O pré-requisito para participar do curso é ser maior de 18 anos.
O pré-requisito para participar do curso é ser maior de 18 anos.Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), está ofertando 25 vagas, no curso de formação de garçom, com o intuito de qualificar e gerar mais oportunidades de emprego no mercado de trabalho. Além das aulas teóricas que serão realizadas na cozinha didática do Senac, que fica localizado na Travessa Maria Ramos, 22, no bairro Heliópolis, também haverá aulas práticas nos bares e restaurantes de Garanhuns. O curso tem início no dia 17 de setembro, das 8 às 12h, de segunda a sexta-feira e tem uma carga horária de 100h. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das Escolas Municipais de Garanhuns também terão a oportunidade de participar do curso, além dos demais jovens e adultos com habilidade para a área.

O pré-requisito para participar do curso é ser maior de 18 anos. Os interessados na qualificação deverão estar portando cópias dos seguintes documentos: Identidade, CPF, comprovante de residência e escolaridade e se dirigir à sede da Prefeitura Municipal de Garanhuns, que fica localizada na Av. Santo Antônio, 126, no centro de Garanhuns. No 1º andar, um servidor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico estará realizando as inscrições a partir de amanhã (12), das 09 às 13h.

Os candidatos podem morar em qualquer lugar do país
Os candidatos podem morar em qualquer lugar do paísFoto: Divulgação

O Magazine Luiza, companhia que é referência em transformação digital no país, abriu inscrições para seu processo seletivo de trainees. Neste ano, o objetivo principal da companhia é selecionar jovens talentos por meio de seus aspectos comportamentais e pelo "fit cultural", independentemente do tipo de curso realizado ou características sociais, como gênero, idade, ou até mesmo a instituição em que estudou. Para isso, a empresa terá uma novidade no processo: a seleção será totalmente "às cegas", livre de qualquer viés inconsciente.

Na prática, o processo será conduzido da seguinte forma: até as etapas presenciais,não será necessário informar dados que geralmente são solicitados em processos convencionais, como experiências anteriores, cursos e instituições frequentadas durante a formação. Assim, o único fator que contará para que o candidato avance no processo serão sua identificação com a cultura da empresa e seu perfil comportamental.

"Acreditamos que, ao tirar o viés inconsciente dos processos seletivos, ampliamos a participação de todos. Assim, consideramos exclusivamente o comportamento e o fit cultural", afirma Patrícia Pugas, diretora executiva de Gestão de Pessoas do Magalu. "Optamos por esse formato de processo seletivo, por tratar a diversidade no sentido mais amplo da palavra. Ou seja, dessa forma oferecemos oportunidade para todos os tipos de perfis possíveis."

Para se inscrever, o candidato deve ter se formado nos anos de 2017, 2018, ou ter a conclusão do curso prevista para 2019, em qualquer curso de bacharelado ou licenciatura. Os candidatos podem morar em qualquer lugar do país. Contudo, têm que ter a disponibilidade de se realocar pelo Brasil.

Os trainees vão passar por integração, ter experiência nas lojas, conhecer todas as áreas de negócios do Magazine Luiza, participar de projetos estratégicos, além de ter acesso a mentoring e treinamento. O Magalu foi apontado pelo instituto GPTW como a melhor empresa para trabalhar no varejo brasileiro e a quarta melhor do país, no ranking geral.

Entre os benefícios, o selecionado do Magazine Luiza terá direito a vale refeição, estacionamento, bolsa de estudos, assistência médica e odontológica e acesso à academia da empresa. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de setembro. Todo o processo será finalizado até dezembro e os trainees iniciam suas atividades na empresa em janeiro de 2020. A inscrição pode ser feita pelo link: http://traineemagalu.com.br/.

