[910] App 99
[910] App 99Foto: Gustavo Glória / Folha de Pernambuco

A 99, empresa que pertence à gigante global de mobilidade Didi Chuxing (“DiDi”), foi premiada no LinkedIn Talent Awards 2019. Esse reconhecimento é oferecido às empresas e recrutadores que melhor utilizam as soluções da rede para contratar profissionais. A companhia foi vencedora na categoria Best Talent Acquisition Team in Brasil.

Essa é a primeira vez em que a 99 participa da premiação focada na área de Recursos Humanos. “A 99 é uma empresa de rápido crescimento no Brasil. Crescemos seis vezes nos últimos dois anos e ter um time talentoso, inovador e de alta performance é fundamental para nós. Foram centenas de vagas fechadas ao longo deste período e a parceria com LinkedIn foi fundamental para identificar e atrair os melhores perfis para a 99", afirma, Paula Scampini, Líder de Recrutamento.

A cerimônia aconteceu na última quinta-feira (31). Mais de 1.200 empresas no país participaram da seleção e concorreram em quatro categorias: Top Social Recruiter, LinkedIn Rising Star, Best Talent Acquisition e Best Employer Brand. A escolha dos finalistas é feita a partir da análise de uma série de critérios avaliados pela equipe do LinkedIn, como proficiência no uso do LinkedIn Recruiter, utilização do Job Slots, média de visitas, crescimento dos seguidores da página e engajamento com a marca empregadora no LinkedIn. Entre os países onde o Talent Awards acontece estão Brasil, Bélgica, Itália, México, Holanda, Polônia, Qatar, Espanha, Turquia e África do Sul.

Sobre a 99

A 99, empresa brasileira de tecnologia que conecta passageiros e motoristas através de seu aplicativo, faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”). O aplicativo conecta mais de 600 mil motoristas a 18 milhões de passageiros em mais de 1.600 cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a startup oferece cinco tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas e grandes cidades; 99Taxi, categoria que cobre todo o país; 99Top, serviço de táxis de luxo oferecido em São Paulo; 99Compartilha, serviço de corridas compartilhadas disponível em Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP); e o 99Comfort, que reúne comodidade de carros novos e espaçosos a um preço acessível em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e São Paulo (SP).

Fórum “Novos Cenários Econômicos e seus impactos para 2020” será no próximo dia 07/11
Fórum “Novos Cenários Econômicos e seus impactos para 2020” será no próximo dia 07/11Foto: Divulgação

Conhecer as mudanças econômicas do Brasil antes da tomada de decisão é fundamental para qualquer empresa ou executivo. Pensando nisso, a BAEX - escola de negócios especializada no desenvolvimento de empresários, executivos, gestores e líderes organizacionais - realizará o Fórum “Novos Cenários Econômicos e seus impactos para 2020”, no próximo dia 07/11. Um dos destaques do evento será a palestra da especialista em vida financeira e consultora da Lee Hecht Harrison (LHH), Cristiane Mazotto, que falará sobre os desafios nas finanças pessoais diante do novo cenário econômico e quais as habilidades técnicas e comportamentais que precisaremos estar atentos. Além dela, o evento contará também com a presença do superintendente do Banco Sofisa, Samuel Gueiros Lira. As apresentações serão mediadas pelo professor de finanças Antônio Carlos Ventura. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site: https://www.sympla.com.br/forum-baex---novos-cenarios-economicos__662934

Recife, Tacaimbó, Vitória de Santo Antão, Bezerros e Nazaré da Mata
Recife, Tacaimbó, Vitória de Santo Antão, Bezerros e Nazaré da MataFoto: Divulgação

As inscrições para o aperfeiçoamento profissional se encerram nesta sexta-feira (08)

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) abre inscrições para o projeto de Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e Autônomo (IDEIA) em seis cidades pernambucanas. Dentre os municípios beneficiados estão: Recife, Tacaimbó, Vitória de santo Antão, Bezerros e Nazaré da Mata. As inscrições vão até o dia 08 de novembro. As turmas iniciais têm data prevista para os dias 11, 12 e 13 de novembro.

Os participantes das primeiras turmas receberão capacitação profissional para o mercado de beleza e cuidados especiais, no seguimentos de: unhas em gel, design em sobrancelha, colorimento capilar, penteados para casamentos e make e hair para eventos.

A duração de cada turma será de 20 à 40 horas/aulas. Ao longo dos próximos meses, o IDEIA vai abranger 30 municípios e vai impactar na geração de renda para 750 pessoas. Mais adiante, serão oferecidos outros cursos como, eletricista, alimentador de linha de produção e mecânico.

Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, os projetos têm um cunho muito importante e que vão contribuir com a economia local. “É muito importante para o microempreendedor, para os que desejam empreender e querem abrir seu próprio negócio. Estamos focados para ajudar essas pessoas. Aproveitar essa oportunidade é importante para gerar sua renda e movimentar a economia da região”, comenta o secretário.

Segundo Bruna Martins, coordenadora do Expresso Recife, o projeto IDEIA lança luz em ações de fomento ao empreendedorismo, gerando oportunidades por meio de aperfeiçoamentos profissionais para os trabalhadores autônomos, Microempreendedores Individuais (MEI), Empreendedores Informais e em Potencial, que desejam reforçar e aprimorar conhecimentos e novas práticas de maneira segura e atualizada.

As vagas são para funções de Nível Fundamental, Médio e Superior. As inscrições vão até o dia 4 de dezembro
As vagas são para funções de Nível Fundamental, Médio e Superior. As inscrições vão até o dia 4 de dezembroFoto: Reprodução / Googlemaps

A Prefeitura de Vicência, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, abriu uma seleção simplificada para contratar 48 profissionais para a Secretaria Municipal de Assistência Social. As inscrições vão até o dia 4 de dezembro. Os salários variam entre R$ 998,00 e R$ 1.500,00.

As vagas são para funções de Nível Fundamental, Médio e Superior. As inscrições custam R$ 35, R$ 39 e R$ 42, respectivamente e podem ser pagas através de boleto bancário, em qualquer Agência Bancária

O critério para avaliação será a análise da experiência profissional e de títulos. Para inscrição neste processo seletivo o candidato deve, obrigatoriamente, acessar o site da organizadora (www.institutodarwin.org), fazer seu cadastro e anexar os documentos pessoais digitalizados. 

As vagas são para assistente social, psicólogo, supervisor do Programa Criança Feliz, digitador, entrevistador social, facilitador de oficina de música, recepcionista, assistente técnico de programas sociais, orientador social, educador social, visitador do Programa Criança Feliz, motorista e auxiliar de serviços gerais. Do total de vagas ofertadas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência.

Os interessados nas vagas de Ensino Médio e Superior podem se inscrever até o dia 28 de novembro. Também há oportunidade na área de educação.
Os interessados nas vagas de Ensino Médio e Superior podem se inscrever até o dia 28 de novembro. Também há oportunidade na área de educação.Foto: Reprodução / Googlemaps

As inscrições para a seleção simplificada visando a contratação de 58 profissionais para a Secretaria Municipal de Saúde de Jaboatão dos Guararapes foram reabertas, nesta segunda-feira (4). Os interessados nas vagas de Ensino Médio e Superior podem se inscrever até o dia 28 de novembro. Os salários variam entre 1.390,31 e R$ 10.904,42.

As oportunidades são para cargos temporários de condutor socorrista, médico de estratégia da saúde da família, médico psiquiatra, médico psiquiatra infantil e médico ginecologista/colposcopista.

O processo seletivo será realizado em uma única etapa. O critério para avaliação será a análise da experiência profissional e de títulos. As inscrições custam R$ 40,00 para a função de nível médio e R$ 60,00 para a de nível superior.

Para participar, o candidato deve, obrigatoriamente, acessar o site da organizadora, fazer seu cadastro e anexar os documentos pessoais digitalizado. As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico www.institutodarwin.org.

Será disponibilizado um ponto de atendimento presencial na Secretaria Municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, localizada no Palácio da Batalha localizado na Av. Gal. Barreto de Menezes, 1648, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, para que os candidatos possam realizar suas inscrições presencialmente ou esclarecer eventuais dúvidas para a participação desta Seleção Simplificada.

São 25 vagas para médico de estratégia da saúde da família, com remuneração de R$ 10.904,42 e jornada de trabalho de 40 horas semanais; Quatro para médicos psiquiatras, com mensal é de R$ 5.452,21 e jornada de 20 horas semanais; Uma para médico psiquiatra infantil com remuneração de R$ 5.452,21 e jornada de 20 horas semanais; Duas para médico ginecologista/colposcopista, com salário de R$ 5.452,21 e jornada de trabalho 20 horas semanais; 26 para condutor socorrista, com remuneração de R$ 1.390,31 para o plantão de 12x36.

Oportunidade na Educação

Também seguem bertas até a próxima segunda, 11 de novembro, as inscrições para uma seleção simplificada para a contratação de auxiliares de apoio pedagógico para atuar na Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes. São oferecidas 58 vagas, sendo três para deficientes. Os aprovados deverão cumprir uma jornada de 40 horas semanais, trabalhando com estudantes que têm autismo. A remuneração é de R$ 998. O cadastramento deve ser feito pela internet, no site da organizadora: https://is.gd/selecoespe. Para concorrer, é preciso ter terminado o Ensino Médio.

As 140 vagas são destinadas a pessoas de baixa renda, aos dependentes de trabalhadores da indústria pernambucana ou do Sistema FIEPE
As 140 vagas são destinadas a pessoas de baixa renda, aos dependentes de trabalhadores da indústria pernambucana ou do Sistema FIEPEFoto: Divulgação

Petrolina será um dos municípios pernambucanos beneficiados pelo processo seletivo 2020/2021 do Programa Educação Básica articulada com a Educação Profissional (EBEP) do Sesi-PE e Senai-PE.

A iniciativa, que tem como meta educar com qualidade preparando para o mercado de trabalho e o exercício da cidadania, vai abrir vagas para 140 estudantes cursarem, gratuitamente e simultaneamente, o Ensino Médio no Sesi e um curso técnico no Senai.

As 140 vagas são destinadas a pessoas de baixa renda, aos dependentes de trabalhadores da indústria pernambucana ou do Sistema Fiepe com autodeclaração de baixa renda. Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter nascido a partir do ano de 2004, apresentar histórico escolar do Ensino Fundamental ou declaração da escola que está cursando o 9º ano em 2019.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de novembro, na secretaria escolar da unidade do Sesi Petrolina. O curso técnico oferecido na região será Administração.

As provas do processo seletivo do EBEP serão aplicadas em uma única etapa, no dia 15 de dezembro, das 9h às 12h. Os candidatos farão as avaliações na escola do Sesi Petrolina e resolverão 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa e 20 de matemática. A relação dos estudantes aprovados será divulgada no dia 20 de dezembro, a partir das 14h, no quadro de avisos da escola. O edital completo está disponível nos sites www.pe.sesi.org.br e www.pe.senai.br.

O Programa EBEP tem duração de três anos e promove a formação integral do aluno, estimulando as possibilidades de sua inserção social e na indústria do futuro. Após a conclusão de todas as etapas do Ensino Médio e do curso técnico escolhido, o estudante terá direito ao diploma de Técnico de Nível Médio. “O EBEP é uma ótima oportunidade para os estudantes de baixa renda terem acesso ao ensino de excelência do SESI-PE, que tem média de 70% em aprovação em universidades e faculdades do país, além de aulas de robótica, modernos laboratórios, quadras poliesportivas e bibliotecas”, comentou a superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo.

Vagas de emprego
Vagas de empregoFoto: Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil/Agência Bras

A Secretaria do Emprego, Trabalho e Qualificação divulgou o quadro de vagas das Agências Estaduais do Trabalho para a próxima quinta-feira, 31 de outubro de 2019. Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq. Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065.

Confira o quadro de vagas:

O gabarito oficial deve sair no dia 13, mas já no domingo, os estudantes poderão conferir as respostas com a correção feita ao vivo, on-line, com professores da instituição
O gabarito oficial deve sair no dia 13, mas já no domingo, os estudantes poderão conferir as respostas com a correção feita ao vivo, on-line, com professores da instituiçãoFoto: Divulgação

Neste domingo (10), os estudantes que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), retornam para a segunda parte da prova. Dessa vez, os alunos irão resolver questões de matemática e ciências da natureza.

O gabarito oficial deve sair no dia 13, mas já no domingo, os estudantes poderão conferir as respostas com a correção feita ao vivo, on-line, com professores da instituição. A live começa às 20h, nas redes sociais do Motivo, que pode ser acessada através do facebook.com/ColegioMotivo e também no Instagram @colegiomotivo. A correção da primeira parte, está disponível nas plataformas on-line do colégio e já podem ser acessadas.

Cerca de 400 alunos do Colégio Motivo em todo o estado de Pernambuco irão fazer a segunda parte da prova, e por isso, foram montados 36 estantes nos pontos onde os participantes irão fazer o exame. No local serão oferecidos água e biscoitos. Professores e coordenadores também estarão nos pontos de apoio para tranquilizar os alunos e também os pais.

Concurso
ConcursoFoto: Pixabay

Até o final desta semana, o governo federal deve enviar ao Congresso a PEC da Reforma Administrativa. O documento, que está sendo chamado de “a grande reforma do Estado”, tem seis eixos, mas um deles vem gerando muita polêmica e afeta diretamente as aspirações de boa parte dos brasileiros: os concurseiros. A PEC propõe mudanças nas regras de ingresso e ascensão na carreira dos futuros funcionários públicos, principalmente com o fim da estabilidade automática.

Culpa nos servidores

A Associação Nacional de Apoio aos Concursos Públicos e Exames – ACONEXA, vem acompanhando de perto as movimentações da Reforma Administrativa desde o início do ano. “Nossa maior preocupação é com os prejuízos na prestação do serviço público. Primeiro foi a reforma da previdência, que levou a uma corrida dos servidores rumo a aposentadoria. Agora o governo sinaliza para o fim de um dos maiores atrativos para quem quer ingressar na carreira pública que é a estabilidade. Isso é jogar a culpa do custeio na conta do servidor e quem vai pagar, como quase sempre, é o povo, que já conta com um serviço público deficitário”, alerta o professor e jurista Renato Saraiva, presidente da ACONEXA.
  
Entenda como o governo quer acabar com a estabilidade

Para entrar no serviço público, além do concurso, que hoje exige a realização de provas, além de títulos, o governo propõe exigir a comprovação de experiência prévia. Fora isso, após o ingresso, todos os servidores terão que passar por um período inicial de três anos de experiência, que tem sido chamado de trainee pela equipe do ministério. A PEC prevê a exoneração automática do servidor no fim desse período. A efetivação dependerá de desempenho profissional e existência de vaga em aberto na função. “Esse é outro ponto preocupante. Entendo o princípio do desempenho, mas é preciso deixar claro com isso será avaliado para não prejudicar o servidor. Não podemos permitir nenhum tipo de injustiça”, reforça Renato Saraiva.

Dificuldades para a carreira pública

Atualmente, a contratação do servidor é automática, após o estágio probatório, e raramente não há admissão. A equipe econômica quer que a regra nova seja aplicada em concursos para todas as carreiras públicas, incluindo as de juízes e promotores. A estabilidade, no entanto, não viria logo após essa fase. Depois do trainee, o servidor entraria em estágio probatório. Esse estágio, que já existe na Constituição, prevê três anos para a efetivação definitiva. Para os novos servidores, a proposta é aumentar esse estágio para sete anos. Ou seja, o servidor só teria estabilidade dez anos após ingressar no serviço público.

Algumas habilidades podem ser o diferencial em uma seleção de emprego
Algumas habilidades podem ser o diferencial em uma seleção de empregoFoto: Divulgação

Em tempos de crescimento da tecnologia, mostra domínio na área de informática significa uma vantagem no mercado de trabalho. Em muitos casos, um candidato pode ser eliminado por mostrar dificuldade ao operar as ferramentas básicas de um computador. Pensando nisso, o Matriz Cursos Cidadania está com inscrições abertas para curso básico de informática até o dia 11 de novembro; são ofertadas 120 vagas. As aulas acontecem uma vez por semana, com a opção de turmas ao sábados, o investimento no curso é de R$50,00 (custo da inscrição).

Para realizar a inscrição, é necessário comparecer, das 8h às 20h, à sede da empresa, localizada na Avenida Dantas Barreto, no bairro de Santo Antônio. No momento da inscrição, o interessado, que deve ter a idade mínima de 14 anos, precisa pagar R$50,00; levar documentos pessoais e apresentar comprovante de residência oriundo de qualquer município do Estado de Pernambuco.

Leia também:
Google lança curso online para capacitar profissionais de tecnologia
Curso em Olinda promete dicas de alimentação saudável


A empresa atua na área social em Pernambuco há mais de 10 anos, com foco na área de cidadania através da emissão de documentos, mutirões de saúde e qualificação.

Serviço:
Curso de Informática Matriz Cursos Cidadania
Local
: Av. Dantas Barreto, nº 315, Santo Antônio - Recife, 12º andar do Edifício JK
Horário
: 8h às 20h.
Mais informações: (81) 3039.4621 ou pelo WhatsApp: (81) 9 8914.5009.

comece o dia bem informado: