Brasil exportará carne suína para a Coreia do Sul, diz Blairo Maggi

De acordo com o ministro, que se encontra em missão oficial na China, inicialmente apenas quatro frigoríficos credenciados de Santa Catarina exportarão carne suína para os coreanos

Ministro da Agricultura, Blairo Maggi Ministro da Agricultura, Blairo Maggi  - Foto: Adriano Machado / Reuters

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, anunciou nesta quinta (17) a abertura do mercado da Coreia do Sul para a carne suína brasileira. A expectativa do setor é de que o Brasil exporte para o país mais de 30 mil toneladas por ano.

De acordo com o ministro, que se encontra em missão oficial na China, inicialmente apenas quatro frigoríficos credenciados de Santa Catarina exportarão para os coreanos. Mas há a perspectiva de que outros estabelecimentos possam ser habilitados e entrem no mercado coreano.

Leia também:
UE proíbe importação de 20 frigoríficos brasileiros
Exportação de carne para os EUA pode ser retomada até junho, diz ministro


O ministro Maggi viaja neste sábado (19) para Paris onde recebe da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) o certificado de país livre da febre aftosa com vacinação.

As negociações com o país asiático para a exportação de carne suína começaram no segundo semestre de 2016. Até a efetivação do anúncio, diversas missões técnicas coreanas foram enviadas ao Brasil para habilitação dos frigoríficos. A última delas ocorreu em abril.

A Coreia do Sul foi o terceiro maior importador mundial de carne suína, atrás apenas do Japão e da China. De acordo com o ministério, no Brasil, Santa Catarina é o principal estado exportador. Em 2017, as exportações brasileiras de carne suína in natura alcançaram US$ 1,47 bilhão, o que representa 592,6 mil toneladas. Desse montante, 40,5% foram vendas a partir de Santa Catarina.

Veja também

Motoristas podem ser reembolsados quando tiverem carro danificado nas rodovias de Pernambuco
Blog da Folha

Motoristas podem ser reembolsados quando tiverem carro danificado nas rodovias de Pernambuco

Sancionada Lei que permite 10% de desconto no IPTU do Recife
Imposto

Sancionada Lei que permite 10% de desconto no IPTU do Recife