Foram encontrados 57 resultados para "Agosto 2019":

Vagas de emprego
Vagas de empregoFoto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Secretaia do Emprego, Trabalho e Qualificação divulgou o quadro de vagas das Agências Estaduais do Trabalho para esta quinta-feira, 22 de agosto de 2019. Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq. Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065.

Confira o pdf com o quadro de vagas ou veja nas imagens abaixo:

vagas 1
vagas2
vagas3


Porto Digital
Porto DigitalFoto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco/arquivo

Em uma ação conjunta com o Porto Digital, a Universidade Tiradentes – UNIT – estão iniciando a primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Com habilidade em tecnólogo, serão ofertadas 100 vagas anuais, para uma carga horária de 1640 horas e duração de dois anos.

O objetivo é formar profissionais com a capacidade de projetar, implantar e manter softwares computacionais para acompanhar as tendências e mudanças que ocorrem dentro do processo inovador da área de tecnologias dentro das organizações. A demanda surgiu da oferta massiva de empregos no parque tecnológico e vacância, hoje 900 ofertas de contratação abertas, por falta de mão de obra habilitada.

Essa atividade apresenta aspectos de ampla multidisciplinaridade, convergindo com áreas, como Ciência da Computação, Ciências Gerenciais e Ciências Comportamentais. Ao final do curso, os estudantes seão profissionais capazes de analisar problemas e desenvolver soluções para as empresas, através do planejamento e implementação de softwares computacionais.

O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar em fabricas de softwares, bem como nos diversos setores da economia, como indústria, comércio, prestação de serviços, instituições financeiras, órgãos públicos ou mesmo empreendendo e criando seus próprios negócios.

Ao concluir o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os tecnólogos devem abrir várias janelas de oportunidades que o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação oferece, estando apto a acompanhar o surgimento de novas tecnologias. Esse profissional estará antenado e focado nas tecnologias que nascem diariamente, procurando e adaptando soluções adequadas e compatíveis que atendam seus projetos, evitando a todo custo o desperdício de tempo e de recursos financeiros.

Parcerias

As matrizes curriculares dos cursos foram construídas com a participação do conjunto de empresários (as) do parque para atender à demanda atual por profissionais e garantir o crescimento sustentável do polo tecnológico. Os cursos serão ofertados pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT), Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Fundação Dom Cabral.

Com início das atividades já no segundo semestre de 2019, as aulas terão foco em desenvolver competências e habilidades requisitadas pelo mercado e garantir o nível de empregabilidade com constante contato entre os estudantes e as empresas do Porto Digital. “Entre os diferenciais desses cursos co-branding está a Residência. A ideia, emprestada dos cursos de medicina, é que esses profissionais em formação já se integrem às empresas do parque por meio de imersão. Com isso, as próprias companhias ajudam a moldar o currículo não só acadêmico, mas de experiência profissional com programação desde o início”, comenta o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

A criação dos cursos co-branding surgiu de uma necessidade do parque: atualmente, as empresas embarcadas no Porto Digital contam com cerca de 900 vagas em aberto. Além dessa capacidade ociosa, o parque tecnológico tem previsão de dobrar de tamanho em número de profissionais e de empresas nos próximos cinco anos - ou seja, sair dos 9 mil colaboradores para cerca de 20 mil e de 328 empresas para 600 até 2024. “Por conta dessa previsão de crescimento, precisamos acelerar a formação de capital humano. Então, sentamos com empresas do parque para montar o conteúdo desses cursos para que atendam às necessidades do mercado. A ideia é promover cursos que tenham como centralidade o desenvolvimento das competências técnicas aplicadas a problemas reais, bem como competências socioemocionais que facilitam o trânsito e permanência dos(as) formandos(as) no ecossistema. Em seguida, procuramos parceiros de renome para formatar esses cursos e eliminar esse gargalo não só para o agora, mas para o futuro próximo”, comenta a gerente de Pessoas do Porto Digital, Marcela Valença.

Mais detalhes sobre o curso

· Centro Universitário Tiradentes

Curso Superior Tecnólogo em Desenvolvimento de Softwares

Com modelo triplo híbrido, com aulas tanto por EAD, quanto no Porto Digital e bootcamp (programa imersivo e intensivo de treinamento direto nas empresas). Nos dois anos de formação, os alunos terão aulas que passam da introdução à programação a data science e inteligência artificial.

Especialização em Desenvolvimento de Software

Voltada para profissionais da área de exatas ou egressos dos cursos de TI. A especialização tem como foco aproveitar a matriz curricular em comum com a ciência da computação para abrir um novo mercado de trabalho para quem quer escolher uma nova carreira em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Programação, engenharia de software e desenvolvimento ágil estão entre os tópicos trabalhados durante o curso.

Igualdade de Gênero

Além dos novos cursos co-branding, o Porto Digital também tem estabelecido uma série de ações em educação e equidade de gênero por meio do programa Mulheres em Inovação, Negócios e Artes (MINAs). Divididas nos eixos de Formação, Qualificação e Fomento, as ações da iniciativa se dividem em oficinas, hackathons, Curso Técnico de Programação, curso de atualização profissional e outras atividades voltadas tanto para estudantes do ensino médio e superior quanto para as profissionais que trabalham no parque.

Lançada em 2018, a iniciativa tem como princípios a desmistificação da ideia de que tecnologia não é “lugar de mulher”; além de transformar o ambiente educacional e profissional de tecnologia em uma realidade com maior presença feminina, mais acolhedor às mulheres e com igualdade de oportunidades.

00 alunos do ensino médio, técnico e superior do município participaram, no auditório do SENAI, das comemorações do Dia do Estagiário, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL – PE).
00 alunos do ensino médio, técnico e superior do município participaram, no auditório do SENAI, das comemorações do Dia do Estagiário, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL – PE).Foto: Divulgação

Cerca de 200 alunos do ensino médio, técnico e superior do município participaram, no auditório do SENAI, das comemorações do Dia do Estagiário, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL – PE) nesta terça-feira (20), em Petrolina, Sertão de Pernambuco. 

De acordo com o gestor regional do Sistema FIEPE, Flávio Guimarães, as comemorações deste ano do Dia do Estagiário em Petrolina, foram bastante motivadoras e animaram os homenageados dando a real importância que cada um deles tem para o mercado. “Um momento onde compartilhamos as oportunidades e desafios, trocamos informações, ampliamos horizontes e as esperanças profissionais que vão nortear os caminhos futuros do nosso desenvolvimento”, concluiu. Após a palestra houve entrega de brindes e sorteios de cursos entre os participantes.

Seleção simplificada
Seleção simplificadaFoto: Reprodução/Pixabay

A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, abriu uma seleção simplificada para contratar 670 profissionais de nível fundamental, médio e superior para atuar na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 26 de agosto pela internet.

A remuneração varia de acordo com nível e a carga horária dos profissionais selecionados. Os salários são de R$ 998 a R$ 2.000,00, com contratos de três anos passíveis de renovação por mais três.

Leia também:
Feira oferece vagas de emprego, teste vocacional e outros serviços
Matriz Cidadania abre inscrições para 900 cursos gratuitos no Recife

Para candidatos ao nível fundamental, a avaliação será somente por análise curricular. São 204 vagas nesse nível, como auxiliar de cozinha, auxiliar de serviços gerais e motoristas. Já para os candidatos de nível médio, são 300 vagas e três etapas avaliativas que incluem uma prova online, prova escrita e avaliação de títulos. Entre as oportunidades estão auxiliar administrativo, agente social e entrevistador de cadastro único. A mesma forma de seleção funcionará para os interessados nas vagas de nível superior. São 166 vagas, para cargos como assistente social, psicólogo e pedagogo.

Os editais estão disponíveis no site da Prefeitura de Caruaru.

Vagas de emprego
Vagas de empregoFoto: Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil/Agência Bras

A Secretaia do Emprego, Trabalho e Qualificação divulgou o quadro de vagas das Agências Estaduais do Trabalho para esta sexta-feira, 21 de agosto de 2019. Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq. Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065.

Confira o pdf com o quadro de vagas ou veja nas imagens abaixo:

vagas1
vagas2
vagas3

Agentes integradores oferecem vagas de emprego e estágio em evento que conta ainda com teste vocacional, oficina de orientação curricular, palestras, entre outros serviços
Agentes integradores oferecem vagas de emprego e estágio em evento que conta ainda com teste vocacional, oficina de orientação curricular, palestras, entre outros serviçosFoto: Divulgação

A segunda edição da Feira de Oportunidades, realizada pelo curso Grau Técnico, tem sua segunda edição realizada na unidade Olinda, nesta quarta-feira (21), das 8h às 17h. O evento, gratuito e aberto ao público, oferece oportunidade para o profissional que busca se colocar – ou se recolocar – no mercado de trabalho. O evento ajudará a as empresas parceiras a selecionar profissionais e estudantes com qualificação adequada para ocuparem cargos de emprego e estágio.

Várias oportunidades de emprego e estágio – para contratação imediata ou cadastro de reserva – são ofertadas pelos agentes integradores Hapvida, Pernambuco Motos e Qualimagem. O evento conta ainda com o apoio da Agência de Encaminhamento Grau Técnico e das instituições parceiras Abre, Agir, Ajem, AST Assessoria, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Desafio Jovem, Rede Cidadã e RHF.

Outros serviços

Além da oferta de oportunidades de emprego e estágio, o evento conta com teste vocacional, oficina de orientação curricular, palestras, consultorias de carreira e jurídica trabalhista, orientações de saúde, corte de cabelo e aferições de pressão arterial, índice de massa corporal (IMC) e glicose.

A Feira de Oportunidades já aconteceu em Abreu e Lima (PE), Aracaju, Belo Horizonte, Cabo de Santo Agostinho (PE), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Fortaleza, Garanhuns (PE), Maceió, Natal, Petrolina (PE), Recife, Salvador, Taguatinga (DF) e, pela segunda vez, ocorre no município de Olinda. Em breve contemplará outros municípios do País.

Serviço

Feira de Oportunidades – quarta-feira (21), das 8h às 17h, no Grau Técnico – Avenida Doutor José Augusto Moreira 1479, Casa Caiada, Olinda (PE). Telefone: (81) 3495-4333. Na internet: www.grautecnico.com.br; Facebook – /grautecnico e /grautecnicoolinda; Instagram – @grau_tecnico e @grautecnico_olinda. E-mail: [email protected]

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) reservou o dia 21 de agosto para oferecer aos estagiários uma programação com games, palestras e sorteios de notebooks e de entradas para parques de diversões
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) reservou o dia 21 de agosto para oferecer aos estagiários uma programação com games, palestras e sorteios de notebooks e de entradas para parques de diversõesFoto: Divulgação / IEL

Uma tarde de aprendizado e descontração marcam a comemoração do Dia do Estagiário. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) reservou o dia 21 de agosto para oferecer aos estagiários uma programação com games, palestras e sorteios de notebooks e de entradas para parques da Região Metropolitana do Recife. O evento começa às 13h e segue até às 17h, no auditório da Casa da Indústria, em Santo Amaro. Os interessados em participar devem se inscrever no www.ielpe.org.br

Para efetivar a inscrição, o estudante precisa informar nome completo, CPF, e-mail, data de nascimento, endereço e telefone. Com a inscrição realizada, o estudante terá acesso a palestra sobre o futuro do trabalho, que abordará sobre as habilidades e características do profissional do futuro, a importância do intraempreendedorismo e as competências requeridas pelo mercado. Já os que desejarem participar do sorteio, deverão estar cadastrados no site de estágio do IEL.

“Esse evento visa comemorar a importância dos estagiários para o mercado e também permitir que os mesmos tenham acesso a conteúdo que possa agregar no seu desenvolvimento profissional”, disse Juliana Nogueira, gestora do IEL-PE. Para o evento, o IEL-PE conta com as parcerias do SESI, Mirabilandia, Karawatã, Pizzaria Atlântica, Veneza Water Park, Frisabor e Pipoca Bokus.

Programação:

13h às 15h – Credenciamento
15h às 15h15 – Abertura com Teatro Sistema FIEPE
15h15 às 15h20 – Apresentação do IEL
15h20 às 15h50 – Game “Estagiários”
15h50 às 16h50 – Palestra: O futuro do trabalho – Guilherme Alves
16h50 às 17h00 – Sorteio de Brindes / Encerramento


IEL

Preparatório para o ENEM, refrigeração, libras, marketing digital, eletricista, pintor, encanador, primeiros socorros, oratória, designer de sobrancelhas e audiovisual estão entre os cursos disponíveis
Preparatório para o ENEM, refrigeração, libras, marketing digital, eletricista, pintor, encanador, primeiros socorros, oratória, designer de sobrancelhas e audiovisual estão entre os cursos disponíveisFoto: Divulgação

A Matriz Cursos Cidadania abriu nesta segunda-feira (19), as inscrições para 30 cursos gratuitos em diversas áreas de atuação no mercado. A oportunidade é destinada para todos os públicos e adolescentes a partir dos 14 anos. Ao todo, são 900 vagas. Os interessados deverão pagar apenas a taxa de matrícula de R$ 50,00. As aulas ocorrerão um dia por semana, nos três turnos, com 16h hora/aula. Haverá atividade prática.

Inscrição e taxa de matrícula devem ser feitos até próxima quinta-feira (22), na sede do grupo, localizado no Centro do Recife, na Av. Dantas Barreto, nº 315, Santo Antônio, 12º andar do Edifício JK.

No momento da inscrição o interessado deve apresentar cópias de documento de Identidade, CPF e comprovante de residência.

Relação dos cursos

Preparatório para o ENEM, Refrigeração, Libras, Marketing digital, Eletricista, Encanador, pintor de parede, Primeiros socorros, Designer de sobrancelhas, Produção audiovisual e Oratória. Há cursos de Cuidador de idosos, Auxiliar administrativo, Assistente de consultório médico, Administração aplicada em enfermagem, Produção em eventos, Jornalismo digital, Gestão de arquivos, Administração em RH, Empreendedorismo, Atendente turístico, Marcenaria, Mecânico de moto e de bicicleta, Corte de cabelo masculino, Micro pigmentação, Designer de sobrancelhas, Manicure e Energia solar.

A empresa funciona na área social em Pernambuco há mais de 10 anos, com foco na área de cidadania com emissão de documentos, mutirões de saúde e qualificação. O atendimento é das 9h às 18h. Outras informações podem ser repassadas através do telefone (81) 3039.4621 ou pelo WhatsApp: (81) 9 8914.5009.

Programas para treinamento de jovens talentos são a oportunidade de iniciar uma carreira na empresa.
Programas para treinamento de jovens talentos são a oportunidade de iniciar uma carreira na empresa.Foto: Arte FolhaPE

Programas de Trainee são a porta de entrada para a carreira profissional em grandes empresas. O objetivo desses treinamentos é formar jovens profissionais para atuar em cargos de gestão. Essa modalidade de recrutamento tem crescido no país e oferecido oportunidades para jovens talentos dentro das empresas. A Folha de Pernambuco colheu dicas sobre o assunto com especialistas e conheceu a experiência de jovens que conseguiram se efetivar em suas empresas após atuarem um período de treinamento. Confira as dicas para ingressar num programa de trainee e para se efetivar no emprego após o programa.



"Empresas capacitam e treinam jovens porque a intenção delas é contratar. A ideia é treinar e desenvolver para que, futuramente, se retenha dentro da empresa esse capital intelectual", explica Silviane Melo, psicóloga do IEL-PE. Alguns programas promovem um giro do trainee por vários departamentos da companhia, prática denominada de job rotation. De acordo com a analista de gestão de Pessoas do Sebrae, Rosalynn Atiê,  esta é a oportunidade de conhecer cada setor e ampliar os conhecimentos sobre a organização de uma forma mais completa. "O objetivo é formar líderes para as empresas desenvolvendo eles nessas competência de gestão. Eles passam por várias áreas e têm um processo de capacitação", destaca.


Silviane Melo, psicóloga do IEL-PE

Silviane Melo, psicóloga do IEL-PE - Crédito: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco



Anna Gordiano, analista de RH, foi treinee em 2009 antes de ser contratada pelo Sebrae. Após um ano de treinamento se efetivou no cargo em que atua até hoje. "É um processo de ganha-ganha. As empresas precisam de oxigenação de jovens. Isso dá um novo gás para a empresa porque entra gente com vontade de agregar valor, resultado", lembra. Além de ser regde pela CLT, os programas de Trainee se destacam pela experiência efetiva, mais valorizada no mercado de trabalho do que o estágio. Pedro Leite, engenheiro de testes, foi estagiário e treinee antes de ser efetivado e sentiu esta diferença. "É um período de aprendizagem onde você tem uma maior maturidade. Quando deixei de ser estagiário e virei trainee passei a ter mais responsabilidades", avalia.


Anna Gordiano, analista de RH, foi treinee em 2009 antes de ser contratada pelo Sebrae, onde atua até hoje.

Anna Gordiano, analista de RH, foi treinee em 2009 antes de ser contratada pelo Sebrae, onde atua até hoje. - Crédito: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco



Trainee x Estágio

Muitas pessoas costumam confundir programas de trainee com programas de estágio. Mas, apesar de serem duas formas de ingresso no mercado profissional, essas modalidades são bastante distintas. Entenda as diferenças:


trainee


Ganha-ganha

Por conta dos menores salários dos treinees e o efetivo retorno do investimento em formação desses jovens, os programas de trainee se consolidaram como alternativa viável para as empresas e também para profissionais recém formados, que encontram oportunidade de aprender e iniciar sua carreira no mundo corporativo.

Dicas

Confira, abaixo, algumas dicas para ingressar num programa de trainee ou, se já estiver participando de um, se efetivar na empresa em que trabalha:


trainee
Rosalynn Atiê, analista de gestão de Pessoas do Sebrae

Rosalynn Atiê, analista de gestão de Pessoas do Sebrae - Crédito: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Pedro Leite, engenheiro de testes, foi estagiário e treinee antes de ser efetivado na empresa.

Pedro Leite, engenheiro de testes, foi estagiário e treinee antes de ser efetivado na empresa. - Crédito: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

O secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, Antônio Júnior, parabenizou os participantes
O secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, Antônio Júnior, parabenizou os participantesFoto: Inaldo Lins/ PCR

Em menos de dois meses, os minicursos de qualificação profissional do programa Chegando Junto, da Prefeitura do Recife, já formaram 216 pessoas para o mercado de trabalho. Nesta sexta (16), foi a vez de 68 moradores do bairro do Sancho concluírem as aulas e receberem os kits com o material necessário ao início da atividade empreendedora. As áreas contempladas foram manicure e pedicure; manutenção de bicicleta; bijuteria artesanal; e corte de cabelo masculino, com 40 horas de conteúdo teórico e prático, além de orientações como iniciar novos negócios.

O secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, Antônio Júnior, parabenizou os participantes. “A Prefeitura está lutando contra o desemprego e investindo em cidadania. O programa Chegando Junto ajuda a população a buscar seu próprio negócio e ter uma qualificação para o mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo. Aproveitem bem essa oportunidade”, afirmou. Desde julho, já foram formadas também 85 pessoas na Torre e 63 na Ilha Santa Terezinha, em Santo Amaro.

"Já tinha alguma base para trabalhar na área, mas achei importante me qualificar para melhorar cada vez mais. Tenho experiência em salão e agora vou trabalhar com minha mãe. Além disso, fui aprovada numa seleção para ser recepcionista de uma rede de restaurantes e vou fazer um curso em Curitiba”, conta Taynan Rosal dos Santos, uma das concluintes do curso de manicure e pedicure.

O autônomo Marcos Antônio Ferreira já atua com instalação de antenas digitais e venda de água mineral. “Fiz o curso de manutenção de bicicleta e agora tenho mais uma alternativa de trabalho. Vou poder consertar minha bicicleta e também as dos outros.
Pretendo fazer logo um banner para começar a divulgar o serviço”, diz.

Dois Unidos- Na próxima segunda-feira (19), os minicursos chegam a Dois Unidos. Os cursos de corte de cabelo e bijuteria acontecerão na Comunidade Cristã Ebenezer, situada na rua Hildebrando de Vasconcelos, 2812. Já os cursos de manicure e manutenção de bike serão realizados na sede da União Dois Unidos, na Rua 21 de Junho, 580, Alto da Esperança. As aulas começam às 13h e as inscrições podem ser feitas nos próprios locais. São 25 vagas por curso.

Chegando Junto- O programa da Prefeitura do Recife promove diversas ações divididas nas áreas de assistência à população e apoio à geração de renda. Além dos minicursos profissionalizantes, já foram lançados os mutirões de saúde; os Espaços de Convivência Pertencer (proporcionando locais para as mulheres deixarem seus filhos enquanto trabalham); e as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que ofertam postos de trabalho nas escolas e unidades de saúde municipais.

Além disso, o programa Chegando Junto vai construir também três restaurantes populares e um abrigo noturno; o projeto Gera Cidadania vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar; e será dado auxílio e assistência técnica aos moradores para reformar e construir suas casas.

comece o dia bem informado: