A-A+

Cartão VEM para desempregado no Recife

Prefeitura do Recife lançou VEM Meu Emprego

Vem Meu EmpregoVem Meu Emprego - Foto: Andréa Rêgo Barros

O trabalhador que for às agências do trabalho do Recife dá entrada no seguro-desemprego, a partir da próxima segunda-feira (23), pode sair de lá com um cartão Vem carregado com 20 passagens e dez currículos impressos.

A iniciativa faz parte do projeto Vem Meu Emprego, lançado ontem, no Compaz Alta Terezinha, pela Prefeitura do Recife. A ação visa contemplar quem está há no máximo 30 dias fora do mercado de trabalho formal. Com o projeto, que integra as ações do programa Chegando Junto, lançado em abril passado, a prefeitura estima beneficiar 1 mil pessoas, o que totaliza um aporte de R$ 69 mil por mês apenas com as passagens.

“Quem não está com a carteira assinada, está desempregado, não tem o vale-transporte e muitas vezes chega a Agência do Trabalho para intermediação do emprego e não tem passagem para fazer entrevistas. Com essas 20 passagens, esse trabalhador poderá garantir pelo menos dez entrevistas”, conta o prefeito do Recife, Geraldo Júlio.

Leia também:
Alta real do salário mínimo hoje pode gerar desemprego, diz Guedes
BNDES promete 3,6 mi empregos em projetos financiados até 2022

De acordo com Antônio Júnior, secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, para acessar o benefício é preciso ter mais de 18 anos, provar que mora no Recife e através de carteira profissional ou termo de rescisão contratual, que perdeu o emprego a menos de 30 dias. Além dessas exigências, apenas trabalhadores que ganhavam até dois salários mínimos e estavam empregados há no mínimo seis meses poderão ter acesso ao benefício, que é limitado à uma única vez . "Vale destacar que o interessado precisa se dirigir a uma das duas Agências de Emprego da Prefeitura do Recife, no Bairro do Recife ou Casa Amarela", ressalta o secretário.

Presente no momento, o vereador e presidente da Força Sindical, Rinaldo Júnior, vibrou com a iniciativa da prefeitura em realizar um projeto idealizado por ele. “Há dois anos, tentei propor um projeto de minha autoria para que o trabalhador ao dá entrada no seguro-desemprego tivesse acesso à passagem de ônibus gratuita para procurar emprego. Na época, infelizmente, a matéria não tramitou na casa, por isso essa notícia é recebida por mim com muita alegria e fiz questão de comparecer a esse anúncio, aqui no Compaz", revela o vereador.

Gustavo Valfrido presidente da União Geral dos Trabalhadores de Pernambuco, também falou sobre a ação. “O que vemos hoje é muito trabalhador desempregado, sem ter condições de sair de casa para procurar emprego. E essa oportunidade que a Prefeitura está apresentando, dando as condições para que a pessoa possa ter um currículo bem organizado e já ser encaminhado da própria agência do trabalho e com passagem, acho fundamental. Esta é uma ação acertada do prefeito Geraldo Julio”, avaliou.

Chegando Junto
É o programa implantado com o objetivo de reduzir a pobreza e a desigualdade social. A iniciativa promove diversas ações divididas entre as áreas de assistência à população e apoio à geração de renda.


Veja também

Pernambuco lidera em geração de empregos no Nordeste, com 25 mil postos criados
Economia

Pernambuco lidera em geração de empregos no Nordeste, com 25 mil postos criados

Prévia da inflação é a maior para outubro desde 1995 e vai a 10,34% em 12 meses
Inflação

Prévia da inflação é a maior para outubro desde 1995 e vai a 10,34% em 12 meses