “Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar”, feito pela Universidade Federal do Ceará em parceria com o Instituto Maria da Penha, apontam que o país deixa de gerar cerca de R$ 1 bilhão ao ano devido a prática. “A violência doméstica impacta negativamente na economia e desvaloriza o capital humano feminino. A pesquisa destacou, ainda, que as mulheres violentadas perdem, em média, 18 dias de trabalho ao ano por consequências diretas das agressões sofridas. Tudo isso ajuda a aumentar o absenteísmo e reduzir a produtividade, pois elas ficam psicologicamente abaladas”, comentou.

Já o Ligue 180, canal telefônico destinado a atender gratuitamente mulheres em situação de violência e orientá-las sobre seus direitos e a legislação vigente, registrou de janeiro a julho de 2018 mais de 79 mil relatos, sendo os mais frequentes o de violência física e psicológica.

Em meio a esses números alarmantes, as empresas podem ter papel importante no combate à violência doméstica e no resguardo de possíveis vítimas. “Elas podem realizar algumas ações, como implementar treinamentos sobre a temática, promover palestras de orientação - como a do SESI-PE - para todo quadro de funcionários e criar canais internos de denúncias voltados para os casos de agressão”, sugeriu Maria José.

Presente no portfólio da Educação Continuada do SESI-PE desde maio, a palestra “Violência contra a mulher” custa R$ 130 e pode ser agendada através dos números 3412-8594 ou 0800-600-9606. Organizações filiadas ao Sistema FIEPE e ao sindicato da categoria têm 20% de desconto.

Para o gerente de Educação do SESI-PE, Michael Groarke, essa palestra é uma excelente oportunidade para as organizações estimularem a transformação pessoal de cada colaborador. “Essa ação faz parte da missão social do SESI-PE em promover a qualidade de vida da população e contribuir para o desenvolvimento do Estado. Ela impacta público de todos os gêneros. Para as colaboradoras, garante maior entendimento das leis e aborda comportamentos preventivos, enquanto que para os colaboradores esclarece sobre as formas de violência contra a mulher e revela diversos dados sobre femincídio”, destacou.

comece o dia bem informado: