Economia

Caminhão da Serasa atende endividados e consumidores no Recife

Além da renegociação de dívidas, o serviço itinerante oferece aos clientes um relatório pessoa que detalha pendências, ações judiciais, participações em falência e cheques sem fundo

Iniciativa oferece atendimento gratuito e negociação de dívidasIniciativa oferece atendimento gratuito e negociação de dívidas - Foto: Vinícius Lucena

Uma iniciativa do Serasa desembarcou no Recife nesta terça-feira (3) para atender consumidores e endividados que buscam orientações sobre questões financeiras. O caminhão itinerante está estacionado no Pátio da Igreja do Carmo, no bairro de São José, área central do Recife, e deve percorrer cerca de 40 cidades do Brasil ao longo do ano.

O atendimento aos interessados é gratuito e oferece, entre outros serviços, a renegociação de dívidas com as 15 empresas parceiras do programa Serasa Limpa Nome. O caminhão deve ficar no Recife até a próxima sexta-feira (6), e atenderá das 8h às 18h. Os interessados que não puderem comparecer à Praça do Carmo podem ter acesso aos serviços através do site www.serasaconsumidor.com.br.

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Além da renegociação de dívidas, o serviço oferece aos clientes um relatório pessoa que detalha pendências, ações judiciais, participações em falência e cheques sem fundo. No evento, o consumidor também pode consultar seu “score”, uma espécie de escala que varia entre 0 e 1000 e mede o nível de credibilidade de cada pessoa física e, se for possível, contratar empréstimos. Segundo a empresa, em julho de 2019 existiam 656.412 pessoas inadimplentes no Recife.

No caminhão, o cliente poderá negociar as dívidas com bancos, universidades cartões de crédito, operadores de telefone e TV por assinatura. Entre as empresas parceiras estão a Porto Seguro, Itaú, Claro, NET e Unopar. A programação também conta com a participação de empresas como Visa e PagSeguro, que oferecem atividades de educação financeira por meio de apresentações lúdicas e orientações sobre o uso de maquininhas, respectivamente.

De acordo com a Serasa, o objetivo principal da ação é “levar informações que contribuam para o desempenho da vida econômica das pessoas”. O gerente do Serasa Consumidor, Guilherme Casagrande, afirmou que a estrutura montada permite atender cerca de 1 mil pessoas por dia. “Oferecemos o serviço e de consulta e contamos com uma plataforma de negociação que pode ajudar muito as pessoas. Esperamos receber uma alta demanda da população“, afirmou. Em um ano de atuação, a iniciativa já atendeu mais de cem mil pessoas por todo o País.

A dona de casa Laudeni Soares, 53, procurou o atendimento nesta terça para solucionar as pendências e, consequentemente, se livrar das cobranças frequentes. “Disseram que realmente havia uma dívida, daí eles renegociaram e a dívida baixou muito”, afirmou a pensionista, que contraiu uma dívida com um banco há seis anos e relatou tentativas mal sucedidas de estabelecer negociações diretamente com a empresa. “Foi muito bom ter vindo aqui. Agora posso pagar e me livrar dessa dor de cabeça”, complementou.

O caso do pintor Marco Antônio da Silva, 49, que também foi ao Pátio do Carmo buscar o serviço, foi semelhante. Ele tinha uma dívida de um cartão de crédito desde 2010 e não tinha condições de pagar. Ao procurar o Serasa Limpa Nome, Marco Antônio conseguiu uma redução no valor da dívida, que era de quase 2 mil reais. “Já vou pagar a primeira parcela nesse mês, daqui pro final do ano eu consigo quitar tudo”, disse o pintor.

Serviço - Serasa Itinerante
Data: de 3 a 6 de setembro
Horário: 8h às 18h.
Local: Praça Nossa Senhora do Carmo, Santo Antônio, Recife-PE
Site: https://serasaitinerante.com.br/

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