Um bom desempenho no estágio pode representar a garantia de uma vaga como profissional na empresa ao término do seu curso
Um bom desempenho no estágio pode representar a garantia de uma vaga como profissional na empresa ao término do seu cursoFoto: Divulgação

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) abriu nesta segunda-feira, 9 de setembro, as inscrições para o Processo Seletivo de Estágio 2019. Acadêmicos interessados têm até o dia 25 de setembro para efetuar a participação (acesse aqui a ficha de inscrição).

A seleção busca preencher vagas e formar cadastro de reserva nas áreas de Administração, Comunicação Social/Jornalismo, Direito e Tecnologia da Informação. Os estagiários serão lotados na Procuradoria Regional do Trabalho em Campo Grande. Já as Procuradorias do Trabalho nos Municípios de Dourados e de Três Lagoas disponibilizam cadastro de reserva apenas na área de Direito.

O certame terá validade de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período no interesse da Administração. A jornada de estágio é de 4h diárias/20h semanais, sendo o valor da bolsa de R$ 850 (nível superior), acrescido do auxílio-transporte de R$ 7 por dia estagiado e de seguro contra acidentes pessoais.

As vagas são destinadas a estudantes de instituições de ensino conveniadas com o MPT-MS, que tenham cumprido, pelo menos, 40% da carga horária ou dos créditos necessários para a conclusão do curso superior, independente do semestre em que estejam formalmente matriculados.

Os candidatos inscritos serão submetidos a provas objetiva e/ou discursiva, previstas para o dia 6 de outubro, das 8h às 11h, em local a ser divulgado no site www.prt24.mpt.mp.br. Recomenda-se que o candidato compareça ao local da prova com 30 minutos de antecedência, munido de caneta esferográfica transparente de cor azul ou preta, comprovante de inscrição e carteira de identidade.

Cotas

De acordo com o Edital PSE nº 001, de 6 de setembro de 2019, serão reservadas 30% das vagas de estágio para os candidatos negros. Outros 10% das vagas existentes e das que surgirem durante a validade do certame serão destinados para os candidatos com deficiência e mais 10% das vagas que surgirem para os participantes do Sistema de Cotas para Minorias Étnico-Raciais, sendo as convocações alternadas. Os candidatos negros, com deficiência e aqueles que aderirem ao Sistema de Cotas para Minorias Étnico-Raciais devem declarar essa condição no momento da inscrição.

Outras informações podem ser esclarecidas pelos telefones (67) 3358-3042 e 3358-3071 ou pelo e-mail [email protected]

Teclado de computador
Teclado de computadorFoto: Reprodução

O Cesar, centro de inovação sediado no Recife, está com mais de 100 vagas abertas em tecnologia. Os candidatos, contudo, não precisam morar na capital pernambucana, pois o trabalho envolve jornada flexível e homeoffice, além de outros benefícios.

A empresa busca desenvolvedores de sistemas em todos os níveis para os cargos como engenharia de testes, de software e UX designer. Os candidatos devem possuir graduação superior em Ciência da Computação, Engenharia da computação, Sistemas de Informação e áreas afins.

Entre os principais benefícios oferecidos pelo CESAR destacam-se seguro de vida, modalidades esportivas in company, incentivo a idiomas, plano de saúde, odontológico, vale alimentação e auxílio creche. O salário é compatível com o mercado e varia de acordo com o nível e o cargo a ser ocupado.

“O CESAR, há mais de 20 anos, usa design e tecnologia para transformar as vidas de pessoas e organizações. Resolvemos problemas complexos e desafiadores, em um ambiente de trabalho descontraído, descentralizado e repleto de benefícios para nossos colaboradores”, afirma Andrea Queiroz, gerente de Gente e Gestão.

Os profissionais terão acesso fácil a cursos inovadores e em linha com as novas demandas do mercado de tecnologia, por meio da CESAR School, instituição de ensino administrada pelo CESAR. “As oportunidades de aprendizado dentro da empresa e também na nossa escola de inovação são imensas para quem busca crescimento e desenvolvimento profissional de forma contínua”, complementa Andrea.

As inscrições poderão ser feitas por este link: https://vagas.cesar.org.br/

Na contramão do mercado

Dados da OCDE apontam que o Brasil é um dos países que menos forma profissionais na área de tecnologia, engenharia e matemática. Apenas 17% das matrículas nas universidades brasileiras são em cursos do segmento – o que coloca o país atrás até de outras economias em desenvolvimento, como China (40%) e Índia (35%).

Na contramão, somos um dos países que mais consomem tecnologia. Dois em cada três brasileiros têm acesso à Internet, mais do que a média mundial. Além disso, gastamos mais tempo na internet até do que os americanos (9,1 horas contra 6,3 horas, respectivamente).

O mercado de TI, que corresponde a 7% do PIB, demandará 420 mil novos empregos entre 2018 e 2024, segundo relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). A falta de profissionais formados na área, contudo, dificulta o preenchimento das vagas. Em um país com mais de 13 milhões de desempregados, sobram postos em TI em aberto.

Serão dois encontros solidários em Recife para confecção de toucas em crochê, enquanto que Caruaru receberá o maior evento de crochê do ano no Nordeste, para um público de cerca de 500 pessoas no Shopping Difusora.
Serão dois encontros solidários em Recife para confecção de toucas em crochê, enquanto que Caruaru receberá o maior evento de crochê do ano no Nordeste, para um público de cerca de 500 pessoas no Shopping Difusora.Foto: Divulgação

Para celebrar o Dia Mundial do Crocrê (12 de setembro) a Círculo S/A, maior fabricante de produtos para trabalhos manuais da América Latina, realiza dois encontros solidários em Recife para confecção de toucas em crochê, enquanto que Caruaru receberá o maior evento de crochê do ano no Nordeste, para um público de cerca de 500 pessoas no Shopping Difusora.

O workshop solidário para a confecção de toucas em crochê será realizado nos dias 11 e 12 de setembro, das 9 às 12h e das 13h às 16h, na Fundação de Aposentadoria e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape). São esperados 80 artesãos que confeccionarão 200 toucas para serem doadas ao Instituto de Medicina Integral de Pernambuco (IMIP). A entrega das peças deverá ser feita em outubro, para celebrar o mês das crianças. Os interessados, podem se inscrever gratuitamente pelo telefone (81) 98887-4175. Nesses dois dias, os participantes serão acompanhados pelo professor do Time de Artesãos da Círculo S/A Neddy Ghusmam. O material utilizado para produzir as toucas será doado pela Círculo S/A.

Já na sexta-feira (13/9) os professores do Time de Artesãos da Círculo S/A Neddy Ghusmam e Simone Eleotério vão ministrar um mega evento gratuito para cerca de 500 artesãos no Shopping Difusora, das 13h às 17h. Eles ensinarão a confeccionar um cropped e em seguida haverá um desfile com peças em crochê para inspirar a todos os participantes. O material utilizado para produzir peça será doado pela Círculo S/A. Este é considerado o maior evento de crochê realizado neste ano no Nordeste. As inscrições podem ser feitas nos armarinhos da região. Para mais informações os interessados podem ligar no telefone (81) 9930-1964.

Serviço:

O quê: Evento solidário Dia Mundial do Crochê - Workshop toucas de crochê
Quando: 11 e 12 de setembro, das 9h às 12h e das 13h às 16h
Local: Funape – Rua Henrique Dias, S/N, Derby, Recife (PE)
Informações e inscrições: (81) 98887-4175


O quê: Evento gratuito Caruaru - Dia Mundial do Crochê
Quando: 13 de setembro, das 13h às 17h
Onde: Shopping Difusora – Avenida Agamenon Magalhães, 444, Maurício de Nassau, Caruaru (PE)
Informações e inscrições: nos armarinhos da região




Danone abre proceso seletivo para estágio
Danone abre proceso seletivo para estágioFoto: Divulgação

A Danone abriu nesta segunda-feira (09) as inscrições do Programa de Estágio 2020 com um processo de seleção às cegas, que exclui critérios como idade ou faculdade e visa atrair candidatos com diferentes etnias, regiões e backgrounds de formação. A seleção oferta mais de 25 vagas, distribuídas entre São Paulo (SP) e Poços de Caldas (MG) e conta ainda com um chatbot exclusivo, desenvolvido para tornar a seleção mais interativa para os candidatos. A ferramenta simula um ser humano nas interações e está presente em toda a primeira fase do recrutamento, tornando-a 100% digital.

O candidato é apresentado ao chatbot durante a inscrição e é acompanhado por ele nos testes técnicos, comportamentais e culturais. A ferramenta ajuda a identificar quais estudantes possuem maior sintonia com o perfil da empresa, o que vai de acordo com a estratégia adotada pela Danone de valorizar cada vez mais o potencial do candidato e incentivar um processo imparcial, barrando pré-conceitos ao desestimular que os gestores tenham contato com informações como idade, gênero, endereço, curso ou instituição de ensino.

O chatbot foi desenvolvido em parceria com a 99jobs, que é a responsável por conduzir o processo seletivo. Os candidatos interagem com a ferramenta por meio do aplicativo de mensagens do Facebook, o Messenger, integrado à plataforma de gestão da 99jobs. “O chatbot tem a finalidade de trazer mais dinamicidade e a ‘gamificação’ da inscrição para o candidato, fortalecendo a marca empregadora”, Andrea Zitune, Gerente Executiva de Talentos da Danone.

Para participar, é necessário estar matriculado e cursando o penúltimo ou último ano de um curso superior, além de possuir conhecimentos de inglês e lógica em nível intermediário. “Buscamos pessoas que tenham vontade de se desenvolver e encarar grandes desafios e valorizamos esses quesitos no lugar de informações como a faculdade ou a idade por exemplo”. Nós respiramos inovação e contamos com líderes prontos para apoiar o crescimento dos estagiários e que foram preparados para tornar suas equipes cada vez mais diversas”, finaliza Andrea Zitune.

Cronograma

-Abertura: 09/09/2019
-Inscrições e testes online: 10/09/2019 a 16/10/2019
-Dinâmicas: 28/10/2019 a 14/11/2019
-Início: Janeiro/2020
-Para se candidatar, acesse: https://www.99jobs.com/danone/jobs/55053

Dicas para a seleção

Para os candidatos que estão na cidade de São Paulo, a Danone promove na próxima quarta-feira (11) o evento gratuito “Hackeando Multinacionais: Processo Seletivo e Carreira”. O encontro é indicado para jovens que estão em busca de uma oportunidade em uma multinacional por meio de um estágio e também para aqueles que ainda estão em dúvida sobre que caminho seguir em suas carreiras. Na data, especialistas de recrutamento e seleção contarão tudo que está por trás dos processos seletivos e passarão dicas para quem quer passar em um processo seletivo.

O evento ainda contará com um bate-papo com os Danoners Fernando Gonçales (diretor de operações da divisão Danone Nutricia), Andrea Gaeta (Diretora de marca da divisão de Lácteos e produtos à base vegetal), Luiz Camargo (Gerente de Compras da divisão de Lácteos e produtos à base vegetal) e Isabela Souza (área de inovação da divisão de Águas). Inscreva-se no evento aqui.

A seleção acontecerá por ordem de inscrição e comprovação das informações apresentadas
A seleção acontecerá por ordem de inscrição e comprovação das informações apresentadasFoto: Lins Andrade

Com a presença de cerca de 250 jovens de escolas públicas, foi lançado, na manhã desta segunda-feira (9), o programa Qualifica Camaragibe na modalidade jovem, ação idealizada pela Prefeitura de Camaragibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A atividade, que conta com a parceria da Escola Dom Bosco e do Sebrae/PE, irá ofertar 160 vagas em minicursos para jovens com idades entre 15 e 29 anos.
  
