Foram encontrados 424 resultados para "Blog dos Concursos e Empregos":

[1250] Prouni
[1250] ProuniFoto: Divulgação

Candidatos têm até as 23h59 do dia 26/07 para escolher uma das 72 opções de cursos superiores, exclusivamente pelo site www.prouni.recife.pe.gov.br

Nesta segunda-fera (22) iniciam as inscrições do Prouni Recife, programa municipal que concede bolsas de estudos integrais em faculdades particulares para estudantes de baixa renda. Os candidatos podem se inscrever até as 23h59 do dia 26/07/2019, exclusivamente pelo site www.prouni.recife.pe.gov.br. Para o segundo semestre, a Prefeitura do Recife oferece 264 vagas, o que equivale a um aumento de 24%, em 72 opções de cursos, distribuídas pelas nove Instituições de Ensino Superior cadastradas. O primeiro listão com os resultados sai no dia 30. O programa é gerenciado pela Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo.

Implantado em 2015, na primeira gestão do prefeito Geraldo Julio, o Prouni Recife tem hoje cerca de 1400 alunos inscritos. Para concorrer a uma das vagas é preciso comprovar renda bruta familiar, per capita, de até dois salários mínimos; ter cursado o ensino médio na rede pública ou em escola privada com bolsa integral; ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2018; ser residente e domiciliado no município do Recife por, no mínimo, três anos, contados antes da data de inscrição; e não ter diploma de nível superior.

O Prouni Recife também vale para os professores da rede pública de ensino do Município do Recife, desde que estejam no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da Prefeitura. As bolsas são para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independente do cumprimento dos critérios estabelecidos para os estudantes.

Desde abril de 2018, os estudantes do programa têm direito ao Passe Livre, que dá 70 passagens de ônibus gratuitas, por mês, para serem usadas em todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. No momento, cerca de 1.100 alunos usam o benefício. Entre os cursos oferecidos pelo Prouni Recife neste semestre estão Medicina, Odontologia, Medicina Veterinária, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, várias engenharias, Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Sistemas de Informação, Fisioterapia, Nutrição e Fisioterapia.

PROGRAMA - O objetivo do Prouni Recife é oferecer bolsas de estudos universitárias gratuitas para estudantes de cursos presenciais de graduação e de cursos superiores de menor duração em instituições privadas de ensino superior estabelecidas no município do Recife. O programa foi instituído pela Lei n° 18.113/2015 e funciona sob o regime de concessão de isenção fiscal.

INSCRIÇÕES: www.prouni.recife.pe.gov.br

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO
- (81) 3355-8759
- [email protected]

CRONOGRAMA:
Inscrições: de 22 a 26/07
Resultado: 30/07
Matrícula: 30 a 05/08

LISTA DAS FACULDADES:
Faculdade Mauricio de Nassau
Sopece
Uninabuco
Faculdade dos Guararapes
Centro Universitário UNIFBV / Wyden
Universidade Estácio de Sá
Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE)
Nova Roma
Universidade Vale do Acaraú

LISTA DOS CURSOS:
Administração
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Arquitetura e Urbanismo
Engenharia da Computação
Ciências Contábeis
Curso Superior em Tecnologia (CST) em Estética e Cosmética
CST em Gestão de RH
Direito
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Civil
Engenharia Elétrica
Engenharia de Produção
Engenharia Mecânica
Farmácia
Fisioterapia
Gestão de RH
Medicina
Medicina Veterinária
Odontologia
Psicologia
Pedagogia
Redes de computadores
Relações internacionais
Sistemas de Informação
Serviço social
Logística
Nutrição

#
Corte de cabelos para doar no Parque Dona LinduFoto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A partir desta segunda (22), a Associação de Moradores da Ilha de Santa Terezinha, localizada na avenida Agamenon Magalhães, 199, em Santo Amaro, recebe os minicursos do Programa Chegando Junto. Os cursos serão e manutenção de bicicleta, básico de manicure, corte de cabelo masculino e bijuteria artesanal e terão 20 vagas, cada. As inscrições devem ser feitas no local a partir das 8h.

A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, e faz parte do Chegando Junto, programa municipal de assistência e geração de renda, lançado pelo prefeito Geraldo Julio com o objetivo de reduzir a pobreza, que vem crescendo no Brasil. Para participar, é preciso ter mais de 18 anos; ser beneficiário do Programa Bolsa Família; e morar na região atendida.

No final dos cursos, os concluintes receberão kit com o material necessário ao início da atividade empreendedora, como máquina de cortar cabelo, ferramentas para bicicleta, agulha e alicate.

Chegando junto - O programa reúne uma série de projetos, com ações divididas entre as áreas de assistência à população e apoio à geração de renda. Serão construídos três restaurantes populares e um abrigo noturno; o projeto Gera Cidadania vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar; haverá Frentes de Trabalho, que contratarão moradores dos bairros para fazer pequenos reparos de manutenção em escolas e unidades de saúde; mutirões de saúde, auxílio e assistência técnica aos moradores para reformar e construir suas casas, criação de espaços de convivência para as crianças que moram nos habitacionais da PCR são outras ações do Chegando Junto.

Profissional de Apoio Escolar
Profissional de Apoio EscolarFoto: Divulgação Imprensa Paulista

A Secretaria de Educação  de Caruaru (Seduc) está com inscrições abertas para contratação de Profissional de Apoio Escolar (PAE). Estão sendo oferecidas 100 vagas e os interessados aturarão no acompanhamento de alunos com deficiência.

A carga horária é de 40 horas semanais e a remuneração é de R$ 1.300. As inscrições vão até o próximo dia 27. Para participar do processo seletivo, basta acessar o site: www.selocoes.caruaru.pe.gov.br, clicar na aba seleções em andamento e escolher o ícone desejado.

[1250] Carteira de Trabalho
[1250] Carteira de TrabalhoFoto: Marcelo Casal J.r/Ag. Brasil /arquivo

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação divulgou o quadro de vagas das Agências Estaduais do Trabalho para esta sexta-feira, 19 de julho 2019. Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq

Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065

vagas1
vagas2
vagas3

O Lab-e Laboratório de Estratégias acontece no sábado (27), às 8h, no Paço Coworking e utiliza a metodologia Lego Serious Play (LSP) para solução de problemas e desenvolvimento de estratégias
O Lab-e Laboratório de Estratégias acontece no sábado (27), às 8h, no Paço Coworking e utiliza a metodologia Lego Serious Play (LSP) para solução de problemas e desenvolvimento de estratégiasFoto: Divulgação

De acordo com levantamento feito pelo Sebrae em 2017 os principais desafios que aparecem para cada sete entre dez microempreendedores individuais, são: conquista de clientes, gestão do negócio, vendas, compras e gestão financeira. Cuidar de cada um desses fatores não é uma tarefa simples e exige um direcionamento estratégico. Atenta a essa realidade, a Side Consult promove o Lab-e Laboratório de Estratégias que acontece no sábado (27), às 8h, no Paço Coworking e tem como objetivo potencializar resultados através de vivências que fortalecem o direcionamento estratégico das microempresas analisando o espaço dela no mercado, diferencial e oportunidades.

O curso é um laboratório prático que utiliza a Lego Serious Play (LSP), uma família de ferramentas de comunicação e uma metodologia para solução de problemas e desenvolvimento de estratégias, baseada na crença de que, em uma organização, todos podem contribuir para a discussão, as decisões e os resultados. A sua utilização auxilia a reflexão e permite transformar com rapidez o conhecimento individual em conhecimento de equipe com o propósito de melhorar o desempenho e identificar perspectivas de negócio. “A metodologia é mão-na-massa, e os participantes vão poder definir um direcionamento, avaliar a experiência do seu negócio e fazer os ajustes necessários na busca de resultados imediatos. Na dinâmica do mercado em que vivemos, tempo é muito mais do que dinheiro, pode ser o fator decisivo” afirma a diretora da Side Consult e facilitadora do curso, Mirella Santos.

O Lab-e acontece em duas fases. A primeira é marcada por um workshop em grupo, focado na estruturação e avaliação do modelo de negócio, além da identificação de oportunidades para potencializar os resultados. “Planejar é o primeiro pilar e o mais importante para o sucesso de um negócio. Já a troca de ideias e ver outros pontos de vista é um dos grandes diferenciais no direcionamento das ações e fortalecimento de estratégia” explica a diretora. A segunda fase do LAB-e é formada por duas sessões de mentoria para avaliar e direcionar individualmente o plano estabelecido e identificar os ajustes necessários. “Muito além de um curso, vamos experienciar juntos e definir o melhor direcionamento, mas tudo muda o tempo todo. Por isso, teremos uma mentoria individual, focada no seu planejamento para potencializar de forma exponencial os resultados dos microempreendedores” afirma.

Lego Serious Play- De uns anos para cá, o Lego deixou de ser apenas um brinquedo popular e passou a ser, também, uma ferramenta de construção metafórica e lúdica para a resolução de problemas empresariais. Isso se deve ao fato de que o Lego é uma peça genérica, que possibilita construções que estão limitadas apenas à imaginação de quem a usa. Foi por isso que, em 1996, dois professores, Johan Roos e Bart Victor, criaram o LEGO Serious Play (LSP). Na época, ambos trabalhavam com o presidente da LEGO Company, Kjeld Kirk Kristiansen, na busca por um novo processo estratégico para a empresa, e foi aí que uma equipe foi montada para dar luz ao que seria o LSP. A ideia é que o método incentive o pensamento criativo como cultura empresarial, fazendo com que as peças e cenários sejam metáforas para a identidade organizacional de cada indivíduo dentro da empresa, realmente narrando a vivencia, como um roleplay game, onde histórias são contadas com mundo imaginários, porém tendo a vantagem de um objeto tridimensional moldável para representar o pensamento, uma espécie de impressão 3D do pensamento.

Serviço:

Lab-e Laboratório de Estratégias


Data: 27 de julho de 2019
Horário: 8h às 17h30
Local: Paço Coworking
Travessa do Amorim, nº 66, Bairro do Recife, Recife.
Inscrições: https://www.sympla.com.br/lab-e-laboratorio-de-estrategias__526726

lego

Preparação para concursos
Preparação para concursosFoto: Divulgação

Os concurseiros de plantão devem ficar atentos com o prazo de inscrição de concursos que estão perto de encerrar.

Confira:


IBGE - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística está com edital aberto para 400 vagas temporárias, todas para Analista Censitário (AC), de nível superior em diversas áreas, com salário de R$ 4.200,00 (40 horas semanais). As inscrições encerram no dia 23 de julho de 2019, apenas via internet, no site www.institutoaocp.org.br 

UFPE - A Universidade Federal de Pernambuco abriu 166 vagas para níveis médio, técnico e superior, que serão distribuídas entre os campi de Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru, com remunerações que vão de R$ 1.945,07 a R$ 4.180,66. Inscrições podem ser feitas até 18 de agosto.

UFRPE - A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) abriu concurso para preencher nove vagas em cargos técnico-administrativos. As oportunidades são para profissionais de níveis médio, técnico e superior, com salários de R$ 2.446,96 a R$ 4.180,66. Incrições até 4 de agosto de 2019, apenas via internet, através do endereço eletrônico www.sugep.ufrpe.br 

Univasf - A Universidade Federal do Vale do São Francisco prorrogou as inscrições do concurso para 38 vagas em cargos de técnico-administrativos em educação. São oferecidas oportunidades para pessoal de escolaridade de níveis superior, médio e técnico. Agora, as inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site do IDECAN (www.idecan.org.br), até 04 de agosto de 2019.

IFPE - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco abriu edital para técnicos administrativos em educação do IFPE. As vagas ofertadas são para ingresso em funções de ensino médio, técnico e superior. Salários entre R$ 2.446,96 e R$ 4.180,66. As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site cvest.ifpe.edu.br, até às 23h59 do dia 6 de agosto de 2019.

[1250] Carteira de Trabalho
[1250] Carteira de TrabalhoFoto: Marcelo Casal J.r/Ag. Brasil /arquivo

A Secretaria do Trabalho Emprego e Qualificação divulgou o quadro de vagas das Agências Estaduais do Trabalho para esta quarta-feira (17). Por conta do feriado de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, não haverá expediente nesta terça (16). Há oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais. Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq.

Telefone da Agência da Boa Vista: 3183.7065

vagas1
vagas2

Suvinil inaugura Centro de Treinamento
Suvinil inaugura Centro de TreinamentoFoto: Divulgação

O novo Centro de Treinamento da Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, será inaugurado na próxima quarta-feira (17), na fábrica da empresa em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. O espaço, que oferecerá treinamentos e capacitação para pintores e pessoas interessadas na profissão, tem o objetivo de contribuir com a profissionalização da mão de obra local, gerando novas oportunidades para os moradores da região.

Os treinamentos ministrados no Centro contarão com uma parte teórica em que os participantes conhecerão toda a linha de produtos da Suvinil e aprenderão sobre as principais patologias, ferramentas de aplicação, gestão de MEI - micro empresa individual, cores, entre outros temas relevantes; e uma parte prática em que terão a oportunidade de colocar a mão na massa, fazendo aplicação dos produtos e testando as novas habilidades adquiridas. Ao término, os participantes receberão um certificado de conclusão.

O local oferecerá até dois treinamentos por semana, com capacidade para 25 pessoas cada. Para participar, os interessados podem procurar o revendedor Suvinil mais próximo de sua localidade.

“No mesmo ano em que a fábrica de Jaboatão dos Guararapes comemora 40 anos, a Suvinil promove mais uma iniciativa em prol da população local. Nós já realizávamos treinamentos nas lojas de parceiros, mas com o novo Centro vamos levar esse aprendizado para dentro da nossa casa. Os participantes terão uma verdadeira imersão no mundo das tintas, aprendendo sobre produtos e técnicas de aplicação com profissionais altamente qualificados. Vamos abrir oportunidades para quem busca profissionalização e possibilitaremos que mais histórias sejam pintadas”, diz Ubira Martins, Gerente Sênior de Vendas da Suvinil.

O Centro de Treinamento da Suvinil Nordeste é o segundo da marca. Desde 2017, a Suvinil opera o Centro de Treinamento localizado na fábrica Demarchi, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, onde recebe até 600 profissionais por mês em treinamentos de capacitação e profissionalização.

Serviço

Centro de Treinamento Suvinil Nordeste

Endereço: Rodovia BR 101 SUL – 3219 – (Antigo Traçado) Prazeres, Jaboatão dos Guararapes/ PE

Objetivo da ação é estimular o empreendedorismo estadual e ajudar estimular a economia local
Objetivo da ação é estimular o empreendedorismo estadual e ajudar estimular a economia localFoto: Divulgação

A Caravana do Empreendedorismo é o projeto inédito que a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq) vai iniciar, nesta próxima sexta-feira (19), para estimular o empreendedorismo estadual e ajudar estimular a economia de pelo menos 22 municípios pernambucanos até o final do ano, com orientações sobre linhas de crédito oferecidas pelo Governo do Estado, palestras sobre empreendedorismo, educação financeira e Lei Geral do Micro Empreendedor Individual. O município escolhido como piloto é o de Itamacará, no Litoral Norte do Estado.

A caravana – formada por uma equipe da Secretaria Executiva de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo da Seteq - é uma ação de impacto que vai percorrendo as cidades escolhidas e passará um dia em cada município. O público-alvo será pequenas empresas, micro empresários, potenciais empreendedores e profissionais autônomos. Nos 22 municípios, a Seteq vai contar com a parceria das prefeituras locais, que oferecerá a infraestrutura. A aliança com os municípios visa uma troca de informações sobre a realidade local para que as potencialidades sejam ressaltadas e exploradas nas visitas da equipe da secretaria.

Uma das metas, com esse projeto, é ampliar o nível de formalidade e estimular o cadastro de MEI, bem como apresentar os serviços da Agência de Fomento de Pernambuco e da Jucepe para os interessados. Há mais de 200 mil pessoas cadastradas no MEI no Estado, que ocupa o terceiro lugar no ranking do Nordeste. “Existe muita informalidade por falta de informação. As pessoas pensam que ser um Micro Empreendedor Individual é ter despesas e não realizar investimentos em seus negócios”, afirma Adriana Queiroz. Ainda segundo ela, dentre os benefícios garantidos para o MEI, além do CNPJ, estão a aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e salário-maternidade.

“A motivação da Seteq é justamente levar essa conscientização aqueles que sonham em ser empreendedores, que querem ter uma renda própria ou complementar, que querem abrir um negócio e se formalizarem enquanto empreendedores”, declara.

De acordo com Adriana Queiroz, a caravana vai ser realizada na Mata Norte, na Mata Sul, no Agreste Meridional, no Agreste Central e no Agreste Meridional e as datas com os municípios vão sendo fechadas mediante a disposição das prefeituras. As cidades foram selecionadas por meio de alguns pré-requisitos, segundo a secretária em exercício do Trabalho, Emprego e Qualificação, Adriana Queiroz. O primeiro deles é não possuir sala do empreendedor ou Expresso Empreendedor. Os demais são localização geográfica e agrupamento por Região de Desenvolvimento, de modo que o cronograma de visitas pode sofrer alterações à medida que for sendo executado, uma vez que, neste projeto, a equipe da Seteq depende da parceria dos municípios.

Em Itamaracá, a Secretária de Políticas Sociais, Geovana Uchôa, será a anfitriã do evento, que contará com a presença dos representantes da Seteq, da Agência do Empreendedorismo do Recife e Agefepe.

Veja o cronograma de Itamaracá, dia 19

13h – Abertura
13h30 – Palestra sobre “Lei Geral do MEI” com Bruna Siqueira
14h30 – Atendimento e orientações da Agência do Empreendedorismo do Recife e da Agefepe
15h – Pausa para o Coffee Brake
15h30 - Palestra “Empreendedorismo e Educação Financeira” com Murilo Nóbrega
17h - Encerramento com Geovana Uchôa e Roberto Galvão

Profissão que mais cresce no país apenas recentemente foi regulamentada
Profissão que mais cresce no país apenas recentemente foi regulamentadaFoto: Arte FolhaPE

uma profissão que apenas recentemente foi regulamentada.A expectativa de vida da população tem aumentado no Brasil. Segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de idosos deve mais do que dobrar até 2050, subindo de 9,5% para 21,8% dos brasileiros, passando a marca de 40 milhões de pessoas. Essa tendência de crescimento também é observada no resto do mundo. O número de pessoas com mais de 60 anos deve chegar a 22% da população do planeta até 2050, o equivalente a 2 bilhões de idosos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Nesse cenário, também aumentou em larga escala a procura por cuidadores de idosos. Segundo dados do Ministério do Trabalho, o número de cuidadores de idosos cresceu 547% de 2007 a 2017.




A profissão, no entanto, apenas recentemente foi regulamentada. Em maio deste ano, o Congresso Nacional aprovou o projeto de lei complementar 11/2016, que regulamenta a profissão de cuidador de idosos, crianças e pessoas com deficiência ou doenças raras. Agora, resta apenas a sanção do presidente para começar a vigorar. A Lei estabelece regras e critérios para o exercício da profissão e a inclui no rol das atividades regidas pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Entre os pré-requisitos para exercer a atividade, o texto estabelece idade mínima de 18 anos, exigência do ensino fundamental completo, comprovação de bons antecedentes criminais, e a apresentação de atestado de aptidão física e mental - regra ainda controversa em relação à aplicação. Também passou a ser cobrado certificado em curso de formação para cuidador de idosos, com carga-horária mínima de 160 horas, o que levou muitas pessoas a procurar formação na área. 

“O mercado para o cuidador vem crescendo abundantemente devido a esse aumento da população idosa no nosso país. Precisamos de pessoas capacitadas que tenham competências para cuidar desses idosos adequadamente”, comenta a enfermeira Simone Procópio, coordenadora de um curso de formação de cuidadores. Ela conta que ainda existe muita desinformação a respeito da profissão. “Cuidar de idosos não é só dar banho e trocar frauda. É muito mais além. Nós precisamos unir a teoria com a prática e a interação com esses idosos, que na maioria das vezes passam o tempo muito dispersos em casa, sem atividade, e nós treinamos esses cuidadores exatamente para atuar e focar nessas áreas prestando um serviço de qualidade”, afirma.

Um dos alunos de Simone é Alex Júnior, 28 anos. Sua primeira formação foi de técnico de logística, mas quando precisou cuidar de seu avô enfermo descobriu o ofício e passou a se interessar pelo ofício. “Como a profissão está bem abrangente e abrindo oportunidades para todos, pretendo arrumar sim um emprego na área e me especializar cada vez mais na área de saúde”, projeta.

“O que nós orientamos é se identificar com o idoso, ter respeito principalmente, amor pelo que faz. O cuidador vai atuar diretamente na parte de higiene, conforto, segurança, recreação e interação com o idoso”, explica Simone. Segundo ela, a formação é importante mesmo para quem já tem experiência com o cuidado de idosos. “Chegam muitas pessoas aqui com experiência de 10, 15 anos, que alegam só necessitar do certificado. E nós trabalhamos essa pessoa para observar que não é só o certificado, mas o conhecimento para que eles se sobressaiam. Nós trabalhamos a questão da postura do cuidador, de como chegar na residência desse cliente e como interagir”, detalha.

No entanto, nem todos os interessados têm perfil para ser um cuidador de idoso, adverte Simone. “Pessoas impacientes e pessoas muito ansiosas precisam trabalhar essa ansiedade antes de mais nada. A questão do respeito, de atender educadamente as solicitações dos idosos também deve ser observada. O idoso é muito só e então é necessário a escuta. É muito importante que esse cuidador escute o idoso para que ele possa por mais tempo manter sua autonomia e se sentir valorizado como ser humano”, destaca.

A enfermeira Simone Procópio coordena um curso de cuidadores de idosos no Recife

A enfermeira Simone Procópio coordena um curso de cuidadores de idosos no Recife - Crédito: Leo Malafaia / Folha de Pernambuco

comece o dia bem informado: