Seleção simplificada
Seleção simplificadaFoto: Reprodução/Pixabay

A Secretaria da Mulher do Recife informa aos candidatos que participaram da segunda etapa da Seleção Pública Simplificada, realizada no último sábado (19), a necessidade de anulação e remarcação dessa etapa do processo de Seleção. A realização de nova prova foi necessária em virtude de problemas operacionais detectados na distribuição das provas, o que pode colocar em risco a isonomia de condições de disputa entre os candidatos. A nova prova subjetiva será aplicada no sábado, 9 de novembro, no Ginásio Pernambucano, localizado na Rua da Aurora.

Vagas de emprego
Vagas de empregoFoto: Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil/Agência Bras

A Secretaria do Emprego, Trabalho e Qualificação divulgou o quadro de vagas das Agências Estaduais do Trabalho para a próxima quarta-feira, 23 de outubro de 2019. Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq. Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065.

Confira o quadro de vagas:


O evento é dedicado aos que desejam aperfeiçoar as práticas nos mais diversos ramos de cooperativa
O evento é dedicado aos que desejam aperfeiçoar as práticas nos mais diversos ramos de cooperativaFoto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Pernambuco (Sescoop/PE) está com inscrições abertas para o curso de Cooperativismo Básico. O evento é dedicado aos que desejam aperfeiçoar as práticas nos mais diversos ramos de cooperativa ou até para as pessoas que, devido a atual crise por emprego, tenham a necessidade de conseguir trabalho e renda. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do aplicativo “Sescoop/PE”, que está disponível em qualquer loja virtual, também de modo gratuito. O curso acontece no dia 29 de outubro.

De acordo com dados da Aliança Cooperativa Internacional, o modo de desenvolver um negócio no estilo de cooperativa já rende mais de 100 milhões de empregos no mundo. No Brasil, o modelo econômico focado na partilha de decisões e resultados alcança 11,6 milhões de pessoas. Diante da crise econômica e falência de empreendimentos sólidos, o cooperativismo é uma oportunidade para as pessoas buscarem uma opção de voltarem ao mercado de trabalho.

A capacitação tem como objetivo proporcionar conhecimentos fundamentais sobre o cooperativismo, de forma a preparar os participantes para aderirem ou atuarem de forma mais eficaz e produtiva na modalidade econômica. Profissionais já gabaritados dentro do segmento estarão se revezando para ilustrar as formas de fundar uma cooperativa, como investir de modo inteligente nos segmentos de mercado e gerar renda.

O curso, que tem a carga horário de oito horas, acontece no dia 29 de outubro, na sede do Sescoop/PE, localizada na Rua Manoel Joaquim de Almeida, 165, no bairro da Iputinga. Outras informações estão disponíveis pelo telefone (81) 3032 8300 ou no site www.pernambucocooperativo.coop.br.

Estágio
EstágioFoto: Agência Brasil/Arquivo

A Vivo está com inscrições abertas para o seu Programa de Estágio 2020 e estudantes de todos os cursos são bem-vindos. A empresa busca a vontade de fazer acontecer do candidato e sua capacidade de enfrentar desafios. Ao todo, são 120 vagas disponíveis para estagiar em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Belém. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de novembro pelo site http://www.programaestagiovivo.com.br/.

Entre os requisitos necessários estão conclusão de curso prevista para acontecer entre dezembro de 2020 a dezembro de 2021, bons conhecimentos no Pacote Office, disponibilidade para estagiar de 4h a 6h diárias (horário flexível a ser combinado). Conhecimentos de idiomas não serão exigidos. O aprendizado da língua inglesa fará parte do desenvolvimento dos estagiários durante o programa. Os selecionados terão acesso a trilhas de desenvolvimento técnico e comportamental, com a maior parte focada em experiências do dia a dia e também em interações com sua equipe.