Para participar do processo seletivo, os interessados precisam se inscrever, entre esta terça e quinta-feira (10 a 12 de setembro), pelo site www.camaragibe.pe.gov.br. A seleção acontecerá por ordem de inscrição e comprovação das informações apresentadas. Entre as vagas, um percentual será destinado para jovens assistidos por programas da Secretaria de Assistência Social de Camaragibe, também parceira da proposta.

Nesta primeira edição, os minicursos serão divididos em dois módulos, um tendo como foco a preparação para o mercado de trabalho e o outro, o planejamento e ferramentas digitais. Entre as temáticas estarão assuntos como marketing pessoal, empreendedorismos e carreira, whatsapp como ferramenta de venda, etapas de um processo seletivo e como se comportar numa entrevista de emprego.

Muito entusiasmada com o lançamento, a prefeita do município, Nadegi Queiroz, aproveitou a ocasião para ressaltar a importância dos jovens para a cidade. “Estamos preocupados com o futuro de vocês e sabemos que daqui poderá sair médicos, advogados, enfermeiros e tantos outros profissionais, e até mesmo, pessoas que serão donas do próprio negócio. Temos uma enorme vontade que Camaragibe dê certo e para isso, precisamos também de todos vocês, que representam o nosso futuro”, enfatizou.
  
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Passos, ressaltou a importância das parcerias para o sucesso do programa. “Tudo aqui foi pensado com o olhar de vários parceiros, que acreditam em vocês e que querem contribuir para uma Camaragibe melhor, com os nossos jovens empregados e economicamente ativos. Nosso maior objetivo é ajudar vocês nesse caminho, ofertando oportunidades de qualificação e direcionamento ao mercado”, disse.

Após a conclusão das atividades e certificação dos participantes, os jovens serão direcionados para a Agência de Trabalho e também terão acesso ao banco de talentos do programa Qualifica Camaragibe, com vagas disponibilizadas em empresas locais. Tudo isso será alimentado por um sistema da captação de vagas junto aos empresários locais, que também poderão ser apoiadores da ação.

O lançamento do Qualifica Camaragibe contou ainda com a presença de empresários locais, representantes de escolas públicas e de organizações do terceiro setor, além de técnicos, gestores e secretários da Prefeitura de Camaragibe.

A instituição está localizada na cidade de La Verne, Califórnia, a 50 minutos de Los Angeles
A instituição está localizada na cidade de La Verne, Califórnia, a 50 minutos de Los AngelesFoto: Divulgação

A California é um dos destinos mais procurados para turismo de lazer ou negócios. Como se trata do estado mais rico dos EUA, opções de entretenimento, eventos ou empresas abertas para a visitação não faltam. A escola de negócios IBS Americas possui há 16 anos parceria com a University of La Verne, uma das mais tradicionais e respeitadas universidades americanas. A instituição, localizada na cidade de La Verne, Califórnia, a 50 minutos de Los Angeles, oferecerá bolsas de estudos para estudantes e profissionais graduados que queiram realizar os cursos de três semanas.

O benefício é de 50%, e o investimento varia entre US$ 2666 e US$3781. Os alunos aprovados no processo seletivo poderão escolher entre oito cursos, que serão realizados em janeiro ou julho de 2020. Todos os programas acompanham um módulo de Business English, onde o inglês é ensinado no contexto empresarial. Esse módulo também é oferecido como um curso separado, onde a bolsa de estudos também pode ser aplicada.

Além do conteúdo ministrado em sala de aula, todas as turmas terão a oportunidade de visitar empresas ou receber executivos locais na universidade. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, e os alunos tem as sextas-feiras e fins de semana livres para lazer ou atividades indicadas pelos professores.

Como participar do processo

Para realizar sua inscrição, o candidato deve entrar na página da universidade (clique aqui), escolher o curso desejado, preencher o Application Form com seus dados pessoais e acadêmicos, além de anexar o comprovante de matrícula ou diploma da sua universidade. A partir do formulário enviado, a equipe da IBS Americas retornará com o resultado da candidatura, por e-mail ou telefone, em até duas semanas.

Em caso de dúvidas, é possível contatar a equipe pelo e-mail [email protected]

Em um ambiente de trabalho de alta concorrência, a carreira pode se desenvolver tendo como alicerce bons valores de convivência
Em um ambiente de trabalho de alta concorrência, a carreira pode se desenvolver tendo como alicerce bons valores de convivênciaFoto: Greg Vieira / Arte FolhaPE

Chegar na frente sem passar nin­guém para trás. Eis o desafio de uma boa atuação pro­fissional em um mundo cada dia mais competitivo. O desenvolvimen­­to de uma carreira pode ser alcançado por diversos fatores e certamente um dos principais é a ética. Mas é possível se destacar preservan­do esse valor, mesmo em um ambiente de tanta concorrência? Para encontrar essa resposta, a Folha de Pernambuco consultou uma especialista e conversou com pessoas que trouxeram suas experiências do mundo corporativo.


Ética profissional é o conjunto de normas que constroem a consciência e guiam a conduta e a atitude no ambiente de trabalho. A palavra de origem grega éthos, que significa “propriedade do caráter” aponta para o bem agir. Uma conduta ética procura não prejudicar o próximo, pois visa cumprir os valores estabelecidos em sociedade, valores que também existem nas organizações e são importantes.

“Hoje, o mundo exige muito mais. E esse limite entre o que é certo e o que é errado é difícil mesmo. Quanto mais a gente trabalha de forma ética e responsável, mais a gente garante a credibilidade e as pessoas confiam no que a gente diz. Para as organizações o que importa não é só o desenvolvimento técnico. Você ser tecnicamente muito bom mas não ter aspectos morais e éticos comprováveis não interessa às organizações que sejam saudáveis. Então, trabalhar esses aspectos é um diferencial”, orienta a psicóloga e consultora organizacional, Rafaela Sampaio.

“Até que ponto eu posso lutar com todas as forças sem extrapolar esse limite da ética? Ser competitivo não quer dizer partir para o embate com as pessoas. A competitividade pode e deve ser muito boa, porque ela gera engajamento, reinvenção e desenvolvimento”, conclui a especialista.



Rafaela Sampaio, psicóloga e consultora organizacional.

Rafaela Sampaio, psicóloga e consultora organizacional. - Crédito: Leo Malafaia / Folha de Pernambuco



Fábio Ávila, fundador da Ávila, empresa do ramo da Tecnologia da Informação, teve a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de diversas carreiras. Ele reforça a importância de estar atento aos valores éticos. “O sucesso profissional tem na ética um de seus principais lastros. A competitividade com outros membros da equipe não deve causar desvios de ética, e é justamente dessa forma que irá tornar-se positiva para o crescimento profissional. A competência e reputação acumulada completam o lastro do crescimento profissional sustentável”, avalia.

Segundo ele, outro valor indissociável da ética é a confidencialidade. “Trabalho em diversos projetos com informação sensível, de caráter estratégico de diversas empresas. Tratar corretamente as pessoas que devem ter acesso a cada informação é cada vez mais importante e requer bastante atenção. Basta um e-mail descuidado para violar esta condu­ta, ou seja, a falta de atenção pode ter grandes impactos e se tornam ações não-éticas, mesmo que não haja a intenção. Nos tempos atuais, é avassaladora a velocidade e facilidade com que uma informação é

difundida”, diz Fábio.

 

Fábio Ávila,diretor fundador da Ávila, empresa especializada em TI.

Fábio Ávila,diretor fundador da Ávila, empresa especializada em TI. - Crédito: Julya Caminha / Folha de Pernambuco


 



Elifrancis Soares, ge­rente de Operações da Ávila, sugere prudência ao desligar-se de um emprego. “Muitas vezes, a ética é colocada à prova quando o profissional deixa uma empresa. É comum falar negativamente de empresas que se trabalhou no passado, mas essa atitude tem consequências negativas para a carreira de um profissional. Quem escuta esse discurso se pergunta o que este profissional diria da empresa que está hoje, caso saia um dia. O respeito profissional é essencial no mercado de trabalho, e também se aplica entre concorrentes”, aconselha. Ele ainda alerta para falsas conquistas. “Nos tempos atuais, as equipes são menores, mas há sempre espaço para crescimento. Assim, empresa e colaborador crescem juntos. Pode-se colher frutos tempo­rá­rios através de desvios de ética, mas não irão se manter sólidos ao lon­go de uma carreira”, pondera.

“Com abundân­cia de oportunidades de curta du­ração e relacionamentos líquidos, benefícios de curto prazo podem pare­cer promissores, mas somente com ética se obtém resultados e relações sólidas. A ética traz o respeito também às diferenças. Não somos iguais e nem pensamos igual. Através da ética e de normas de convivência, evitamos a destruição mú­tua. Por isso é essencial ouvir, refle­tir a totalidade dos fatos, situações e colocações de cada um, antes de to­mar uma decisão”, conclui Elifrancis.


Elifrancis Soares, gerente de Operações da Ávila

Elifrancis Soares, gerente de Operações da Ávila - Crédito: Julya Caminha / Folha de Pernambuco

Evento acontecerá no próximo dia 24 de setembro
Evento acontecerá no próximo dia 24 de setembroFoto: Divulgação

O mercado de intercâmbio internacional parece ter passado ao largo da crise econômica brasileira. Os indicadores da última pesquisa Selo BELTA, realizada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio com cinco mil estudantes e 500 agências, apontam que o número de estudantes que viajaram para aprender uma língua ou se qualificar em outros cursos fora do país aumentou 20,4% em 2018, comparado ao ano de 2017, chegando a um total de 365 mil intercambistas. Esse número deve crescer ainda mais após a realização da duas maiores feiras de intercâmbio do mundo – a EDUEXPO e da EDUCANADÁ - , que acontecem simultaneamente em sete cidades brasileiras no mês de setembro.

Em Recife, os eventos acontecem no dia 24 de setembro (terça-feira), no RioMar Shopping (Av. República do Líbano, 251, Pina), das 16h às 21h, com ingresso gratuito. Para participar, é preciso se cadastrar no site http://www.eduexpos.com/feirabrasil e apresentar a credencial na recepção do evento, impressa ou pelo celular. Além de universidades e escolas, os pernambucanos irão receber a visita dos governos desses países e poderão assistir, das 16h30min às 20h20min, seis palestras gratuitas sobre o sistema educacional das instituições, cursos, destinos, oportunidades de bolsas de estudos, trabalho, acomodações, vistos e documentação. Para quem se inscrever também será disponibilizado o aplicativo inteligente EDUEXPO, que permite aos estudantes se conectarem com as instituições de ensino antes, durante e após o evento.

“O interesse pelo intercâmbio cresce em todo o mundo e no Brasil muito mais. Hoje não é somente o jovem que quer buscar aprendizado e viver outras culturas. As pessoas acima de 50 anos estão viajando muito e já impactam os números do setor. A feira traz a oportunidade única de aproximar quem quer estudar e trabalhar fora do Brasil com os representantes das próprias instituições de ensino do mundo. Eles ficam frente a frente, podem conversar, buscarem juntos opções que possam atender ao sonho de cada um”, diz Daniela Ronchetti, Diretora de Operações da EDUEXPO.

Mais de 10 mil pessoas visitaram a edição de março da EDUEXPO e da EduCanadá. Em setembro, última edição de 2019, a estimativa é de um crescimento de 30%.
Feira EduCanadá, destino mais procurado pelos brasileiros há 14 anos consecutivos
Mas o que torna o país tão procurado pelos brasileiros?

A última pesquisa do Selo Belta confirma a preferência dos Brasileiros. O Canadá segue sendo o destino mais procurado para uma formação no exterior há 14 anos consecutivos. Ficou à frente dos Estados Unidos e do Reino Unido. O País também oferece uma das melhores relações custo x benefício para quem quer estudar fora do Brasil. Enquanto o euro estava cotado por R$ 4,6 e o dólar, em R$ 4,15 no final de agosto, o dólar canadense custava R$ 3. O câmbio, que chega a ser 50% favorável, é um dos principais atrativos para começar a planejar a viagem. E para quem pretende trabalhar enquanto estuda, o mercado é um dos mais flexíveis do mundo, permitindo atuar numa variedade de setores. O estudante pode trabalhar para ganhar experiência ou ajudar a financiar a sua estadia.

Instituições como a British Columbia Institute of Technology, Seneca College of Applied Arts and Technology, East Coast Language College, Centennial College e as famosas Polytechnique Montréal e Université Montreal trazem para a feira EDUCANADÁ uma enorme variedade de escolas de idiomas, graduação, pós e MBA.

Um país multicultural e com alta qualidade de vida

Fazer intercâmbio no Canadá oferece uma experiência multicultural, numa sociedade com grande abertura aos imigrantes e a melhor qualidade de vida do mundo. O país é um dos mais elogiados pela estabilidade, segurança, meio ambiente preservado e sistemas de saúde e educação de alto nível. Além disso, é apontado como o segundo em termos de cidadania. Três cidades canadenses, Calgary, Vancouver e Toronto, estão no ranking das dez melhores para se viver todo o planeta, segundo a Economist Intelligence.

Mas o mais importante: os estudantes brasileiros que escolhem o Canadá encontram um dos melhores sistemas de educação do mundo. Os resultados não mentem: os alunos de escolas canadenses apresentam a segunda melhor compreensão de leitura e também vão bem em ciências e matemática nos testes do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que avalia a educação em 170 países.

Mais de 8 mil programas de estudo são oferecidos por 150 institutos tecnológicos, escolas politécnicas e Cégeps (faculdades técnicas) no Canadá. São mais de mil campi em todo o país, desde centros urbanos até campus internacionais e comunidades remotas. Os programas são em francês, inglês, ou ambos, dependendo da região.

A opção é personalizada e direcionada ao estilo de vida e interesses do estudante, seja nos programas de curta duração, cursos voltados para a prática, aplicados ao mercado de trabalho ou 15 mil programas de graduação e pós-graduação oferecidos em mais de 100 instituições no Canadá.

A tradição canadense de excelência na educação também se aplica às escolas primárias e secundárias do país, que, segundo o Ministério da Imigração, Refugiados e Cidadania, receberam mais de 71 mil estudantes internacionais em 2017. Em pesquisa da ICEF i-graduate Agent Barometer de 2018, com 1,3 mil agentes de educação de 101 países, o Canadá foi considerado o melhor destino para programas de ensino médio.

Programas de Idiomas

Em 2018, mais de 156 mil estudantes internacionais participaram de programas de idiomas credenciados no Canadá. A pesquisa Selo Belta 2019 revelou ainda que o Canadá, país oficialmente bilíngue, é o segundo principal destino de brasileiros que querem estudar francês – a terceira língua mais procurada, depois do inglês e do espanhol. Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil também foi o país que mais enviou alunos para os cursos de idiomas da Languages Canada. Quase 28 mil brasileiros estudaram inglês ou francês no Canadá em 2018.

Para quem quer aprender a falar uma das duas línguas, são oferecidos mais de 210 programas de idiomas credenciados não apenas em escolas de idioma, mas também nos institutos tecnológicos e universidades, que vão de treinamento à proficiência geral a preparações especializadas para campos técnicos.

RECIFE

Feira Internacional de Intercâmbio EduExpo
Feira Internacional EduCanadá
Local: RioMar Shopping (Av. República do Líbano, 251- Pina, Recife)
Data: 24 de setembro (terça-feira)
Horário: 16h às 21h
Ingresso: Entrada Franca
Inscrições: http://www.eduexpos.com/feirabrasil

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