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A instituição está localizada na cidade de La Verne, Califórnia, a 50 minutos de Los Angeles
A instituição está localizada na cidade de La Verne, Califórnia, a 50 minutos de Los AngelesFoto: Divulgação

A California é um dos destinos mais procurados para turismo de lazer ou negócios. Como se trata do estado mais rico dos EUA, opções de entretenimento, eventos ou empresas abertas para a visitação não faltam. A escola de negócios IBS Americas possui há 16 anos parceria com a University of La Verne, uma das mais tradicionais e respeitadas universidades americanas. A instituição, localizada na cidade de La Verne, Califórnia, a 50 minutos de Los Angeles, oferecerá bolsas de estudos para estudantes e profissionais graduados que queiram realizar os cursos de três semanas.

O benefício é de 50%, e o investimento varia entre US$ 2666 e US$3781. Os alunos aprovados no processo seletivo poderão escolher entre oito cursos, que serão realizados em janeiro ou julho de 2020. Todos os programas acompanham um módulo de Business English, onde o inglês é ensinado no contexto empresarial. Esse módulo também é oferecido como um curso separado, onde a bolsa de estudos também pode ser aplicada.

Além do conteúdo ministrado em sala de aula, todas as turmas terão a oportunidade de visitar empresas ou receber executivos locais na universidade. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, e os alunos tem as sextas-feiras e fins de semana livres para lazer ou atividades indicadas pelos professores.

Como participar do processo

Para realizar sua inscrição, o candidato deve entrar na página da universidade (clique aqui), escolher o curso desejado, preencher o Application Form com seus dados pessoais e acadêmicos, além de anexar o comprovante de matrícula ou diploma da sua universidade. A partir do formulário enviado, a equipe da IBS Americas retornará com o resultado da candidatura, por e-mail ou telefone, em até duas semanas.

Em caso de dúvidas, é possível contatar a equipe pelo e-mail [email protected]

Em um ambiente de trabalho de alta concorrência, a carreira pode se desenvolver tendo como alicerce bons valores de convivência
Em um ambiente de trabalho de alta concorrência, a carreira pode se desenvolver tendo como alicerce bons valores de convivênciaFoto: Greg Vieira / Arte FolhaPE

Chegar na frente sem passar nin­guém para trás. Eis o desafio de uma boa atuação pro­fissional em um mundo cada dia mais competitivo. O desenvolvimen­­to de uma carreira pode ser alcançado por diversos fatores e certamente um dos principais é a ética. Mas é possível se destacar preservan­do esse valor, mesmo em um ambiente de tanta concorrência? Para encontrar essa resposta, a Folha de Pernambuco consultou uma especialista e conversou com pessoas que trouxeram suas experiências do mundo corporativo.


Ética profissional é o conjunto de normas que constroem a consciência e guiam a conduta e a atitude no ambiente de trabalho. A palavra de origem grega éthos, que significa “propriedade do caráter” aponta para o bem agir. Uma conduta ética procura não prejudicar o próximo, pois visa cumprir os valores estabelecidos em sociedade, valores que também existem nas organizações e são importantes.

“Hoje, o mundo exige muito mais. E esse limite entre o que é certo e o que é errado é difícil mesmo. Quanto mais a gente trabalha de forma ética e responsável, mais a gente garante a credibilidade e as pessoas confiam no que a gente diz. Para as organizações o que importa não é só o desenvolvimento técnico. Você ser tecnicamente muito bom mas não ter aspectos morais e éticos comprováveis não interessa às organizações que sejam saudáveis. Então, trabalhar esses aspectos é um diferencial”, orienta a psicóloga e consultora organizacional, Rafaela Sampaio.

“Até que ponto eu posso lutar com todas as forças sem extrapolar esse limite da ética? Ser competitivo não quer dizer partir para o embate com as pessoas. A competitividade pode e deve ser muito boa, porque ela gera engajamento, reinvenção e desenvolvimento”, conclui a especialista.



Rafaela Sampaio, psicóloga e consultora organizacional.

Rafaela Sampaio, psicóloga e consultora organizacional. - Crédito: Leo Malafaia / Folha de Pernambuco



Fábio Ávila, fundador da Ávila, empresa do ramo da Tecnologia da Informação, teve a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de diversas carreiras. Ele reforça a importância de estar atento aos valores éticos. “O sucesso profissional tem na ética um de seus principais lastros. A competitividade com outros membros da equipe não deve causar desvios de ética, e é justamente dessa forma que irá tornar-se positiva para o crescimento profissional. A competência e reputação acumulada completam o lastro do crescimento profissional sustentável”, avalia.

Segundo ele, outro valor indissociável da ética é a confidencialidade. “Trabalho em diversos projetos com informação sensível, de caráter estratégico de diversas empresas. Tratar corretamente as pessoas que devem ter acesso a cada informação é cada vez mais importante e requer bastante atenção. Basta um e-mail descuidado para violar esta condu­ta, ou seja, a falta de atenção pode ter grandes impactos e se tornam ações não-éticas, mesmo que não haja a intenção. Nos tempos atuais, é avassaladora a velocidade e facilidade com que uma informação é

difundida”, diz Fábio.

 

Fábio Ávila,diretor fundador da Ávila, empresa especializada em TI.

Fábio Ávila,diretor fundador da Ávila, empresa especializada em TI. - Crédito: Julya Caminha / Folha de Pernambuco


 



Elifrancis Soares, ge­rente de Operações da Ávila, sugere prudência ao desligar-se de um emprego. “Muitas vezes, a ética é colocada à prova quando o profissional deixa uma empresa. É comum falar negativamente de empresas que se trabalhou no passado, mas essa atitude tem consequências negativas para a carreira de um profissional. Quem escuta esse discurso se pergunta o que este profissional diria da empresa que está hoje, caso saia um dia. O respeito profissional é essencial no mercado de trabalho, e também se aplica entre concorrentes”, aconselha. Ele ainda alerta para falsas conquistas. “Nos tempos atuais, as equipes são menores, mas há sempre espaço para crescimento. Assim, empresa e colaborador crescem juntos. Pode-se colher frutos tempo­rá­rios através de desvios de ética, mas não irão se manter sólidos ao lon­go de uma carreira”, pondera.

“Com abundân­cia de oportunidades de curta du­ração e relacionamentos líquidos, benefícios de curto prazo podem pare­cer promissores, mas somente com ética se obtém resultados e relações sólidas. A ética traz o respeito também às diferenças. Não somos iguais e nem pensamos igual. Através da ética e de normas de convivência, evitamos a destruição mú­tua. Por isso é essencial ouvir, refle­tir a totalidade dos fatos, situações e colocações de cada um, antes de to­mar uma decisão”, conclui Elifrancis.


Elifrancis Soares, gerente de Operações da Ávila

Elifrancis Soares, gerente de Operações da Ávila - Crédito: Julya Caminha / Folha de Pernambuco

Evento acontecerá no próximo dia 24 de setembro
Evento acontecerá no próximo dia 24 de setembroFoto: Divulgação

O mercado de intercâmbio internacional parece ter passado ao largo da crise econômica brasileira. Os indicadores da última pesquisa Selo BELTA, realizada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio com cinco mil estudantes e 500 agências, apontam que o número de estudantes que viajaram para aprender uma língua ou se qualificar em outros cursos fora do país aumentou 20,4% em 2018, comparado ao ano de 2017, chegando a um total de 365 mil intercambistas. Esse número deve crescer ainda mais após a realização da duas maiores feiras de intercâmbio do mundo – a EDUEXPO e da EDUCANADÁ - , que acontecem simultaneamente em sete cidades brasileiras no mês de setembro.

Em Recife, os eventos acontecem no dia 24 de setembro (terça-feira), no RioMar Shopping (Av. República do Líbano, 251, Pina), das 16h às 21h, com ingresso gratuito. Para participar, é preciso se cadastrar no site http://www.eduexpos.com/feirabrasil e apresentar a credencial na recepção do evento, impressa ou pelo celular. Além de universidades e escolas, os pernambucanos irão receber a visita dos governos desses países e poderão assistir, das 16h30min às 20h20min, seis palestras gratuitas sobre o sistema educacional das instituições, cursos, destinos, oportunidades de bolsas de estudos, trabalho, acomodações, vistos e documentação. Para quem se inscrever também será disponibilizado o aplicativo inteligente EDUEXPO, que permite aos estudantes se conectarem com as instituições de ensino antes, durante e após o evento.

“O interesse pelo intercâmbio cresce em todo o mundo e no Brasil muito mais. Hoje não é somente o jovem que quer buscar aprendizado e viver outras culturas. As pessoas acima de 50 anos estão viajando muito e já impactam os números do setor. A feira traz a oportunidade única de aproximar quem quer estudar e trabalhar fora do Brasil com os representantes das próprias instituições de ensino do mundo. Eles ficam frente a frente, podem conversar, buscarem juntos opções que possam atender ao sonho de cada um”, diz Daniela Ronchetti, Diretora de Operações da EDUEXPO.

Mais de 10 mil pessoas visitaram a edição de março da EDUEXPO e da EduCanadá. Em setembro, última edição de 2019, a estimativa é de um crescimento de 30%.
Feira EduCanadá, destino mais procurado pelos brasileiros há 14 anos consecutivos
Mas o que torna o país tão procurado pelos brasileiros?

A última pesquisa do Selo Belta confirma a preferência dos Brasileiros. O Canadá segue sendo o destino mais procurado para uma formação no exterior há 14 anos consecutivos. Ficou à frente dos Estados Unidos e do Reino Unido. O País também oferece uma das melhores relações custo x benefício para quem quer estudar fora do Brasil. Enquanto o euro estava cotado por R$ 4,6 e o dólar, em R$ 4,15 no final de agosto, o dólar canadense custava R$ 3. O câmbio, que chega a ser 50% favorável, é um dos principais atrativos para começar a planejar a viagem. E para quem pretende trabalhar enquanto estuda, o mercado é um dos mais flexíveis do mundo, permitindo atuar numa variedade de setores. O estudante pode trabalhar para ganhar experiência ou ajudar a financiar a sua estadia.

Instituições como a British Columbia Institute of Technology, Seneca College of Applied Arts and Technology, East Coast Language College, Centennial College e as famosas Polytechnique Montréal e Université Montreal trazem para a feira EDUCANADÁ uma enorme variedade de escolas de idiomas, graduação, pós e MBA.

Um país multicultural e com alta qualidade de vida

Fazer intercâmbio no Canadá oferece uma experiência multicultural, numa sociedade com grande abertura aos imigrantes e a melhor qualidade de vida do mundo. O país é um dos mais elogiados pela estabilidade, segurança, meio ambiente preservado e sistemas de saúde e educação de alto nível. Além disso, é apontado como o segundo em termos de cidadania. Três cidades canadenses, Calgary, Vancouver e Toronto, estão no ranking das dez melhores para se viver todo o planeta, segundo a Economist Intelligence.

Mas o mais importante: os estudantes brasileiros que escolhem o Canadá encontram um dos melhores sistemas de educação do mundo. Os resultados não mentem: os alunos de escolas canadenses apresentam a segunda melhor compreensão de leitura e também vão bem em ciências e matemática nos testes do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que avalia a educação em 170 países.

Mais de 8 mil programas de estudo são oferecidos por 150 institutos tecnológicos, escolas politécnicas e Cégeps (faculdades técnicas) no Canadá. São mais de mil campi em todo o país, desde centros urbanos até campus internacionais e comunidades remotas. Os programas são em francês, inglês, ou ambos, dependendo da região.

A opção é personalizada e direcionada ao estilo de vida e interesses do estudante, seja nos programas de curta duração, cursos voltados para a prática, aplicados ao mercado de trabalho ou 15 mil programas de graduação e pós-graduação oferecidos em mais de 100 instituições no Canadá.

A tradição canadense de excelência na educação também se aplica às escolas primárias e secundárias do país, que, segundo o Ministério da Imigração, Refugiados e Cidadania, receberam mais de 71 mil estudantes internacionais em 2017. Em pesquisa da ICEF i-graduate Agent Barometer de 2018, com 1,3 mil agentes de educação de 101 países, o Canadá foi considerado o melhor destino para programas de ensino médio.

Programas de Idiomas

Em 2018, mais de 156 mil estudantes internacionais participaram de programas de idiomas credenciados no Canadá. A pesquisa Selo Belta 2019 revelou ainda que o Canadá, país oficialmente bilíngue, é o segundo principal destino de brasileiros que querem estudar francês – a terceira língua mais procurada, depois do inglês e do espanhol. Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil também foi o país que mais enviou alunos para os cursos de idiomas da Languages Canada. Quase 28 mil brasileiros estudaram inglês ou francês no Canadá em 2018.

Para quem quer aprender a falar uma das duas línguas, são oferecidos mais de 210 programas de idiomas credenciados não apenas em escolas de idioma, mas também nos institutos tecnológicos e universidades, que vão de treinamento à proficiência geral a preparações especializadas para campos técnicos.

RECIFE

Feira Internacional de Intercâmbio EduExpo
Feira Internacional EduCanadá
Local: RioMar Shopping (Av. República do Líbano, 251- Pina, Recife)
Data: 24 de setembro (terça-feira)
Horário: 16h às 21h
Ingresso: Entrada Franca
Inscrições: http://www.eduexpos.com/feirabrasil

Federaçao das Indústria do Estado de Pernambuco
Federaçao das Indústria do Estado de PernambucoFoto: Arquivo FolhaPE

Uma palestra gratuita que vai mostrar como é possível fomentar o aumento da produtividade e melhorar a eficiência e desenvolvimento das lideranças e colaboradores das empresas. Esta é a proposta do Diálogo Industrial que a Fiepe – Federação da Indústria do Estado de Pernambuco e a CNI – Confederação Nacional da Indústria vão realizar em Petrolina, no próximo dia 13 deste mês.

A palestra com o tema ‘Sucesso na crise: aumento de produtividade, fazendo mais com menos’ vai acontecer na sede do Senai Petrolina, a partir das 14h, com o facilitador Marcos Yoshikazu Kamagoe. Com mais de 26 anos de experiência em operações industriais e supply chain (manufatura, logística, planejamento de produção, compras e qualidade), Kamagoe já desenvolveu trabalhos em países como o Japão, China, Estados Unidos e França.

De acordo com o diretor da Unidade Regional da Fiepe Sertão do São Francisco, Albânio Nascimento, o Diálogo Industrial será um ótimo momento para compartilhar experiências e fazer a diferença na defesa da competitividade da indústria brasileira.
“Certamente teremos uma grande oportunidade para conhecer mais a fundo os desafios da produtividade e inovação no Brasil e, de forma objetiva, refletir sobre o desenvolvimento da cultura operacional, de pessoas e formação de líderes, visando o aumento de produtividade e a excelência empresarial”, ressaltou Nascimento.
Inscrições e mais informações:

Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, 267 – Senai/Fiepe Petrolina. E-mails: [email protected] Telefones: (87) 99109 4005/ (74) 99148 0440/ (87) 3861 0554.

Evento acontece na Associação Comercial de Pernambuco (ACP)
Evento acontece na Associação Comercial de Pernambuco (ACP)Foto: Anderson Stevens

Empreendedores que precisem de financiamento para aumentar o capital de giro, comprar equipamentos e fazer reformas têm, na próxima semana, uma boa oportunidade de conseguir crédito produtivo com juros acessíveis e condições atraentes. Da segunda (9) a sexta-feira (13), a Prefeitura do Recife realiza, em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), a Associação Comercial (ACP) e a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), mutirão de crédito que concederá de R$ 100 a R$ 21 mil para empreendedores formais e informais.

O evento acontece na sede da ACP, no Marco Zero, Bairro do Recife, das 8h às 17h. O diferencial da iniciativa é que pela primeira vez são flexibilizadas pequenas restrições com bancos. O mutirão oferece crédito em grupo ou individual, com juros a partir de 0,99%, podendo ter carência de 90 a 180 dias. Há oportunidade também para o empreendedor que estiver em atraso com o BNB renegociar suas dividas. Após a solicitação, os técnicos do BNB visitam o empreendimento para orientar sobre a necessidade do crédito.

Durante o mutirão, as equipes da Sala do Empreendedor do Recife e do BNB recebem os empreendedores e dão todas as orientações necessárias. Basta apresentar o CPF ou o CNPJ para dar início ao atendimento. Os candidatos a crédito têm acesso também à Oficina de Sucesso, palestra gratuita em que o empreendedor aprende sobre temas como fluxo de caixa e inventário de empresas facilitando a gestão dos recursos adquiridos. A atividade enfatiza também a cultura empreendedora e a educação financeira.

Desde janeiro, a Prefeitura já intermediou a liberação de R$ 747.900,00, oriundos de diversas instituições financeiras, em crédito produtivo para empreendedores da cidade. Desse total, R$ 417.000,00 foram liberados no mutirão, realizado entre os dias 19 e 21 de agosto, em parceria com o banco Santander.

Orientações - A Sala do Empreendedor é uma iniciativa da PCR que orienta as pessoas sobre temas como formalização de empresas, Créditos Produtivos para Microempreendedor Individual (MEI), Microempresas, Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e empreendedores informais, cursos de aperfeiçoamento, informações sobre o Programa Municipal de Compras Governamentais e concessão de alvará, licenças ambientais e sanitárias e tributações. A Sala atende no andar térreo do edifício-sede da Prefeitura, no Compaz do Alto Santa Terezinha e no Compaz do Cordeiro.

Informações: 0800-281-3535 (ligação gratuita)

Serviço:

Mutirão oferece até R$ 21 mil em crédito produtivo para empreendedores recifenses

Quando: Da segunda (9) a sexta-feira (13), das 8h às 17h
Onde: Sede da Associação Comercial de Pernambuco (ACP) - Avenida Alfredo Lisboa, 18, Bairro do Recife, defronte ao Marco Zero

Os interessados farão a primeira etapa, que consiste em prova on-line e um questionário socioeconômico
Os interessados farão a primeira etapa, que consiste em prova on-line e um questionário socioeconômicoFoto: Divulgação

O Colégio Motivo, através do projeto SOMOS FUTURO, do Instituto Somos, está com inscrições abertas para o concurso bolsas de estudo para o ano letivo de 2020. As vagas são destinadas à alunos que irão ingressar no Ensino Médio no próximo ano e tenham cursado o ensino Fundamental em escola pública ou através de bolsa integral em instituição particular. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro através do site: https://www.institutosomos.org/nossos-projetos/somos-futuro/ .

Ao todo serão cinco vagas para a unidade de Boa Viagem, duas para a unidade de Casa Forte, e mais duas para o Motivo de Petrolina, no Sertão do Estado. Os interessados farão a primeira etapa, que consiste em prova on-line e um questionário socioeconômico, entre os dias 26 e 28 de setembro. A entrevista on-line será realizada em outubro e a etapa final, a entrevista presencial na escola selecionada em novembro.

Os candidatos aprovados em todas as etapas estudarão no Colégio Motivo durante as 3 séries do Ensino Médio com isenção de 100% das mensalidades e materiais didáticos.

Este é o terceiro ano que o Motivo participa do programa. Atualmente, na unidade Boa Viagem, 2 alunos cursam o 2° ano e outros 5 o 1° ano do Ensino Médio. Já na unidade Petrolina, o projeto deu-se início este ano e conta com uma aluna cursando o 1° ano do Ensino Médio.

A entrevista on-line será realizada em outubro e a etapa final, a entrevista presencial na escola selecionada em novembro

A entrevista on-line será realizada em outubro e a etapa final, a entrevista presencial na escola selecionada em novembro - Crédito: Divulgação

O processo seletivo para esta edição é predominantemente online
O processo seletivo para esta edição é predominantemente onlineFoto: Divulgação

A Lojas Americanas está com inscrições abertas para seu Programa de Estágio em Loja 2019. Com o programa, a companhia - uma das empregadoras mais atrativas do Brasil, de acordo com o ranking 2019 da Universum - busca formar o estudante para se tornar um futuro líder, assumindo a gestão de uma de suas lojas ao fim do período de estágio.

Podem se candidatar alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Engenharias, Marketing e Publicidade e Propaganda com previsão de formatura de dezembro de 2019 a julho de 2020 e que possuam disponibilidade para estagiar por 30 horas semanais.

Durante o estágio, que tem duração de até um ano, os estudantes serão desafiados constantemente e terão um intenso programa de desenvolvimento, que inclui uma imersão por todas as áreas da loja, para desenvolverem habilidades de gestão, interação com as rotinas do varejo e trabalho em equipe. Para encarar este desafio, a companhia busca universitários que pensem grande, tenham ‘atitude de dono do negócio’, foco em resultados e identificação com a cultura de empreendedorismo da Lojas Americanas.

O processo seletivo para esta edição é predominantemente online. Os estudantes passarão pelas etapas de inscrição online, triagem curricular, vídeo entrevista, teste de perfil, entrevista com área de Gente e Gestão e, por fim, uma entrevista presencial com os futuros gestores.

As oportunidades são para capitais e cidades do interior de diversos estados, como Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, além do Distrito Federal. Os selecionados terão a possibilidade de atuar em uma loja próxima à sua residência ou faculdade e contarão com salário compatível com o mercado e benefícios como seguro de vida, auxílio-alimentação, auxílio-transporte, além de descontos em cursos de instituições parceiras e compras em qualquer unidade da Lojas Americanas e nos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime.

As inscrições para o Programa de Estágio em Loja podem ser feitas no site talentos.lasa.com.br/estagioloja até o dia 14 de setembro.

Vagas de emprego
Vagas de empregoFoto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Secretaria do Emprego, Trabalho e Qualificação divulgou o quadro de vagas das Agências Estaduais do Trabalho para esta quinta-feira, 05 de setembro de 2019. Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq. Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065.

Confira o quadro de vagas ou veja nas imagens abaixo:


Bandeira LGBT
Bandeira LGBTFoto: Marcello Camargo/Arquivo/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (05), a Coordenadoria LGBT do Estado de Pernambuco, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, promove uma ação de empregabilidade para representantes do segmento. O órgão firmou parceria com a empresa O Boticário, que vai promover a seleção de currículos para o banco de dados e contratações das seguintes categorias: operador (a) de caixa, atendente, consultor (a) de vendas e estoquista. O início da seleção acontece às 9h, no auditório do ProRural. O local tem capacidade de receber até 50 pessoas simultaneamente.

Os interessados em participar da seleção devem comparecer ao local com o currículo. “Essa é mais uma das ações da coordenadoria que tem como objetivo promover maior acesso da população LGBT a oportunidades no mercado de trabalho. Na semana passada, na data em que comemoramos o Dia da Visibilidade Lésbica, nós promovemos, junto com a Secretaria de Trabalho, um debate sobre as dificuldades da mulher lésbica no mercado, e agora firmamos essa parceria de emprego com O Boticário. Nós queremos que o segmento LGBT tenha as portas abertas para o emprego”, afirma a coordenadora do segmento, Poliny Aguiar.

Serviço:

Seleção de currículo para empregabilidade do segmento LGBT


Hora: 9h às 10h
Data: 05 de setembro
Local: Coordenadoria LGBT do Governo de Pernambuco - Prédio do Prorural, na Rua Gervásio Pires, 399, 1° Andar, Boa Vista.

s inscrições para o processo seletivo foram abertas nesta terça-feira (03) e prosseguem até o dia 12 deste mês e devem ser feitas de forma presencial na própria escola.
s inscrições para o processo seletivo foram abertas nesta terça-feira (03) e prosseguem até o dia 12 deste mês e devem ser feitas de forma presencial na própria escola.Foto: Divulgação

O Senai Petrolina está disponibilizando 90 vagas para jovens interessados em ingressar, gratuitamente, nos cursos Técnico em Administração de Empresas e Técnico em Alimentos, nos turnos da tarde e da noite. As inscrições para o processo seletivo foram abertas nesta terça-feira (03) e prosseguem até o dia 12 deste mês e devem ser feitas de forma presencial na própria escola.

Para concorrer a uma vaga, os interessados devem apresentar documento que comprove a conclusão do Ensino Médio ou que estão cursando a partir do 2º ano. Além disso, é preciso entregar também cópias do CPF, da certidão de nascimento ou casamento, do documento de identidade (RG) e do certificado de reservista ou atestado de alistamento militar, além de duas fotos 3x4 (com o nome do aluno e o nome do curso no verso) e autodeclaração de baixa renda.

A seleção ocorrerá em uma única etapa, composta por provas de Português e Matemática, cada uma com 15 questões de múltipla escolha. A data e o horário da avaliação serão informados no ato da inscrição.


senai


De acordo com o gestor Regional do Sistema Fiepe, Flávio Guimarães, as empresas têm interesse em contratar profissionais que fizeram cursos no Senai. “Sete em cada 10 dos nossos alunos conseguem emprego no primeiro ano após a conclusão do curso. Nossos cursos técnicos, além de ensinar uma profissão, preparam os alunos para encarar os desafios do mercado e exercerem suas atividades com excelência”, concluiu.


Mais informações:

Escola Técnica Senai Petrolina

Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, 267, Vila Eduardo | Petrolina - PE
Telefones: (87) 3202.1383 / 3202.1390
Site: www.pe.senai.br

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