A Vivo quer conhecer as habilidades e competências dos participantes, portanto, a seleção será às cegas. O processo contará com etapas que serão online, como um teste no qual espera-se que os candidatos apresentem características como empatia, colaboração, adaptabilidade, espírito de dono, autonomia e confiança. Além disso, dinâmica de grupo online, painel com os gestores e entrevista individual farão parte da mecânica. Uma vez selecionados, os 120 estagiários atuarão em áreas da empresa agrupadas em quatro clusters: Tech / Digital; Marketing; Customer Experience / User Experience; e Estratégia.

A bolsa auxílio do programa de estágio da Vivo é compatível com o que é oferecido no mercado e a empresa disponibiliza ainda benefícios como celular corporativo com plano de dados; vale refeição e transporte; plano de saúde; seguro de vida; day off de aniversário.

Carteira de trabalho
Carteira de trabalhoFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A Secretaria do Emprego, Trabalho e Qualificação divulgou o quadro de vagas das Agências Estaduais do Trabalho para a próxima terça-feira, 22 de outubro de 2019. Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq. Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065.

Confira o quadro de vagas:


Alunos conferem o listão do Vestibular 2019.1 da IFPE
Alunos conferem o listão do Vestibular 2019.1 da IFPEFoto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco

Por Renato Ribas Vaz

Quem vai prestar um vestibular concorrido tem que ter um bom preparo. E para ter melhor rendimento, a receita é simples: a sistematização dos estudos. Não adianta estudar de 3 a 4 horas seguidas a mesma matéria, como é hábito dos jovens. Dessa forma, ele se esgota e não vê todo o conteúdo. No vestibular, todas as disciplinas são importantes. Se for tentar Engenharia, por exemplo, não adianta estudar só Matemática e Física. Se reprovar em Química e Biologia, não vai entrar na faculdade. É melhor saber um pouco de tudo que nada de alguma coisa.

Assim, a ordem é clara: estudar sistematicamente as mesmas disciplinas, na mesma ordem das aulas do dia. Ou seja, se teve 50 minutos de aula de história, vai estudar os mesmos 50 minutos de história no contraturno. Quando o despertador tocar, pula para a próxima matéria, mesmo que não tenha terminado todos os exercícios. No fim de semana, complementa os estudos com as disciplinas de maior dificuldade e uma boa leitura, para se preparar para a redação.

O computador, o telefone, o rádio, a música são ferramentas que mais atrapalham do que ajudam nos estudos. Se um vestibulando está estudando e escutando música, mesmo que não esteja prestando atenção na letra da música, o subconsciente está processando. Quando a música parar, ele vai fugir do que estava vendo, vai perder a concentração. Quem tem um bom material didático, não precisa de tantatecnologia. Só vai perder tempo. Porque com o computador ligado, ninguém vai deixar de ver o aviso da rede social. Não vai focar no estudo. Não consegue se concentrar.

Mas depois que terminar o estudo, não tem problema nenhum. Pode jogar, pode conversar, pode escutar música, pode (e deve) ler um jornal, uma revista, assistir ao noticiário. Não devemos esquecer que conhecimentos gerais são avaliados – principalmente nas provas de redação e história. Mas ninguém precisa estudar 24 horas por dia. E ninguém precisa saber tudo para passar no vestibular. Não é essa a ideia.

Dormir de sete a oito horas por noite é outra recomendação importante. Não adianta passar a madrugada estudando. Não vai passar no vestibular. Chega em maio, junho, esse aluno já está esgotado. Não produz mais. Ele tem que saber dosar os estudos durante o ano inteiro, para chegar no vestibular inteiro, firme. Porque dormiu bem, descansou, levantou disposto. Senão vai estudar a madrugada inteira e, no outro dia, vai dormir na aula. Não adianta. Tem que ser um estudo metódico, equilibrado. Para isso, o esporte, a atividade física é essencial. É o que vai dar forças para o jovem suportar a carga diária de estudos e as cinco horas de prova no vestibular.

São esses os conselhos que costumo dar para os cinco mil alunos que entram, todos os anos, no Curso Positivo, e nas palestras que ministro pelo interior. Para os que me perguntam se isso dá certo, respondo com um exemplo: no vestibular de medicina, o mais concorrido, em Curitiba, 70% das vagas são ocupadas por alunos do Curso Positivo. Acho que dá.

*Renato Ribas Vaz é professor aposentado da Universidade Federal do Paraná e sócio-fundador do Grupo Positivo.

Especialistas nas ciências da mente trazem dicas para manter a memória acesa desde a preparação até o momento mais esperado: o dia do concurso.
Especialistas nas ciências da mente trazem dicas para manter a memória acesa desde a preparação até o momento mais esperado: o dia do concurso.Foto: Greg Vieira / Arte FolhaPE

Dedicar um ano inteiro de estudos para conquistar a tão sonhada aprovação não é fácil. São vários os desafios que concurseiros e vestibulandos enfrentam para manter a disciplina e guardar o assunto na memória. O excesso de conteúdo cobrado nos editais, aliado aos maus hábitos, torna esse processo ainda mais difícil, agravando o ner­vosismo e, consequentemente, o esquecimento. Pa­ra ajudar a esclarecer o tema, a Folha de Pernambuco conversou com especialistas que deram dicas de como manter a memória acesa durante o período que vai desde a preparação até o momento mais esperado: a prova.



A memória é a capacidade que o cérebro tem de armazenar e evocar informações adquiridas. É uma das funções mais complexas do corpo humano e, por isso, parte de seu funcionamento ainda é uma incógnita para a neurociência. A hipótese mais aceita, no entanto, é a de que a presença do glutamato - um dos neurotransmissores do cérebro - permite a conexão entre os mais de 6 milhões de neurônios do hipocampo (responsável pela memória declarativa), processo que possibilita o acionamento da função.

Apesar da importância para a estabilidade da mente, muitos estudantes negligenciam o tema. “A memória é fundamental para o processo de estudo e está diretamente ligada ao estado de humor e à forma como a pessoa se sente, seja sobre uma prova de concurso ou vestibular. Se a pessoa está muito nervosa ou ansiosa, a primeira coisa que falha é a memória”, explica a psicóloga Juliana Amaral. Segundo ela, o desenvolvimento de uma boa memória pode ser alcançado por fatores como o autoconhecimento. “O estudante deve conhecer os distrativos, o que lhe tira o foco, se são as redes sociais, se é a televisão. Saber o que distrai faz com que o candidato consiga identificar de que forma ele pode ter mais foco e melhorar a memorização”, diz.

Além de conhecer a si mesmo, o neu­rocientista Valdenilson Ribas aponta o cuidado com a alimentação como ponto essencial para uma boa memória. “Um dos aspec­tos é a nutrição. Para a pessoa que vai fazer concurso, a primeira coisa que tem que fazer é consultar um nutricionista funcional. As vitaminas D1, D6 e D12, por exemplo, são fundamentais para o desenvolvimento da memória”. De acordo com o pesquisador, diante da grande quantidade de conteúdo exigido nas provas, ter estratégia de memo­rização é um diferencial. Um método de grande funcionalidade é a Gestalt. Desenvolvido na Alemanha sob o conceito de “percepção do todo”, o mecanismo considera como estratégia de estudo o uso de fluxograma, que ao longo do tempo, foi adaptado para a criação de mapa-mental, organograma e outros esquemas de organização e memorização. 

Além disso, boas noites de sono são importantes para o processo de armazenamento dos conteúdos. “Quem tem sono reparador consegue ter uma boa memória, porque o sono reparador além de limpar o cérebro das impurezas, solidifica a aprendizagem, reorganiza as informações que o estudante teve ao longo do dia e coloca na memória o que o cérebro acha que é importante ou não”, explica o psicólogo e neurocientista Murilo Calafange.

Para o estudante Bruno Carvalho, 39, o processo de memorização é facilitado quando os métodos de estudos são incorporados como rotina. “Ter o hábito de estudar, se orga­nizar, acordar tendo metas diárias, cumprir horários, é muito impor­tante para a memorização”, ressalta. No décimo segundo período do curso de medicina, Bruno precisou adaptar a rotina às mara­tonas de exercícios e, hoje, se pre­­para para a prova de residência. “Eu tentava estudar e não conseguia. Estudava um dia e ficava três sem estudar. Era algo sem regularidade. Hoje em dia existem muitas distrações, mas o segredo é ficar alternan­do não só as matérias, como também os dispositivos. Estudar por vídeo, resolver questões, fazer flu­xograma, mapa-mental”, sugeriu. 


"A memória é fundamental para o processo de estudo e está diretamente ligada ao estado de humor", explica a psicóloga Juliana Amaral - Crédito: Caio Danyalgil

"Quem tem sono reparador consegue ter uma boa memória", orienta o psicólogo e neurocientista Murilo Calafange - Crédito: Caio Danyalgil/Folha de Pernambuco




 

Prefeitura de Jaboatão
Prefeitura de JaboatãoFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco/arquivo

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes abriu uma seleção simplificada para a contratação de 58 profissionais para a Secretaria Municipal de Saúde. As vagas são para Ensino Médio e Superior. Os salários variam entre 1.390,31 e R$ 10.904,42.

As oportunidades são para condutor socorrista, médico de estratégia da saúde da família, médico psiquiatra, médico psiquiatra infantil e médico ginecologista/colposcopista.

O processo seletivo será realizado em uma única etapa. O critério para avaliação será a análise da experiência profissional e de títulos. As inscrições custam R$ 40,00 para a função de nível médio e R$ 60,00 para a de nível superior.

Para participar, o candidato deve, obrigatoriamente, acessar o site da organizadora, fazer seu cadastro e anexar os documentos pessoais digitalizado. As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico www.institutodarwin.org.

Será disponibilizado um ponto de atendimento presencial na Secretaria Municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, localizada no Palácio da Batalha localizado na Av. Gal. Barreto de Menezes, 1648, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, para que os candidatos possam realizar suas inscrições presencialmente ou esclarecer eventuais dúvidas para a participação desta Seleção Simplificada.

Confira os detalhes sobre as vagas disponíveis:

São 25 vagas para médico de estratégia da saúde da família, com remuneração de R$ 10.904,42 e jornada de trabalho de 40 horas semanais;

Quatro vagas para médicos psiquiatras, com mensal é de R$ 5.452,21 e jornada de 20 horas semanais;

Uma vaga é para médico psiquiatra infantil com remuneração de R$ 5.452,21 e jornada de 20 horas semanais;

Duas vagas para médico ginecologista/colposcopista, com salário de R$ 5.452,21 e jornada de trabalho 20 horas semanais;

São 26 vagas para condutor socorrista, com remuneração de R$ 1.390,31 para o plantão de 12x36

Edital:

Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes
Secretaria de Educação de Jaboatão dos GuararapesFoto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para uma seleção simplificada para a contratação de auxiliares de apoio pedagógico para atuar na Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes. São oferecidas 58 vagas, sendo três para deficientes.

Os aprovados deverão cumprir uma jornada de 40 horas semanais, trabalhando com estudantes que têm autismo. A remuneração é de R$ 998. Os interessados podem se inscrever até o dia 11 de novembro. O cadastramento deve ser feito pela internet, no site da organizadora: https://is.gd/selecoespe.

Para concorrer, é preciso ter terminado o Ensino Médio. O resultado final será divulgado no dia 2 de dezembro. O processo seletivo será realizado em uma única etapa, que consiste na análise da experiência profissional e de títulos, sendo eliminatória e classificatória.

Para participar da seleção, é preciso encaminhar documentos e a ficha de inscrição que está na internet. Depois, o candidato deve pagar uma taxa de R$ 40. O boleto pode ser quitado em qualquer agência bancária.

Os candidatos que desejarem concorrer às vagas reservadas a pessoas com deficiência deverão, no ato da inscrição, declarar essa condição e especificar sua deficiência. Foi disponibilizado um ponto de atendimento presencial na Secretaria Municipal de Educação do Jaboatão dos Guararapes, localizada na Av. Barreto de Menezes, no 1648, Prazeres, para que os candidatos possam realizar suas inscrições presencialmente e/ou esclarecer eventuais dúvidas para a participação desta Seleção Simplificada.

Confira o edital:


Anexo:

Programa Ela Pode beneficia mulheres vítimas de violência
Programa Ela Pode beneficia mulheres vítimas de violênciaFoto: Renata Lins

A nova rodada do Programa Ela Pode começará na próxima semana, nos municípios do Recife, Olinda e Dormentes, o último no Sertão de Pernambuco. O programa é o maior que existe em termos de capacitação do País e vai abranger 10.732 mulheres em Pernambuco, com engajamento da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação. Ele visa oferecer, no momento presencial de oito horas, conteúdos sobre liderança, comunicação, networking, marca pessoal, negociação, finanças e ferramentas digitais para mulheres a partir de 16 anos.

O nome forte do programa já mostra o impacto que ele pretende exercer nas mulheres pernambucanas nestes próximos meses. Ele também recebe o apoio da Secretaria estadual das Mulheres, foi desenvolvido pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora - com apoio do Google. (Veja o quadro abaixo)

Todas as inscritas terão direito a certificado, mas, quem não puder de forma alguma se inscrever, pode participar do treinamento mesmo assim, fazendo a inscrição presencial. A oportunidade é muito boa. A trilha empreendedora também dá acesso a mais de 60 vídeo-aulas gratuitas, sem falar nas oportunidade de contato e troca de informações entre as profissionais.

Segundo a assistente técnica da Secretaria Executiva de Trabalho e Qualificação, Lúcia Costa, que é uma multiplicadora do Ela Pode, as capacitações podem beneficiar mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou risco social. “O Ela Pode vem também como uma ação de empoderamento das mulheres neste Outubro Rosa, pois temos a missão de encorajar as mulheres a tomarem suas próprias decisões de vida e negócios – como o próprio nome diz: ELA PODE!”

Para o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, o objetivo é fazer com que a mulher se sinta mais preparada para ter seu próprio negócio ou emprego e seja um estímulo ao empreendedorismo, mas também se fortaleça financeiramente. “É importante destacar que o maior público dos cursos de qualificação é formado por mulheres e isso nos deixa muito felizes, porque elas estão tendo oportunidade de conquistar sua própria renda e entrar no mercado de trabalho”, declarou o secretário do Trabalho, Alberes Lopes. O secretário continuou: “Ninguém enfrenta os desafios sozinho. Desde que somos bebês, estamos acompanhados, somos feitos para estarmos um com o outro. São as pessoas que nos cercam que nos ajudam e as pessoas mais bem sucedidas são pessoas gratas e que têm uma rede social de apoio grande. No Ela pode, todas podem!”, acrescentou.

Programação

Olinda
Dias 21 e 23/10/2019 no auditório da Faculdade Unissau, em Olinda, no Shopping Patteo, das 18h às 22h
Link de Inscrição:
docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdYw3KTmTcF963YxDrFwiszVZzCWnmRcqX5flLr2XFJbyuGkQ/viewform


Dormentes
Dia 21/10/2019 na Escola Senador Nilo Coelho, das 8h às 12h (pausa para almoço), das 13h às 17h

Link de inscrição:
docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeWvi4wDw5QrZzUIh4AC3KBU9AtD6QEYhC_SBkgeZp42NNnoQ/viewform




Recife

Dias 24 e 25/10/2019, no Centro de Educação Comunitária Gabriela Feliz, na Rua Doutor Antônio Hermenegildo, 23, Caxangá.

Link de inscrição:
docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdYhKaVDKSkxVkT83guX4mAYLnf7gJTlPYAoqq1j45V21

comece o dia bem informado: