Petrobras

Bolsonaro demite presidente da Petrobras após 40 dias no cargo; governo indica novo nome

Motivos não foram divulgados; Caio Mário Paes de Andrade é o novo presidente

José Mauro Coelho passou 40 dias à frente da PetrobrasJosé Mauro Coelho passou 40 dias à frente da Petrobras - Foto: Saulo Cruz / Ministério de Minas e Energia

O presidente Jair Bolsonaro demitiu nesta segunda-feira (23) o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, que estava há 40 dias no cargo, em meio à pressão incessante devido aos aumentos dos preços dos combustíveis.

"O Governo Federal, como acionista controlador da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, participa que decidiu promover a alteração da presidência da empresa", anunciou em nota o Ministério de Minas e Energia.

Sem citar os motivos específicos da demissão, o governo agradeceu Coelho por sua gestão e ressaltou que "o Brasil vive atualmente um momento desafiador, decorrente dos efeitos da extrema volatilidade dos hidrocarbonetos nos mercados internacionais", segundo o comunicado.

Como novo presidente, o governo propôs Caio Mário Paes de Andrade, atual secretário de Desburocratização do Ministério da Economia. Os dois presidentes anteriores, Roberto Castello Branco e Joaquim Silva e Luna, também foram demitidos em meio ao aumento dos preços dos combustíveis.

“O indicado reúne todas as qualificações para liderar a companhia a superar os desafios que a presente conjuntura impõe, incrementando o seu capital reputacional, promovendo o contínuo aprimoramento administrativo e o crescente desempenho da empresa, sem descuidar das responsabilidades de governança, ambiental e, especialmente, social da Petrobras", diz a nota.

Veja também

ABDE assinará acordo com Ministério do Desenvolvimento Social para microcrédito do Acredita
RECURSOS

ABDE assinará acordo com Ministério do Desenvolvimento Social para microcrédito do Acredita

Justiça Federal libera quase R$ 2,4 bilhões para pagamentos atrasados do INSS
RECURSOS

Justiça Federal libera quase R$ 2,4 bilhões para pagamentos atrasados do INSS

Newsletter