Foram encontrados 18 resultados para "Capacitação":

Sala de aula
Sala de aulaFoto: reprodução/vídeo

A Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR) - antiga Faculdade Marista - oferece mais de 20 cursos rápidos nas áreas: Gestão/Carreira, Tecnologia e Direito. Os cursos acontecem até sexta-feira (31) e irão abordar temas atuais. As inscrições para todos os cursos são gratuitas e as vagas limitadas.

Dentre os temas estão: elaboração de currículo para ingressar no mercado de trabalho, planejamento de carreira, administração de tempo e atitudes para se manter no emprego. Já os interessados em se capacitar na área de Tecnologia podem participar dos cursos sobre: Fundamentos da Programação, Canvas, Materializer, Javascript, Ambiente Google e uso profissional do Excel. Na área jurídica, alguns dos assuntos abordados são: Direito de Família, Direito do Trabalho, Privacidade Hackeada, Tributação, Representação no Direito Penal e Carreiras Jurídicas. Não há limite de inscrição nos cursos pelos interessados. Serão conferidos certificados. As inscrições podem ser realizadas pela internet: http://bit.ly/antenadonaficr.

Serviço:

20 cursos rápidos nas áreas: Gestão/Carreira, Tecnologia e Direito
Local: Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR)
Endereço: Av. Caxangá, 3841, Iputinga (em frente ao Hospital Barão de Lucena).
Horário: manhã, tarde e noite
Informações: (81) 2127.0500

Em 2019, o órgão atendeu 11 mil pessoas nos mutirões dos superendividados em todo o Estado para negociar dívidas
Em 2019, o órgão atendeu 11 mil pessoas nos mutirões dos superendividados em todo o Estado para negociar dívidasFoto: Ray Evllyn | SJDH

Devido à intensa procura, o Curso de Noções Básicas de Educação Financeira, promovido pelo Procon Pernambuco, que ocorrerá quarta-feira, 29/01, das 08h às 12h, será realizado no auditório Ribeira, no Centro de Convenções, em Olinda.

Também foram disponibilizadas mais 100 vagas para o curso. Os interessados podem se inscrever gratuitamente nos site do Procon-PE (www.procon.pe.gov.br) ou da SJDH (www.sjdh.pe.gov.br). Aberto ao público, o curso tem carga horária de quatro horas/aulas e oferecerá certificado aos participantes.

No conteúdo programado estão Superendividamento, Reserva Financeira, Diagnóstico Financeiro Pessoal, entre outros assuntos. Os facilitadores serão Ana Gabriela de Melo Lira, assessora jurídica do Núcleo de Apoio aos Superendividados do Procon-PE, e Raimundo Caldas, educador financeiro e vice- presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros em Pernambuco (ABFIN/PE).

Em 2019, o Procon-PE atendeu 11 mil pessoas endividadas e para negociar dívidas em mutirões que percorreram as regiões do Agreste, Sertão, Zona da Mata, Região Metropolitana e o Distrito de Fernando de Noronha. “A Educação Financeira gera capacidade crítica nas pessoas, fazendo com que tenham condições de refletir sobre seus padrões de consumo, melhorem sua qualidade de vida e de suas famílias, tornando a administração de seus recursos mais consciente”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Serviço:
O quê: Curso de Educação Financeira-Procon/PE
Onde: Auditório Ribeira, Centro de Convenções, Olinda
Quando: 29 de janeiro, das 8h às 12h
Inscrições: Procon-PE (www.procon.pe.gov.br) ou SJDH (www.sjdh.pe.gov.br)

A carga horária dos cursos varia entre 15 horas e 60 horas
A carga horária dos cursos varia entre 15 horas e 60 horasFoto: Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva da Mulher, abre inscrições, a partir da próxima segunda-feira (27), para quatro cursos gratuitos nas áreas de estética e gastronomia. As aulas serão ministradas no recém-inaugurado Espaço Cidadania, localizado no primeiro andar do Mercado das Mangueiras, em Prazeres, um equipamento que reúne diversos setores da administração pública para prestar serviços gratuitos à população. Ao todo, serão ofertadas 75 vagas para cursos de Maquiagem, Confeitaria, Produção de Bolo de Rolo, Manicure e Pedicure.

As inscrições poderão ser realizadas diretamente no site da prefeitura (jaboatao.pe.gov.br) até o dia 31 de janeiro. As aulas terão início a partir do dia 10 de fevereiro. A carga horária dos cursos varia entre 15 horas e 60 horas. Os cursos são voltados a mulheres residentes no município do Jaboatão dos Guararapes. Para se inscrever, é necessário apresentar identidade, CPF, comprovante de residência e escolaridade.

São oferecidas 100 vagas, divididas nos períodos matutino e vespertino, e inscrições vão até 2 de fevereiro
São oferecidas 100 vagas, divididas nos períodos matutino e vespertino, e inscrições vão até 2 de fevereiroFoto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a nova turma de Recife da Escola Social do Varejo (ESV), programa do Instituto Grupo BIG em parceria com o Instituto Aliança que prepara jovens para o mundo do trabalho, com foco no segmento varejista.

Podem participar da seleção jovens de 17 a 24 anos que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio na rede pública ou que já tenham concluído. São oferecidas 100 vagas na cidade, sendo 50 no período matutino e outras 50 no vespertino.

Em 2020, a ESV completa uma década de existência e entre seus diferenciais estão o foco do desenvolvimento de competências socioemocionais e o alto índice de inserção dos jovens no mercado de trabalho, de 80%, a maioria em empresas de médio e grande porte.
Na primeira etapa, os candidatos devem preencher o formulário de inscrição online, disponível no seguinte link: http://bit.ly/ESVPE2020-1. As inscrições se encerram no dia 2 de fevereiro às 23h59 ou ao atingir 2 mil inscritos.

As etapas seguintes incluem prova escrita, dinâmica de grupo e entrega de documentação (cópia de RG, CPF, comprovante de residência, atestado de matricula e boletim escolar, título de eleitor, foto 3x4, certificado de reservista e carteira de trabalho). Os pré-selecionados para a segunda etapa serão divulgados no dia 3 de fevereiro, a partir das 17h, em um post na página da ESV no Facebook: https://www.facebook.com/esvnacional/.
O início das aulas está previsto para a segunda semana de março. A ESV oferece auxílio-transporte, material didático, uniforme e lanche para seus alunos.

Sobre a ESV

A Escola Social do Varejo existe desde 2010 e cerca de 9.600 jovens já concluíram a formação. “Nesses dez anos de existência, a Escola Social do Varejo assumiu um papel importante de preparar e auxiliar jovens na busca pelo primeiro emprego. Nosso objetivo é continuar inovando e aproximar cada vez mais nossos jovens ao universo corporativo, multicultural, diverso e tecnológico. Estamos descobrindo e formando talentos para o futuro das organizações e da sociedade”, destaca Catia Porto, Diretora Executiva de RH e Assuntos Corporativos do Grupo BIG.

A metodologia da ESV contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais, fundamentais para o êxito do profissional do século 21, e também ajuda os jovens a pensar em seu projeto de vida. A formação também se dedica a aproximar os jovens do dia a dia das empresas. Há visitas a lojas, escritórios e centros de distribuição, e acontecem “aulões” em que profissionais da empresa podem compartilhar sua experiência com os jovens.

A formação é de 330 horas, sendo uma parte presencial e a outra de Ensino à Distância. Por isto, os candidatos também devem possuir computador com acesso à Internet. As oficinas presenciais acontecem no Núcleo ESV Compaz (Avenida Aníbal Benévolo, s/n, Alto Santa Terezinha).

O certificado da Escola Social do Varejo é emitido pela Universidade Estadual do Ceará, como curso de extensão. Após a etapa de formação, os jovens recebem apoio e orientação para se colocarem no mercado de trabalho.

São oportunidades para aprendizado em língua espanhola (90), inglesa (80) e de libras (160), Informática (60), artesanato (50), redação (60) e português (60)
São oportunidades para aprendizado em língua espanhola (90), inglesa (80) e de libras (160), Informática (60), artesanato (50), redação (60) e português (60)Foto: Divulgação

De 20 de janeiro a 07 de fevereiro, a Prefeitura do Carpina (PMC) estará com 560 vagas abertas para cursos gratuitos oferecidos na Biblioteca Pública Municipal Geraldo Lapenda. São oportunidades para aprendizado em língua espanhola (90), inglesa (80) e de libras (160), Informática (60), artesanato (50), redação (60) e português (60).

Para se inscrever é necessário ir na própria biblioteca, que fina na Praça Lourival da Silva Bastos, S/N, Centro, próxima à Escola Municipal Eliane Carneiro Leão de Melo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, portando cópia e original do RG, CPF, Certidão de Nascimento (para menores de idade, acompanhados pelos pais ou responsável), comprovante de residência, foto 3x4 e declaração de escolaridade (para estudantes).

Mais informações, entrar em contato com o diretor da unidade, Josenildo Nery, pelo telefone (81) 9 7314 3386.


Serviço – Cursos gratuitos na Biblioteca Pública Municipal Geraldo Lapenda

Período – 20/01 à 07/02
Local/horário – Biblioteca Pública Municipal Geraldo Lapenda, Praça Lourival da Silva Bastos, S/N, Centro, próxima a Escola Municipal Eliane Carneiro Leão de Melo, das 8h às 16h.
Contato - Josenildo Nery, (81) 9 7314 3386.

Plataforma de educação à distância do Instituto TIM oferece 30 cursos de temas como empreendedorismo e programação de games
Plataforma de educação à distância do Instituto TIM oferece 30 cursos de temas como empreendedorismo e programação de gamesFoto: Divulgação

Resoluções de Ano Novo são muito comuns nesse período. Se estudar nas férias está entre elas, mas a grana está curta, você não precisa alterar seus planos. Para ajudar quem busca atualização ou mesmo recomeçar a vida profissional, o Instituto TIM oferece diversos cursos livres, gratuitos e à distância com o TIM Tec. O vasto conteúdo é voltado a diversas áreas como empreendedorismo, estruturação web, programação, produção de texto, programação em linguagem java, programação de games, entre outros.

Baseada em três pilares – software livre, produção de cursos e parcerias com instituições de ensino – o projeto começou em 2013 com o objetivo de desenvolver uma plataforma virtual que disponibilizasse cursos online, livres e gratuitos sobre tecnologia. A iniciativa está apoiada no conceito MOOC (Massive Open Online Course): qualquer pessoa pode acessar a ferramenta pelo site e fazer os cursos gratuitamente. Por ser um software livre, escolas, universidades e coletivos podem também instalar a plataforma de forma autônoma.

O TIM Tec conta, atualmente, com 30 cursos diferentes, desenvolvidos por especialistas selecionados pelo Instituto TIM a partir de diretrizes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). O conteúdo pode ser acessado por qualquer interessado pelo site cursos.timtec.com.br.

Sobre o Instituto TIM

O Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Define sua atuação em projetos focados em quatro pilares: Ensino (projetos educacionais para crianças e jovens); Aplicações (soluções em software livre); Inclusão (difusão do conhecimento) e Trabalho (novas oportunidades de atuação e capacitação).

Em parceria com diversas instituições federais e aproximadamente 70 secretarias municipais e estaduais, como de Educação, Cultura e Planejamento em todo o País, as ações do Instituto TIM já alcançaram cerca de 500 municípios, em todos os 26 estados e Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas, especialmente, crianças de 6 a 12 anos.

Fiepe
FiepeFoto: Divulgação

Se recolocar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio requer investimentos em qualificação. Portanto, é fundamental buscar formas inovadoras e eficientes para aumentar a produtividade e melhorar a competitividade do negócio. Pensando nisso, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) estruturaram uma programação de cursos, encontros e programas para impulsionar a sua carreira e o desenvolvimento das empresas ao longo de 2020.

“Todos sabem que o mercado de trabalho está ficando cada vez mais competitivo, são muitos profissionais buscando por vagas de empregos. Não há, portanto, outro caminho para conquistar uma recolocação, ou para se aperfeiçoar, sem a capacitação”, destacou a superintendente da FIEPE e do IEL-PE, Fernanda Mançano. Os conselhos de Fernanda são para os que desejam alcançar uma posição de sucesso no futuro. “É preciso, constantemente, manter-se atualizado para o mercado de trabalho e descobrir a melhor maneira de permanecer alinhado aos objetivos das empresas”, pontuou.

Para fortalecer as pessoas e o setor produtivo do Estado, as instituições desenharam um primeiro semestre com cursos como Business Partner – desenvolvendo consultores internos de RH; Auditores Internos ISSO 9001:2015, ISSO 14001:2015 e ISSO 45001:2018; Programa Gestão de Marketing e Vendas; Governança, Risco e Compliance, Designer Thinking na Gestão de Negócios, Seminário de Negócios, além de cursos sobre Linhas de Financiamento para Importação e Exportação e RH estratégico.

Já no segundo semestre, os cursos serão de Desenvolvimento Gerencial; Negociação, Persuasão e Influência em Vendas; Gestão Estratégica da Cadeia de Suprimentos; Growth Marketing; o ll Congresso da Micro e Pequena Indústria; Técnicas de Controle e Análise do Fluxo de Caixa; Programa de Gestão da Inovação; Seminário de Energia; Pipeline de Vendas e o Seminário de Gestão. Para os interessados em comércio exterior, as instituições vão oferecer capacitação de Planejamento Estratégico para Comércio Exterior e também o Encontro da Indústria. Confira os nossos cursos no site www.ielpe.org.br e se inscreva!

O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, promove ações no Litoral Norte
O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, promove ações no Litoral NorteFoto: Divulgação

Aproveitando o período de férias e alta estação, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (SETEQ), vai levar sete oficinas, três palestras e um curso de capacitação para Ponta de Pedras, em Goiana, a partir da próxima semana. As ações vão incrementar uma das maiores feiras realizadas no balneário do Litoral Norte neste mês de janeiro, num período em que a praia recebe turistas e também comemora, curiosamente, a festa dos dois padroeiros: Nossa Senhora do Ó e Santo Amaro.

As oficinas deveriam ter iniciado no dia 7 de janeiro, mas foram adiadas a pedido dos organizadores. O evento será promovido pela Prefeitura de Goiana, em parecia com o Sebrae e também tem, entre os apoiadores, a SETEQ, que vai promover ações integradas de economia solidária, com incentivo aos artesãos da Mata Norte para promover geração de renda.

“Fico satisfeito que nossa secretaria pode contribuir com um evento tão bonito e importante para o Litoral Norte e para a geração de renda. Os artesãos já mostraram os seus trabalhos em várias feiras espalhadas pelo Estado”, disse o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

Segundo Ana Pessoa, supervisora do Projeto Integra, em Ponta de Pedras, o evento irá contar com sete oficinas abertas ao público e aos artesãos: Red Ban; Colar de Zíper; Bichos de feltro; Flores Artesanais; Técnica de Capitoné; Brinco de Conchinhas e Bordado em Vagonite. Haverá também três palestras: Empreendedorismo; Educação Financeira e Qualidade no Atendimento ao Cliente. E por último, uma nova edição do Ela Pode, projeto que fortalece as mulheres em situação de vulnerabilidade (com apoio do Google e da Rede Mulher Empreendedora).

A SETEQ estará com dois estandes com empreendedores ligados à economia solidária que fazem parte do Projeto Integra, são eles : Mariás (Paulista), Gcris (Paulista), Grupo Variedades (Ibura), Artes Curado (Curado), Bonecart (Carpina), Artefen (Feira Nova). As oficinas vão se realizar no mesmo local, numa tenda montada na Rua do Meio, no Centro.

A Secretária Executiva de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo, Adriana Queiroz, ressaltou a importância do evento. “É uma oportunidade para que esses artesãos possam mostrar os seus produtos em outros espaços e se fortaleçam”, declarou Adriana.


Veja toda a programação

Oficinas Datas Local

Bichos de feltro 13 (16h) , 16 (16h) e 23 (16h) Rua do Meio
(artesã Maria Gorete)

Red Ban 20 (16h) e 21 (16h) Rua do Meio
(artesã Cris)

Brinco de Conchinhas 20 (19h) e 25 (16h) Rua do Meio
(artesã Cris)

Colar de Zíper 23 (19h) e 24 (19h) Rua do Meio
(artesã Socorro)

Flores de embalagem de ovos 14 (16h) e 17 (16h) Rua do Meio
(artesã Valdete)

Técnica de Capitoné 21 (19h) e 24 (16h) Rua do Meio
(artesã Nice)

Bordado em Vagonite 22 (16h e 19h) Rua do Meio
(artesã Nice)

Capacitação Datas Local
Ela Pode (Lúcia Costa) 21 (16h) e 22 (16h) Casarão (prédio da sub-prefeitura na Avenida Beira Mar s/n)

Palestras
Empreendedorismo (Murilo Nóbrega) 14 (16h) Casarão (prédio da sub-prefeitura na Avenida Beira Mar s/n)

Educação Financeira (Murilo Nóbrega) 15 (16h) Casarão (prédio da sub-prefeitura na Avenida Beira Mar s/n)

Qualidade no Atendimento ao Cliente (Rislayne Souza) 23 (16h) 24(16h) Casarão (prédio da sub-prefeitura na Avenida Beira Mar s/n)

Olho
OlhoFoto: Pixabay

As inscrições para os cursos de Fellowship 2020 do Instituto de Olhos do Recife seguem até o dia 14 deste mês. Sob a coordenação dos oftalmologistas Marcelo Valença e Roberto Galvão Filho, além da preceptoria do staff do IOR, os médicos selecionados vão estudar e se capacitar na Fundação Ação Visual, braço filantrópico do Instituto, que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O edital está disponível no site www.ior.com.br.

Neste ano, o IOR oferece três vagas no fellow de Glaucoma, com duração de um ano; uma vaga no de Retina e Vítreo Clínico, que dura dois anos, e mais uma vaga em Retina e Vítreo Cirúrgico, com permanência de 24 meses. A seleção está marcada para o dia 15 de janeiro, a partir das 15h, para o fellow de Glaucoma, e às 17h para os de Retina e Vítreo Clínico/Cirúrgico, no IOR, na Rua Vicente Meira, 137, no bairro do Espinheiro.
Para concorrer, o candidato deve ser graduado em medicina e apresentar declaração autenticada de conclusão de curso de residência médica ou curso de especialização em oftalmologia. O processo seletivo inclui entrevista, análise de currículo e avaliação de conhecimento da língua inglesa.

Ação visual – Comprometido com a formação da novos oftalmologistas, o IOR disponibiliza anualmente vagas para residência, fellowship e especialização destinadas a médicos que atuam na Fundação Ação Visual. Os pacientes são atendidos nas instalações da entidade e, quando necessário, o IOR disponibiliza toda sua infraestrutura e equipamentos de ponta para exames e cirurgias. Entre janeiro e novembro de 2019, a fundação realizou mais de 13 mil consultas, mais de 9 mil exames, cerca de 700 cirurgias, sendo as principais de catarata e glaucoma, e cerca de 13 mil mapeamentos de retina.

Serviço:

Cursos de Fellowship Instituto de Olhos do Recife
Inscrições: até 14 de janeiro de 2020
Informações: Elizama Simões
Fones: (81) 2122.5091 e 99841.4849
Whatsapp: (81) 9841.4849
Email: [email protected]
Site: www.ior.com.br

Mais da metade da meta estipulada pela Rede Mulher Empreendedora foi cumprida com apoio do governo estadual
Mais da metade da meta estipulada pela Rede Mulher Empreendedora foi cumprida com apoio do governo estadualFoto: Patriny Aragão/Seteq

O Programa Ela Pode, que teve a última edição de 2019 realizada nesta quarta-feira (18), no município de Goiana, na Região Metropolitana do Recife, concluiu a capacitação de cerca de seis mil mulheres em Pernambuco. No Estado, mais da metade da meta determinada para ser finalizada até 2020 foi cumprida pela ação criada pela Rede Mulher Empreendedora, apoiada pelo Google, pelas secretarias estaduais do Trabalho, Emprego e Qualificação e da Mulher. O total é de 10.732 mulheres até o final do próximo ano.

O evento de encerramento em Goiana foi realizado no Cine Teatro Pollyteama, na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, com a presença do Poder Executivo e Legislativo, bem como de parceiros privados que se dispuseram a ser mais um braço do programa para incentivar às mulheres que resolveram reservar um dia inteiro na agenda para aprender conteúdos novos.

No desfecho da ação, estiveram presentes, por exemplo, o prefeito em exercício Eduardo Onori, os secretários estaduais Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação); Silvia Cordeiro (Mulher), a embaixadora da Rede Mulher Empreendedora, Verônica Ribeiro, vereadora Olga Sena, o presidente da Autarquia Municipal do Ensino Superior de Goiana, Alcides França, entre outros. “A mulher necessita do apoio do governo e eu sei o que vocês fizeram. Vocês fizeram e vieram com gosto de gás. O poder só pode servir para isto, para respeitar e para servir”, disse Olga, num reconhecimento ao papel do governo estadual nesse processo.

“Sempre gosto de falar o caso de Michele obama. Ela foi para um restaurante com Obama e chegou lá, no restaurante, e encontrou um ex-namorado. Michele, naquele momento, disse que tinha sido namorada dele. Obama disse: se você tivesse casado com ele, você seria dona de um restaurante, mas ela respondeu: não. Ele que seria presidente”, discursou Alberes Lopes, enfatizando a importância do empoderamento da mulher.

As capacitações do Ela Pode começaram em outubro deste ano, foram feitas de forma presencial e gratuita, trazendo aprendizado sobre finanças, liderança, comunicação, networking, marca pessoal, negociação e ferramentas digitais. A estratégia tem sido importante no empoderamento feminino, na inclusão social, resgate da autoestima. “Nos fizeram acreditar que atrás de um homem tem sempre uma grande mulher. Tem não. É ao lado do homem que as mulheres se fazem presentes e constroem o desenvolvimento e um lugar no mundo”, disse Silvia Cordeiro.

“Estou muito feliz de estar aqui. Faço bolsas para praia, principalmente, e preciso de algumas coisas novas para o meu negócio, como uma máquina de costura melhor, mas vou aprender muito aqui”, disse Verônica Flávia Correia da Silva, 59, que sentou na primeira fila do teatro, de apostila e caneta na mão para anotar tudo que ouvisse durante a capacitação. Verônica abraçou algumas pessoas presentes no evento. “Estou feliz”.

comece o dia bem informado: