Foram encontrados 630 resultados para "Blog dos Concursos e Empregos":

Saiba o que faz e o caminho a trilhar para ser um chief executive officer (CEO), topo de uma trajetória empresarial
Saiba o que faz e o caminho a trilhar para ser um chief executive officer (CEO), topo de uma trajetória empresarialFoto: Greg Vieira / Arte FolhaPE

Em uma carreira corporativa, o cargo de CEO (chief executive officer) é um dos mais altos a ser atingido na escalada profissional. Ele é um dos executivos que têm a palavra final nas decisões da empresa, exercendo liderança fundamental para o sucesso de qualquer organização. Mas essa função, apesar de tão almejada, ainda é pouco conhecida do grande público. Para ajudar a entender o que faz um CEO e os caminhos para se tornar um, a Folha de Pernambuco entrevistou um especialista em gestão organizacional e foi ao encontro de um desses executivos.



Também chamado de diretor executivo, o CEO tem entre suas funções a de resolver e tomar decisões, gerenciar os recursos e operações de uma organização e servir como elo de comunicação entre o operacional e o conselho de administração. Os CEOs são responsáveis pela direção estratégica da empresa, garantindo que os objetivos sejam executados. São eles que assumem também o comando na criação da cultura organizacional. “O CEO tem que focar fundamentalmente em dois públicos: um é o cliente final - o recurso mais importante da empresa - e o segundo é outro recurso tão ou mais importante, que são as pessoas, os recursos humanos. Então, o CEO é o cara que tem que garantir esse equilíbrio", explica Domingos Monteiro, CEO da Neurotech. “A gente enxerga que nossos colaboradores são nossos clientes também. Apesar de ser um generalista, o CEO de qualquer empresa tem que ser uma das pessoas que mais entendem do negócio da empresa”, define.

Para exercer essa função é preciso estar antenado com o que acontece no mundo no segmento da empresa em que atua, aponta o administrador e especialista em Gestão de Pessoas, André Felipe Siqueira. “O CEO tem como principal atividade a de ser um visionário, ser aquela pessoa capaz de construir cenários futuros para identificar oportunidade de negócios onde a organização sai na frente. Ele é responsável pela visão e pelo planejamento estratégico ”, destaca.

Caminhos para ser um CEO

Acessar o cargo de CEO de uma empresa não é tarefa simples, pela quantidade de vagas e natureza da função. “Há apenas um CEO por empresa, em alguns casos há a função do Co-CEO mas, via de regra, é apenas um. Não é um cargo de alta disponibilidade”, afirma Domingos Monteiro. Ele foi um dos fundadores de sua empresa quando ela ainda era uma start up e foi escolhido, assim, para assumir a função. "Tem duas formas de acessar esse cargo. Uma é como foi em meu caso.

Isso tem muito a ver com a confiança junto aos acionistas. E tem uma outra forma que é a escolha de CEO executivo com seleção de mercado. São vagas extremamente raras, pois poucas empresas que abrem essas seleções e também são poucas as pessoas que estão qualificadas para um cargo como esse", frisa.

Além do baixa demanda de vagas disponíveis, outros fatores podem dificultar o acesso a esse cargo, entre eles, o perfil da empresa ou mesmo aspectos políticos para a composição de seus quadros. Em empresas familiares, por exemplo, geralmente os executivos são escolhidos pelo parentesco e nem sempre isso está ligado à qualificação profissional. Já em empresas públicas e algumas empresas privadas, é comum prevalecer a indicação política para cargos de direção. “Não é só por competência. A gente sabe que tem outros fatores que influenciam para ocupar o cargo de CEO. Não basta apenas ter o nome limpo no mercado, mas você precisa ter construído na sua carreira o seu nome, a sua marca. Até porque as empresas fazem uma investigação minuciosa nas empresas que você já se relacionou", orienta.

"Apesar de ser um generalista, o CEO de qualquer empresa tem que ser uma das pessoas que mais entendem do negócio da empresa”, explica Domingos Monteiro, CEO da Neurotech - Crédito: Leo Malafaia / Folha de Pernambuco

"O CEO tem como principal atividade a de ser um visionário, ser aquela pessoa capaz de construir cenários futuros para identificar oportunidades", diz o administrador e consultor de RH, André Felipe Siqueira - Crédito: Leo Malafaia / Folha de Pernambuco

Livraria Jaqueira do Bairro do Recife
Livraria Jaqueira do Bairro do RecifeFoto: Rafael Furtado / Folha de Pernambuco

Tendo como foco principal as tendências no mercado de consultoria que, de acordo com a Federação Brasileira das Empresas de Consultoria e Treinamento (Febraec), é o que mais cresce nos últimos anos superando, inclusive, o crescimento da economia brasileira, o Recife sedia nesta segunda-feira (18), das 9h às 11h, no auditório da Livraria Jaqueira, no Paço Alfândega, a I edição do Talk Show Consultor 4.0.

O evento realizado pela WorkBrand Consulting reúne especialistas em áreas distintas do conhecimento para promover interação, cooperar e debater sobre o atual cenário da consultoria no Brasil. Para garantir a vaga, os interessados em participar do Talk Show precisam efetuar sua inscrição através do app Sympla e levar 1kg de alimento não perecível que será doado para o Instituto AGIR, que presta assistência social básica a crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o idealizador do evento e diretor executivo de inteligência de mercado, marketing e negócios da WorkBrand, Robertson Alves, o país ainda necessita de profissionais especializados para atender as diversas demandas. “Há uma tendência das empresas e instituições públicas utilizarem cada vez mais os serviços de consultoria especializada. O setor estima que, em poucos anos, cerca de 15% dos profissionais que atuam nas empresas serão consultores especializados, contratados sob demanda”, enfatiza.

As palestras irão destacar os vários elementos que compõem a cadeia produtiva na área da consultoria, ocasionando ao final um debate sobre os principais pontos apresentados sobre o tema. Entre os participantes estão o secretário executivo de licitações e contratos da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Thiago Fernandes, que falará sobre a Contratação de Consultoria no Setor Público para a Gestão da Inovação; a coordenadora de design e soluções do Sebrae-PE, Roberta Andrade, que abordará o tema Tendências e Oportunidades de Consultoria Empresarial no Mercado de Varejo, o co-fundador e diretor executivo da Work Avanti Soluções, Juliano Arruda, que apresentará painel sobre o Business Inteligência como Ferramenta de Análise de Resultados na Consultoria Empresarial, e o diretor executivo de inteligência de mercado, marketing e negócios da WorkBrand, Robertson Alves, que fechará o ciclo de debates falando sobre a Presença Digital do Consultor e o Marketing de Entrada para Prospecção de Clientes.

“O conceito 4.0 implica que estaríamos vivendo uma quarta revolução, que é caracterizada por um uso massivo de novas tecnologias como sistemas ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem para a realização do que ficou conhecido como “fábricas inteligentes”, explica o consultor Robertson Alves, da WorkBrand, que irá destacar, em sua palestra, a questão do saber aproveitar as oportunidades de negócios, de modo que os consultores e futuros consultores estejam sempre atentos aos novos rumos do milênio para que possam transformar o seu conhecimento em lucro.

PROGRAMAÇÃO:

9h00 - Abertura - Robertson Alves
9h15 - Tiago Fernandes - 1° Tema - CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA NO SETOR PÚBLICO PARA A GESTÃO DA INOVAÇÃO.
9h35 - Roberta Andrade - 2° Tema - TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES DE CONSULTORIA EMPRESARIAL NO MERCADO DE VAREJO
9h55 - Juliano Arruda - 3° Tema - B.I.- BUSINESS INTELLIGENCE COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DE RESULTADOS NA CONSULTORIA EMPRESARIAL.
10h15 - Robertson Alves - 4° Tema - PRESENÇA DIGITAL DO CONSULTOR E INBOUND MARKETING PARA PROSPECÇÃO DE CLIENTES.
10h35 - Debates e Perguntas - Tiago Fernandes, Roberta Andrade, Juliano Arruda e Robertson Alves
11h00 - Encerramento

SERVIÇO:

I TALK SHOW – CONSULTOR 4.0
Quando: 18 de Novembro, das 9h às 11h
Local: Auditório da Livraria Jaqueira, no Paço Alfândega
Rua Madre de Deus, 11 – Recife Antigo
Acesso: 1kg de alimento não perecível + inscrição através do app Sympla.

Vagas de emprego
Vagas de empregoFoto: Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil/Agência Bras

A Secretaria do Emprego, Trabalho e Qualificação divulgou o quadro de vagas das Agências Estaduais do Trabalho para a próxima segunda-feira, 18 de novembro de 2019. Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq. Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065.

Confira o quadro de vagas:


Algumas habilidades podem ser o diferencial em uma seleção de emprego
Algumas habilidades podem ser o diferencial em uma seleção de empregoFoto: Divulgação

Com a alta competitividade do mercado de trabalho atual, é imprescindível que a atualização técnica do colaborador de uma empresa seja constante, uma vez que isso o favorece e o mantém em disputa para vagas de mais altas importâncias dentro de sua carreira.

Mas, fica a pergunta: o que priorizar ao estudar pensando no cenário atual brasileiro, em que novas ferramentas e métodos surgem quase que diariamente, fornecendo novas possibilidades profissionais? Um dos maiores benefícios da Udemy é justamente apresentar os temas mais em alta, com uma preocupação de manter seu catálogo sempre atualizado.

Pensando nisso, a plataforma de cursos online apresenta abaixo alguns tópicos que se mantiveram em destaque ao longo deste ano, com base nos cursos mais procurados e melhor avaliados:

Hiper-memória e Hiper-aprendizagem

O curso de hiper-aprendizagem tem, como função principal, a ideia de desenvolver a capacidade mental do aluno. O foco é de apresentar formas de estudar, ler, analisar, planejar, prever e memorizar diferentes conteúdos, passando por temas como a mnemônica e Mapa Mental.

Microsoft Excel

É um dos mais conhecidos e mais procurados cursos em toda a plataforma. Atualmente, é essencial que as pessoas - sejam profissionais ou acadêmicos - saibam como montar planilhas e desenvolver as diversas utilidades que o programa oferece, como, por exemplo, as funções aritméticas.

Programação – C e C++

Ainda que essa seja uma vertente de um nicho mais específico, os cursos de programação C e C++ estão crescendo no mercado constantemente. Com esses cursos, é possível aprender como utilizar diferentes tipos de variáveis (Int, Float, Char, Boolean); usar conectivos lógicos (AND, OR, NOT); definir constantes e vetores, entre outros.

Design Gráfico

Com o rápido aumento da tecnologia e a necessidade cada vez maior da utilização de recursos visuais, é essencial que o profissional tenha conhecimento prático em design gráfico e saiba como desenvolver essas áreas, nem que de forma básica. Cursos como esses oferecem aulas de Photoshop, InDesign, Illustrator, Lightroom, além de outros programas fundamentais na montagem de um novo design.

Fotografia

Ainda no mercado de imagens, antes de saber como editar, colorir e arrumar uma imagem, é importante saber como tirá-la. Seja fotografia de paisagem, de pessoas, fotojornalismo, fotografia de marketing, o profissional atual deve saber como o seu mercado de atuação funciona em relação às imagens e aos produtos visuais existentes dentro daquele contexto.

Fast MBA

Uma das maneiras de entrar no mercado atualmente é com a criação da sua própria empresa. Para isso, é necessário que o criador do negócio pense como um verdadeiro empreendedor e CEO. Cursos como este ensinam todos os passos para que um iniciante se torne em um grande executivo.

HTML

Existem diversas maneiras de se montar uma página na internet, mas há uma no mercado que cresce cada vez mais, já que tem um conceito programático e científico maior, além de possibilitar a criação com seu próprio estilo: criar sites do início através do HTML.

Produtividade

Por conta da velocidade atual da troca de informações, o ser humano acaba por se perder dentro das tarefas do dia a dia facilmente. Procrastinar se tornou algo comum entre os profissionais, fato que preocupa o crescimento individual e de negócios. Esse curso ajuda a desenvolver maneiras de focar e de planejar sua agenda para que consiga, dentro de 24 horas, realizar as tarefas do trabalho e ter sua vida social.

Desenvolvimento Web

Criar sites do início, participando de todas as etapas. É o desenvolvimento de construção para testes de softwares para a web, com o intuito de colocar uma empresa ou um negócio em destaque no mundo online. A ideia, em geral, é de unir eficiência e aparência na internet e alavancar o nome da companhia.

Soft Skills: Inteligência Emocional

As soft skills estão em alta no mercado. Essas, por sua vez, tratam o lado mais subjetivo e psicológico do negócio, como gestão de conflitos, produtividade pessoal, entre outros. Com esses fatores mentais estáveis no cotidiano, fica mais fácil de se desenvolver e crescer na carreira.

Sobre a Udemy:

Com a missão de melhorar vidas através da aprendizagem, a Udemy é o destino para aprendizado online que ajuda estudantes, empresas e governos a adquirir as habilidades necessárias para competir na economia atual. Mais de 40 milhões de estudantes estão dominando novas habilidades por meio de 50.000 instrutores especializados, ensinando mais de 130.000 cursos online em assuntos que vão desde Javascript e Ciência de Dados até Photoshop e Python. A Udemy é uma empresa privada e está sediada em San Francisco, Califórnia, com escritórios em Denver, Brasil, Índia, Irlanda e Turquia.

Além disso, a Udemy está presente em português nos seguintes canais:

Facebook: @UdemyBrasil
Twitter: @Udemy_Brasil

Cemitério Morada da Paz
Cemitério Morada da PazFoto: Divulgação

O Panorama de Treinamento no Brasil, divulgado neste ano, mostra que em 2018 empresas brasileiras investiram R$ 2,21 milhões em capacitações de colaboradores. O estudo revela que 49% dessas formações foram dedicadas à atividade-fim das empresas. Outros 23% focaram no comercial e 28% no administrativo. Um exemplo local que tem focado na capacitação dos colaboradores dentro da sua área de atuação é o Grupo Vila, que reúne marcas do segmento funerário.

Dentro da visão de atuação, o Grupo realiza capacitação sobre luto para que seus representantes saibam lidar com os clientes, que em sua maioria são pessoas enlutadas. “Antes, cargos como cerimonialistas e agentes funerários eram o foco do treinamento, mas sentimos a necessidade de ampliar o público e capacitar também para as lideranças, para que, assim, o conhecimento seja multiplicado e os funcionários do Grupo se sintam profissionais do luto”, conta Mariana Simonetti, psicóloga do Luto do Grupo Vila.

A abrangência da capacitação está em conformidade com uma das principais missões do Grupo, como conta o diretor Ibsen Vila. “O futuro da nossa atuação é buscar entender esse cliente enlutado e começamos com uma mudança de pensamento quando notamos que todos na empresa somos profissionais do luto, seja qual cargo for. Existe um terreno muito grande a crescer e estamos nessa missão, que está só começando", destaca.

Para o gerente de Recursos Humanos, Eudes Rocha, que foi um dos participantes da capacitação, o momento é um marco para a empresa. “O programa de capacitação em Psicologia do Luto pode ser considerado um divisor de águas na história da nossa empresa. O que nós já fazíamos muito bem, agora podemos fazer em um nível total de excelência. O programa possibilitou a todos os colaboradores entender o que é o processo de luto e, assim, compreender melhor a visão e os sentimentos do enlutado. Isso é fundamental para podermos servir melhor aos nossos clientes”, diz.

De acordo com a supervisora do Cemitério e Crematório Morada da Paz, em Paulista, Paulyana Beltrão, a ideia de se tornar um profissional do luto foi muito bem aceita por todos os colaboradores da unidade. “Eles perceberam que o fato de se especializarem na área do luto é primordial para desenvolverem suas atividades na empresa e na vida pessoal”, ressalta ela. “Entender o processo do luto e seu significado ajudou cada colaborador a ser um facilitador para a família enlutada durante o processo. Hoje o olhar de todos os profissionais do luto do Morada da Paz é de profundo respeito, pois conhecemos as reações que o enlutado pode apresentar durante o processo. Entendemos que quando validamos o luto de alguém estamos ajudando o enlutado a se sentir acolhido e amparado”, frisa a supervisora.

Teclado de computador
Teclado de computadorFoto: Reprodução

A Alura, plataforma para os experts em tecnologia como programadores, designers e outros profissionais, realizou um levantamento que apontou os cursos mais procurados pelos profissionais do setor. Entre os mais buscados, a pesquisa constatou que 3 do top 5 são relacionados às tecnologias de construção das páginas web, o que chamamos de Front-end: HTML, CSS e JavaScript. Angular JS. Ainda figuram neste segmento os cursos de jQuery, que também estão relacionados com as páginas web.

Na lista, aparecem ainda 3 linguagens que são utilizadas comumente para desenvolver a parte de trás dos web sites, o chamado back-end: Java da Oracle, o C# da Microsoft e o PHP. De acordo com Paulo Silveira, são três linguagens extremamente populares e que possuem muitas vagas de emprego. “Todas as grandes empresas de tecnologia costumam contar com esse tipo de profissional”, afirma o CEO da Alura.Para Silveira, esses temas de cursos refletem a realidade do mercado de vagas em TI atualmente no Brasil.

Outros dois cursos, de Linux e MySQL, mostram que a busca por conhecimento de infraestrutura continua em alta. O primeiro é um sistema operacional e o segundo é um dos bancos de dados mais populares do mundo, comumente usado, por exemplo, com o Wordpress. “Logo abaixo dos top 10 temos os cursos de mobile, como Android, iOS, Cordova e Ionic.

Silveira ainda diz que existe uma grande busca pelo curso de lógica de programação. “É um dos primeiro passos para alguém entrar no mundo do desenvolvimento de software. É preciso aprender raciocinar e traduzir esse pensamento em procedimentos e algoritmos, para que você possa comandar o computador e programá-lo, independente da linguagem de programação”, completa.



Confira a lista dos cursos mais buscados:

HTML5 e CSS3 I: Suas primeiras páginas da Web

JavaScript: Programando na linguagem da web

Java I: Primeiros passos

Lógica de Programação

jQuery I: Introdução à biblioteca campeã de JavaScript

C# I: Fundamentos da linguagem

MySQL I: Iniciando suas consultas

Linux I: Conhecendo e utilizando o terminal

AngularJS: crie webapps poderosas

PHP e MySQL I: Fundamentos para criar um sistema na Web


A missão da Alura é atingir os profissionais de TI, que atualmente já são mais de 1,7 milhão no país, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). “O especialista de TI é todo profissional que respira tecnologia, seja ele programador, marketing digital, responsável por redes, banco de dados, entre outros. A Alura tem como principal propósito ajudar estas pessoas a se desenvolverem profissionalmente e, em especial, resolver suas dúvidas e problemas técnicos. Para isso, oferecemos cursos de alta qualidade em um ambiente diferenciado do já manjado ensino à distância”, finaliza Silveira.

Sobre a Alura

A Alura é a principal instituição de ensino de tecnologia do país, oferecendo mais de 250 cursos em todas as áreas tecnológicas, como programação de sistemas, front-end, desenvolvimento mobile, infraestrutura e design, além de outros voltados a empreendedorismo, como marketing digital, startups e business. Ao todo, são mais de 1.600 aulas e quase 8 mil exercícios disponíveis aos seus alunos. Um curso costuma ter 2 horas de vídeo aulas com 20 exercícios no total. A mediana do tempo de conclusão de um curso é de 2 semanas, ou 20 horas de estudo corrido.






Carteira de Trabalho
Carteira de TrabalhoFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A Secretaria do Emprego, Trabalho e Qualificação divulgou o quadro de vagas das Agências Estaduais do Trabalho para a próxima quarta-feira, 13 de novembro de 2019. Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq. Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065.

Confira o quadro de vagas:


Mercado de Trabalho
Mercado de TrabalhoFoto: Pixabay

O Cesar, sediado em Recife, está com mais de 100 vagas abertas em tecnologia. Os candidatos, contudo, não precisam morar na capital pernambucana, pois o trabalho envolve jornada flexível e homeoffice, além de outros benefícios.

A empresa busca desenvolvedores de sistemas em todos os níveis para os cargos como engenharia de testes, de software e UX designer. Os candidatos devem possuir graduação superior em Ciência da Computação, Engenharia da computação, Sistemas de Informação e áreas afins.

Entre os principais benefícios oferecidos pelo CESAR destacam-se seguro de vida, modalidades esportivas in company, incentivo a idiomas, plano de saúde, odontológico, vale alimentação e auxílio creche. O salário é compatível com o mercado e varia de acordo com o nível e o cargo a ser ocupado.

“O CESAR, há mais de 20 anos, usa design e tecnologia para transformar as vidas de pessoas e organizações. Resolvemos problemas complexos e desafiadores, em um ambiente de trabalho descontraído, descentralizado e repleto de benefícios para nossos colaboradores”, afirma Andrea Queiroz, gerente de Gente e Gestão.

Os profissionais terão acesso fácil a cursos inovadores e em linha com as novas demandas do mercado de tecnologia, por meio da CESAR School, instituição de ensino administrada pelo CESAR. “As oportunidades de aprendizado dentro da empresa e também na nossa escola de inovação são imensas para quem busca crescimento e desenvolvimento profissional de forma contínua”, complementa Andrea.

As inscrições poderão ser feitas por este link: https://vagas.cesar.org.br/

Na contramão do mercado

Dados da OCDE apontam que o Brasil é um dos países que menos forma profissionais na área de tecnologia, engenharia e matemática. Apenas 17% das matrículas nas universidades brasileiras são em cursos do segmento – o que coloca o país atrás até de outras economias em desenvolvimento, como China (40%) e Índia (35%).

Na contramão, somos um dos países que mais consomem tecnologia. Dois em cada três brasileiros têm acesso à Internet, mais do que a média mundial. Além disso, gastamos mais tempo na internet até do que os americanos (9,1 horas contra 6,3 horas, respectivamente).

O mercado de TI, que corresponde a 7% do PIB, demandará 420 mil novos empregos entre 2018 e 2024, segundo relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). A falta de profissionais formados na área, contudo, dificulta o preenchimento das vagas. Em um país com mais de 13 milhões de desempregados, sobram postos em TI em aberto.

Carteira de trabalho
Carteira de trabalhoFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A Secretaria do Emprego, Trabalho e Qualificação divulgou o quadro de vagas das Agências Estaduais do Trabalho para a próxima terça-feira, 12 de novembro de 2019. Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq. Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065.

Confira o quadro de vagas:

Centro Universitário Estácio do Recife
Centro Universitário Estácio do RecifeFoto: Divulgação

O Centro Universitário Estácio do Recife acaba de lançar novo curso na unidade da Abdias de Carvalho. A graduação em Odontologia já está com vagas abertas para alunos que queiram iniciar a faculdade no primeiro semestre de 2020. Com o diferencial de ter duração de apenas 4 anos, a Estácio amplia desta forma a oferta de cursos, passando a casa dos 35, e se mantém tradicionalmente como um Centro Universitário com destaque na área de saúde.

“Começamos há 21 anos como pioneiros no curso de fisioterapia aqui no Recife e hoje estamos coroando com odontologia, um curso que irá formar novos dentistas e também, prestar mais um serviço de saúde à comunidade vizinha”, comemora a reitora da unidade, Fernanda Bittencourt, afirmando desta forma, que o curso de odontologia da Estácio do Recife, terá, nos próximos anos uma clínica escola à disposição da população, assim como já são as clínicas de psicologia e saúde integrada (fisioterapia e nutrição), entre outras disponíveis na faculdade. Mais informação sobre o curso de Odontologia, estão disponíveis no site da instituição: www.estacio.com.br

comece o dia bem informado: