Foram encontrados 5 resultados para "Capacitação":

Sala de aula
Sala de aulaFoto: reprodução/vídeo

Em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Prefeitura de Camaragibe, por meio do programa Qualifica Camaragibe, abre, nesta quinta-feira, 28, vagas para os cursos profissionalizantes de Gestão de Pessoas, Eletricidade Aplicada Auto e Básico de Eletricidade. Para participar, os interessados precisam ter mais de 22 anos e o Ensino Fundamental Completo.

As inscrições acontecerão de forma presencial, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exclusivamente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), situada na 2ª Travessa Padre Oséas Cavalcante, N° 800, Bairro Novo do Carmelo, ao lado da Delegacia de Camaragibe. É necessário comparecer com original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência, Ficha 18 ou Ficha 19 (Histórico Escolar), ou declaração escolar para os que ainda estão cursando o Ensino Médio, além de uma foto 3x4.

Após avaliação da documentação, uma lista com os selecionados será disponibilizada no site da Prefeitura de Camaragibe (www.camaragibe.pe.gov.br) e no mural da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, respeitando as seguintes datas: Básico de Eletricidade, resultado dia 29/11; Eletricidade Aplicada Auto Gestão de Pessoas, resultado dia 03/12.

Após aprovação, os participantes terão aulas no Centro de Formação Profissionalizante da Sedec, no mesmo local onde aconteceu as inscrições. A duração será de acordo com o curso escolhido, sendo: Básico de Eletricidade (40 Horas/Tarde), entre os dias 02/12 e 17/12; Gestão de Pessoas (40 Horas/Tarde), entre os dias 06/12 e 19/12 e Eletricidade Aplicada Auto (20 Horas/Noite), entre os dias 10/12 e 16/12.

Informações poderão ser obtidas pelos números 3484-2333/3484-1843/98324-1937 ou pessoalmente, na Sedec.

SERVIÇO:

Programa Qualifica Camaragibe Profissionalizante

Quando: 28 de novembro (Período de Inscrição)
Onde: Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) - 2ª Travessa Padre Oséas Cavalcante, N° 800, Bairro Novo do Carmelo, ao lado da Delegacia de Camaragibe.
Informações: (81) 3484-2333/3484-1843/98324-1937

Com apoio do Governo do Estado, todas as regiões de Pernambuco vão receber o programa de capacitação de mulheres
Com apoio do Governo do Estado, todas as regiões de Pernambuco vão receber o programa de capacitação de mulheresFoto: Divulgação

O Ela Pode já traçou um cronograma para atender a vários municípios até o mês de dezembro. O programa que visa capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade em Pernambuco e tem multiplicadoras da secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação vai passar pelos municípios de Ipojuca, Abreu e Lima, Recife, Nazaré da Mata, Vicência e Chã de Alegria. (Veja o calendário abaixo).

A ação existe em todos os estados do País e tem, em Pernambuco, o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação e da Secretaria da Mulher. Cerca de 11 mil mulheres vão ser capacitadas no Estado. A iniciativa oferece, no momento presencial de oito horas, conteúdos sobre liderança, comunicação, networking, marca pessoal, negociação, finanças e ferramentas digitais para mulheres a partir de 16 anos. Estes, porém, são alguns exemplos.

O nome do programa já mostra o impacto que pretende exercer nas mulheres pernambucanas nestes próximos meses. Ele foi desenvolvido pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora - com apoio do Google.

Todas as inscritas recebem certificado e, quem não puder se inscrever pela internet para garantir a vaga, pode fazer a inscrição presencial. A oportunidade, dizem as mulheres que já participaram, é emocionante. O caminho empreendedor também dá acesso a mais de 60 vídeo-aulas gratuitas, sem falar nas oportunidade de contato e troca de informações entre as profissionais.

De acordo com assistente técnica da Secretaria Executiva de Trabalho e Qualificação, Lúcia Costa, que é uma multiplicadora do Ela Pode, as capacitações favorecem às mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou risco social. “O Ela Pode vem também como uma ação de empoderamento das mulheres e tem o desafio de encorajar as mulheres a tomarem suas próprias decisões de vida e negócios – como o próprio nome diz: ELA PODE!”

Entusiasta do programa, o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, diz que o intuito é fazer com que a mulher se sinta mais segura para gerar sua própria renda e, ao se fortaleça financeiramente, aumente a autoestima. “Ninguém enfrenta os desafios sozinho. São as pessoas que nos cercam que nos ajudam. No Ela pode, todas podem!”, disse Alberes.

VEJA TODO O CALENDÁRIO DO ELA PODE

IPOJUCA
18, 19, 20 e 21/11/2019 – 13h às 17h – ELA PODE IPOJUCA
Endereço da Capacitação: Auditório do Centro de Formação NADIR COSTA MONTEIRO, localizado às margens da PE60 na entrada da cidade
Link de Inscrição: qrco.de/elapodeipojuca


RECIFE
19 e 21/11/2019 - 18:30h – ELA PODE CORES DO AMANHÃ - Inscrições no Local
Multiplicadoras Jouse, Veronica e Débora
Endereço da Capacitação: Sede do Cores do Amanhã - Av. Garota de Ipanema - Sancho, Recife

ABREU E LIMA
21/11/2019 – ELA PODE Abreu e Lima – 08h as 17h – Multiplicadoras Lúcia Costa (@luciacostaadm) e Maria José do Lago (@m.dolago)
Endereço da Capacitação: Escola Municipal Prof. Valdeci Damásio Avenida D, nº 255, Caetés I
Link de Inscrição: qrco.de/elapodeabreuelima

RECIFE
22/11/2019 – ELA PODE Recife – Sebrae – Ilha do Retiro - Multiplicadoras Lúcia Costa (@luciacostaadm) e Jackeline Queiroz
Programação Especial da Semana do Empreendedorismo
Endereço da Capacitação: Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro
Link de Inscrição: qrco.de/elapoderecife

NAZARÉ DA MATA
26/11/2019 – ELA PODE Nazaré da Mata - Multiplicadoras Lúcia Costa (@luciacostaadm) e Maria José do Lago (@m.dolago)
Endereço da Capacitação: CREFAS - Rua Barão de Tamandaré, 73 Nazaré da Mata
Link de Inscrição: qrco.de/elapodenazaredamata

VICÊNCIA
10/12/2019 – ELA PODE Vicência - Multiplicadoras Lúcia Costa (@luciacostaadm) e Maria José do Lago (@m.dolago)
Endereço da Capacitação: Salão Diodax Rua Arthur Estelita, s/n, Centro
Link de Inscrição: https://forms.gle/AH4E81zQkSE45K8HA

CHÃ DE ALEGRIA
12/12/2019 – ELA PODE Chã de Alegria - Multiplicadoras Lúcia Costa (@luciacostaadm), Maria José do Lago (@m.dolago) e Virgínia Krauss
Endereço da Capacitação: Rua Severina Francisca da Silva, nº 18, Bairro Maria Doralice
Link de Inscrição: https://forms.gle/dNo5JFWLgnKrwk1MA


O programa visa capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade em Pernambuco e tem multiplicadoras da secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação

O programa visa capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade em Pernambuco e tem multiplicadoras da secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação - Crédito: Divulgação

Empregabilidade de LGBTs
Empregabilidade de LGBTsFoto: Hugo Carvalho / Arte FolhaPE

Para garantir o acesso do segmento LBGT ao mercado de trabalho, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) oferece cursos e oficinas gratuitas de capacitação profissional para representantes da comunidade. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), serão abertas turmas para Metrologia, Técnica de Montagem e Desmontagem de Rolamentos, Desenho Técnico, Gestão de Pessoas, Metrologia Dimensional e Informática Básica.

As inscrições são limitadas e acontecem nesta quinta-feira (14), das 8h às 12h, na Coordenadoria de Políticas LGBT do Estado, no bairro da Boa Vista. Os interessados devem levar cópia de RG, CPF e comprovante de residência.

Além disso, o órgão abre ainda inscrições para oficinas de elaboração de currículo e encaminhamento para cadastramento na Agência de Trabalho de Pernambuco. As matrículas acontecem também na quinta-feira, das 8h às 17h, na sala da Coordenadoria de Políticas LGBT. As aulas acontecem nos dias 20 de novembro, das 09h às 12h, e 21 de novembro, das 13h às 15h.

“Essa ação faz parte de uma série de iniciativas da Coordenadoria estadual LGBT, que nos últimos meses têm promovido parcerias com empresas privadas para viabilizar a empregabilidade das pessoas do segmento. O mercado de trabalho ainda é difícil para população LGBT e nosso maior objetivo é quebrar as barreiras do preconceito, promovendo a inclusão. Esse momento de qualificação faz parte desse conjunto de propostas que estamos desenvolvendo nesse sentido”, afirma o secretário da SDSCJ, Sileno Guedes.

SERVIÇO

Inscrições para cursos de qualificação profissional


Quando: Quinta-feira, 14 de novembro, das 08h às 12h

Onde: Na Coordenadoria LGBT do Governo de Pernambuco

Endereço: Rua Gervásio Pires, 399, prédio do PRORURAL, Boa Vista (por trás da nova etapa do Shopping Boa Vista), 1° Andar, na Secretaria de Segmentos Sociais (SESES)

Informações pelo Telefone: (81) 3183.0785.


Inscrições para oficinas de elaboração de currículo


Quando: Quinta-feira, 14 de novembro, das 08h às 17h

Onde: Na Coordenadoria LGBT do Governo de Pernambuco

Endereço: Rua Gervásio Pires, 399, prédio do PRORURAL, Boa Vista (por trás da nova etapa do Shopping Boa Vista), 1° Andar, na Secretaria de Segmentos Sociais (SESES)

Informações pelo Telefone: (81) 3183.0785.

Google é um dos parceiros do Projeto Ela Pode
Google é um dos parceiros do Projeto Ela PodeFoto: Patricia de Melo Moreira/ AFPA

A Secretaria da Mulher de Pernambuco e o Instituto Rede de Mulher Empreendedora iniciam, nesta quarta-feira (28), o Seminário de Formação do Projeto Mulher de Negócios – Ela Pode. Trata-se de uma parceira, através do Google, para capacitar 135 mil mulheres no Brasil e multiplicar o número de empreendedoras nas 12 Regiões de desenvolvimento de Pernambuco.

Nesta quarta-feira, Pernambuco estará sediando um dos seminários de formação de multiplicadoras que acontece, nos próximos três dias, no Bristol Recife Hotel & Suites Convention, localizado na Rua Maria Carolina, 661 Boa Viagem –Recife. Cerca de 70 mulheres vão participar da formação para conhecer e apreender as metodologias do Projeto Ela Pode.

O Ela Pode é o maior programa de capacitação de mulheres do país, com o intuito de treinar e capacitar mulheres que se interessam em ajudar outras a conquistarem sua renda própria e liberdade financeira, se tornando assim multiplicadoras. O projeto oferece capacitações presenciais para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para gerir seus negócios ou conseguir uma forma de renda.

O projeto vai trabalhar com temas de empreendedorismo, e softskills (motivação, autoestima, autoconfiança, assertividade, foco e tomada de decisão) utilizando a metodologia do Programa Ela pode realizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, com o apoio da empresa Google.

A secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro, fará a abertura do evento e dará informações sobre o programa. Ela esclarece que as mulheres representam cerca de metade da população mundial e sua participação econômica pela via do empreendedorismo tende a produzir efeito multiplicador no crescimento econômico da sociedade. “A inclusão produtiva das mulheres mediante o empreendedorismo favorece a melhoria dos aspectos sociais, educacionais e indicadores de saúde tanto das empreendedoras quanto de suas famílias”, esclarece. Segundo estudo da Mckinsey Global Institute, a promoção da igualdade de condições de trabalho promoveria um incremento de cerca de 30% do produto interno bruto (PIB) brasileiro.

Portanto, existe uma correlação positiva entre maior produtividade econômica da mulher, principalmente de empresárias, e o crescimento econômico de um país (Weeks & Seiler, 2001). Além disso, o empreendedorismo representa forma relevante de empoderamento da mulher, contribuindo para a sua autonomia econômica, social, cultural e política.

A parceria poderá ser um espelho para outros estados do País
A parceria poderá ser um espelho para outros estados do PaísFoto: Divulgação

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco realizou, nesta quinta-feira (6), a abertura de um grupo de trabalho inédito com o Comando Militar do Nordeste, que interage com 49,9 milhões de pessoas em 1.577 municípios brasileiros (28,35% do total) e tem cerca de 22 mil militares. O objetivo é criar um programa de capacitação que beneficie, inicialmente, um grupo determinado de jovens militares, de modo que eles tenham mais oportunidades de ingressar no mercado de trabalho após o término do serviço militar. A parceria poderá ser um espelho para outros estados do País, segundo o Comandante Militar do Nordeste, o general Freire Gomes.

“Até onde eu saiba, essa é uma iniciativa inédita que, para nós, tem um apelo muito grande. Agradecemos desde já à Secretaria do Trabalho do Estado de Pernambuco pela iniciativa. Pretendemos, sim, aprofundar esse trabalho, no sentido de transformar num convênio que vai redundar num benefício para a sociedade pernambucana, diretamente com os nossos soldados que ao saírem daqui, com apoio do governo estadual, estarão mais capacitados para assumirem as funções no Estado ou mesmo no Brasil. Vejo como uma iniciativa muito válida e que ela frutifique e que possamos cooperar com a juventude e o Estado de Pernambuco”, disse o general Freire Gomes.

Segundo o secretário Alberes Lopes, que foi ao CMNE acompanhado de sua equipe, como os secretários executivos Álvaro Jordão e Eric Santos, a parceria será pioneira no Nordeste. “Ficamos muito felizes com a receptividade. O CMNE é muito respeitado, sempre interage com ações subsidiárias na região Nordestina, uma região que sofre com a seca ou com cheias, e será importante para nós darmos essa contribuição, ajudando a capacitar esses quadros que também nos apóiam em momentos importantes”, observou o secretário.

O secretário Alberes Lopes ressaltou que o próprio CMNE tem um programa de capacitação chamado de “Soldado Cidadão”, que qualificou de 2003 a 2018 10.981 soldados. “A parceria é importante porque estaremos apoiando, principalmente, os jovens que não têm condições, que entram no Exército querendo uma oportunidade e, quando saem, não têm expectativa de emprego. Vamos estudar qual o melhor modelo de qualificação e fazer a intermediação, que é inédito”, declarou o secretário Alberes Lopes.

De acordo com Alberes Lopes, a Seteq também levará aos jovens algumas palestras sobre empreendedorismo. “É importante para qualquer pessoa ter noções sobre empreendedorismo, porque, mesmo que não administre um negócio, pode administrar o de outra pessoa. Vamos levar para eles esse tipo de aprendizado através de palestras e capacitações para que esses jovens possam ser inseridos no mercado de trabalho ou abrir um pequeno negócio. Foi muito boa a receptividade do general e vamos estar tocando essa parceria para ajudar esses jovens pernambucanos e estar dando esse apoio ao Exercito brasileiro”, concluiu Alberes Lopes.

Saiba mais – O primeiro encontro entre o secretário Alberes Lopes e o comandante geral do Nordeste, Freire Gomes, realizou-se no dia 27 de maio passado. Eles iniciaram o diálogo e, hoje, a equipe de ambos começou a estudar qual o melhor curso e quantas pessoas serão beneficiadas, inicialmente.

comece o dia bem informado: