Combustíveis

Câmara aprova MP que autoriza postos a comprar etanol de produtores

O objetivo é o aumento da competição no setor de combustíveis

CombustíveisCombustíveis - Foto: José Cruz / Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (25), a Medida Provisória (MP) 1063/21, que autoriza os postos de combustíveis a comprarem álcool combustível (etanol hidratado) diretamente de produtores e importadores. O texto segue apara análise do Senado.

Segundo o governo, a MP tem a intenção do governo de aumentar a competição no setor de combustíveis ao eliminar a obrigatoriedade dos postos de comprar o etanol apenas dos distribuidores. Estes poderão continuar atuando, mas os postos terão a opção de comprar o etanol diretamente de produtores nacionais, que são os maiores fornecedores do produto, ou do importador.

O texto do relator, deputado Augusto Coutinho (Solidariedade-PE), incorpora ao texto trechos da MP 1069/21, que permite a venda direta aos postos também para as cooperativas de produção ou comercialização de etanol e as empresas comercializadoras desse combustível.

Durante a votação dos destaques, os deputados aprovaram um destaque apresentado pelo PT que retirou a permissão para a venda de combustíveis de outros fornecedores diferentes do vinculado à bandeira do posto.

Veja também

Dispositivo japonês de IA prevê demissões de funcionários
TECNOLOGIA

Dispositivo japonês de IA prevê demissões de funcionários

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
infraestrutura

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Newsletter