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Carteira de trabalho
Carteira de trabalhoFoto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Confira o quadro de vagas de empregos nas Agências Estaduais do Trabalho referente a esta terça-feira (18). As oportunidades foram divulgadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq). Há 203 oportunidades, das quais 53 são exclusivas para pessoas com deficiência e 1 temporárias. O quadro apresenta as oportunidades em duas partes: em vermelho, as vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD) e em preto aos demais.

Confira os endereços e telefones das Agências do Trabalho no site da Seteq

Confira como a tecnologia e a inteligência artificial estão revolucionando o processo de seleção de talentos e ajudando empresas e candidatos a vagas de emprego
Confira como a tecnologia e a inteligência artificial estão revolucionando o processo de seleção de talentos e ajudando empresas e candidatos a vagas de empregoFoto: Greg Vieira / Arte FolhaPE

A busca por profissionais desempenhada pelos setores de recursos humanos ou gestão de pessoas é uma das atividades mais importantes para o sucesso das empresas. No entanto, a triagem manual de currículos, método ainda bastante utilizado, demanda muito tempo e recursos das organizações. Para transformar esse cenário, a tecnologia tem auxiliado na tarefa de selecionar o perfil de talento correto para as necessidades das empresas. A Folha de Pernambuco apresenta algumas ferramentas digitais que prometem quebrar antigos paradigmas do mundo do trabalho.



Aplicativos como o Peoplenect - que promove o "match" entre candidatos e empresas - e a plataforma Recruta aí, projetada para usar a inteligência artificial na digitalização humanizada do processo de recrutamento são ideias que propõem um novo conceito aos processos seletivos.

"O aplicativo funciona baseado nos seus algoritmos inteligentes. Tanto a empresa quanto o profissional cadastram rapidamente seus dados e os algoritmos embarcados ativamente colocam os empregadores e profissionais em contato", explica Guilherme Ramos, COO da empresa paulista Peoplenect. O aplicativo usa a geolocalização para conectar empresas e candidatos.

Criada em outubro de 2018 em uma startup embarcada no Porto Digital, a Recrut.AI é uma plataforma que pode ser usada por empresas para agilizar a triagem de currículos. Para Karol Branco, COO e sócia fundadora da empresa recifense, os setores de recursos humanos precisam acompanhar a evolução digital. "O RH é uma área que ficou um pouco para trás nessa transformação digital e chegou o momento de inserir tecnologia para tornar esses profissionais mais estratégicos", afirma. "As pessoas são os insumos principais que transformam os resultados das empresas e precisamos eliminar as atividades que não agregam valor, as atividades operacionais, repetitivas. O legal é encontrar as pessoas que têm a ver com a vaga e investir o tempo conhecendo elas. Somos uma plataforma de inteligência artificial que recruta encontros e talentos certos", diz.

A ferramenta também foi desenvolvida para tornar o processo mais humanizado aos candidatos que a utilizam. Com esse conceito de avaliação da ferramenta, verificou-se, por exemplo, um maior número de mulheres e pessoas com mais de 50 anos entre os selecionados, público que geralmente fica em desvantagem nas seleções de emprego.

Como funciona

O primeiro passo é o cadastramento de currículos em qualquer formato. Depois, é feito um questionário com perguntas subjetivas como "conte um pouco sobre o bairro em que você nasceu" ou "o que você pretende fazer quando se aposentar?". A partir do padrão de respostas, a inteligência artificial vai avaliar, por meio de uma análise léxica, aspectos que ficam nas entrelinhas, padrões de linguagem, entre outras variáveis. "São perguntas naturais que incitam também o candidato a pensar e refletir sobre eles e dar informaçoes ao avaliador que eles nem sabem que estão dando. A ideia é aliar a tecnologia à humanidade", diz Patrick Gouy, CEO e co-fundador do Recrut.AI.

Detalhes que muitas vezes são negligenciados pelas empresas como o feedback a todos os candidatos e o momento certo para informar aqueleles que conseguiram a vaga - a plataforma evita enviar essa mensagem às sextas-feiras - contribuem para criar empatia entre empresas e profissionais. "A Recrut.AI surgiu no entuito de ajudar os recrutadores a identificar os melhores talentos, mas também ajudar os candidatos a passarem por um processo seletivo mais humano. A tecnologia tenta entender as pessaos como elas são para tornar o processo mais natural", explica Patrick.

Karol Branco e Patrick Gouy, sócios fundadores da Recrut.AI, usam a inteligência artificial para humanizar recrutamentos

Karol Branco e Patrick Gouy, sócios fundadores da Recrut.AI, usam a inteligência artificial para humanizar recrutamentos - Crédito: Artur Mota / Folha de Pernambuco

Perpart
PerpartFoto: Google Maps

Estão abertas, até o dia 7 de fevereiro, as inscrições para uma seleção simplificada organizada pela empresa Pernambuco Participações e Investimentos S.A (Perpart), vinculada à Secretaria da Casa Civil, do Governo do Estado. Serão oferecidas 20 vagas, com salários de até R$ 4.590. A seleção convocará os seguintes profissionais: engenheiro cartógrafo, advogado, assistente social, analista de gestão da informação, fiscal de topografia e auxiliar operacional, com salários que vão de R$ 1.045,00 a R$ 4.590,00.

A inscrição é gratuita, bastando ao candidato preencher o formulário disponível no site da Perpart e no Anexo III do edital da seleção, publicado na edição de sábado (25) do Diário Oficial do Estado de Pernambuco, e entreg á-lo via Sedex com aviso de recebimento (AR) ou pessoalmente na sede da Perpart, na Rua Doutor João Lacerda, 395, no Cordeiro, na Zona Oeste do Recife.

Das 20 vagas, 15 são de nível superior e 5 de nível médio e/ou de nível técnico. Há quatro oportunidades para pessoas com deficiência.

Documentos necessários:

- Documento de identidade com foto
- CPF
- Comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral
- Quitação com o serviço militar, se do sexo masculino
- Documentação comprobatória da experiência profissional
- Comprovação de registro e regularidade junto aos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc.), quando for o caso
- Documentação comprobatória da escolaridade exigida para a função/área que concorre
- Comprovante de residência emitido no nome do candidato

A seleção

Será realizada uma única etapa, a avaliação de currículo, que é eliminatória e classificatória. O resultado preliminar deverá ser divulgado em 28 de fevereiro, no site da Perpart. Já o resultado final será publicado no dia 12 de março, também na internet. Os selecionados assinam um contrato temporário com prazo máximo de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez.

Confira o edital:
http://www.perpart.pe.gov.br/?portfolio=edital-selecao-publica-simplificada-perpart-2020

Prefeitura de Caruaru fará novo processo de seleção simplificada
Prefeitura de Caruaru fará novo processo de seleção simplificadaFoto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Caruaru lançou mais uma seleção pública simplificada visando à contratação temporária de 112 profissionais, para a Secretaria Municipal de Saúde, com a exigência de ensino superior.

As inscrições serão realizadas até o dia 23 de janeiro. Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital, no site https://selecoes.caruaru.pe.gov.br. As inscrições serão feitas, através do endereço eletrônico já citado, ou presencialmente, das 8h às 16h na Secretaria de Administração (Praça Pedro de Souza, 30, Nossa Senhora das Dores, Caruaru-PE.

Programas para treinamento de jovens talentos são a oportunidade de iniciar uma carreira na empresa.
Programas para treinamento de jovens talentos são a oportunidade de iniciar uma carreira na empresa.Foto: Arte FolhaPE

O Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), lança seu Programa de Trainee no Brasil. São cinco vagas com previsão de início em janeiro de 2020, remuneração variável e benefícios como convênios de plano de saúde, vale-refeição e vale-transporte.

O programa, que terá duração de dois anos, é voltado para candidatos das todas as áreas, que devem ter graduação completa entre dezembro de 2017 e dezembro 2019. Outros requisitos necessários para os participantes são inglês fluente – com teste de conhecimento on-line para a fase seguinte da seleção –, desejável espanhol e ter disponibilidade para viagens e mudança de cidade para os candidatos que residam fora de São Paulo, uma das bases mais importantes da companhia francesa no Brasil.

“Queremos desenvolver os profissionais para que construam suas carreiras de maneira sólida e acelerada. Por isso, temos como base os valores do Bureau Veritas que são compartilhados por todos os colaboradores na empresa como ética, controle financeiro e segurança. Para apresentar um pouco do Grupo aos candidatos, realizaremos uma live no Facebook com Vinícius Parmezani, presidente da empresa no Brasil”, conta Elisete Rizzo, diretora de Recursos Humanos. A live acontecerá na página oficial da companhia de talentos no Facebook (data a confirmar) e tem como objetivo apresentar a empresa para os candidatos e esclarecer as dúvidas.

O plano de desenvolvimento do Programa de Trainee do Bureau Veritas engloba treinamentos com consultorias especializadas, coaching com diretores executivos, job rotation, desenvolvimento de projetos, acompanhamento da Cia de Talentos e bate-papos sobre carreira com o RH e o presidente trimestralmente. As etapas do processo seletivo serão: testes de perfil comportamental, estilo de trabalho e inglês, dinâmica on-line e um painel de negócios com os diretores do Bureau Veritas.

No primeiro ano, os candidatos selecionados atuarão nos setores de RH, TI, Qualidade, Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Finanças, Administrativos e Compras, Comercial e Operação. No segundo ano do programa, cada trainee ficará na operação de uma das cinco áreas de negócio da instituição. “Ao final desses dois anos, nossos talentos estarão preparados para assumirem posições de liderança!”.

Para participar do processo seletivo, os interessados podem se cadastrar no site: https://www.atsglobe.com/hotsite/programadetraineebv2020 até o dia 3 de novembro.

Sobre o Grupo Bureau Veritas

O Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Com receita global de 4,6 bilhões de euros, a empresa está presente em 140 países, atendendo 400 mil clientes com suas seis divisões de negócios: Marítimo & Offshore, Agronegócio & Commodities, Indústria, Construção & Infraestrutura, Certificação e Varejo. Com mais de 4 mil colaboradores no Brasil a empresa oferece seu portfólio completo de serviços, garantindo conformidade, controle de cadeias de suprimentos, antecipação de tendências, reduzindo riscos, aumentando eficiência e cuidando da reputação de seus clientes. Mais informações no site www.bureauveritas.com.br





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