Alagoas

Bolsonaro inaugura trecho da transposição do Rio São Francisco

Nova etapa do Canal Alagoano beneficiará 113 mil famílias

Presidente Jair Bolsonaro durante acionamento de botão que abre comporta do Canal do Sertão AlagoanoPresidente Jair Bolsonaro durante acionamento de botão que abre comporta do Canal do Sertão Alagoano - Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro participou nesta quinta-feira (13) da abertura das comportas de um trecho do Canal do Sertão Alagoano da transposição do Rio São Francisco. O evento foi no município de São José da Tapera, no Semiárido alagoano, e contou com a presença de ministros e parlamentares, incluindo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o senador e ex-presidente da República Fernando Collor de Melo (PROS-AL).  

O trecho inaugurado tem 30 quilômetros de extensão e vai abastecer cerca de 113 mil famílias em quatro municípios. Ao todo, o Canal do Sertão Alagoano terá cerca de 250 quilômetros de extensão e abrangerá 42 municípios, atendendo mais de 1 milhão de famílias no estado. O sistema adutor (transporte da água) capta água no reservatório da Usina Hidrelétrica de Moxotó, no município de Delmiro Gouveia, e segue até a cidade de Arapiraca. O canal tem cerca de 15 metros de largura e 3 metros de profundidade. 

"Esta obra aqui, no nosso estado de Alagoas, é mais uma das tantas que, graças a Deus, estamos conseguindo concluir em nosso mandato. Obras que pareciam infindáveis", afirmou Bolsonaro em discurso após a abertura das comportas. Iniciada em 2007, durante o segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a transposição do Rio São Francisco tinha previsão de ser concluída em 2012, mas houve atrasos sucessivos.

Este foi o terceiro compromisso do presidente em Alagoas nesta quinta-feira. Mais cedo, Bolsonaro participou da entrega de 500 moradias populares pelo programa habitacional do governo federal, além da inauguração de um viaduto na BR-316, na região metropolitana de Maceió. 

Veja também

Bolsas têm queda à espera da "Super Quarta"
Mercado Financeiro

Bolsas têm queda à espera da "Super Quarta"

Caixa deve antecipar também a 4ª parcela do Auxílio Emergencial
Benefício

Caixa deve antecipar também a 4ª parcela do Auxílio Emergencial